Golpes na Europa: veja como se proteger

Golpes na Europa: veja como se proteger

Descubra os golpes mais frequentes aplicados a turistas na Europa e aprenda como se proteger para desfrutar de uma viagem solo segura.

Viajar pela Europa é o sonho de muita gente, e não é pra menos: história em cada esquina, cafés charmosos, paisagens incríveis, castelos… Mas, vamos combinar, nada estraga mais a experiência do que ser pega desprevenida e cair em algum golpe. Com tantos vídeos sobre golpes na Europa circulando nas redes, é super importante ficar ligada nos truques mais comuns que rolam nas cidades mais movimentadas.

Por isso, resolvi trazer uma lista com os golpes na Europa e, claro, dicas para você não cair nessas ciladas. Afinal, quando a gente sabe como as coisas funcionam, fica mais fácil evitar dores de cabeça e curtir a viagem com tranquilidade.

Golpe da pulseira

Esse golpe é um clássico, especialmente nas ruas movimentadas de cidades como Roma, Florença e Paris.

A cena é sempre a mesma: um homem ou uma mulher simpática e sorridente se aproxima com aquele papo descontraído e, do nada, amarra uma pulseira no seu pulso, dizendo que é um presente para trazer sorte. Você pode até achar que é um gesto gentil, mas, na verdade, é aí que começa a encrenca.

De repente, ele passa a exigir pagamento e, se você tenta recusar, a situação pode ficar tensa, com o golpista insistindo de forma agressiva. Aliás, isso também acontece na Bahia com as pulserinhas do Senhor do Bonfim.

Não deixe de contratar o seguro viagempois é imprescindível quando viajamos sozinhas! Compare os planos e as seguradoras e obtenha desconto na hora de escolher o melhor plano para sua viagem solo.e reflete a experiência pessoal da autora durante a estadia.

Como se proteger: assim que perceber alguém com essa abordagem, diga um “não, obrigada” firme e siga em frente. O segredo é não deixar que ele (a) amarre nada no seu braço. Se conseguir, mantenha a calma e diga que não vai pagar e tente sair rapidamente.

Golpe dos preços em restaurantes

Quem nunca sonhou em jantar em um restaurante charmoso na Europa? Mas, infelizmente, em lugares turísticos como Veneza e Florença, é comum encontrar restaurantes que aplicam preços abusivos em cardápios voltados para turistas, muitas vezes em inglês, com valores inflacionados — bem diferentes do menu em italiano.

Como se proteger: antes de sentar, pergunte sobre os preços e peça para ver o cardápio original, em italiano. E vale a dica: dê uma olhada nas avaliações no Google ou no TripAdvisor antes de escolher onde comer.

O que é Golpe do Amor e como não cair nessa furada

Como saber quais são os destinos seguros para viajar sozinha

Golpe do gladiador

Se você estiver passeando pelo Coliseu, em Roma, prepare-se para encontrar “gladiadores” em trajes de época oferecendo fotos. Parece divertido, mas o problema é que eles podem cobrar uma pequena fortuna após a foto, alegando que é um serviço profissional.

Como se proteger: Se quiser a foto, pergunte antes quanto custa. Mas, para evitar surpresas, o melhor mesmo é não interagir com eles.

Golpe dos bilhetes falsos

Esse golpe acontece muito em estações de metrô e atrações turísticas. Golpistas se aproveitam da empolgação dos turistas e oferecem ingressos ou passes de transporte por preços atrativos. A má notícia? Muitas vezes, esses bilhetes são falsos.

Como se proteger: Sempre compre seus ingressos nos sites oficiais ou nas bilheteiras das estações e atrações. Dessa forma, você evita prejuízos e dor de cabeça.

Golpe do falso policial

Esse golpe é mais comum do que você imagina, principalmente em cidades como Paris e Lisboa. Os golpistas se disfarçam de policiais e abordam turistas pedindo documentos, supostamente para alguma investigação. O objetivo? Roubar seu dinheiro ou cartões de crédito.

Golpes na Europa

Como se proteger: policiais reais não pedem dinheiro nem documentos na rua sem motivo. Se isso acontecer, peça para ir até a delegacia mais próxima para esclarecer a situação.

Golpe do turista ladrão

Em Praga vi isso acontecer perto do relógio. O golpista se passa por um turista desavisado e cria uma distração, como derrubar um objeto ou encenar alguma situação inusitada. Enquanto você tenta entender o que está acontecendo, um cúmplice aproveita para furtar sua carteira ou celular.

Como se proteger: mantenha sempre seus pertences próximos ao corpo. Bolsas devem estar fechadas e posicionadas na frente do seu corpo. Mochilas em locais movimentados? Só na frente!

Golpe do vagão do metrô

No metrô, o cenário é parecido: golpistas armam uma confusão, com gritos ou discussões, e, enquanto você olha para a cena, um cúmplice aproveita para abrir sua mochila ou bolsa.

Como se proteger: fique atenta ao seu redor e mantenha sua mochila sempre à vista. Se estiver em um metrô lotado, segure sua bolsa junto ao corpo.

Golpe da surda-muda e a prancheta

Esse golpe é bem comum em pontos turísticos europeus. Uma mulher com ar de sofrimento se aproxima com uma prancheta e uma caneta. Ela finge ser surda-muda e pede para você assinar uma lista. Enquanto você tenta entender o que está acontecendo, os cúmplices aproveitam para levar seus pertences.

Como se proteger: evite interações com desconhecidos que pedem para você assinar qualquer coisa. Ao avistar de longe a pessoa com a prancheta, já desvie o caminho. Se não deu pra desviar, afaste-se educadamente e siga em frente.

Golpe nas casas de câmbio

Em várias cidades turísticas, você vai ver cambistas não regulamentados oferecendo câmbio com taxas “imperdíveis”. Mas, muitas vezes, essas taxas escondem armadilhas, como cobranças adicionais não informadas ou até mesmo entrega de notas falsas.

Percepção, boa vontade e Veneza com chuva

Além disso, eles podem contar as notas na sua frente e, com um truque rápido, desaparecer com algumas delas antes de te entregar o dinheiro.

Como se proteger: sempre prefira casas de câmbio confiáveis e verifique as avaliações antes de escolher onde trocar seu dinheiro. Outra alternativa segura que é a que eu uso sempre é usar um cartão multimoedas, como o Wise, que tem taxas de câmbio justas. Veja abaixo como abrir a sua conta.

Você já conhece o cartão Wise? É a forma mais barata e segura de levar seu dinheiro viajando sozinha pelo mundo. Apenas uma conta gobal para receber e enviar dinheiro em 40 moedas diferentes e funciona em mais de 150 países. Compra de moeda com taxa de câmbio comercial, tudo feito online e com apenas 1,1% de IOF. Abrir conta agora!

Golpe do cocô de pássaro na roupa

Esse golpe é simples, mas muito eficaz. Enquanto você anda distraída, sente algo cair na roupa — parece cocô de pássaro. Logo depois, alguém se aproxima oferecendo ajuda com água e um pano. Mas, enquanto você tenta se limpar, o “ajudante” aproveita para roubar seus pertences.

Como se proteger: se algo assim acontecer, diga que não precisa de ajuda e procure um banheiro para se limpar sozinha.

Já reservou a sua hospedagem? Encontre aqui a hospedagem ideal para a sua viagem solo. Preços justos e diversas opções de hospedagem com cancelamento gratuito.

Golpe do “seu hotel está fechado”

Esse golpe é comum no Sudeste Asiático e também acontece em cidades europeias. O motorista de táxi afirma que o hotel onde você reservou está fechado ou lotado e sugere outro local. A pegadinha? Ele recebe comissão para te levar a hotéis de qualidade duvidosa.

Como se proteger: Tenha o endereço do hotel e mostre que sabe onde quer ir. Use apps de navegação para confirmar sua localização.

Bônus África: Golpe do passeio de camelo

Se você for ao Marrocos ou Egito, atenção: durante os passeios, o guia pode parar o camelo e cobrar uma taxa extra para ajudar você a descer ou continuar o passeio.

Merzouga Marrocos

Como se proteger: não deixe para fechar o passeio na hora. Escolha uma agência de confiança e pergunte todos os detalhes e custos antes de fechar o passeio. Se puder, pegue referências de quem já usou os serviços da empresa.

Viajar sozinha é uma experiência incrível, mas é sempre bom estar informada para evitar situações desagradáveis. Ao conhecer os golpes na Europa, você se prepara melhor e aproveita cada momento sem preocupações. Lembre-se: a sua segurança vem em primeiro lugar e ela começa com atenção e um bom planejamento.

Picture of Denise Tonin

Denise Tonin

Para mim o que realmente importa não é a quantidade de países que visitei, mas o quanto consegui me conectar com cada lugar e com as pessoas que cruzei pelo mundo. E o mais incrível de viajar sozinha é o quanto consegui me conectar comigo mesma! Busque por conexão, se entregue e verá a mágica acontecer. Suas viagens, além de incríveis, serão transformadoras!

Também pode interessar...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Rolar para cima
Success message!
Warning message!
Error message!