Search
Close this search box.
Como viajar sozinha, guia completo pra mulheres

Como viajar sozinha, guia completo pra mulheres

Como viajar sozinha e amar sua própria companhia? Se você está começando seus voos solo, aqui tem um completo guia para viajar sozinha.

Vamos ver como viajar sozinha por esse mundão? Aqui neste post quero bater um papo com você sobre como viajar sozinha e ter uma experiência incrível e segura. É uma espécie de guia para viajar sozinha, mas é um guia vivo, pois traz quase todo o conteúdo aqui do Viajante Solo e sempre estou adicionando links de novos artigos e novas ideias de destinos. Este blog é dedicado exclusivamente a tudo o que precisamos pra viajar sozinha. É um post índice e ajuda muito que está começando a viajar sozinha.

Este é um texto meio conversa de botequim onde vou falar de quase todos os assuntos que venho escrevendo há 10 anos. E todos se voltam para o tema do meu trabalho que é mostrar pra você diversas formas de viajar sozinha e ter uma experiência segura, principalmente, como viajar sozinha pela primeira vez, aproveitando cada minuto, de forma segura e sem sentir medo.

Bora lá? Se prepara que é textão! Claro que, se você preferir, poderá ir direto ao tema do seu interesse logo abaixo.

Com certeza você vai encontrar o que procura por aqui, pois o Viajante Solo® é o maior e mais completo blog sobre viajar sozinha. E o mais importante de tudo: as experiências por aqui são reais e vividas por mim. Se escrevo sobre algo que não fui ou não vivi, sinalizo. Mas pode ter certeza que tem muita pesquisa e checagem de informações antes de aparecer aqui.

Se você não sabe, o Viajante Solo foi o primeiro blog no Brasil a falar especificamente sobre viajar sozinha e sempre focado nas mulheres. Hoje o termo viajante solo é largamente usado por aí e tenho muito orgulho de ter contribuído para que ele tenha se espalhado e esteja na boca de muitas mulheres que estão por aí viajando sozinhas e alegres com a realização de seus sonhos.

Em 2014 não era muito comum ver uma mulher viajando sozinha. Aqui no Brasil não era, não. Na Europa, bastante comum. Foi quando comecei esse cantinho aqui onde você pode ler minhas reflexões e experiências.

Comecei incentivando as mulheres a viajarem sozinhas. Passados 10 anos e tendo ajudado milhares de mulheres, procuro hoje, não só incentivá-las, mas também mostrar como as mulheres podem fazer dessa experiência muito mais do que apenas turismo. Quero que elas curtam a sua companhia e entendam que podem se divertir sozinhas, sim!

A ideia sempre foi mostrar, de maneira prática, que é possível viajar sozinha de forma segura, se divertir e conquistar nossos sonhos de forma livre, independente de outra pessoa.

Quero mostrar que o autoconhecimento que alcançamos em uma viagem solo é maravilhoso para nosso desenvolvimento como pessoas e também para a mudança gradativa da nossa visão de mundo. Viajando sozinha, você começa pouco a pouco a amar a sua própria companhia e entender que tudo o que precisa está dentro de você.

Só que até chegarmos a etapa de desprendimento do que os outros pensam e dizem sobre viajar sozinha, até que nos libertemos dos medos que as mulheres sentem de se jogar no mundo; e até entendermos e sentirmos amor incondicional pela nossa companhia, há uma longa estrada a ser percorrida. Fácil não é, minha amiga. Tenho que ser sincera. Mas é muito possível.

Esta rota tem muitas dúvidas, tropeços, tombos, medos, encontros, desencontros, mas a gente acaba, pé por pé, realizando o que nos propomos a fazer, porque somos inteiramente capazes. E cada pessoa tem seu próprio ritmo pra trilhar essa estrada. E esse caminhar é uma arte. A sua arte. A arte de viajar sozinha e amar a sua própria companhia.

Aqui nesse texto resolvi reunir os vários pedacinhos do quebra cabeça viajar sozinha, assim você consegue navegar por todos os artigos já escritos por aqui sobre a arte de viajar sozinha.

Espero que cada artigo ajude você de alguma forma, como já vem ajudando inúmeras mulheres ao longo dos anos de existência do Viajante Solo®.

Se já te ajudei, não deixe de me contar. Ficarei muito grata e feliz em saber se contribuí de alguma forma na sua viagem. E isso também me motiva a continuar esse trabalho.

primeira-viagem-internacional-sozinha-denise-tonin-ebook

Sobre viajar sozinha

Porque viajar sozinha

Não comecei a viajar sozinha por vontade própria, pra me sentir empoderada (essa palavra não estava na moda!), livre e blá blá blá. Apesar de que concordo que viajar sozinha ajuda em todas estas questões.

Comecei sem o romantismo – que algumas pessoas trazem para o tema – e como a maioria das mulheres da minha idade começa: um belo dia, olhei pro lado e… cadê a companhia pra viagem? Bom, antes disso já viajava sozinha a trabalho, mas não tinha escolha, né?

A falta de companhia se deu por razões diversas e não porque eu era “mal amada”, estava me “faltando um namorado ou marido”, ou ainda, porque era uma “coitadinha sem amigos”. Quem me conhece pode imaginar a minha cara escrevendo a última frase: olhos revirados e bufando intolerante com estes comentários que costumamos ouvir.

O motivo de muitas mulheres – me incluo aqui – começarem a viajar sozinhas pode ser apenas o momento de vida em que se encontram. Se separaram ou terminaram um relacionamento longo e ao convidarem amigos (as), os mesmos não tem disponibilidade pra viajar na mesma época e / ou a grana ou vontade de conhecer o mesmo destino.

E, por favor, isso não tem nada a ver com o que a pessoa é ou deixa de ser. A mulher que não encontra companhia para viajar não é coitadinha ou precisa se sentir envergonhada por isso. É a vida como ela é hoje em dia. Muito mais digital, muito mais individualista e menos próxima fisicamente, até mesmo por conta da pandemia, infelizmente.

Porque eu viajo sozinha | Razões para Viajar Sozinha

Visita a Bodega Pizzorno Canelones Uruguai

As minhas razões para viajar sozinha foram mudando ao longo dos anos muito por conta das experiências que tive. Hoje o meu porquê de viajar sozinha é um pouco diferente do que quando comecei e, com certeza, pode ser bem diferente do seu porquê.

“sou viajante solo por opção e paixão”

Denise Tonin

Pode ser que você ainda nem tenha viajado sozinha. E está tudo bem. Nenhum problema quanto a isso. Cada pessoa sente e vive a viagem solo de uma forma diferente. Respeitar a individualidade de cada mulher é essencial.

Mitos Sobre Viajar Sozinha

Até há poucos anos atrás, a maioria dessas mulheres que estavam sem companhia, ficava em casa e não se atrevia a botar o nariz pra fora por conta de alguns mitos sobre viajar sozinha, criados por pessoas que nem colocaram o pé na estrada.

Simplesmente repetiam incansavelmente as frases prontas, ouvidas de geração em geração: viajar sozinha é perigoso, não vai sozinha ali e aqui, espera seu irmão voltar pra fazer X, você tá louca de ir pra outro país sozinha? Será que não tem uma amiga pra ir com você?

Essas frases causam medo, sentimento de que somos incapazes, de que somos inadequadas e até “loucas”. E ainda impõe a “inverdade” de que a companhia de alguém é imprescindível para fazermos qualquer coisa.

Como lidar com a família viajando sozinha

Lidar com a família também pode ser uma questão pra meninas mais jovens que querem cair na estrada na sua própria companhia e acabam sendo tolhidas e até mesmo proibidas. Comigo foi um pouco assim e talvez com você também tenha sido. Mães sempre se preocupam mais e vão, às vezes, tentar demover essa ideia da sua cabeça. Ou simplesmente proibir.

Hoje, minha mãe com 91 anos, ainda não entende muito bem o porque viajo pelo mundo sozinha. Mas acho que, lá no fundo, ela admira o que nunca fez na sua vida, apesar de ter viajado muito com meu avô e meu pai.

Medo de Viajar Sozinha

O medo de viajar sozinha ainda é a causa que impede a maioria das mulheres que tem vontade de cair na estrada na sua própria companhia e ainda não partiram pra ação.

E está tudo bem. Como já disse, cada uma tem seu tempo e seu processo.

São vários os medos e a Heloísa Capelas me ensinou, quando a conheci lá em 2015, que a gente precisa diminuir esse medo pra que possamos administrá-lo.

Você tem medo do que?

Por que você não viaja sozinha ?

Só que MEDO é uma palavra bastante ampla, não acha ? Com certeza tem um porquê mais específico pra você não viajar sozinha. Mas só você mesma pode saber qual é. Se não sabe, só você pode tentar descobrir. Peça ajuda se necessário for, mas não deixe de olhar pra ele.

Como já disse, quando comecei o blog fui entrevistar a especialista em desenvolvimento humano, Heloísa Capelas, para falarmos sobre o medo.

Ela me explicou que o medo constitui o ser humano e ele sempre estará presente em toda a nossa vida. Mas o conselho dela para as mulheres que tem medo de viajarem sozinhas foi pra que elas olhassem com atenção para esse sentimento e tentassem entender de onde ele vem.

Viajando Sozinha e a Conversa com o medo

Estava lendo um livro sobre criatividade e a autora, Elizabeth Gilbert (a mesma do Comer, Rezar, Amar) bate um papo com o medo. Me inspirei a fazer o mesmo e acabou saindo a conversa com o medo onde consigo entender que ele é parte de mim e onde definimos os limites pra cada um de nós. Já experimentou conversar e ter empatia com o seu medo?

Receio de Viajar Sozinha

E pra aquelas que tem apenas um leve receio de viajar sozinha, escrevi algumas dicas pra começar a viajar sozinha devagarzinho, um passinho de cada vez, no seu ritmo.

Desvantagens de Viajar Sozinha

Mas como tudo na vida, tem o lado bom e o lado ruim de viajar sozinha. Listei algumas desvantagens de viajar sozinha, procurando sempre dar um contraponto pra lidar com a desvantagem

Como curtir a praia viajando sozinha

Uma das coisas que acho mais complicado é ir a praia viajando sozinha. Tem umas questões bem chatinhas e escrevi sobre curtir a praia viajando sozinha trazendo algumas ideias pra você.

Como tirar fotos viajando sozinha

Outra coisa que me perguntam muito é sobre fotos viajando sozinha, então, fiz um live e depois editei com todos os equipamentos que uso, além de outros que acho legais se você quer se aprofundar em foto & vídeo. Ficou super completinha. Também fiz um post com dicas 9 dicas para você tirar fotos sensacionais viajando sozinha.

O que você precisa saber antes de viajar sozinha

Também escrevi sobre 7 verdades que você precisa saber antes de viajar sozinha. São aprendizados que vamos tendo ao longo dos anos e de muitas viagens.

Mais artigos sobre viajar sozinha

Como planejar sua viagem sozinha

Viajando Sozinha e o Planejamento da Viagem

Quando comecei a viajar sozinha, gostava de ter 98% das coisas bem planejadas. Isso me deixava super tranquila e confortável, além de achar que está aí o ponto que faz a diferença entre uma viagem de sucesso ou uma viagem cheia de problemas e perrengues.

Viajar Sozinha por conta própria ou com agência

Mas antes da gente começar a viajar sozinha surgem algumas dúvidas e uma recorrente é se deve organizar a viagem por conta própria ou com agência de viagem. Acho que as duas maneiras são ótimas e vai depender da sua situação. Muitas pessoas trabalham muito e não tem tempo pra organizar e a agência preparar tudo e te dá o suporte.

Ebook Check List para Viajantes Solo

Outras pessoas como eu, amam planejar e fazer tudo por conta. Não tem certo ou errado. Você pode viajar de excursão, com pacote, em um grupo só de mulheres, excursão, sozinhas ou acompanhadas. Isso não importa. O que importa mesmo é ser feliz e se viajar te deixa assim, tá esperando o que?

Viajar sozinha pela primeira vez

Planejar vai trazer mais segurança, principalmente se você ainda não viajou sozinha. Pode evitar frustrações e porta na cara, no caso de atrações estarem fechadas ou lotadas ou não ser a melhor época pra determinados passeios. Escrevi um artigo sobre como planejar a primeira viagem sozinha, colocando os principais pontos a serem levados em consideração.

Também criei o Planner Viajante Solo que traz todas as etapas da organização de uma viagem solo. Cada etapa tem check lists completos do que você precisa fazer. E, pensando em quem nunca viajou sozinha e planejou a própria viagem, o planner acompanha uma série de vídeos explicando o porquê fazer de cada coisa. Quer guia melhor?

Como eu organizo as minhas viagens solo

Quando comecei o blog criei um mapa com as etapas de planejamento de uma viagem solo. É uma espécie de guia para viajar sozinha, uma maneira de organizar a viagem, sem esquecer de coisas importantes.

Não necessariamente as etapas transcorrem na ordem. Muitas das etapas do planejamento acabam se cruzando e sendo feitas ao mesmo tempo.

Metodo de Planejamento de uma Viagem Solo

Viajar Sozinha sem planejar: é possível?

Ainda gosto de planejar com antecedência e nos mínimos detalhes, mas andei saindo da minha zona de conforto e experimentei viajar sozinha sem planejar e sem roteiro diário definido.

Roteiro pelo Leste Europeu

Para esse experimento escolhi o meu roteiro pelo Leste Europeu que durou 24 dias, passando por 5 países e 7 cidades. Foi muito legal fazer essa experiência diferente, pois consegui achar um meio termo.

O que é slow travel?

Na medida em que a gente vai viajando sozinha e experimentando coisas novas, consegue entender melhor sobre como funcionamos e o que é mais legal para a nossa viagem. E vamos mudando ao longo do tempo e na medida em que vamos envelhecendo. Hoje eu prefiro viajar mais devagar e curtir mais o destino que escolhi, é a chamada slow travel.

Não tem certo ou errado. Tem a nossa maneira de fazer as coisas no nosso tempo e é experimentando que vamos achar o que funciona melhor pra gente naquele momento de vida em que estamos.

Documentos para Viajar Sozinha

Como tirar o passaporte brasileiro

Independente de você já ter uma viagem em vista ou não – ainda mais agora que estamos no meio da pandemia – você pode organizar os seus documentos de viagem.

Escrevi sobre os principais documentos de forma bem detalhada e prática e você acessa nos links abaixo:

Visto – Quais países exigem vistos de Brasileiros

Sempre que vamos viajar ficamos um pouco perdidas para achar os documentos certos pra passar na imigração. Para cada país que viajei, aqui no blog você encontra os requisitos para a entrada de brasileiros. Mas antes de tudo, precisamos saber quais países exigem visto e, neste artigo, você pode ver como achar as informações corretas >> quais países exigem visto de brasileiros.

Acesse todos os posts sobre Documentos de Viagem

Imigração Viajando Sozinha

Como se comportar na imigração

Também já tive várias passagens pela imigração de vários países e, por conta de muitas perguntas que várias pessoas me fazem, acabei escrevendo sobre como se comportar na imigração viajando sozinha.

Perguntas frequentes em inglês pra você treinar

Na maioria dos postos de imigração ao redor do mundo, as perguntas serão sempre muito parecidas pra começar a conversa. Somente se o oficial de imigração desconfiar de algo é que a conversa pode ficar mais detalhada e com mais perguntas.

Por que não estudar as perguntas mais frequentes pra você tirar de letra. Acredite, você não vai ter problemas se estiver com toda a documentação exigida e se mantiver calma.

Dinheiro viajando sozinha

Você já deve ter ouvido falar de alguém que voltou falida de uma viagem. Talvez tenha sido até você mesma! hi hi hi Não vamos contar pra ninguém, tá legal? A questão é que a gente se empolga e daí já viu. Quem nunca?

Então, uma coisa que dá pra fazer é usar uma planilha ou um aplicativo, se preferir, pra planejar a viagem. Assim você tem uma ideia do que dá ou não dá pra fazer no destino que escolher conhecer. Durante a viagem, pra não se perder nos gastos, pode usar aplicativos que controlam as despesas.

Outra coisa legal é você estabelecer um orçamento diário. Assim você consegue regular melhor as despesas. Se um dia você passar do valor que estabeleceu, já sabe que no dia seguinte vai ter que dar uma economizada.

Cartão de Crédito sem anuidade

Uma dúvida recorrente é qual moeda levar e como levar o dinheiro nas viagens. Tem gente que não gosta nada de cartão, mas sempre levo o meu para emergências e mais um cartão de crédito sem anuidade. Tudo como precaução, pois dificilmente uso. Mas já aconteceu de eu precisar. Pode acontecer, né?

Como levar dinheiro nas viagens internacionais

Pra você entender melhor como eu faço, escrevi um artigo super detalhado sobre como levar dinheiro nas viagens internacionais, que é uma dúvida recorrente por aqui. Falo sobre qual moeda levar para cada lugar, quais as possibilidades de levar dinheiro e também como eu faço. Você vai gostar, tenho certeza.

Ainda falando sobre o nosso rico dinheirinho que nos permite conhecer outras culturas e lugares maravilhosos, chegamos a pergunta abaixo.

Como escolher o cartão pré-pago

O cartão pré-pago é aquele em que você carrega a quantia em moeda estrangeira e é uma forma segura de levar dinheiro nas viagens internacionais. Mas existem várias opções, então, escrevi sobre quais as coisas que você precisa observar na hora de escolher o melhor cartão pra sua viagem solo.

Cartão e conta multimoedas pra quem viaja muito

Finalmente a Wise lançou o cartão de débito no Brasil e agora já podemos ter uma conta com várias moedas estrangeiras e usar o cartão em qualquer viagem sem anuidades e taxas exorbitantes.

Veja em detalhes como funciona a conta e o cartão Wise e não perca mais tempo. Até agora é o melhor cartão pra viajantes e com as menores taxas no mercado.

Viajar sozinha é mais caro?

É e não é, vai sempre depender de você. Sempre digo que estando sozinha poderemos fazer escolhas que cabem dentro do nosso orçamento de viagem.

Single supplement – Taxa cobrada das viajantes solo

A gente já começa com uma grande desvantagem viajando sozinha, quando pagamos a taxa em alguns estabelecimentos por estarmos sozinhas. Chamada de single supplent aumenta em muito os nossos custos, mas tem como a gente fugir dela.

Também nosso orçamento já começa alto, quando não dividimos a despesa de hospedagem – o gasto que mais pesa na viagem solo. Mas, ao mesmo tempo, temos a grande vantagem de sermos livre para organizarmos a viagem como bem quisermos, podendo gastar mais em alguns itens e economizar em outros. As escolhas dependem só de nós.

Como calcular os gastos de viagem

Nesse artigo eu expliquei direitinho como você pode calcular direitinho quanto vai custar a sua viagem solo.

Como economizar na viagem

Existem algumas maneiras de você economizar viajando sozinha. Escrevi algumas dicas para você economizar.

Cortar despesas e viajar mais

E neste outro artigo te dou ideias pra cortar despesas e viajar mais.

Acesse todos os posts sobre Dinheiro

Segurança

Olha, não tenho histórias tristes pra contar até hoje. E já são muitos anos viajando sozinha. E não é porque sou experiente ou melhor do que qualquer pessoa. É que levo muito a sério a minha segurança.

E se eu tiver um pequena dúvida, um receio qualquer, não vou e não faço. Simples assim. E isso pode ser chamado de prevenção ou cagaço, como você preferir. kkkkkkkk O fato é que tem dado certo até hoje!

Viajar Sozinha e os erros que nos colocam em risco

Quando a gente começa a viajar sozinha pode cometer alguns erros que acabam nos colocando em risco. Por isso, é legal se preparar bem antes de fazer a primeira viagem sozinha.

Ouvir a nossa intuição é a melhor dica que posso te dar e também se cuidar exatamente como se cuida aqui no Brasil, que é um dos países mais violentos do mundo.

Hospedagem viajando sozinha

Pra mim a hospedagem faz parte da experiência de viagem e gosto de me hospedar em locais com charme e variar:

Claro que as experiências precisam se encaixar no meu orçamento e, às vezes, é preciso fazer economia em outras áreas. Também levo muito em consideração a segurança e a localização.

Hostel ou hotel?

Tem muitas mulheres viajantes que ainda tem dúvida de onde se hospedar: hostel ou hotel? Escrevi um post explicando direitinho as diferenças de cada tipo de hospedagem, assim como as vantagens e desvantagens do hotel em relação ao hostel. Agora é só você avaliar qual deles combina mais com você e seu estilo de viagem.

Como escolher o melhor hostel?

Se a sua escolha foi se hospedar em hostel escrevi várias dicas pra que você possa escolher o melhor hostel para a sua viagem solo.

Viajar Sozinha e usar o AirBnb

Também existe a possibilidade de alugar um apartamento e a plataforma mais conhecida é o AirBnb. Eu confesso que prefiro outros tipos de hospedagem e até escrevi um post contando as vantagens e desvantagens de Viajar Sozinha e usar o Airbnb.

Opções de hospedagem pra quem viaja sozinha

A hospedagem também pode ser um item que vai encarecer o seu orçamento, mas a boa notícia é que hoje em dia temos diversas opções de hospedagem para todos os gostos e estilos de viajantes. E com a internet, rapidinho você consegue comparar preços de hoteis, hostels e até apartamentos para ver o que melhor se adequa ao seu orçamento de viagem.

Uma maneira de economizar na hospedagem é se livrar do single supplement e / ou buscar se hospedar em hostel, onde você será cobrada pela cama em quarto compartilhado e sai bem mais barato.

Hospedagens alternativas

Mas fora isso, ainda há a possibilidade de você utilizar hospedagens alternativas como o Couchsurfing, (hospedagem gratuita no sofá de alguém), Home Exchange (o sistema de troca de casas), House Sitting (você cuida da casa de alguém em troca da hospedagem) ou ainda o Work Exchange (troca de trabalho por hospedagem e alimentação).

Acesse todos os artigos sobre Hospedagem

Mesa pra uma: o desafio de comer sozinha

Acho que foi uma das maiores dificuldades quando comecei a viajar sozinha. Eu me sentia deslocada e olhos alheios sobre mim. Mas fui acostumando e hoje não estou nem aí. Mas sei que é uma coisa que pode incomodar bastante.

Ainda me irrito com restaurantes que querem me dar a pior mesa ou localização no restaurante, porque estou sozinha e vou gastar menos do que uma família. Bato o pé e discuto em que idioma for – geralmente aumentando a voz em português mesmo pra eles entenderem que estou puta da cara! – garantindo uma mesa tão boa, quanto as dadas para casais, famílias e grupos de amigos.

No começo me encolhia e saía arrasada dos lugares achando que eu era a estranha. Hoje em dia, se não consigo a mesa que acho legal pra curtir a minha refeição, levanto e vou embora.

Escrevi sobre o desafio da refeição viajando sozinha e dei algumas ideias pra você deixar esse momento mais leve e curtir seu momento. Só com a práticas e mente aberta é que conseguimos tirar isso de letra.

Já que estamos falando de restaurantes, uma dica para gastar menos é fugir dos locais mais turísticos para poder ter experiências mais autênticas da culinária local e de sobra gastar menos.

Mas não deixe de se dar de presente um almoço ou jantar em um restaurante maravilhoso! Tenho certeza que você merece ter essa experiência na sua própria companhia! O dia que isso acontecer e você amar esse jantar, acho que já passou por todos os testes e posso te dar uma medalhinha de louvor! ha ha ha

Saúde Viajando Sozinha

Tem gente que não leva muito a sério os cuidados com a saúde na hora de viajar. E acho isso engraçado, pois muitas mulheres já me falaram que um dos medos ao viajar sozinha é justamente o de ficar doente durante a viagem e não ter alguém para ajudá-las. Vai entender, né?

Cuidados com a saúde antes e durante a viagem

Então, dá uma olhadinha nas dicas que escrevi sobre os cuidados com a saúde antes e durante a viagem.

TPV: Tensão ou ansiedade pré-viagem

Também escrevi sobre a tensão ou ansiedade pré-viagem que acomete 99 a cada 100 mulheres que vão viajar sozinhas! ha ha

Jetlag o que é e como amenizar os sintomas

E o jetlag? Menina, já se imaginou acordando às 3 hs da manhã com fome de cafè da manhã banquete? Entenda o que é jet lag e como amenizar os sintomas.

Para viagens internacionais onde é exigida a vacina de febre amarela, você vai precisar ter o seu Certificado Internacional de Vacinação, que pode até ser tirado pela internet. O que não sabemos é se agora vamos ter a exigência de mais vacinas para viajar para outros países, não é mesmo? Uma incógnita.

Assistência Médica gratuita em Portugal e Itália

Você sabia que o Brasil tem um acordo com Portugal e Itália em relação ao uso do serviço público de saúde? Veja abaixo como emitir o PB4 e o IB2.

Seguro Viagem

Muitas pessoas preferem viajar sem seguro viagem para economizar. Mas serei bem sincera: é uma economia burra! Porque se você tiver qualquer perrengue durante a viagem, ainda mais viajando sozinha, seus gastos serão infinitamente mais altos.

Acesse todos os posts sobre Saúde

Bagagem

Nas primeiras viagens que fiz pra fora do Brasil quis levar o mundo dentro da mala. Só que precisava carregar o mundo durante toda a viagem. E isso pesa, minha amiga.

Lembro que na minha lua de mel em Paris, nos hospedamos em um apartamento no quinto andar, sem elevador e com uma escada em caracol. Não preciso dizer que quis chorar quando cheguei com aquela mala tamanho monstro e o quanto eu ficava retardando a volta pra casa. kkkkkkk Mas é errando que a gente aprende e depois vem aqui contar pra você não cometer o mesmo erro, né?

Então, lembre-se que você não está de mudança. É apenas um passeio de alguns dias. Viaje leve e carregue o que possa suportar sozinha. Quanto mais coisa levar, mais coisas para cuidar também. E tem mais, sua coluna vai te agradecer mais cedo ou mai tarde por tê-la poupado desse esforço desnecessário.

Tem outra questão importante quando a gente começa a viajar sozinha: mala de rodinha ou mochila? Eu sempre preferi mala de rodinha e só usaria mochila em um destino em que realmente não fosse possível ir de mala.

Não sei você, mas eu detesto fazer mala. Independente disso fiz artigos bem detalhados com itens que você pode levar na mala em cada estação. É tipo um check list, mas não se anime que não é pra levar tuuudoooo:

E só pra te desafiar e ver se você vai resistir, fiz uma listona com vários acessórios de viagem. Quero ver se você vai resistir a eles. Mas ó, são coisas que fui comprando ao longo dos anos e nem todos eu levo em todas as viagens, viu?

Mandamentos na hora de fazer a mala

  • Checar a previsão do tempo;
  • Pesquisar sobre os hábitos de roupas do destino;
  • Organizar – mais ou menos – looks para, no máximo, 6 dias;
  • Levar peças coringas;
  • Escolher cores neutras (já sou monocromática há anos);
  • Levar acessórios;
  • Se sujar, lave! Não precisa carrega um monte de coisas!

Acesse todos os posts sobre Bagagem

Roteiro Diário

Ainda não escrevi um post específico sobre a criação dos roteiros diários, mas já adianto como costumo fazer.

Quando estou pesquisando o destino, ainda bem no começo, listo as atrações que NÃO POSSO PERDER e as que eu gostaria de conhecer, mas que não são indispensáveis. Isso me ajuda a ter uma ideia de quantos dias eu preciso naquela cidade, independente do que as pessoas costumam dizer. Porque o meu ritmo é diferente e, hoje em dia, já sei exatamente como funciono. Você vai saber também. Se ainda não sabe, viajando começa a se entender melhor.

Começo o meu roteiro com as atrações que não posso perder e não gosto de abarrotar de coisas no mesmo dia. Meu ritmo de viagem hoje em dia é bem mais lento, o que chamamos de slow travel.

Procuro agrupar o que está perto, usando o Google Maps e adoro furar o roteiro que eu mesma criei, porque precisamos estar abertas a coisas novas que aparecem no meio do caminho. Sempre há coisas a descobrir. Coisas que são só suas! Também adoro ter tempo para fazer um monte de “nadas”! Simplesmente flanar!

Destinos pra Viajar Sozinha

Destinos no Brasil e no Exterior para a primeira viagem solo

As pessoas gostam de listas, mas isso não quer dizer que vai sair tudo perfeito na sua viagem solo. Eu listei 10 destinos no Brasil que sugiro para a primeira viagem sozinha e 13 destinos para a primeira viagem internacional sozinha. A maioria foram locais que conheci sozinha e que recomendo, mas lembre-se que sempre depende do que VOCÊ gosta de fazer e ver. Não viajo para locais que não tem a ver comigo, porque alguém foi e disse que era bom. A chance de não ser bom é bem alta!

Como saber quais destinos são seguros para viajar sozinha

Já falamos um pouco sobre o medo de viajar sozinha e a questão da violência no mundo. Escrevi sobre Como saber quais são os destinos mais seguros para viajar sozinha. Mais uma vez depende de você, do seu conceito de segurança e da sua vivência. Uma pessoa que mora no interior, em uma cidade pacata, pode se sentir insegura em uma cidade X, ao contrário de uma pessoa que mora no Rio de Janeiro, por exemplo. Estas coisas precisam ser levadas em consideração.

E, por último, listei 8 países para viajar sozinha sem passaporte. O passaporte tem custo, mas se você não está em um bom momento financeiro, saiba que existe a possibilidade de conhecer alguns países apenas com a carteira de identidade (atualizada).

Mapa de Destinos

Bom, espero que este post índice tenha te dado uma orientação de como viajar sozinha. Posso garantir que é uma experiência maravilhosa.

Picture of Denise Tonin

Denise Tonin

Para mim o que realmente importa não é a quantidade de países que visitei, mas o quanto consegui me conectar com cada lugar e com as pessoas que cruzei pelo mundo. E o mais incrível de viajar sozinha é o quanto consegui me conectar comigo mesma! Busque por conexão, se entregue e verá a mágica acontecer. Suas viagens, além de incríveis, serão transformadoras!

Também pode interessar...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Rolar para cima
Success message!
Warning message!
Error message!