Quando começamos a planejar nossa viagem solo sempre bate uma dúvida: onde devo me hospedar? A resposta que sempre dou é: depende do seu estilo de viagem, do seu objetivo com a viagem e do seu orçamento. E Existem inúmeras opções de hospedagem para quem viaja sozinha, muitas fugindo do tradicional hotel, que também é super válido.
E é sobre os tipos de hospedagem que você tem a sua disposição, que vou falar neste artigo.
Tipos de hospedagem para quem viaja sozinha
Hotel
Dentre as opções de hospedagem, o hotel ainda é o meio escolhido pela maioria dos viajantes. Possui uma classificação com estrelas que vão de 1 a 5, dependendo das comodidades e serviços oferecidos.
Os quartos são mobiliados e com banheiro privativo e oferecem inúmeros serviços como: lavanderia, serviço de quarto (room service), café da manhã, internet, telefone, piscina, sauna, academia, estacionamento e outras facilidades que podem ou não estar inclusas na diária.
Confira as de passagens aéreas para sua próxima viagem
Resort
Os resorts são como hotéis, porém com muito mais serviços, comodidades e atividades. Vamos dizer que você terá muito, mas muito mais mordomias, durante a sua hospedagem.
É um local onde, basicamente, você nem precisa sair durante a estadia, se não quiser. Em muitos deles você terá a sua disposição: praia, piscinas, spa, shows, boate, bares diversos, restaurantes temáticos, recreação, quadras de esporte, área kids, etc.
Normalmente, são classificados entre 4 e 5 estrelas e oferecem diárias ALL INCLUSIVE (tudo incluso), o que significa dizer que você terá todas as refeições (café da manhã, almoço e jantar), além de uso livre de muitos serviços e atividades, inclusos na sua diária.
Não esqueça de contratar o seguro viagem para sua viagem solo. Faça uma cotação nas melhores seguradoras e escolha o plano ideal para você e para o seu estilo de viagem.
Hotel Fazenda
O hotel fazenda não é a mesma coisa que um hotel? Sim, mas há esta classificação pelo Ministério do Turismo separada.
São hotéis, alguns com cara e atividades de resort, mas que ficam em áreas rurais e que oferecem lazer e a vivência no campo. Também são classificados de 1 a 5 estrelas como os hotéis.
Flat ou Apart Hotel
O flat ou apart-hotel é uma mistura de hotel com ares de casa. É como se fosse o seu apartamento, porém com todas as comodidades e serviços de um hotel. Ou seja, você conta com quarto, banheiro, sala e cozinha equipada, com a cara de um apartamento mesmo, porém dispõe de serviço de recepção, limpeza, arrumação, etc.
Ele vai sair mais caro que um hotel e é ideal para períodos de hospedagem mais longos e, nesse caso, sai mais em conta do que reservar um quarto em um hotel.
Hostel ou Albergue
O hostel hoje em dia é uma das opções de hospedagem queridinha dos viajantes, principalmente pra quem possui o orçamento de viagem mais apertado.
Oferece uma hospedagem mais econômica e um ambiente mais descontraído. A acomodação pode ser em quarto privativo ou compartilhado, que podem ainda ser mistos ou separados por gênero. Os banheiros também são compartilhados.
Leia também
As diárias são cobradas por pessoa / cama. Geralmente, não oferecem serviços como lavanderia, room service, telefone no quarto, etc.
Seus pertences podem ser guardados em lockers (armários com chave) e você deve levar seu próprio cadeado.
A maioria dos hostels oferece café da manhã simples e internet wifi. Sua popularidade se dá pelo preço, ótima localização, áreas de convivência, ondes os hóspedes fazem amizade e interagem e também há uma cozinha compartilhada. Você poderá fazer as suas refeições por lá, o que gera uma boa economia no seu orçamento de viagem.
Muitos deles organizam eventos e tours para os hóspedes, o que é muito bacana, se o seu objetivo na viagem é fazer novas amizades.
Engana-se quem acha que só jovens e mochileiros se hospedam neles. Isso não é verdade. Eu mesma, com 53 anos, viajando com mala de rodinhas, adoro o ambiente e costumo utilizar, porém prefiro o quarto privativo.
Pousada
As pousadas também são muito populares entre dentre as opções de hospedagem e costumam ser classificadas de 1 a 5 estrelas. Normalmente, a estrutura do imóvel é horizontal e você pode encontrar também chalés ou bangalôs.
As pousadas não possuem um número de quartos muito grandes, no máximo 90. Oferecem alguns serviços como recepção, alimentação, piscina, jardins para relax e internet.
Dependendo do destino você vai encontrar pousadas com extremo luxo e outras bem mais simples. Os preços variam de acordo com os serviços oferecidos e o ambiente é bem mais intimista do que os hotéis.
Já reservou hotel para sua viagem? Confira as melhores tarifas para sua estadia
Sofá de alguém
Hoje em dia é muito comum você “surfar no sofá de alguém” e este tipo de hospedagem ficou muito popular por causa do site Couchsurfing, uma rede de hospitalidade gratuita e que hoje conta com mais de 11 milhões de membros, em mais de 150 mil cidades pelo mundo.
O site funciona conectando amantes de viagens: uns que tem pouco ou nenhum recurso para pagar por hospedagem e outros que adoram receber pessoas em suas casas (sofás) e não cobram nada por isso. O resultado é positivo para ambos os lados no momento em que compartilham culturas diferentes e ainda uma grande amizade pode surgir.
Leia também
Existem outros sites que também oferecem este tipo de hospedagem, como o Hospitality Club ou o GlobalFreeLoaders.
Aluguel de casa, apartamento ou quarto
Alugar uma casa ou apartamento é bastante comum em cidades de praia, os chamados aluguéis por temporada. É quando você aluga um imóvel, por exemplo, por 1 mês no verão. O apartamento é todo mobiliado e tem tudo que você precisa para passar esta temporada mais longa.
Recentemente surgiu outra opção com o site AirBnB que facilita a comunicação entre os proprietários de imóveis e os viajantes, sem intermediários (imobiliárias e corretores de imóveis).
Você pode alugar o apartamento / casa inteiro ou ainda tem a possibilidade de alugar um quarto com o proprietário habitando o local. Existem desde imóveis bem simples até casas super luxuosas. Daí depende do seu orçamento, mas muitas vezes vale a pena e sai mais em conta do que hotéis.
Leia também
Viajar Sozinha e usar o AirBnb: vantagens, desvantagens e desconto
O mais popular no Brasil, sem dúvida é o AirBnb, porém existem alguns outros que vale a pena checar: VRBO, Homestay, Roomorama, HouseTrip, Bedycasa e One Fine Stay.
Glamping
Já ouviu falar em Glamping? Nada mais é do que um acampamento de luxo e o nome tem origem nas palavras “glamorous camping” (camping com glamour).
Não necessariamente precisa ser uma barraca, mas existem cabanas e outros formatos diferentes. O que importa é que você pode estar em um Glamping isolada no meio de uma linda floresta, por exemplo, mas com todo o luxo e serviços de um hotel de luxo.
Uma das experiências que pretendo fazer, em breve, já que estou de volta ao Rio Grande do Sul é experimentar o Parador Cambará, na Serra Gaúcha.
Outras alternativas de hospedagem
House Sitting
É uma outra maneira de se hospedar gastando quase nada, ou melhor, algumas horinhas do seu tempo. Você se hospeda na casa de pessoas que estarão fora por um tempo, sem pagar um aluguel ou diárias e, em troca, você fica responsável pela residência, podendo fazer pequenos trabalhos, como: molhar as plantas, cuidar dos bichinhos de estimação e assim por diante. Você será uma espécie de babá da casa pelo período acordado. Uma prática muito adotada fora do Brasil.
Leia também
Os sites mais conhecidos para você pesquisar sobre esse tipo de hospedagem são: TrustedHousesitters, Mind My House, House Carers, House Sitting World, Nomador, Luxury Housesitting e Housesit Match. A maioria deles cobra um fee mensal para você ver as oportunidades.
Se você se interessa pelo assunto, o blog Vida Cigana tem um Guia de House Sitting excelente.
Confira os planos e compre um chip com internet 4G ilimitada para ficar conectada durante toda a viagem
Work Exchange
O Work Exchange nada mais é do que trabalhar algumas horas do seu dia em troca de um lugar para dormir e também pela alimentação. É bastante usado por pessoas que vão fazer uma viagem mais longa e possuem pouco orçamento para gastar com hospedagem. Você pode acabar aprendendo mais uma habilidade, praticar idiomas e fazer uma super imersão na vida local do destino escolhido.
Existem alguns sites especializados neste tipo de ofertas: WWOOF, Workaway, HelpX ou Worldpackers. Cada um tem a sua maneira de funcionamento e vale atentar para o número de horas de trabalho exigido, pois você também quer conhecer o lugar, não é mesmo? Veja também o período mínimo de hospedagem, o que exatamente você deverá fazer e o que terá em troca.
Leia também
Bom, a ideia aqui era mostrar as diversas opções de hospedagem para sua viagem solo. Não existe um tipo específico para quem viaja sozinha. Existe o seu estilo de viagem, o seu objetivo com a viagem e seu orçamento. Você vai escolher de acordo com estas questões e não por estar viajando sozinha 🙂
4 comentários em “Opções de hospedagem para quem viaja sozinha”
Parabéns! Me incentivou bastante. Minha família só me coloca pra baixo. Vc me deixou mais forte agora.❤❤❤❤
Oi Nan, tudo bem ? Quem bom! A ideia é essa mesmo: incentivar e forte você já é! Só precisa descobrir onde está a tua força 🙂 Estou às ordens para o que precisar. beijokas e obrigada pela visitinha
Eu não sabia que tinha tantas opções!!Gostei!!Excelente texto, Denise!!
Oi Rosa, tudo bem ? Pois é, tem pra tudo que é gosto, né? Que bom que gostou 🙂 beijo grande