House Sitting o que é e como funciona

O conceito de house sitting já é uma realidade em alguns países e de pouco a pouco se populariza no Brasil. O post de hoje é sobre essa prática que pode ajudar muita gente a se desprender de obstáculos que nos impedem de viajar.

Basicamente, o termo house sitting pode ser traduzido livremente para guardião de casas, e nada mais é do que isso. Na prática, uma pessoa sai para viajar e deixa sua casa para um viajante. 

Leia também:

Hotel X Hostel: onde se hospedar viajando sozinha

Viajar Sozinha e usar o Airbnb: vantagens, desvantagens e desconto

Viajar Sozinha e usar o couchsurfing

Dessa forma, o custo da hospedagem é zero e em troca o guardião deve assumir algumas tarefas. Cuidar do jardim, dos animais de estimação ou até mesmo esperar encomendas são alguns exemplos. 

A prática do house sitting é uma alternativa como o couchsurfing. Para quem não conhece, a plataforma online liga viajantes e anfitriões do mundo inteiro. O objetivo do couchsurfing é promover a troca de experiências e baratear viagens com a hospedagem gratuita. 

Muito legal, não é mesmo? Continue lendo para descobrir como funciona o house sitting e tudo que você precisa saber para se tornar uma. 

O que é house sitting

Como já vimos, o termo house sitting quer dizer, em inglês, guardião de casa. Na prática, é quando você toma conta da casa de alguém enquanto ele ou ela estiver ausente por alguma razão. Mesmo que não seja lei, na maioria das vezes envolve cuidar de animais de estimação.

Neste contexto, o house sitting assume várias formas e não conta com regras definidas. Ou seja, cabe a ambas as partes, o proprietário e o hóspede, aceitarem os termos da troca. Porque sim, na maioria das vezes é uma troca de serviços: ser babá e ganhar acomodação. 

House Sitting Cuidado com os animais de estimação
Foto de Daria Shevtsova 

Quem ganha a hospedagem deve cumprir algumas tarefas acordadas com o proprietário. As tarefas geralmente são fáceis, mas exigem responsabilidade e compromisso. Na lista a seguir, coloquei alguns exemplos de responsabilidades de hóspedes que fazem house sitting:

  • Estar presente o máximo de tempo possível dentro de casa para garantir a segurança;
  • Alimentar, passear e brincar com animais de estimação;
  • Pequenas reparações na casa;
  • Regar e cuidar de plantas e jardins;
  • Cuidar de áreas externas ou limpar piscinas;
  • Ser responsável por hóspedes de airbnb;
  • Receber encomendas;
  • Fazer faxina e se ocupar da limpeza…

Finalmente, vale lembrar que você terá acesso a casa toda. Se houver uma jacuzzi ou uma grande piscina, você certamente vai poder aproveitar muito! Nesse mesmo sentido, se houver faxineira, você não terá que fazer faxina e poderá caminhar pelo jardim, por exemplo. 

Como funciona

House Sitting Cuidados com a Casa
Foto de Andrea Piacquadio 

Você basicamente deve fazer um cadastro em algum dos sites de house sitting existentes por aí (vou deixar uma lista no final do post). No seu perfil ficam registrados os seus dados, fotos, descrições e recomendações. 

Uma vez que você tenha feito seu cadastro, comece a procurar pessoas interessadas em deixar a casa delas para house sitting. Essa parte você faz pela mesma plataforma que fez o seu perfil. 

Uma vez que você tenha encontrado, basta seguir as instruções do site e entrar em contato com os interessados. 

A vantagem de ter uma plataforma que faça essa mediação é justamente a segurança de ter várias informações agregadas. Dessa forma fica fácil verificar a reputação e a experiência das pessoas. 

Divulgue o seu perfil

Não deixe que o seu perfil se divulgue sozinho. Essa é a hora de usar as redes sociais a seu favor. Aproveite para divulgar e também para montar uma boa vitrine. Basta pensar que qualquer pessoa que queira uma house sitter vai, com certeza, procurar as redes sociais dessa house sitter. 

Vantagens para quem faz house sitting

À primeira vista o house sitting já se mostra muito vantajoso, mas são vários pontos positivos que podem surpreender ainda mais. 

  • Hospedagem gratuita durante a viagem: quem vai reclamar de um bom lugar para dormir em Nova Iorque?
  • Ter um lugar confortável, limpo e pronto para ser habitado: por vezes a casa de um house sitting pode ser bem equipada e bem estruturada. Afinal, estamos falando de uma real habitação, não de uma acomodação turística.
  • Passar o tempo com animais adoráveis se for um house sitting que peça para cuidar de animais, você vai ter contato bem próximo com bolinhas de pêlos que podem ser até terapêuticas.
  • Um escritório perfeito para nômades digitais, com uma boa conexão de internet, luminosidade e o conforto necessário para trabalhar em seu computador. 
  • Viver como um local e não como uma turista: muito além do couchsurfing e airbnb, o house sitting é a maneira ideal de viver uma verdadeira experiência local. Não somente por ter todos os equipamentos necessários em casa, mas também porque você vai andar até o mercado, cozinhar e viver em um bairro normal de uma cidade. 
  • Uma forma diferente de viajar, principalmente se você encarar que terá responsabilidades que embora sejam cotidianas, não fazem parte do seu mundo. 
  • Novas amizades, pois o contato com a vizinhança e com os proprietários podem abrir portas que você não estava esperando

Desvantagens do house sitting

  • O house sitting exige uma certa flexibilidade nos destinos, principalmente com relação a datas e horários. 
  • Você deve garantir a segurança da casa estando presente todos os dias e todas as noites. Essa não é necessariamente uma desvantagem, mas deve ser levado em conta.
  • Uma vez que você assumir o compromisso de fazer house sitting, a sua viagem perde um pouco da espontaneidade de fazer o que der na telha. 
  • Dependendo do acordo com o proprietário, não será possível levar convidados para um jantar ou um café. Mais uma vez, não é regra, mas deve ser levado em conta.

Cuidados com a Segurança

Seja como guardiã ou como house sitter, sempre ouvimos casos de casas que ficaram sujas, foram roubadas e animais que não foram cuidados. Mas, assim como pegar carona, esse tipo de viagem é algo que exige passar por cima dos medos. 

Para evitar situações desagradáveis, podemos tomar algumas medidas de segurança, assim como fazemos em toda e qualquer viagem.

Analise bem o perfil do proprietário para evitar surpresas desagradáveis. Verifique o que outras house sitters disseram, o que está escrito no anúncio e também as fotos. 

Verifique a localização de onde você vai ficar para ter certeza que não é um local perigoso, com alto índice de violência e também se o local não é muito afastado. 

Peça números de emergência para ter tudo em mãos caso precise de socorro por alguma razão.

Fale com outras house sitters. Principalmente se você estiver começando, converse com pessoas que já fizeram house sitting e peça dicas e recomendações. 

Comunique amigos e familiares sobre estar fazendo house sitting. Não se esqueça de dar o endereço e o contato dos proprietários da casa.

Veja se os animais são agressivos ou se podem apresentar algum perigo para a sua saúde. Se o seu house sitting incluir cuidar de animais, procure saber se eles estão vacinados.

Na prática

Até aqui vimos o que é house sitting, quais as vantagens e desvantagens desse estilo de viagem e também algumas dicas importantes para começar a ser uma house sitter. Abaixo estão alguns dos principais sites de house sitting do mundo: 

  • Trusted House Sitters
  • House Cares
  • Mind My House
  • Luxury House Sitting
  • Nomador

E então, tudo pronto para começar a descobrir o mundo dos house sitters? Tem alguma dúvida ou comentário para compartilhar comigo? Deixe um comentário e vamos conversar!

Solo Travel Week - Edição Destinos - 01 a 5 JUNHO 2020 - Online, Ao Vivo, Gratuito

DEIXE UM COMENTÁRIO! VOU ADORAR!

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.