Como fazer amigos viajando sozinha

Viajar sozinha, para muitas pessoas, quer dizer estar solitária, mas quem já viajou sozinha sabe que isso não condiz bem com a realidade. Você só estará sozinha se realmente quiser e a hora que quiser. Você pode combinar os dois: ficar sozinha em alguns momentos para curtir a sua própria companhia e em outros, se conectar com outros viajantes, tendo grandes chances de fazer amigos para o resto da vida. Muitas mulheres me escrevem perguntando como fazer amigos viajando sozinha e é sobre isso que quero falar nesse artigo, pois existem alguns facilitadores para fazer novas amizades na estrada.

Tenha a mente aberta e interaja

Tudo começa com a gente mesmo. Precisamos estar abertas a conhecer outras pessoas e isso quer dizer sorrir, puxar papo, fazer perguntas, dar boa noite e bom dia, sentar ao lado de alguém no passeio, no hostel. Até pedir para dividir a mesa durante alguma refeição tá valendo.

Se você estiver fechada pra este tipo de coisa, fica bem mais difícil fazer amizades. Encontre a melhor maneira de se comunicar, respeitando a sua personalidade. Se você for tímida, vai ter que fazer um esforcinho a mais 🙂 Vou te dizer três perguntas que você pode fazer e que, com certeza, vão começar um ótimo papo.

  • De onde você é? >> Where are you from?
  • Por onde você andou nessa viagem? >> Where have you been on this trip?
  • Pra onde você está indo depois? >> Where are you going next?

E não esqueça: sorria e seja amável!

Não sobrecarregue seu roteiro e seja flexível

Bom, se você quer fazer amigos durante a sua viagem solo uma coisa é certa: você precisa deixar algum tempo livre no seu roteiro para que tenha tempo de dar atenção e interagir com outras pessoas que cruzarão seu caminho. Você pode conhecer um grupo super divertido e, se você estiver com seu roteiro super carregado de coisas a fazer, como vai ser? Vai acabar não podendo curtir esse “encontro” de almas 🙂 Então, outro ponto muito importante aqui é ser flexível e estar disposta a mudar seu roteiro e acompanhar seus novos parceiros de viagem. Às vezes, nestas oportunidades, acabamos conhecendo coisas incríveis que nem tínhamos ideia que existiam.

SOLO TRAVEL WEEK 

Uma semana repleta de conteúdos sobre viajar sozinha, planejamento de viagem, destinos e muito mais. Conteúdos online & gratuitos com Denise Tonin & Convidados.

Deixe seu e-mail e seja avisada em primeira mão da próxima edição.

Hidden Content

Hospede-se em hostel

HoBar The Hostel Bar BudapesteHospedar-se em hostel é um facilitador para você encontrar pessoas e interagir, pois eles possuem uma área de convivência mais descontraída do que os hotéis normais. Com certeza, você vai encontrar pessoas fazendo refeições na cozinha e poderá acompanhá-las e bater papo. Tomar um drink no bar na companhia de outros viajantes e também participar dos passeios e eventos que alguns estabelecimentos oferecem é uma ótima maneira de se divertir na companhia de novos amigos.

Leia também >> Viajar Sozinha: onde se hospedar? Hostel ou Hotel?

Hospede-se com uma pessoa do destino

Você pode fazer isso de três maneiras:

  • ficar na casa de um amigo/conhecido que mora na cidade onde está indo;
  • alugar um quarto pelo AirBnb na casa de uma pessoa do destino;
  • aterrizar no “sofá” de alguém, de forma gratuita, usando o Couchsurfing.

Quando nos hospedamos na casa de alguém do local é esperada uma interação maior de ambas as partes. O anfitrião sempre tem em mente mostrar um pouco da sua cidade com o olhar de quem mora lá. Então, muito provavelmente, você vai conhecer locais diferentes dos ditos “turísticos” e ainda vai acabar conhecendo amigos do anfitrião, que podem virar novos amigos. Acaba sendo uma experiência diferente e muito divertida.

“Alugue” um amigo Local

Se você não gosta / quer se hospedar na casa de pessoas desconhecidas e prefere ficar em um hotel normal, não tem problema. Há outras alternativas: por que não “alugar” uma amigo local? Sim, existe um site chamado Rent a Local Friend , onde você pode escolher um amigo em várias cidades do mundo. Você coloca a data, seleciona o idioma que o amigo (a) deve falar para vocês se comunicarem e o preço mínimo e máximo que você está disposta a pagar. O site vai te mostrar todas as pessoas disponíveis dentre as suas escolhas. Você poderá entrar no perfil delas e ver mais detalhes e também conversar por chat. É uma maneira de conhecer a cidade com os olhos de alguém que vive lá e conhece bem a cultura e os costumes.

Faça uma Free Walking Tour ou Pub Crawls

Free Walking Tour

As Free Walking Tours são passeios a pé, geralmente lideradas por estudantes universitários ou até mesmo guias de formação. Os roteiros variam de cidade pra cidade e é bem diferente de passeios organizados por agências. O ambiente é mais descontraído e o olhar sobre a cidade também. Ao final do passeio, se você achou bacana, paga o que quiser. Claro, que existe um mínimo e é politicamente correto você perguntar antes. Mas se, realmente você não gostou, não é obrigada a pagar nada. Eu já perdi a conta de quantas já fiz nas minhas viagens! Sempre procuro por elas e já fiz ótimas amizades, tanto com os guias, quanto com outros turistas que estavam nos passeios.

Existem também a Pub Crawl que nada mais é do que um passeio que você vai de bar em bar com várias pessoas de outros lugares. É bem divertido, porque você acaba saindo a noite com companhias variadas e vai sentir como é a noite da cidade, experimentar drinks locais e ainda vai conhecer muita gente divertida. O único arrependimento que você pode ter pode ter é a ressaca no dia seguinte! rs rs rs

Para encontrar as cidades que oferecem estes tipos de passeio use a busca do Google colocando Free Walking Tour + nome do destino ou Pub Crawl + nome do destino. Depois leia as recomendações e/ou comentários de quem já participou pra ver se é bacana 🙂

Procure grupos com os mesmos interesses

Mais um site que veio para nos ajudar a conhecer pessoas interessantes e com os mesmo interesses que a gente. O Meetup permite que você busque pessoas por atividades, por exemplo, aprender idioma, cozinhar ou pedalar.

Meetup

Existem eventos programados por interesse. Podem ser pagos ou free. E o legal é que você acaba conhecendo pessoas que gostam das mesmas coisas que você. Você acaba conhecendo um grupo e pode fazer atividades com as pessoas, explorar a cidade e aprender coisas novas.

Faça refeições com pessoas locais

Você sabia que pode fazer uma refeição na casa de alguém, quando estiver explorando o mundo? Pois é… e o site EatWith faz isso ficar fácil. Ele lista por destinos as pessoas que costumam oferecer refeições com comidas típicas em casa: Argentina, Áustria, Bélgica e, simmm, Brasil! São mais de 50 países e mais de 200 cidades pelo mundo. Legal, não? Você faz a busca colocando o destino, tipo de culinária e preço.

Eat With

Você será recebido na casa do anfitrião, poderá conhecer outras pessoas do mundo todo que também pode estar por lá nesse dia e, além de uma comida gostosa, você poderá estar em um ambiente super agradável fazendo novos amigos.

Frequente aulas de idioma, culinária local ou dança

Cooking ClassPra quem gosta de cozinhar, existe as aulas de culinária (Cooking Class), que podem ser muito divertidas e também trazer novos amigos. Eu não sou muito de cozinha, mas tenho muitas amigas que costumam frequentar e adoram!

Existem também as aulas de dança. Em Buenos Aires é muito comum aulas curtas de tango, por exemplo, onde você vai aprender alguns passos, vai conhecer outras pessoas iniciantes como você e que apreciam dançar.

La Langue Onze Paris 2010
Paris, La Langue Onze, 2010

Eu prefiro cursos de idioma e já fiz 3 vezes em Paris. São cursos rápidos para estrangeiros e acontecem somente meio período. Garanto a vocês que é super divertido, além do aprendizado, é claro. Fiz amigos de vários cantos do mundo e sempre depois das aulas saíamos para passear pela cidade e praticar francês. É uma ótima oportunidade pra aprender um pouquinho do idioma, mas também para fazer novos amigos. Super recomendo.

Outros aplicativos úteis para conhecer viajantes

Existem outros aplicativos que podem te ajudar a encontrar viajantes.

  • TravBuddy – é um app pago com mais de 500 mil usuários entre viajantes e pessoas locais.
  • Travel Buddies – gratuito, mostra eventos e ajuda a encontrar companheiros de viagem e pessoas locais que possam te mostrar a cidade.
  • Backpackr – gratuito, mostra a você viajantes que estão próximos a sua localização. Você pode ver o perfil destas pessoas, mandar mensagem e o app mostra a você pessoas que combinam com seu perfil.
  • Party with a local – gratuito, 100 mil usuários em 150 países estão no aplicativo. Mostra os melhores bares da cidade em função de recomendações de outros viajantes, assim como pessoas dispostas a sair e mostrar esse locais.

Entenda que você não está sozinha

Viajar sozinha, principalmente nas primeiras experiências, pode ser um pouquinho assustador. Nos sentimos mais inseguras e vulneráveis. Mas você precisa entender que existem milhares de pessoas viajando sozinhas também e que são pessoas como você: legais e divertidas. Elas também estão longe de casa, sozinhas, com a mente aberta para conhecer outras pessoas e querem fazer novas amizades. Querem conhecer a sua cultura e trocar experiências. Elas vão te entender e você também vai entendê-las, então, com certeza pode surgir uma bela amizade, nem que seja somente durante a viagem.

Fique sempre atenta com a sua segurança

Bom, dei várias dicas de como como fazer amigos viajando sozinha e espero, realmente, que elas te ajudem. Porém, é muito importante lembrar que a sua segurança vem sempre em primeiro lugar.

A maiorias das pessoas que você vai cruzar na estrada são do bem, gentis, amigáveis e tem boas intenções. Mas não desligue as suas anteninhas e sempre, SEMPRE, ouça seus instintos. Se você está sentindo alguma coisa estranha é porque É UMA COISA ESTRANHA. Não se coloque em situações de risco por besteira! Não vale mesmo a pena 🙂

E-Book Viajar Sozinha em Segurança Barra

E-BOOK GRATUITO

VIAJAR SOZINHA EM SEGURANÇA

Mais de 20 dicas para você viajar tranquila e confiante!

Monte sua Viagem com Parceiros Testados & Aprovados

Economize e ainda viaje tranquila!

Hospedagem em Hotel

Encontre o hotel ideal no Booking.com com os melhores preços e possibilidade de cancelamento grátis! Mais de 1 milhão de propriedades, em 227 países. 

Faça sua reserva agora!

Hospedagem em Hostel

Prefere descontração e fazer novos amigos na sua viagem solo? Encontre o hostel ideal no HostelWorld. Mais de 33 mil propriedades, em mais de 170 países!

Faça sua reserva agora!

Hospedagem em Apto ou Casa

Alugue um apto ou casa direto com os proprietários usando o AirBnb. Mais de 3 milhões de acomodações! Desconto na 1ª locação fazendo o seu cadastro agora! 

Cadastre-se e ganhe desconto!


Seguro Viagem

Faça seu orçamento de seguro com a Real e escolha dentre as melhores seguradoras. Você escolhe o plano de acordo com seu orçamento e ainda pode pagar em até 6X.

Faça sua cotação agora!

Chip Internacional na sua casa

Receba seu chip internacional em casa e já saia do Brasil com acesso a internet! Compre o chip EasySim4U com cobertura em mais de 140 países.

Escolha seu plano agora!

Aluguel de Carro

Faça uma busca com a RentCars, escolha o melhor modelo e pague em reias, sem cobrança de IOF e em até 12X no cartão de crédito. Desconto de 5% no pagto em boleto;

Faça sua reserva agora!

Denise Tonin

Column 1

As empresas listadas acima são parceiras do Viajante Solo e a cada reserva feita por você com nosso link, ganhamos uma pequena comissão. Mas isso não aumenta em nada o preço dos produtos e serviços para você. Reserve pelo nosso link e ajude o blog a trazer mais e mais novidades. Obrigada!

Compartilhar
Artigo anteriorQuanto custa viajar sozinha?
Próximo artigoComo ir do aeroporto internacional para a Zona Sul ou Barra
Cariúcha da gema, amante de um bom livro e de dias chuvosos. Descobriu faz um tempão que viajar sozinha é uma experiência incrível e que muda toda a perspectiva da vida! Agora, se denomina viajante solo por paixão e opção! Idealizadora da Solo Travel Week e do Programa Viajante Solo, seu objetivo é incentivar cada vez mais mulheres a viajarem sozinhas.

4 COMENTÁRIOS

  1. Boa noite Denise Tonin, hj pela manhã estava muito triste devido a alguns acontecimentos na minha vida..mas na parte da tarde me brilhou uma idéia, viajar sozinha pra conhecer os lugares lindos q tem no Brasil. Cheguei agora do meu trabalho e vim pesquisar sobre o assunto e fiquei muito feliz em saber que existem muitas mulheres como eu. E ja sou tua fã. É isso que estou precisando na minha vida. Bjus

    • Oi Marcia, tudo bem ? Que ótima decisão! Tenho certeza que você vai adorar, vai conhecer novas pessoas e ver a vida bem diferente 🙂 Estou ás ordens para o que vc precisar de ajuda! beijo grande

  2. TENHO 27 ANOS e decide que agora vou me realizar. Viajar sozinha, conhecer lugares, amigos e me divertir. Estou programando viajar para Recife passar o Reveeion. O que vcs acham da cidade?

    • Olá Nakalline, tudo bem ? Ótima decisão 🙂 Recife é muito legal e tem bastante coisas a fazer. Está próxima de Porto de Galinhas com muitas praias maravilhosas e bem pertinho também de Olinda. Só não sei te dizer como é o Reveillon por lá, porque nunca fui nesta época. Minha dica é você dar uma olhada no blog Juntando Mochilas. Eles são de lá e devem ter dicas sobre o Ano Novo 🙂

DEIXE UM COMENTÁRIO! VOU ADORAR!

Please enter your comment!
Please enter your name here