fbpx

Planner Viajante Solo

HomeViajar SozinhaComunicação & TecnologiaRazões para usar VPN durante a viagem

Razões para usar VPN durante a viagem

Usar uma rede VPN durante a viagem é manter seus dados seguros e a sua privacidade intacta! Veja as razões para usar a VPN e como contratar.

Planner Viajante Solo

Aposto que você não fica mais longe da internet durante as viagens. Estar conectada a internet faz parte das nossas vidas, não mais só como entretenimento, mas também como ferramenta de planejamento e segurança durante as viagens solo pelo mundo. Por isso, hoje quero te mostrar a importância e as principais razões pra usar uma VPN (Virtual Private Netwok) durante a viagem.

É fundamental que a gente se preocupe não só com a nossa segurança física durante as viagens solo, mas também com a nossa segurança online, já que utilizamos a internet pra quase tudo durante a viagem. Compramos ingressos, passagens, acessamos o banco, chamamos o transporte por aplicativos, nos guiamos pelos mapas online para deslocamentos, acessamos as redes sociais, nos comunicamos com a família, fazemos inúmeras reservas e por aí vai. É aqui que entra o uso da VPN como aliada na segurança de nossas informações e privacidade.

Mas antes de te explicar as razões pra usar a VPN, quero te explicar de maneira descomplicada como ela funciona.

O que é VPN?

VPN é um termo que vem do inglês, Virtual Private Network, e na tradução livre, é uma rede virtual privada. Quando estamos em viagem é comum acessarmos a internet e para isso é necessário acessar uma rede. Ao acessarmos a internet estamos enviando e recebendo dados e eles estão desprotegidos.

Se conectarmos à internet em um café, por exemplo, que oferece a rede wifi pra você usar, estamos acessando uma rede pública e nossos dados estarão expostos, assim como toda nossa atividade durante a conexão. Ou seja, se alguém com má intenção quiser ver o que você anda fazendo online ou se apropriar dos seus dados, está tudo ali, à disposição e sem proteção. Isso quer dizer que estamos sempre correndo riscos.

Agora, se acessarmos a internet usando uma VPN, rede privada, garantimos a segurança de nossos dados, assim como a nossa privacidade online. Ou seja, os dados que circulam na rede são enviados de forma criptografada e segura, impossibilitando que alguém saiba o que estamos fazendo online ou roube nossas informações de acesso ao banco, por exemplo. Nem mesmo nosso provedor de acesso à internet poderá saber por onde estamos navegando e o que estamos fazendo.

Pra resumir, ao usar VPN durante a viagem você:

  • Acessará a internet com uma rede privada e segura;
  • Seus dados estarão codificados e ninguém poderá roubar informações preciosas como senhas, números de cartões de créditos e outras informações importantes que você tem no seu dispositivo;
  • Você poderá também acessar à internet na França, por exemplo, como se estivesse no Brasil. Ou seja, a sua localização não será conhecida.

Como usar VPN durante a viagem

Planner Viajante Solo

Você deve estar achando que usar VPN durante a viagem pode ser algo complicado, por conta de vários termos de tecnologia, mas é muito simples.

Para proteger as suas informações durante a viagem, você precisa: contratar uma empresa que forneça o serviço de rede privada VPN. Depois irá baixar o aplicativo de acordo com o dispositivo (celular ou computador), entrar com seus dados de cadastro e clicar em “Quick Connect“. Simples assim. Suas informações estarão seguras.

Existem empresas que oferecem a rede privada gratuita, mas, sinceramente, levo meus dados e minha privacidade online muito a sério e prefiro um serviço de melhor qualidade, com criptografia de ponta e uma excelente velocidade. Geralmente, as empresas que oferecem serviços gratuitos precisam ser remuneradas de alguma forma e, portanto, oferecem menos recursos, são mais lentas, não é possível proteger mais de um dispositivo e, muitas vezes, você verá anúncios de terceiros.

Quando pensamos na proteção dos dados e da nossa privacidade, acho que o preço do serviço vale a pena para evitar um pesadelo mais tarde.

Escolhi a NordVPN

Depois de pesquisar algumas empresas, escolhi usar os serviços da NordVPN , não só nas viagens, mas nos meus acessos quando estou no Brasil também. Com o crescente número de golpes online, prefiro me proteger o tempo todo. Ao contratar o serviço, você acessa a internet com seus dados codificados. Tanto seus dados como a sua atividade online estarão seguros e escondidinhos como devem ser. Afinal, ninguém precisa saber todos os seus passos online, não é mesmo?

Você pode usar a VPN em qualquer dispositivo: celular, tablet ou computador. Também em qualquer sistema operacional: IOS, Android, MacOS, Linux ou Windows. Ou seja, qualquer tipo de conexão à internet que você fizer, independente do sistema operacional ou dispositivo, você estará segura.

Escolhi a NordVPN por ser uma das mais rápidas do mercado, além de ter um preço acessível para o nível de proteção que oferece. Veja aqui as razões da minha escolha:

  • Uso do protocolo NordLynx, que deixa a velocidade de conexão super rápida, sem impactar na segurança dos dados;
  • Servidores que não utilizam discos, o que significa que nenhum dado ou informação é armazenado;
  • Protege mais de um dispositivo;
  • Acesso à internet em qualquer lugar;
  • Funciona em qualquer sistema operacional;
  • Grande número de servidores espalhados em 60 países;
  • Suporte 24 horas;
  • Segurança com criptografia AES de 256 bits;
  • Fácil de usar.

Bom, nem preciso dizer que não vivo mais sem a VPN, pois como trabalho durante as viagens e algumas delas são mais longas, é imprescindível ter segurança na hora de acessar banco, fazer compras, etc.

Razões para usar VPN durante a viagem

Acesso seguro à internet

Acesso seguro à internet ao usar redes públicas

Durantes as viagens é normal utilizarmos redes wifi em aeroportos, cafés, hotéis, atrações turísticas, etc. São os chamados hotspots. Quando usamos estas redes para acessar a internet, nossos dados estão completamente expostos. E, obviamente, os hackers sabem disso e estão de olho e preparados pra se apropriar de nossas informações.

Ao usar a VPN nossa conexão a essas redes se torna segura e não estaremos mais vulneráveis com os dados expostos. Pra você entender melhor, imagine que as suas informações entram em um túnel de proteção fornecido por esse serviço.

Isso quer dizer que poderemos fazer uso de qualquer hotspot durante a viagem, sem precisarmos nos preocupar com nossa segurança online. Os hackers de plantão vendo que estamos protegidos imediatamente mudam o alvo, já que com certeza, haverá alguém no mesmo espaço que não estará usando uma rede privada.

Clique aqui pra contratar a NordVPN com 72% de desconto e ainda ganhar 3 meses gratuitos!

Assistir streaming durante a viagem

Assistir a streaming como Netflix usando a VPN

Vai dizer que você não gosta de assistir a um filme quando volta exausta pro hotel? Eu amo! É minha maneira predileta de relaxar depois de um dia inteiro de caminhada explorando o destino. Às vezes, assisto filmes que tenham a ver com o local que estou conhecendo, como quando estava na Polônia. Quando cheguei em Varsóvia, assisti ao filme O Pianista, que se passa na cidade. Depois revi o filme A Lista de Schindler para relembrar a história antes de fazer a visita à fábrica de Schindler, em Cracóvia.

Você sabia que, dependendo de onde você estiver, o conteúdo de serviços de streaming como a Netflix pode ser diferente? Isso acontece porque existem conteúdos que só podem ser transmitidos em determinados países. Ou seja, existe um bloqueio, uma restrição de conteúdo de acordo com a sua localização geográfica.

Usando a VPN durante a viagem, por exemplo, você poderá acessar os conteúdos da Netflix disponíveis no Brasil, mesmo estando em outro país. Ou ainda, estando no Brasil, poderá acessar conteúdos, da Netflix americana. Hoje acessei experimentei acessar conectada ao servidor da França e existem alguns conteúdos diferentes. Experimentei com o reino Unido e também aparecem conteúdos diferentes.

Isso é possível porque usando uma rede privada você esconde a informação da sua localização e informa à Netflix que está acessando o serviço de outro lugar, de acordo com o servidor.

Acesso a conteúdo bloqueado

Acesso a conteúdos bloqueados usando a VPN

Por incrível que pareça ainda temos que enfrentar a censura de sites e conteúdos em alguns países pelo mundo, como é o caso da China e muitos outros países como Egito, Arábia Saudita, entre outros. A ONG Repórter sem Fronteiras publica anualmente uma lista de Classificação da Liberdade de Imprensa pelo mundo. Por essa lista você já consegue saber em quais países você poderá ter problemas de acesso a determinados sites e redes sociais.

Imagine que você está viajando pela China e precisa acessar seu e-mail pessoal no gmail, como é o meu caso. Não será possível. Ou, você quer avisar a sua família que chegou bem e tenta fazer uma ligação por WhatsApp. Não dá, pois o serviço está bloqueado no país desde 2017. Quer postar uma foto da viagem no Instagram? Não rola! Já pensou? Ainda mais pra quem faz viagens longas e trabalha conectado?

Com o uso de uma rede VPN, é possível “mascarar” a sua localização. Ou seja, o seu provedor de acesso à internet acredita que você está fora da China, por exemplo, e desta forma você acessa os sites e redes sociais normalmente.

Compras mais seguras

Compras mas seguras utilizando a VPN

Como já mencionei antes, atualmente a gente faz quase tudo na internet durante a viagem. E compras estão entre as principais atividades. Usando uma rede VPN toda a transação ficará muito mais segura com seus dados criptografados.

Não sei você, mas gosto de ganhar tempo e furar filas, então, procuro sempre comprar meus tickets online. Isso vale para passagens de ônibus, tickets de museus, etc. Na minha última visita à Paris, comprei meu ticket do Arco do Triunfo ao ver o tamanho da fila na bilheteria. Tudo com a maior segurança e tranquilidade.

Privacidade

Viajando sozinhas estamos sempre preocupadas com a nossa segurança física, mas também é muito importante que a gente proteja nossos dados, nossos passos e todas as informações da nossa viagem, que ficam armazenadas em nossos dispositivos, sejam eles tablet, notebook ou celular.

Hoje em dia 90% do nosso planejamento de viagem está em nossos dispositivos. Passagens, reservas de hospedagem, tickets de atrações, roteiros, mapas, etc. Sem contar os acessos a contas bancárias, aplicativos de cartões de crédito e os próprios cartões de crédito. Já pensou ter a sua conta bancária bloqueada ou seu cartão de crédito usado por um hacker?

Portanto, proteger todos esse dados e informações é algo imprescindível! A gente não quer viajar pra se estressar, não é mesmo? A gente quer é curtir o destino e viver experiências maravilhosas.

Ahhh e eu já ia esquecendo. A NordVPN está com uma promoção de verão incrível! Além de proteger a sua privacidade e seus dados, você ganha 3 meses gratuitos ao assinar o serviço por 2 anos. Custará apenas U$ 89, o equivalente a U$ 3,30 por mês. Preço ótimo pra garantir nossa segurança online, não é mesmo?

Acesse agora e aproveite o desconto de 72% e ainda ganhe 3 meses gratuitos.

Planner Viajante Solo