Search
Close this search box.
Home Exchange: um conceito de hospedagem repleto de experiências

Home Exchange: um conceito de hospedagem repleto de experiências

Você sabe o que é Home Exchange? Entenda o conceito e como você poderá usufruir da troca de casas durante a sua viagem sozinha pelo mundo!

Você já pensou em começar os desafios da sua próxima viagem já no planejamento? Que tal ousar no tipo de hospedagem? Trocar o bom e velho hotel pela experiência de ficar em uma casa de outra pessoa? O conceito de Home Exchange, cuja tradução para o português é “troca de casa”, busca aproximar pessoas com o interesse em comum de viajar e ter a experiência de viver como um local por meio da hospedagem.

Dizem que a vida acontece fora da nossa zona de conforto. Eu não sei se você concorda com isso, mas o fato é que quando nos permitimos ousar, viver novas aventuras, sair do óbvio, experimentar, podemos nos surpreender com o que vem. E na pior das hipóteses, caso tudo dê errado, no mínimo você terá histórias para contar aos seus netos!

E se tem um momento em que essa tal zona de conforto é desafiada a todo tempo, sem dúvida é durante as viagens. Enquanto viajamos, estamos mais dispostos a viver o novo, sair do lugar comum, conhecer coisas novas. Geralmente conseguimos nos despir dos preconceitos do dia a dia mais facilmente, e é a partir daí que nos permitimos ter experiências enriquecedoras.

Muito comum na Europa e nos Estados Unidos, onde estão localizadas a maioria das empresas que fazem a conexão entre as famílias interessadas, o assunto ainda é bem pouco conhecido no Brasil. Existem diversos clubes de trocas de casas e a forma mais comum é quando ocorre a troca simultânea, ou seja, enquanto você está na casa da pessoa, essa pessoa está hospedada na sua casa. Mas nem só de casa vivem essas trocas. A depender do tipo de negociação, também é possível trocar carros, barcos, apartamentos, chalés, motorhomes e, acredite, até animais de estimação.

Viva como um local

Home Exchange: Viva como uma local


Hospedar-se em uma casa de família é uma excelente oportunidade de se sentir como uma local. Ir a pé até a padaria comprar pão, desbravar os supermercados e entender os hábitos e costumes dos moradores, conhecer a vizinhança, fazer amizades, visitar parques e restaurantes fora do roteiro turístico, desfrutar de férias desaceleradas.

É também uma imersão cultural repleta de ousadia, digamos, mas com muito aprendizado também. Durante a preparação para a troca, as famílias exercitam algo muito valioso: a generosidade. Porque ao preparar a casa para receber a outra família (que a esta altura já não é mais estranha devido a tanta troca de mensagens para ajustar todos os detalhes), a preocupação com o outro pode ser uma importante reflexão para o nosso dia a dia. É sobre o cuidar, o receber bem, o proteger de certa forma…

A preparação da casa


Quando o acordo é firmado, começam os preparativos da casa que vai receber os convidados. Esta talvez seja a fase mais trabalhosa e desafiadora, pois é preciso deixar tudo bem esclarecido e acordado entre as partes, de forma que a outra família se sinta à vontade com todas as instruções e orientações.

Preocupações como: se a casa tem alarme, como ligar a máquina de lavar, senha do wi-fi, qual hospital procurar em caso de emergência, remédios importantes, informações sobre doenças regionais (como dengue, por exemplo), se você vai permitir que a família convidada receba outras pessoas na sua casa (visitas ou faxineiras, por exemplo)… o ideal é que todas essas informações sejam registradas pela família anfitriã em algum material físico (um caderno, por exemplo), assim o acesso fica mais fácil e prático para todos.

Um “personagem” que pode ser fundamental nessa troca de casa são os vizinhos. Se você tiver vizinhos parceiros, acione-os! O suporte deles será fundamental para a família que se hospedar na sua casa, principalmente se forem estrangeiros. E também será um conforto para quando você estiver longe, pois poderá obter através deles todas as informações necessárias para te tranquilizar.

Leia também

House Sitting: o que é e como funciona

Viajar Sozinha e usar o Couchsurfing: como funciona, vantagens, desvantagens e segurança

Viajar Sozinha e usar o Airbnb: vantagens, desvantagens e desconto

Modelos de troca

Home Exchange: modelos de troca
  • Troca não simultânea (um pouco mais difícil de conciliar, porque as casas precisam
    estar vazias em períodos diferentes)
  • Pode ser utilizada uma outra casa para a troca, como, por exemplo, uma casa de
    praia ou montanha
  • É possível receber o convidado enquanto você está na sua própria casa

Alguns sites para você começar a planejar suas próximas – e ousadas – férias:

  • Home Link – http://homelink.org/en/
  • Intervac – http://www.intervac-homeexchange.com/
  • Home Exchange – http://www.homeexchange.com/
  • Guest to Guest – https://www.homeexchange.com/p/guesttoguest

Passo a passo para iniciar o processo da troca de casa


1) Faça o cadastro no site de troca de casa que você escolheu. Alguns deles
cobram anuidade e então será preciso efetuar o pagamento antes para só
então poder prosseguir.

2) Depois é necessário criar um perfil da sua casa, com o máximo de informações
detalhadas possível. Fale sobre os cômodos, área de lazer, vizinhança, o bairro,
a cidade e também sobre o perfil da sua família. Se possível, adicione fotos.

3) Comece a pesquisar os destinos do seu interesse. Ao encontrar algo que case
com o que você está procurando, é só enviar uma proposta para o proprietário,
informando como será essa troca e qual a duração prevista da estadia.

4) É natural que você também receba proposta de outros membros do clube.

5) Quando você encontrar alguém com interesses compatíveis aos seus, comece a
trocar ideias e informações. Isso é muito importante para que você se sinta
seguro durante a negociação.

6) Troca firmada, é necessário preencher um documento formal do acordo.

7) Começa a preparação da sua casa

Vantagens do Home Exchange

Terá a oportunidade de desfrutar do destino como se fosse um morador local, com todo o conforto que uma casa oferece.

Como é uma troca, você não vai precisar gastar dinheiro com diárias de hotéis e, em alguns casos, nem com aluguel de carro. É uma economia e tanto!

Desvantagens do Home Exchange

Diferentemente de quando se hospeda em um hotel, nestes casos é necessário limpar, arrumar, cozinhar… e se você está procurando descanso, sombra e água fresca para as suas férias, pode se frustrar.

Com vantagens e desvantagens, certamente é algo que vai mudar seu conceito de
viagens e de férias para sempre! É uma experiência e tanto!

Picture of Estela Magalhães

Estela Magalhães

Sou publicitária por formação e redatora por paixão. Livros e música são minhas inspirações e viajar é um dos seus hobbies favoritos.

Também pode interessar...

3 comentários em “Home Exchange: um conceito de hospedagem repleto de experiências”

  1. Diego Vinicius

    Eu não recomendo Home exchange! Pessimo atendimento e suporte, Me retiraram da plataforma, sem nem entrar em contato, Paguei a anuidade mas depois de 4 meses me removeram e não me devolveram o dinheiro, tinha uma troca para ser feita em menos de 5 dias, já estava tudo planejado, e tive um baita prejuizo. Eles ficam com os dados do seu cartão e documentos, eles reservam $500 dólares do seu cartão como caução caso acontecer algum incidente. Cuidado para não acontecer o mesmo com você, simplesmente falta de cuidado com o integrante!

    1. Oi Diego bom dia ! Obrigada por compartilhar sua experiência. Eu já estava com medo de me filiar, agora que não vou mesmo. Acho que não compensa o risco…As vezes a gente paga mais caro pra ter paz e evitar problemas né… Ainda mais estando fora do país.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Rolar para cima
Success message!
Warning message!
Error message!