fbpx

Guia Viajar Sozinha em Segurança

HomeViajar SozinhaDocumentosCarta Convite para viagem: como funciona e modelo

Carta Convite para viagem: como funciona e modelo

Quando usar a carta convite para viagem e principais dúvidas respondidas.

Planner Viajante Solo

JÁ ESTÁ ME SEGUINDO NO INSTAGRAM? BORA VOAR!

28,3k Seguidores
Seguir

Muitas pessoas me perguntam o que é e pra que serve uma carta convite para viagem. Pois bem, a carta convite é um documento que informa que, durante a sua viagem, você ficará hospedada na residência de uma pessoa e não em uma hospedagem tradicional, como o caso de um hotel. 

A pessoa em questão pode ser um amigo, um parente, uma pessoa que lhe dará abrigo, via Couchsurfing, ou até mesmo se você estiver usando o sistema de House Sitting (cuidando da casa de alguém em troca de hospedagem).

A carta convite servirá como uma comprovação do seu local de hospedagem, servirá como substituta de uma reserva tradicional de hotel ou hostel. Quando reservamos um hotel recebemos um voucher de reserva ou um e-mail de confirmação da sua reserva. Já no caso de nos hospedarmos na casa de alguém, precisamos de outra comprovação.

Carta Convite para a França

Como planejar a primeira viagem sozinha

Passaporte perdido ou roubado: o que fazer nessa situação

Como tirar a carta verde para dirigir no Mercosul

Abaixo listei algumas perguntas frequentes que tenho recebido por e-mail e espero que elas ajudem a esclarecer as principais dúvidas.

Quando usar a carta convite?

Você poderá usar a carta convite na hora de solicitar um visto para determinado destino ou simplesmente pra passar na imigração.

Convém você pesquisar na representação consular do destino que você irá visitar, quais os documentos aceitos e ver se a carta convite está entre eles. Verifique se há um processo oficial para fazer a carta convite ou se você pode usar um modelo próprio como o disponibilizado no final deste post.

Na imigração a carta-convite funciona como uma substituta da reserva tradicional de hotel (voucher), como já falado no início do texto.

Planner Viajante Solo

Se você estiver se hospedando na casa de um parente ou amigo, a carta servirá para informar ao agente de fronteira, onde você estará hospedada durante a sua permanência no país.

Na maioria das vezes, ela não é solicitada na imigração, porém é super recomendado tê-la em caso de ter que comprovar onde você vai se hospedar.

Já reservou hotel para sua viagem? Confira as melhores tarifas para sua estadia

Quem deve redigir e assinar a carta convite para viagem?

A pessoa que irá lhe hospedar, seu anfitrião (ã) é que deve providenciar a carta convite. Ela deverá ser nativa ou se for de outra nacionalidade diferente, deverá estar residindo legalmente no país. Isso quer dizer estar com toda a documentação de residente estrangeiro organizada e em dia.

Você pode mandar o modelo da carta convite todo preenchido com os dados para adiantar o processo, mas o seu anfitrião é que deverá assiná-la e registrá-la, quando necessário. Pra saber se existe um processo oficial e a necessidade de registro / autenticação, etc., é necessário checar nas representações consulares do destino.

É interessante ter junto com a carta convite original, uma cópia do passaporte ou algum documento de identidade do anfitrião.

Se você estiver recebendo em sua casa no Brasil algum estrangeiro, poderá também ser o anfitrião e fazer a carta convite em Português para mandar ao seu hóspede.

Quais informações devem constar na carta convite?

  • Dados do anfitrião (Nome, documento de identidade / passaporte, nacionalidade, profissão e endereço completo da residência);
  • Dados do visitante (Nome, passaporte, nacionalidade, profissão e endereço de residência);
  • Motivo da viagem;
  • Vínculo / Relacionamento entre as partes;
  • Período da viagem (data de chegada e retorno)
  • Termo de responsabilidade financeira, se for o caso.

O termo de responsabilidade financeira é quando o anfitrião informa que será o responsável por todas as despesas do convidado durante o período da estadia em sua residência.

Leia >> Documentos exigidos para entrar na Europa

É necessário registrar a carta convite?

Caso você esteja recebendo a carta convite, não adianta registrar no cartório brasileiro, pois o registro não será válido no destino que você estiver viajando.

O registro da carta, se exigido pelo país de destino, deverá ser feito no país de destino e em órgão oficial indicado pela representação consular.

Alguns destinos tem as suas próprias regras claras e um processo definido para a emissão de uma carta convite para viagem e também para o registro desse tipo de documento. É o caso da França ou Espanha, por exemplo.

Você deve pesquisar a necessidade de registro ou não, lendo as orientações e exigências para a entrada de brasileiros no país de destino. Essas informações você encontra nos sites das embaixadas ou consulados do país no Brasil.

Agora, se você é a anfitriã (o) e está recebendo um estrangeiro em sua residência no Brasil, o Portal Consular Itamaraty diz o seguinte:

Essa carta deve ser autenticada em cartório brasileiro e o documento original enviado ao interessado, para que possa apresentá-la à autoridade consular, no momento da solicitação do visto.

Qual o idioma usar na carta convite para viagem?

De preferência a carta deverá ser redigida no idioma do destino que você está visitando, principalmente se o país em questão exige que esse documento seja registrado em algum órgão oficial.

Como precaução, você poderá também ter uma cópia da carta em inglês, língua falada em qualquer posto de imigração do mundo.

Uma carta em português só servirá em Portugal, no Brasil (caso você esteja recebendo alguém) e nos PALOPS (Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa).

Não esqueça de contratar o seguro viagem, imprescindível quando viajamos sozinhas! . Compare os planos e as seguradoras  e escolha o melhor seguro viagem para você

Preciso apresentar a carta convite original?

De preferência, peça ao seu anfitrião para enviar a carta original pelo correio e você terá o documento original em mãos na hora de cruzar a fronteira.

Se não deu tempo para receber a original, leve uma cópia digital e uma cópia do documento de identidade do seu anfitrião.

A carta convite deve ser redigida de próprio punho?

Não, a melhor alternativa é uma carta redigida no computador a fim de facilitar a leitura pelo oficial da imigração.

Caso o país em questão ofereça a emissão da carta nos órgãos competentes, você deverá usar o modelo oferecido por eles.

Leia também >> Como se comportar na imigração viajando sozinha

Posso usar a mesma carta duas vezes?

Somente se, por exemplo, você sair do destino em questão para visitar outro país e retornar passando pela imigração novamente, dentro do período já mencionado na carta.

Caso tenha voltado ao Brasil e vá novamente para o mesmo destino, ficando no mesmo local, será necessária a emissão de nova carta convite com as novas datas de viagem.

Confira os planos e compre um chip com internet 4G ilimitada para ficar conectada durante toda a viagem

Já tenho visto para o destino, preciso apresentar uma carta convite?

Somente ter um visto não é garantia de entrada em um país. O oficial de imigração é soberano nessa decisão e, se você não vai ficar em hotel ou outra acomodação que tenha um comprovante de reserva “oficial”, é totalmente recomendado levar uma carta convite.

Lembre-se que os oficiais de imigração, por vezes, são bastante chatos e podem implicar pelo simples fato de você não ter a comprovação de hospedagem.

Já tenho a carta convite, preciso de visto?

A carta convite como já disse no início do artigo comprova APENAS o seu local de moradia / hospedagem durante a sua viagem.

Ela não isenta a apresentação de um visto ou qualquer outro documentos exigido pelo país de destino.

Espero que você tenha gostado dessas explicações sobre a carta convite para viagem e que te ajude de alguma forma. Lembre-se que a carta convite não é um documento oficial e ela não garante absolutamente NADA. O oficial de fronteira é que tem o poder soberano sobre a sua entrada ou não no país de destino.

Sou brasileira e vou receber um estrangeiro

Você poderá fazer uma carta convite, conforme o modelo abaixo. Esta carta deverá ser autenticada em cartório, conforme a orientação do Portal Consular do Itamaraty.

Além da carta convite, o seu convidado deverá apresentar todos os documentos exigidos pra entrada no país. Lembrando que a carta convite não substitui a necessidade de visto e da apresentação de outros documentos.

Salvo algumas exceções devidamente sinalizadas, todas as viagens e experiências do Viajante Solo são custeadas com recursos próprios da autora, Denise Tonin. Por isso, se você achou esse conteúdo útil para a sua viagem, poderá adquirir os produtos oferecidos, como o Planner de Viagem, o Guia Viajar Sozinha em Segurança ou a Mentoria para Viajar Sozinha. Ficarei muito feliz e grata pelo seu apoio!

Guia Viajar Sozinha em Segurança

Planner Viajante Solo

Planner Viajante Solo

160 COMENTÁRIOS

  1. Eu gostei tudo e quando você esclareceu nesta informação. Só tenho que perguntar uma coisa:
    Eu quero fazer um convite, pra um amigo lá em Cuba. O quê é que eu tenho que fazer né? Todo vai ficar pagado por mim, então, eu estou precisando saber tudo o que eu posso fazer, pra que ele possa viajar sem nenhum inconveniente tá. Por favor, me diga, pra não cometer algum erro tá. Muito obrigado por tudo.
    ‍♂️‍♂️‍♂️

  2. Com a carta convite para florença na Itália, posso visitar outras cidades Ou sou obrigada a ficar os 30 dias em florença?

    • Jurema, tudo bem ? A carta convite é apenas pra ser apresentada – se solicitada – quando você for passar pela imigração. A imigração é sempre feita no país de entrada, no seu caso Itália. Depois disso vc poderá viajar pra onde quiser, desde que esteja dentro do período permitido aos brasileiros que é de 90 dias a cada 180 dias 😉 Beijos e boa viagem

  3. Fiz a entrevista dia 28de abril com meu esposo ,só pediu o passaporte e nada mas é perguntou quem era tal pessoa disse minha irmã mesmo com a carta convite fomos negados ,ela é casada com americano é cidadã americana e é legalizada, não deixaram eu perguntar nada simplesmente negaram nosso visto de turismo

    • Olá Vivian, tudo bem ? Puxa, que pena 🙁 Uma situação pra lá de desagradável, né? Infelizmente, isso acontece e a gente fica sem saber o que deu errado. Agora é esperar e tentar novamente. Abs

  4. Olá Denise, Tdo bem?
    O Termo de Responsabilidade tem o mesmo efeito da Carta Convite?
    Posso levar apenas um ou outro?
    No caso a viagem é pra Portugal e o termo de responsabilidade ja estará sendo preenchido e enviado por email breve e o mesmo irá custear toda a minha viagem.
    Outra questão é sobre o teste PCR, minha viagem é no domingo a noite(saída do Brasil), para ficar pronto em tempo devo fazer na sexta feira mas ai chegando em Portugal na segunda terá expirado o prazo de 72 hrs. O que vc sugere?
    Gratidão

    • Oi Claudia, tudo bem ? No meu entendimento, não, já que vc não está viajando e sim recebendo um estrangeiro na sua casa no Brasil. portanto, acredito que baste informar seu documento de identidade (RG ou CNH) e CPF, mais todos os outros dados. Abs

  5. Olá! Boa tarde!
    Tenho um amigo da Coreia do Sul que vem visitar-me em breve, porém irá se hospedar em um hotel pousada. Preciso fazer a carta convite para ele mesmo ele tendo o comprovante de hospedagem?

    Desde já obrigado!

  6. O texto foi maravilhoso,todo escrito em português,aí no final coloca um modelo de carta escrito em língua estrangeira…não resolveu nada,para quem vai receber visita no Brasil e só fala português,essa carta ai não ajudou,sugiro um modelo em português.

    • Olá Marcos, tudo bem ? Em português vc mesmo pode fazer, não? Afinal, você fala o idioma e explico exatamente o que precisa ter no documento. Repare que este conteúdo é gratuito, bem completo e já ajudou muitas pessoas. Se você quiser um modelo específico pra sua viagem, posso fazer sem problema, e você paga pelo serviço. Que tal?

  7. Boa tarde, Denise. Tudo bem?

    Estou recebendo uma amiga estrangeira de uma país que não precisa de visto para permanecer no Brasil por até 90 dias. No site do governo diz que a carta deve ser feita e registrada em cartório para ser apresentada no momento em que se pede o visto. Porém como ela não precisará de visto ainda é necessário que a carta seja registrada em cartório?

    Seguindo a regra de reciprocidade, imagino que bastaria seguir a mesma lógica de quando eu fui visitá-la em seu país, em que só precisei de uma foto da carta assinada por ela. O documento não possuía qualquer carimbo ou identificação oficial do país dela

    Obrigado

    • Guilherme, tudo bem ? Quando vamos a Europa, alguns países tem seus processos oficiais pra carta convite e outros não, algumas cartas oficiais são pagas e outras não. Alguns destinos nem pedem a carta e em outros pode-se usar um modelo “caseiro”. Isso acontece, apesar de não precisarmos de visto e o ideal é seguir a orientação de cada país. Entre em contato com o governo brasileiro e explique seu caso específico, mas diga a qual país se refere, assim eles podem te dar uma orientação mais certeira. Abs

        • Boa noite meu namorado mora na nirgeria ele precisa de uma carta de convite, pra ter um vísto,como faço ele já faz faculdade aqui online mas a faculdade não manda o a carta de convite pra ele vim,eu posso fazer essa carta pra ele ter o visto, me ajude por favor

  8. Bom dia Denise, um amigo me fez uma carta convite para visitá-lo em Portugal, porém, não deu tempo de enviar a original, será que com a cópia e com a original em PDF é tranquilo passar?

    • Oi Clau, tudo bem ? Acredito que sim, mas não tenho como te dar certeza. Sempre depende exclusivamente do agente de imigração. Tem muitas vezes que eles nem pedem nada. Boa viagem! bjos

  9. Olá Denise, tudo bem?
    Pode me tirar uma dúvida? Existe alguma consequência para quem emite carta convite para um estrangeiro vir ao Brasil?
    Esse turista pode viajar pelo Brasil sem minha presença?
    Agradeço muito se me responder.

    • Olá Eleni, tudo bem ? A carta convite é para mostrar ao governo onde o estrangeiro estará hospedado durante a permanência no país. Não sei dizer exatamente as consequências, mas penso que a carta não deixa de ser uma espécie de “responsabilidade” por esta pessoa. Um advogado poderá te responder melhor se existe ou não consequências. O turista pode sim viajar sem você. Se você não está segura em dar a carta pra pessoa X, ela poderá fazer uma reserva em hotel. Bjos

  10. Bom dia! Estou indo visitar o meu irmão. Ele é residente regularizado em Portugal e namora uma portuguesa. É melhor a carta convite ser no nome dele ou no nome da namorada dele (já que ela é portuguesa mesmo)? Outra dúvida, meu voo faz conexão na França. É necessário que ele faça duas cartas? Uma no idioma francês e uma em português?

  11. Bom dia,
    Consigo essa carta para USA – Florida para conhecer a família do meu namorado?
    Ele é americano e os pais brasileiros.
    Quanto tempo consigo ficar no país?

    • Carina, tudo bem ? O tempo de permanência nos EUA, caso você obtenha um visto de turista, é de até 6 meses. Existem outros tipos de visto. Seu namorado pode fazer uma carta convite, porém ela não te isenta de apresentar toda a documentação complementar pra obtenção do visto e pra entrada no pais. Os detalhes você acha no Consulado Americano. bjo

  12. Boa noite Denise, agora em março estou indo para a Bélgica, você sabe me disser se lá é aceito esse tipo de modelo de carta convite sem ser registrado em cartório, ou órgão oficial?

    • Oi Karina, tudo bem ? Desconheço que eles tenham um modelo próprio de carta convite, mas só quem pode dar a informação correta e oficial e o Consulado ou Embaixada da Bélgica no Brasil. Dá uma olhadinha no site ou escreve pra eles. Bjos

  13. Ola eu sou brasileira, meu visitante e da turquia, posso fazer uma carta convite em ingles ? Confio na pessoa, mais qual o perigos da carta convite ?
    Obrigado
    Attenciosamente

    • Olá Vivian, tudo bem? Sim, você pode fazer uma carta convite e pode ser em português, pois ele vai apresentá-la para a imigração brasileira. O “perigo” de fazer uma carta convite é que você fica responsável por seu hóspede durante a permanência no país. Para saber que outras implicações legais a carta convite pode te trazer, o recomendado é consultar um advogado. Att

  14. “Os Estados Unidos, por exemplo, não a consideram um documento oficial.”
    Correto, POREM…… os consulados USA, pelo menos em Sao Paulo, em 2021, estao pedindo uma carta dessas MAIS o comprovante de residencia do familiar visitado, portanto nao deixe pra ultima hora porque tem essa carta e o comprovante terao que ir via correio….. ok, qualquer servico de entrega de documentos tambem funciona mas confira os prazaos… Peca a tal carta e o comprovante com pelo menos 1 mes de antecedencia a visita ao consulado.

    • Oi Alex, tudo bem ? Obrigada por compartilhar essa informação. Quando falo em “oficial”, me refiro a ter um processo padronizado estipulado pelo governo como, por exemplo, é na França. Vou pesquisar pra ver se já tem algum modelo oficial dos Estados Unidos! Abraços e obrigada!

  15. Denise, bom dia. Temos uma amiga que tem residência oficial em Portugal, mas é uma casa de veraneio. Ela mora aqui no Brasil e estará no Brasil na data da nossa viagem. Ela vai nos “emprestar” a casa pra viajarmos, mas ela (anfitriã) não vai viajar à Portugal conosco. A carta convite serve nesse caso? Nosso voo terá conexão na Espanha, mas o destino final é Lisboa, preciso da carta em espanhol ou inglês? Muito obrigado!!!

    • Ola Kalebe, tudo bem? Pelo que entendi a sua imigração será em Lisboa, então a carta pode ser em Português. Sendo a carta em inglês, servirá pra qualquer imigração. Você precisa verificar nos orgãos oficiais do país de destino se existe algum modelo específico ou se pode ser um modelo “caseiro”. A dona da casa não precisa estar com você. A carta convite é apenas uma comprovação de onde vc estará hospedado durante a sua estadia no país. abs e boa viagem

  16. Oi bom dia, estou indo para a França com carta convite mas minha imigração eé em Milão, não dá tempo de me mandarem a carta pelos correios pode ser por e-mail? E pode me dizer o que estão pedindo na imigração

    • Olá Elle, tudo bem? Se você não tem a carta convite original leve a que você tem. Muitas vezes eles nem pedem pra ver. Geralmente o que podem solicitar na imigração é: comprovante de hospedagem, seguro viagem com cobertura de 30 mil euros, passagem ida e volta, comprovante financeiro. Pra saber certinho o que pedem na imigração do país que você irá, consulte o site do consulado. Boa viagem! Abs

  17. Olá Denise. Estarei indo pra Madrid dia 31, chegando dia 1. A carta convite precisa ser reconhecida em cartório? Minha amiga irá assinar, e levarei com foto do passaporte dela em maos, mas na dúvida se precisa ser reconhecida em cartório.

    • Olá Larissa, tudo bem ? A carta convite pra entrada na Espanha deve ser feita pela sua amiga na Comisaría de Policía do lugar onde ela mora. Depois de pronta ela deve ser enviada a você e não tem necessidade de ser reconhecida em cartório no Brasil. bjos Denise

  18. Boa noite, Denise! Tenho uma dúvida: vou viajar no dia 03/02/22 e minha sogra vai fazer a carta convite pra mim, mas tenho medo do voo ser cancelado e eu ter que mudar a data para alguns dias antes. Tem problema, caso ela já tenha me enviado o documento com a data original e, após isso, a data trocar? Obrigada 😀

    • Oi Laura, tudo bem ? Tá fogo viajar nessa época, né? O que vc pode fazer é guardar as comprovações do cancelamento do voo e, caso o agente de imigração implique, você tem como mostrar o que aconteceu. Outra coisa é pedir que a sua sogra mande uma carta com as datas corretas por e-mail. É o que me ocorre no momento 😉 Mas vamos pensar que não vai ter cancelamento algum! beijos e boa viagem

  19. Muito obrigado pelas informações, ,eu pretendo passar 20 dias em Moscow em Janeiro de 2023, sei que brasileiros não precisa do visto, o que vai me ajudar bastante, apenas tenho que ter o passaporte com validade mínima de 6 meses, passagem de volta, mas eu vou ficar na casa da minha amiga Russa, , ela pode me mandar a carta por e-mail ou apenas pelo correio, ??? Obrigado

    • Olá Fernando, tudo bem ? Vc deve checar as informações no Consulado pra ver se por lá eles aceitam a carta convite. O melhor é ela enviar pelo correio e vc ter a original 😉 Mas já vi pessoas viajando com cópias digitais tbm. Sempre recomendo checar os procedimentos nos sites dos consulados e embaixadas pra não ter nenhum problema. Abs

  20. Oi Denise! Irei para Portugal, ficar na casa de um amigo meu. Porém em seguida irei para outros países da União Europeia (na qual, já tenho todas as passagens e hospedagem compradas), mas ficarei apenas 4 dias na casa desse meu amigo em Portugal. Gostaria de saber se na carta convite eu coloco o período inteiro da minha viagem, ou apenas esses 4 dias que de fato ficarei na casa dele.

  21. Olá bom dia uma divida recebi a carta convite modelo do sef. No meu e-meil só que não dá prazo de enviar pelo correio estou com a original no e-mail e vou tirar uma xerox pra levar na imigração se pedirem a original motor o meu e-meil. Só a carta não foe registrada no cartório será que vale a a mesma coisa

    • Olá Álvaro, tudo bem ? Não sei exatamente o que é modelo sef e vc tbm não disse pra onde está indo, portanto não dá pra saber se precisa ser ou não registrada. O que eu faria: levaria a carta que recebi no email e se o agente de fronteira pedir a original informaria que não houve tempo. Abs

  22. Denise, tudo bem?É o seguinte, no próximo mês estarei viajando com a minha esposa, a carta convite será escrita pela minha amiga, pode ser uma só pra nós? Ou teria que ter uma pra cada?

    • Saulo, tudo bem ? Não existe uma regra, depende do país e das regras de lá. Checar no consulado seria o mais apropriado. Caso façam junto, sugiro que cada um tenha uma cópia em mãos. Vamos supor uma coisa improvável: vai que vc perde seu voo e a sua esposa não. Daí ela tem uma comprovação com ela para passar na imigração. Abs, Denise

  23. Olá, Denise, tudo bem?
    Estou indo para a França ficar na casa de uma amiga, porém ela não tem como ir na prefeitura a tempo de registrar a carta convite antes da minha viagem por motivos de saúde dela. Posso fazer um carta convite parecida com a original e levar mesmo não sendo registrada e levando todos os documentos e contato dela? Um grande abraço!

  24. Olá,
    A Itália recentemente (26 out) alterou suas políticas de entrada de brasileiros, passamos para o grupo E e na nova Portaria consta:
    “…a possibilidade de entrada na Itália, a partir do Brasil, também está confirmada para pessoas que tenham uma relação afetiva comprovada e estável (mesmo que não coabitando) com cidadãos italianos/UE/Schengen ou com pessoas físicas que residam legalmente na Itália (residentes de longa duração), que devem chegar à casa/domicílio/residência de parceiro/a (na Itália)”

    O meu namorado é Italiano e vou visitá-lo no próximo mês. Pensei dele escrever uma carta convite, dada a situação atípica, para comprovar nosso relacionamento e o local que cumprirei a quarentena de 10 dias. Tem algum conselho de como posso redigir essa carta? Obrigada

  25. Boa noite , vc saberia dizer se a pessoa que vem a Portugal a passeio com dois filhos de menor na carta convite precisa constar os dados dos filhos também ou somente da mãe .

    • Carlos, tudo bem ? Eu colocaria os dados dos filhos – se menores de idade – na mesma carta da mãe, assim ficaria tudo certinho para todos. Mas isso é apenas uma opinião. Vc pode escrever ao consulado português pra ver o que eles informam 😉 Abs

  26. Boa tarde
    Se eu tiver com a carta convite expedida por um cidadão português será necessário passagem de ida e volta ?

    • Olá José, tudo bem ? Se você é brasileiro pode permanecer em Portugal por 90 dias em um período de 180 dias. Portanto, sim vc precisa apresentar passagem de ida e volta, um dos requisitos de entrada no Espaço Schengen. A carta convite serve apenas pra mostrar a imigração onde você irá se hospedar. Não substitui nenhum outro documento solicitado. Abs

  27. Bom, dia! Moro em Salvador, Ba / Brasil, e irei hospedar em minha residência, 03 pessoas que virão da Espanha.
    Como devo fazer a carta convite para eles?

  28. Olá Denise, tudo bem ?
    voce tem informações sobre a carta convite da Dinamarca? Tem que ser feito na prefeitura local ou pode ser usado algum modelo de computador

    • Olá Ana, tudo bem? Que eu saiba a Dinamarca não possui um modelo como a França, por exemplo, que deve ser feito em um órgão oficial. Portanto, é possível que o modelo deste post sirva pra você. Para saber a informação certinha, sugiro escrever para a representação consular. abs

  29. Oi denise, tudo bem? estou indo para Portugal conhecer os pais da minha namorada e vou ficar na casa dela, ela veio conhecer os meus e agora estamos indo juntos para que eu possa conhecer os dela, preciso da carta convite mesmo ela estando junto comigo durante toda a viagem? (ela é portuguesa)

    • Olá Brendon, tudo bem? Na minha opinião, o fato dela ser portuguesa e estar a seu lado não é garantia alguma da sua entrada no país, assim como não comprova onde você vai se hospedar. O que é solicitado na entrada do Espaço Schengen é uma reserva de hotel ou a carta convite como comprovação de hospedagem. Bom, isso é apenas uma opinião minha em função da minha experiência, já que somente as representações consulares podem dar uma informação oficial. Pra ser bem honesta, nunca me pediram a carta convite, mas sempre viajo com a documentação solicitada por cada país. Se puder, recomendo fazer a carta 😉 Abs e boa viagem

  30. Oi Denise, pretendo ficar 15 dias na casa de minha irmã em New Jersey, é necessário uma carta convite? Mesmo ela sendo minha irmã? obrigado!!

    • Olá João Vitor, tudo bem ? A carta convite serve apenas para informar ao agente de fronteira – ou na solicitação do visto -, onde você ficará hospedado, independente de grau de parentesco. Inclusive na carta geralmente se informa o tipo de relação com o anfitrião que pode ser de parentesco ou apenas amizade. Abs e boa viagem

  31. Boa Tarde Denise,

    Posso ficar nos EUA mais de 6 meses com a carta convite?
    Caso a resposta seja Não.
    Qual o procedimento para retornar?

  32. quero convidar um casal com flho para vir ao brasil eels sao cubanos querias saber o necessito alem da carta convite que ja me informei , existe algum outro lugar para depois da carta comvite falaram do itamaraty

    • Olá Vanderson, o Itamaraty é o órgão do Governo brasileiro responsável pela concessão de vistos para entrada no Brasil, o que ocorre por meio das Embaixadas e Consulados. Vistos brasileiros jamais serão concedidos no território nacional, portanto seus amigos cubanos devem procurar as informações e fazer a solicitação do visto no consulado / embaixada do Brasil em Cuba. abs

  33. Meu namorado e do Egito ele vai precisar ter um contia em dinheiro no banco para poder vim ao brasil mesmo eu mandado a carta convite ?
    E eu posso emitir o visto para ele ou ele que precisa fazer isso ?

    • Suzimar, tudo bem ? A carta convite não tem nada a ver com visto ou dinheiro. Ela apenas mostra onde a pessoa pretende se hospedar durante a viagem. Você pode até colocar na carta convite que você vai pagar as despesas do seu namorado, enquanto ele estiver te visitando, mas isso não quer dizer que ele não tenha que provar ter dinheiro quando passar na imigração. Abs

  34. oi vou viajar pra Portugal pra casa de um amigo estou preucupada sobre essa carta quem fais ela, se é eu ou ele lá em Portugal é como ele deve fazer onde deve ir.
    se é uma coisa segura pra que eu não tenha problemas na entrada
    pois ele se responsabilizara por tudo comigo durante os três meses que ficarei lá.
    não sera preciso ter que apresentar cartão com dinheiro, nem hospedagem de hotel nem nada né, como pode me ajudar estou muito preucupada com isso.
    obrigada

    • Olá Aline, tudo bem ? Primeiro, fique calma, vai dar tudo certo 🙂 Segundo, te peço a gentileza de ler novamente o artigo com calma, pois as suas perguntas estão respondidas nele. beijos

  35. Bom dia! Viajarei com meu namorado, para visitarmos a irmã dele no México. Ela pode fazer uma só carta convidando o casal? Desde já, agradeço mto.

    • Olá Adriana, tudo bem ? Não vejo qualquer problema de ter apenas uma carta, mas talvez eu fizesse separada. Pode acontecer de vocês se separarem por algum motivo e somente uma pessoa terá a carta convite original. Não que isso esteja escrito em qualquer lugar, só me passou pela cabeça, agora! hahahah beijos

  36. Se um amigo meu que mora na Itália me envia uma carta convite preciso apresentar a quantia de dinheiro que normalmente é exigido para comprovar meio de sobrevivência no país? Pois, sei que para Portugal não tem necessidade apresentar caso entre com carta convite, mais não sei se isso é valido para todos os países da Europa.

    • Olá Fábio, tudo bem ? Existe uma frase que pode ser colocada na carta, onde seu anfitrião assume a responsabilidade por custear a sua estadia enquanto estiver no país. Desta forma, pode ser que não seja exigida a apresentação de nenhum comprovante financeiro. Porém, não posso garantir absolutamente nada. Tente achar essa informação nos sites oficiais do consulado ou embaixada, lembrando que a decisão final é sempre do oficial de imigração. abs e boa viagem

  37. Essa Carta é valida para eu que sou brasileira ir visitar um amigo Portugues agora em Dezembro 2020 que mora lá ,nascido la em Portugal ,será que tambem poderei entrar na fronteira,sendo que sou brasileira ,fica mais fácil tambem juntamente com o exame de Covid19 negativo,para eu viajar?Voce entendeu?

    • Bom dia, Vera. Sim é válida, mas não garante a sua entrada no país. Só quem define se você vai entrar ou não é o agente de fronteira. O que recomendo sempre é levar todos os documentos solicitados pelo consulado do país, assim como documentos que comprovem seus vínculos com o Brasil. Nesse momento de pandemia é importante ver as regras de entrada pra não ter nenhum problema de não entrar. Boa sorte! abs

  38. Estou indo pro texas um nativo vaie mandar a carta convite e o visto de lá ,e passaport tbm com a passagem ele disse que nao vou ter nenhum problema para embarcar com os documentos na mao e estara lá no aeroporto me esperando ,como vc analisa isso?

    • Ednomar, tudo bem ? A única coisa que o “nativo” pode te enviar é uma carta convite e a passagem. Ele não pode te mandar um visto ou um passaporte, que são documentos que você deve tirar aqui no Brasil. O passaporte é feito na Polícia Federal e o visto no consulado dos Estados Unidos. Abs.

        • Irei para o Phoeniix , Arizona. meu namorado e nativo e irar me encaminhar a carta convite, ainda assim terei de ter o visto? terei de ir ate o consulado para aquela entrevista ?quanto tempo levar pra essa carta ficar pronta? toda documentação voce sabe me informar? Abs.

          • Oi Juscilena, como disse no outro comentário, sim, você precisa de um visto de entrada pra os Estados Unidos. A carta convite é apenas para informar onde vc ficará hospedada, caso não fique em um hotel. A documentação para o visto e todo o procedimento vc encontra no site do Consulado / Embaixada dos Estados Unidos. A carta convite deverá ser feita pelo seu namorado, então demora o tempo que ele demorar pra fazê-la e te enviar. Abs

        • Olá Juscilene, tudo bem? A carta convite é apenas para informar onde você ficará hospedada, caso não fique em um hotel. Não é um visto de entrada e em alguns países nem é considerada um documento. abs oficial.

  39. Oi! Pretendo ficar os dois primeiros dias em um hotel e os outros 8 dias na casa de uma amiga. Preciso da carta mesmo assim ?

  40. Olá Denise,tudo bem?

    Estou preparando minha viagem para a França e passarei de 6 meses a 1 ano na França, um dos documentos requisitados pelo o consulado é LETTER DE MOTIVATION, o visto é LONG SEJOUR VISITEUR.
    você conhece algum modelo dessa carta?
    Muito obrigada

    • Olá Maria de Nazaré, tudo bem ? Como a carta convite não é considerada oficial em todos os países, não há regras muito específicas ou definidas. Acredito que o melhor é ser individual, já que as entrevistas na imigração são, geralmente, individuais (a não ser que estejam em família). Abs

  41. Olá Denise, estou viajando agora no final de ano para Europa ( França) , minha namorada não conseguiu enviar a carta convite a tempo , ela sugeriu escanear e mandar pelo e-mail para imprimir , queria saber se existe algum problema quando chegar a imigração , seja ou em Paris ou em Portugal por ex.

    • Olá Alan, tudo bem ? O melhor é ter o original, claro. Mas, recentemente, meu amigo viajou para Paris e levou o scam impresso. Não pediram nada a ele. Pra mim também nunca pediram. Melhor ter um scam do que não ter nada, não é mesmo? Pra Portugal essa carta não teria validade, já que a imigração de lá, se pedir algo a você, quer saber onde você ficará em Portugal e não na França. Boa viagem!

    • Olá Nagila, tudo bem ? Como disse no texto, a carta convite não é um documento oficial em alguns países, como os EUA, por exemplo. Ela apenas ajuda a comprovar onde você ficará hospedada, quando estará na companhia de amigos e familiares e não em um hotel. Portanto, desconheço que haja um número limite para a emissão de carta-convite. Bjos

  42. Denise,
    Tentei visto americano e foi negado, meu primo foi morar lá esse mês, ele fazendo uma carta para que eu possa ir a turismo nada vai mudar na minha tentativa de visto novamente né?

    • Olá Vanessa, tudo bem ? Realmente não tenho como responder. Depende muito do porquê seu visto foi negado e só o consulado sabe as razões. Eles te deram alguma razão ? O que te recomendo é levar, na próxima tentativa, o máximo de documentos que comprovem o seu vínculo com o Brasil e que demonstre que sua viagem é apenas a turismo. Boa sorte! beijos

    • Se eu enviar (sou brasileira),uma carta convite para um afegão (Afeganistão),a passagem de avião dele sairá de graça?

  43. Olá Denise , depois de eu fazer a carta , onde tenho que apresenta Lá ?
    Eu estou convidando uma amiga da Cuba

  44. Boa noite Denise !
    A carta convite da Alemanha demora quantos dias para ficar pronta ?
    Ou fica pronta na hora ?
    Meu amigo Alemão está me convidando !
    Obrigado !

    • Olá Everaldo, tudo bem ? Como está explicado no artigo, a carta convite é emitida pela pessoa que vai te receber e, para cada destino, é necessário verificar junto aos consulados e embaixadas, se: 1. é válida como documento oficial 2. se é necessário validar em algum lugar. Abs

  45. Boa noite Denise, estou com uma dúvida:: Irei fazer uma viagem co meu marido dia 01/06/2019 á 30/06/2019
    Nosso voo sairá de Recife com conexão em Madri e destino final Paris. Vamos para a casa de nossa filha que é casada com cidadão francês, iremos permanecer lá até dia 12 de junho e em seguida vamos para Vila Real em Portugal para casa de outra filha que é casada com cidadão português. Pergunto: Devo pedir as nossas filhas que nos enviem cartas convites com as respectivas datas citadas? mesmo assim precisaremos de seguro viagem? Nossa viagem de regresso será de Porto Portugal com conexão em Madri e destino final Recife.

    • Olá Maria Cristina, tudo bem? Primeiro de tudo: carta convite não tem nada a ver com seguro viagem. Sim, precisa fazer o seguro. A regra é fazer com cobertura de 30 mil euros. Sobre a carta convite, vc faz imigração uma só vez na chegada e é na imigração que podem ou não pedir a carta convive. Para vc saber se precisa ou nao a carta convite, minha recomendação é sempre consultar o consulado ou embaixada do país de destino. Se for fácil para você, faça uma carta para cada país. Bjos

  46. Boa tarde…trabalho numa multinacional e quero conhecer a outra loja em california.essa carta convite pode me ajudar a conseguir o visto americano.?visto de turista né…vc teria exemplos de como faser essa carta.?

    • Olá Janaína, tudo bem? A carta convite não é um documento oficial e é usada para fins de imigração como está no artigo. O modelo da carta para baixar tbm está no artigo. Para o visto você deve verificar junto ao consulado quais os documentos aceitos. Abs

  47. Olá Denise, tenho uma viagem para ir à Itália em julho/2019. Minha irmã mora em Lombardia. A mesma decidiu me dar a carta convite. Porém ela me disse que só posso me movimentar pra TUDO, na cidade se for com ela, outra coisa, tenho amigos em Bologna e Trento e nesse período de 1 mês gostaria de visita-los, mas ela me disse que a carta convite é limitada e eu não posso sair para lugar nenhum, somente com ela ao meu lado. Isso é sério mesmo?

    • Olá Simone, tudo bem? Desconheço essa informação e não faz o menor sentido, na minha opinião. A carta apenas informa o local da sua hospedagem e serve como uma substituta NÃO OFICIAL de uma reserva de hotel. Pergunte para a sua irmã de onde ela tirou está informação. Consulte a embaixada italiana e busque por informação oficial. Abs

  48. Boa noite Denise! Me tira uma dúvida… A carta convite me isenta de pagar os 40 euros exigidos por dia para uma viagem para Portugal, que é o caso?

    • Olá Thiene, tudo bem ? A carta convite, como disse no post, não é considerada um documento oficial (como passaporte ou um visto). Ela apenas indica onde você vai se hospedar durante a viagem, caso não tenha uma reserva de hotel. Desconheço ter que pagar 40 euros por dia para uma viagem a Portugal. Abs

  49. Olá, Denise!

    Eu estou indo pela primeira vez para Orlando, um amigo meu tem casa lá para veraneio e vou ficar hospedada lá, mas ele não vai estar, vou levar a carta convite, mesmo ele sendo brasileiro que possui casa em Orlando, mas não mora lá. Vai dar algum problema? Ou o que você recomenda?

    • Outra coisa a carta precisa ser reconhecida firma da assinatura mesmo ele não morando nos EUA?

    • Olá Horranecele , tudo bem ? Como digo no texto, a carta convite não é considerada, em muitos países, inclusive EUA, um documento oficial. Mas ela ajuda muito para comprovar aos oficiais da imigração, onde você estará hospedada durante a sua estadia no país. A carta convite deve ser emitida pelo seu anfitrião e, no seu caso, como não é americano, precisa estar em situação legal no país de destino (mesmo não estando lá no momento da sua hospedagem). Quanto a reconhecer firma ou não, você deve pesquisar no Consulado Americano e ver se há alguma menção ou instrução em relação a carta convite. As regras mudam constantemente. Abs

  50. Ola Denise vou para casa da minha cunhada em portugal e ela vai me mandar a carta convite, mesmo assim é necessario eu fazer o seguro viagem?
    Contando que ela vai colocar na carta que assume todos os meus custos e meu cunhado é medico e tem uma clinica em portugal.

    • Olá Aline, tudo bem? É necessário sim, pois é uma das exigências para entrada nos países do acordo Schengen. O seguro precisa ter uma cobertura mínima de 30 mil euros. Eles podem – ou não – solicitar na imigração. Abs

    • Ana, tudo bem ? Não tem muito como saber, pois isso depende do agente de fronteira, já que a carta convite não é um documento oficial (assim como o passaporte, por exemplo). A carta convite pode substituir o voucher de hotel (que é um documento digital) na maioria dos casos. Então, na minha opinião, não há nenhum problema em levar uma cópia. Mas o que recomendo sempre é consultar o consulado. Beijos e boa viagem

  51. Boa noite Denise! Muito obrigado pelo poste e pelo modelo da carta. Confesso que me salvou alguns $$. rsrssrs.
    Muito obrigado mesmo é Deus abençoe sua vida !

  52. Olá Denise, tudo bem? Li alguns comentários acima e tenho uma duvida e uma colocação. Estive na Espanha ano passado, em julho, fiquei uma semana em Guernika na casa de uns amigos espanhois, que foram me esperar em Bilbao, porém fiquei retida na imigração em Madrid, e passei muito nervoso pois não tinha conhecimento da tal carta de invitacion, Como depois iria viajar pela Espanha e Portugal, e tendo varias reservas em hoteis,não achei que isso fosse relevante. Foi muito stresse, perdi 3 conexoes para Bilbao, mas enfim cheguei ao destino , mas foi bastante assustador. Agora vou receber em minha casa os mesmos Espanhois que me hospedaram em Guernika, Eles chegam em SP dia 03/10 e minha amiga espanhola me pediu a carta pois lembrou do perrengue que eu passei. Eles vem em 2 casais, em SP irão se hospedar por 3 noites num hotel que eu fiz a reserva, e depois trago eles para Santos onde moro e viajo com eles pelo litoral norte. Vc acha interessante fazer a carta mesmo eles tendo as reservas de chegada? Como esta em cima da hora temo não dar tempo de colocar no correio. Posso mandar por email para eles?
    Obrigada
    Luciene

    • Olá Luciene, tudo bem ? Nossa! Sinto muito pelo que te aconteceu. Teve uma época em que a Espanha estava bem complicada mesmo. Normalmente, as reservas de hotéis servem, então, eles pegaram no seu pé mesmo! Sobre a carta para seus amigos, eles aconselham que seja registrada em cartório, mas já fiz outras vezes sem o registro e foi tudo bem com meus amigos. Mande a carta escaneada por e-mail, pois é melhor do que não ter nada. Caso haja algum problema na imigração, tendo a sua carta, provavelmente eles ligarão pra você. Mas, sinceramente, não acredito em nenhum problema, pois o Brasil parece ser mais relax nestas questões. Beijos e depois me conta se deu tudo certo 😉

  53. Olá Denise! Adorei seu post! Gostaria de uma ajuda. Vou com meu marido e minha mãe para os EUA e ficaremos na casa de uma amiga. A viagem será dia 04/10. Qual data deve a minha anfitriã colocar no cabeçalho da carta, precisa ser com quanto tempo mais ou menos a antecedência? Posso levar apenas 1 carta com o nome de nós três? Grata.

    • Olá Tacyana, tudo bem? A data do cabeçalho é a data em que a carta foi escrita. O mais inportante são as datas de viagem, da sua permanência nos EUA. Se você fizer uma carta só, todos terão que passar na imigracao juntos. Bjos

  54. É verdade que preciso pagar para eu ter essa carta-convite em mãos?? A pessoa que está prestes a me enviar disse que mais ou menos 200 dolares..ou seja pra eu retirar a carta teria que pagar uns 600 reais..procede a informação??

    • Natasha, tudo bem ? Como está descrito no post, a carta convite é emitida pelo anfitrião e para cada país existem regras distintas a respeito de como a carta deve ser registrada e se deve ser registrada. Alguns países não exigem nada e outros, como é o caso do Brasil, pedem para que a carta seja autenticada em cartório. Nesse processo é que pode haver custos. Verifique a informação junto ao consulado ou país de destino. Abs

  55. No caso de o comprovante de residência estar no nome da minha mãe preciso de cópia do documento dela também para registrar no cartório daqui para eu receber uma pessoa de nacionalidade chilena?
    Posso fazer o registro da carta convite em cartório e após isso enviar por e-mail para a pessoa convidada mostrar na alfândega brasileira?

    • Vladimir, tudo bem ? Não precisa de comprovante de residência, mas caso o cartório exija, você pode fazer a carta convite com a sua mãe como anfitriã. O ideal é enviar a carta convite original para o seu convidado. Abs

  56. Meu primo tem dupla cidadania espanhola com essa carta é a legalidade dele no país eu só preciso do seguro e passaporte ? E qual o limite de tempo posso ficar na Espanha se o motivo for turismo e qual o custo do seguro em reais? Obrigado.

  57. Vou viajar a Itália mas faço a imigração em Lisboa
    Minha irmã que já tem nacionalidade Italiana fez minha carta
    Minha dúvida é o sobrenome dela do meio está apenas com uma letra diferente da minha (Barreta/Barreto)mas o último está igual
    Posso ter problemas na imigração ou é bobagem ?

    • Olá João, tudo bem? Não tenho como te responder, pois isso depende exclusivamente do oficial de imigração. O ideal é que os documentos estejam sempre certos, mas pode ser que nem te peçam o comprovante de hospedagem e, se pedirem, nem percebam o detalhe. abs

  58. Olá, boa tarde a todos!
    1ª viagem ao exterior.
    Estou com uma grande dúvida.
    Estarei indo para os Estados Unidos em Setembro onde tenho um primo que conseguiu seu green card a poucos meses, e ficarei na casa dele. Minha dúvida é se ele pode fazer uma carta convite para mim? Ou é melhor ir sem esta carta convite ou reservas?

    Outro detalhe, meu destino final é NY e farei escala em Atlanta onde será feito a imigração.

    Como é minha primeira viagem ao exterior, e não falo nada em inglês, terei muitas dificuldades?

    Obs: estarei indo com minha noite e um amigo.

    • Glória, tudo bem? A carta convite é apenas um documento que mostra onde vc estará hospedada, no caso de não se ficar em um hotel. Para entrar nos Estados Unidos é necessário obter um visto junto ao consulado americano. bjod

  59. Boa noite Denise ,estou em um relacionamento afetivo com um egípcio a 1 ano queria saber como faço essa carta convite para que ele venha no Brasil!! Vamos nos casar pelo islã aqui. Depois de casar ficaremos pouco tempo aqui !! Pensamos em voltar para o Egito juntos. Você pode me ajudar como fazer essa carta ? Preciso de dicas , desde já agradeço !! Bjs

    • Olá Patrícia, tudo bem ? Este artigo explica exatamente como fazer, quais os dados que devem constar na carta e ainda traz um modelo em inglês que você pode baixar e passar para o português. Se tiver mais alguma dúvida é só falar. Abs

  60. BOM DIA!, No caso de brasileiros que já possuem o visto permanente em Portugal possui alguma quantidade de cartas a serem emitidas para os amigos visitantes?

  61. Bom dia Denise, Você sabe me informar se o anfitrião pode se responsabilizar por todas minhas despesas, inclusive financeira e médica? Isso me isenta de adquirir o seguro viagem?

    • Rodrigo, tudo bem? No meu entendimento se o país exige o Seguro, uma carta convite não será considerada como substituto, até porque ela não tem validade legal em alguns países. O que te recomendo fazer é questionar diretamente o consulado do país em questão para não ter nenhum problema na fronteira. abs

    • Olá Denise, boa noite! Estou indo para Barcelona e ficarei hospedada na casa de um espanhol que eu conheci aqui no Brasil. Ainda não oficializamos nada, mas estamos namorando. Você acha adequado dizer na imigração que somos namorados, com uma carta convite dizendo que ele está custeando a viagem ? Eu estou na dúvida sobre o que fazer. Me ajude por gentileza, vc que entende melhor sobre o assunto. Desde já , agradeço.

      • Olá Luh, tudo bem ? Difícil responder… Sempre recomendo a verdade, pois acho que os oficiais de fronteira são treinados pra pegar “mentiras” e/ou “omissões” e, como não estou fazendo nada de errado, sempre falo a verdade. Por outro lado, eles podem achar que você está indo pra ficar, o que você, então, precisará comprovar que não é o caso. Caso opte em dizer a verdade, vá bem documentada com vínculos no Brasil que mostrem que você vai voltar ao fim dos 90 dias 😉 Não sei se ajudei ou atrapalhei mais! kkkkk beijos e boa sorte

DEIXE UM COMENTÁRIO!

Please enter your comment!
Insira seu nome

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.