Como curtir a praia sem stress viajando sozinha

Não ter companhia não é justificativa para deixar de curtir uma praia, mas sempre há mil perguntas e dúvidas, quando falamos em viajar sozinha. Como deixar as coisas na hora de entrar no mar ? Como faz pra passar protetor solar ? Boas perguntas, não ? Garanto que você também quer saber. Então, resolvi criar esse artigo para reunir algumas dicas e recomendações sobre o tema e mostrar como curtir a praia viajando sozinha.

Leia também >> Como planejar a primeira viagem sozinha

São 8 dicas bem simples que você pode aplicar na sua próxima viagem sozinha. Confira:

1. Leve somente o essencial

A dica número um é algo que temos que aplicar para a vida, especialmente quando viajamos sozinhas. Na hora de ir à praia, leve consigo apenas o essencial. Um documento de identificação – aqui vale uma cópia do passaporte, por exemplo -, uma pequena quantia em dinheiro, a chave do hotel, protetor solar, e as outras coisas que você vai precisar, mas que não tenham um valor alto! Evite levar bolsas grandes, pois elas chamam a atenção de pessoas mal-intencionadas.

Leia também >> Vantagens de viajar leve na sua viagem solo

Se não teve jeito e você acabou levando coisas de valor para a praia, tome cuidado para mantê-las escondidas. Seja discreta e evite usar os aparelhos eletrônicos em público.

2. Use protetor solar de spray

Só quem já foi para a praia sozinha sabe o quão difícil é passar protetor solar em si mesma. Uma saída para este problema é investir em um protetor solar em spray, que te permite “alcançar” mais longe na hora de aplicar o produto no corpo. Lembre-se de reaplicar o produto depois de entrar na água e conforme as instruções da embalagem.

Leia também >> Desvantagens de viajar sozinha e como contorná-las

3. Beba bastante água

Hidrate-se! Dica importantíssima que deve ser levada a sério em qualquer atividade ao ar livre, especialmente as que envolvem ficar embaixo de um sol de rachar por horas a fio. Leve a sua própria garrafinha d’água ou compre uma no local e faça questão de beber bastante água durante todo o tempo em que você estiver na praia.

Não esqueça de contratar seu seguro viagem, imprescindível quando viajamos sozinhas. Compare os melhores planos e seguradoras  para o seu seguro viagem.

É essencial que cuidemos da nossa saúde e dos nossos corpos, principalmente quando estamos viajando sozinhas. Ninguém merece ficar desidratada e passar mal no meio da viagem, não é mesmo? Também evite consumir alimentos e bebidas que te fazem ir mais ao banheiro, como doces e bebidas alcoólicas.

4. Leve um livro ou outra distração

Muita gente acha que ir à praia sozinha significa não ter nada para fazer e eu discordo totalmente. Adoro curtir a praia sozinha, ainda mais quando consigo aproveitar esse momento para ler um bom livro. Não sei dizer se é por causa do barulhinho das ondas ou pela brisa fresca do mar, mas ler na beira da praia sempre me traz uma paz enorme e acho que essa é uma ótima forma de curtir a praia sozinha. Se você não é muito fã de livros, pode levar uma revista, palavras-cruzadas ou qualquer outro tipo de distração.

Leia também >> Viajar Sozinha para a Praia do Forte, na Bhaia

Uma grande vantagem de levar um livro para a praia é poder usá-lo como um esconderijo. Na hora de entrar no mar, você pode esconder o seu dinheiro, documentos e até o cartão do hotel em meio às páginas do livro.

Viajar Sozinha para a Grecia Denise Tonin Mykonos Viajante Solo
Mykonos, Grécia

5. Escolha bem onde se acomodar

É muito importante saber escolher bem onde se acomodar, pois isso pode influenciar toda a sua experiência na praia e, consequentemente, te ajudar a evitar um stress desnecessário. Se você prefere curtir uma praia com tranquilidade, busque ficar afastada da área dos quiosques e dos espaços onde o pessoal gosta de praticar esportes (como as redes de futevôlei no Rio ou as quadras de bocha no Sul).

Agora, se você gosta de um agito, tente ficar o mais próxima possível desses ambientes com mais circulação de pessoas. Em algumas praias com áreas privativas, como em Mykonos, vale a pena alugar uma cadeira nos badalados beach clubs.

Leia também >> Viajar Sozinha para Mykonos

Claro que cada praia é diferente, da mesma forma como cada país é diferente, então é preciso levar esses detalhes regionais em consideração na hora de escolher um local na praia.

6. Cuidado com os truques de aproximação

Quando se viaja sozinha, é fundamental prestar muita atenção nas pessoas que se aproximam da gente. Praias costumam ser ambientes em que ficamos bastante expostas e, por isso, é necessário tomar mais cuidado com quem vem puxar assunto conosco. Afinal, nem todo mundo é tão confiável quanto parece ser.

Um truque antigo é aquele em que uma pessoa (geralmente um homem) joga uma bola ou um frisbee na sua direção, só para ter um motivo para se aproximar de você e puxar assunto. Além disso, fique atenta ao seu redor para conferir se não há ninguém te observando.

Leia também >> 20 dicas de segurança para viajar sozinha

Gosto de dar essas dicas para que você fique atenta a estes detalhes e pequenos golpes, mas sem paranoia! É claro que existem mais pessoas legais do que más no mundo e já fiz muitas amizades na praia e em piscinas de hotéis e resorts. Se você já souber desses pequenos truques vai poder avaliar por conta própria.

7. Verifique as condições do mar antes de entrar

Nem toda a praia tem mar tranquilo e muitas áreas podem ser um pouco mais perigosas, seja por causa de correnteza, corais, pedras ou um milhão de outros motivos. Portanto, vale se informar sobre a praia no geral e sempre conferir as condições do mar antes de entrar na água.

Ftelia, Mykonos, Grécia

Em muitas das praias brasileiras, os salva-vidas usam bandeirinhas coloridas para indicar as condições do mar no dia, geralmente divididas em três cores: verde (mar tranquilo), amarelo (atenção na hora de entrar na água) e vermelho (não entre). Se a praia não possuir esse tipo de indicação, converse com os funcionários do hotel ou hostel, com outros turistas ou cheque na internet para conferir mais informações.

8. Onde deixar os pertences na hora de entrar no mar

Deixei por último a questão mais polêmica sobre ir à praia sozinha. O que fazer com as suas coisas na hora de entrar no mar é uma dúvida que assombra a maioria das viajantes solo. Para resolver esse problema, listei algumas possibilidades:

  • Use toalha, canga ou saída de banho colorida: você pode enrolar os seus pertences e ficar cuidando de longe. Dê preferência para as opções coloridas, porque assim você consegue reconhecê-las de longe com mais facilidade. Mas a gente sabe que se alguém pegar, não teremos tempo de sair correndo do mar, né?
  • Use capas à prova d´água: existe capa de celular à prova d’água que pode ser comprada na internet. Esses produtos prometem proteger os seus equipamentos da água. Isso significa que você pode entrar no mar junto com seus pertences, como documento, dinheiro e celular, sem se preocupar em ficar cuidando as coisas na areia. Honestamente, não sei se essas capinhas realmente funcionam, porque ainda não testei, mas me parece uma ideia bem interessante.

Já reservou hotel ou hostel para a sua viagem sozinha ? Encontre o hotel ideial e confira as melhores tarifas com cancelamento gratuito!

  • Faça um buraco e enterre as coisas de valor: você pode colocar os seus pertences dentro de um saquinho plástico, cavar um buraco na areia discretamente e enterrar tudo ali dentro. Meio trabalhoso, mas pode funcionar. Deixe por cima a canga e os chinelos para marcar o lugar.

Sabia que existe uma espécie de “cofre” para enterrar as suas coisas na areia? Dá uma olhada no Beach Vault. Achei bizarro!

  • Peça para o dono do quiosque tomar conta: antes de se aventurar na água, vá até um quiosque e peça alguma bebida ou uma comida. De preferência, bata um papo com o dono e os funcionários do local para sentir o clima, conferir se são pessoas amigáveis e tranquilas. Se você perceber que são pessoas de confiança, pode pedir para que eles cuidem dos seus pertences, enquanto você vai ao mar.
  • Alugue um armário (locker): em algumas praias fora do Brasil, existe a possibilidade de alugar pequenos armários, chamados de lockers, onde você pode guardar seus pertences com segurança e praticidade. Essa é, sem dúvida, a melhor opção e ficamos aqui rezando para que o Brasil adote logo essa excelente ideia!
  • Deixe com alguém que julgue ser de confiança: você pode confiar as suas a alguém que você acredite ser de confiança. Sei que isso pode ser bem subjetivo, mas às vezes é necessário confiar na nossa intuição. Dê uma checada no pessoal que está na praia com você e escolha quem você acha que é mais confiável para cuidar dos seus pertences. Uma boa opção é buscar por outros viajantes, famílias com crianças ou casais de idosos.

Claro que nenhuma dessas possibilidades é 100% segura, né? Por isso, levar o essencial é a melhor dica de todas!

Encontre o melhor hotel para a sua viagem solo

Viaje Conectada! Chip internacional entregue na sua casa!

Seguro Viagem com desconto!

Vai alugar um carro? Encontre as melhores locadoras e preços!

Reserva de Hospedagem com Desconto no AirBnb

Compre ingressos e Reserve Passeios pelo mundo

2 COMENTÁRIOS

  1. Oi Denise boa tarde minha viagem foi adiada pra final de março via Amsterdã Dubai, desistir de Paris tudo muito caro e muito monótono. Se você tiver dicas importantes e de Amsterdã por favor me manda. Fico agradecida , Obrigada um abraço

    • Oi Norma, tudo bem ? Aos poucos eu vou escrever sobre Amsterdam, mas enquanto isso, vc pode dar uma olhada no blog do Daniel, o Ducs Amsterdam, que é super completo. Ele mora lá há alguns anos 🙂 Beijos

DEIXE UM COMENTÁRIO! VOU ADORAR!

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.