O que levar na mala de inverno

Fazer mala de inverno sempre causa algum tipo de desconforto. É aquela dúvida de “será que estou levando roupas suficientes?” ou “será que não vou passar frio?”. Além disso, roupas de inverno costumam ser mais volumosas e sempre acabam ocupando mais espaço na mala do que gostaríamos. É um problema atrás do outro.

Leia também

O que levar na mala de primavera

Onde guardar a bagagem por algumas horas

Vantagens de Viajar Leve

Portanto, montei esse artigo para garantir que você saiba o que levar na mala de inverno da sua próxima viagem, seja para um destino nacional ou internacional.

Sobre o Inverno

Imagem de Pexels

Em destinos que ficam no hemisfério norte, como Estados Unidos, México, Canadá, Europa e norte da Ásia, o inverno começa em 21 de dezembro e termina em 20 de março.

Já no hemisfério sul, América Central, América do Sul, África, Oceania e sul da Ásia, as datas do inverno são as mesmas do Brasil com início em 21 de junho e término em 21 de setembro.

Assista ao Vídeo no IGTV >> Como proteger a mala nas viagens

No Brasil, os estados do norte e nordeste costumam ter invernos brandos e chuvosos com temperaturas entre 23 a 30 graus. Já a região do centro e sudeste costuma ter temperaturas de 15 a 25 graus, enquanto que o sul do país tende para 5 a 15 graus.

Dicas para montar a mala de inverno

Agora que você já está com a sua checklist em mãos, listei algumas informações que você deve levar em consideração na hora de montar a sua mala para viagem no inverno. São dicas sobre que tipo de roupa escolher, onde comprá-las e muito mais.

Vista-se em camadas

Não é porque é inverno que isso significa que você precisa levar muita roupa. O grande segredo está nas camadas. Leve apenas 1 ou 2 bons casacos (um de lã grossa e um  impermeável), poucas blusas de lã e muitas blusas e camisetas de manga comprida. Assim, você pode trocar a peça de baixo (que tende a suar mais) e revezar as roupas de cima, que são mais quentinhas.

Roupas térmicas

Um bom conjunto de roupa térmica incluindo blusa, calça, touca e meias pode te ajudar a se manter aquecida por baixo do casaco. Esses itens costumam ser vendido em lojas esportivas, como a Decathlon.

Uma versão mais barata de blusa térmica são aquelas blusas segunda pele que normalmente usamos por baixo de blusões de lã. Elas não vão te aquecer tanto quanto uma blusa térmica, mas quebram um galho.

Além disso, meias-calças também são muito importantes para diminuir o frio nas pernas. Dê preferências as meias-calças de lã, que podem ser compradas em lojas de lingerie. Sempre recomendo levar mais 1 meia-calça de nylon, só por precaução já que num sufoco, você pode vestir uma por cima da outra.

Procure levar apenas o necessário

Claro que a mala de inverno é um pouco mais difícil de compor porque as roupas são mais pesadas e acabam ocupando mais espaço. Mas, mesmo assim, procure levar o básico já que, quando temos muitos deslocamentos e trocas de hotel, acabamos ficando mais cansadas e mais estressadas.

Antes de fechar a mala, espalhe tudo em cima da cama e faça uma avaliação bem objetiva do que realmente vai precisar. Lembre-se que se faltar algo, você poderá comprar no destino. Quem não gosta de fazer umas comprinhas quando viaja?

Para ter mais espaço na mala de inverno

Se a sua mala está difícil de fechar provavelmente é porque você está levando coisas demais! Mas, se não tiver jeito, uma solução é usar os sacos à vácuo para comprimir as roupas e ocupar menos espaço. Usei na minha última viagem pelo Leste Europeu e ajudou bastante.

Use Sacos a Vácuo para obter mais espaço na mala de inverno
Sacos a vácuo e bomba para tirar o ar

Lembre-se de embarcar com seu casaco pesado na mão, pois vai deixar mais espaço na sua mala. O que sempre faço é pendurar o casaco de frio em um cabide e, junto com o cachecol, luvas e chapéu, coloco dentro daquelas capas protetoras de casacos. Depois dobro ao meio e fica super prático para carregar. Mas veja bem, coloque apenas o que vai ser usado assim que chegar, pois assim é provável que as companhias aéreas não se incomodem com isso. Em tempos de novas regras de bagagem é bom a gente ficar atenta para não ser cobrado um item a mais.

Use organizadores de mala

Depois que comecei a usar organizadores de mala consigo organizar as minhas coisas bem mais rápido na hora de me preparar para o próximo destino. Fica tudo mais prático e mais rápido na hora de arrumar a mala. Eu uso normalmente 3: um para camisetas/blusas, 1 para roupas íntimas e 1 para calças / vestidos. Tem funcionado bem pra mim, por que você não experimenta?

Use organizadores na para arrumar a sua mala de Inverno
Kit Organizadores de mala

Veja o preço do Kit com 6 organizadores

Veja o preço do Kit com 3 organizadores

Atenção aos calçados para o frio

Sei que isso pode parecer papo de vó, mas o frio realmente entra pelos pés. Ao selecionar os sapatos para a viagem, escolha modelos impermeáveis, confortáveis e com solado altinho, que vai manter o seu pé afastado do chão úmido.

Caso você esteja indo viajar para um ambiente com neve ou com muita chuva, escolha botas propícias para a neve e com solado antiderrapante. Evite levar calçados muito novos para evitar desconforto nos pés ou bolhas. Lembre-se de colocar na mala uma sandália de banho para usar no hotel e não pisar no piso frio.

Atenção com a hidratação

Muito frio e vento ressecam a nossa pele, principalmente a dos lábios, rosto e mãos que estarão mais expostas. É normal que essa regiões fiquem mais sensíveis e até mesmo rachem e sangrem. Por isso, é importante manter-se sempre hidratada.

O que fazer se você não tiver roupas de inverno

Se você não possui roupa adequadas para temperaturas bastante frias, recomendo comprar roupas ao chegar ao destino, pois vai encontrar melhores preços e mais opções. Aqui me refiro a destinos fora do Brasil. Não adianta tentar levar os casacos finos que costumamos usar no inverno brasileiro em locais como Estados Unidos ou Canadá. Eles não vão servir. Então é melhor você pedir emprestado e depois comprar ao chegar.

Aqui no Brasil você encontra para comprar a primeira camada e em lojas como Decathlon ou The North Face também é possível encontrar bons casacos. Falando em casacos, na hora de escolher um modelo, prefira os que têm bolsos internos onde você pode guardar coisas.

Consulte a previsão do tempo antes de fechar a mala

Para que não haja erro nos itens que vamos colocar na mala de inverno é sempre bom a gente dar uma olhadinha na previsão do tempo na hora em que estamos seprando os itens que vão na mala e também na véspera da viagem. Assim, caso tenha alguma mudança na temperatura você poderá remanejar itens na sua mala.

Leia também

10 destinos no Brasil para a sua primeira viagem sozinha

13 destinos para a primeira viagem internacional sozinha

8 países para viajar sozinha e sem passaporte

O que levar na mala de inverno

Imagem de StockSnap

A lista abaixo tem sugestões de roupas, acessórios e calçados para organizar a mala de inverno, mas é você quem precisa definir as quantidades e o que levar, pois realmente depende do destino. O inverno no Brasil é diferente do inverno na Europa ou na América do Norte e você deve escolher em função das temperaturas e características do destino.

Leia também >> Como levar medicamentos em viagem internacional

Para a lista abaixo, estou levando em consideração 7 dias de viagem, uma mala de inverno para uma pessoa que queira levar o básico e para um inverno rigoroso fora do Brasil.

Roupas

  • 1 camiseta térmica
  • 1 segunda pele
  • 1 calça térmica
  • 2 meias térmicas
  • 1 legging de lã
  • 2 calças
  • 1 meia-calça de nylon
  • 1 meia-calça de lã
  • 4 blusas de manga comprida
  • 2 blusas de manga curta
  • 3 peças de sobreposição ( casaquinhos / cardigãs)
  • 2 vestidos que podem ser usados com a legging
  • 1 casaco de lã
  • 1 casaco impermeável e corta vento
  • 2 sutiãs
  • 4 calcinhas
  • 1 Pijama de flanela

Calçados

  • 1 chinelo
  • 1 bota
  • 1 tênis

Acessórios

Como na inverno a gente acaba sempre usando o casacão por cima de tudo, vale apostar em mais opções de acessórios e abusar das cores para incrementar o look inverno.

  • 1 gorro de lã
  • 1 chapéu de lã
  • 1 protetor de orelha
  • 3 cachecóis
  • 1 par de luvas
  • 1 guarda-chuva

Dê uma olhadinha na minha pasta Mala de Viagem no Pinterest.

Mala de Viagem no Pinterest por Viajante Solo

E é isso! Antes de montar a sua mala de inverno, dê uma olhadinha nessa lista para não esquecer de nada. E, se achar que eu esqueci de algo, coloque nos comentários e me ajude a fazer uma relação perfeita para a mala de inverno.

Encontre o melhor hotel para a sua viagem solo

Viaje Conectada! Chip internacional entregue na sua casa!

Seguro Viagem com desconto!

Vai alugar um carro? Encontre as melhores locadoras e preços!

Reserva de Hospedagem com Desconto no AirBnb

Compre ingressos e Reserve Passeios pelo mundo

DEIXE UM COMENTÁRIO! VOU ADORAR!

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.