Países-para-viajar-sozinha-e-sem-passaporte-Bolivia

Sabia que você pode viajar para o exterior sem um passaporte? Existem alguns destinos que reconhecem a carteira de identidade brasileira como documento válido na hora de cruzar a fronteira, seja por meio de avião, ônibus, carro e até mesmo cruzeiros. Isso quer dizer que você pode viajar sozinha e sem passaporte.

Ao todo, são oito países para onde você pode viajar sozinha e sem passaporte. Todos eles fazem parte do Mercosul, o tratado de livre comércio entre países da América do Sul.

Entenda o Mercosul

O Mercado Comum do Sul, mais conhecido como Mercosul, é uma iniciativa de integração e cooperação entre países sul-americanos. Ele foi criado em 1991, quando Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai assinaram o Tratado de Assunção. Desde então, outros países se uniram ao grupo.

Leia também >> Medo de viajar sozinha: quais os mais comuns e como lidar com eles

Além de facilitar o comércio e a paz entre os países, o Mercosul também facilita os processos de migração para cidadãos sul-americanos. Isso significa que brasileiros podem viajar para os outros países do Mercosul apenas com o RG, sem precisar apresentar o passaporte.

Resumindo: nós, sul-americanas de países que pertencem ao Mercosul, não precisamos do passaporte ao viajar por boa parte da América do Sul. O processo é bem parecido com o que acontece na Europa, onde pessoas de países da União Europeia podem viajar por grande parte do Velho Continente sem a necessidade de passaporte.

Leia também >> 6 passos para tirar o passaporte brasileiro

A única exigência é que que a carteira de identidade precisa estar em bom estado e é recomendável que ela tenha sido expedida nos últimos dez anos para evitar problemas na imigração. A carteira de motorista (CNH) ou o CPF não são válidos neste caso. Somente a carteira de identidade mesmo.

Não esqueça de contratar seu seguro viagem, imprescindível nas nossas viagens solo! Compare os melhores planos e seguradoras  para o seu seguro viagem.

Países para viajar sozinha e sem passaporte

Chile

Países para viajar sozinha e sem passaporte: Deserto Atacama, Chile

Não importa qual o seu interesse, pode ter certeza de que o Chile tem a paisagem ideal a oferecer. Gosta de natureza? Praia? Cidade? Montanha? Deserto? Neve? O Chile tem.

Santiago é a opção ideal para quem curte turismo urbano e gosta de explorar cidades a pé. A capital chilena é extremamente organizada, limpa e é razoavelmente segura para você viajar sozinha (claro que precisa ter os cuidados gerais de sempre, mas isso é em qualquer lugar). A apenas 120 km de Santiago está a colorida Valparaíso, cidade na beira do Pacífico, que você pode visitar em um bate e volta.

Leia também >> Viajar Sozinha para Santiago

De julho a setembro é a época de neve na região da Cordilheira dos Andes e você pode aproveitar para esquiar nos arredores de Santiago ou conferir belas paisagens geladas nas cidades andinas de Chillán, Cajón del Maipo, Pucón… Se você gosta de natureza e de muuuito frio, pode se aventurar na Patagônia chilena.

Caso você tenha tempo para explorar o país, pode aproveitar para conhecer a histórica e isolada Ilha de Páscoa, local onde foram encontrados os moais, aquelas esculturas de pedra enormes também conhecidas como as Cabeças da Ilha de Páscoa.

Argentina

Países para viajar sozinha e sem passaporte: El Calafate, Argentina
El Calafate, Argentina

O país dos hermanos é uma das opções de lugares que você pode visitar só com a carteira de identidade brasileira. Buenos Aires é um ponto imperdível no país, com suas avenidas largas, shows de tango e milongas, prédios com influência europeia e cafés repletos de medialunas.

Leia também >> Viajar Sozinha para Buenos Aires

Mas a Argentina ainda tem muito a oferecer além de Buenos Aires. Na região metropolitana da capital, recomendo visitar as cidades de Tigre e de San Isidro. Agora, se você gosta de vinhos, não pode perder de visitar Mendoza. Localizada próxima à fronteira com o Chile, a cidade é um polo de bons vinhos e belas paisagens.

A Argentina também tem ótimas opções de destinos para ver e curtir a neve, como Bariloche, El Calafate (onde fica Perito Moreno, a maior geleira em extensão horizontal do mundo) e, claro, a região do Ushuaia, o ponto mais ao sul do continente, onde você pode fazer trekking, ver pinguins e usufruir dos encantos da Terra do Fogo.

Uruguai

Países para viajar sozinha e sem passaporte: Colonia Del Sacramento, Uruguai
Colonia del Sacramento, Uruguai

Pequeno e muito charmoso, o Uruguai recebe diversos turistas brasileiros e do mundo todo ao longo do ano. Lá, é possível encontrar praias limpas e cidades tranquilas e bem arborizadas.

Leia também >> Viajar Sozinha para Colonia del Sacramento

No verão, as praias uruguaias são bastante requisitadas – e com razão. A badalada Punta del Este é referência e possui uma ótima infraestrutura turística. Além de Punta, também existem outras praias menos concorridas (mas igualmente ótimas), como: Punta del Diablo, La Paloma, Cabo Polônio e Piriápolis. Essas três primeiras têm aspecto mais rústico e são muito procuradas por viajantes jovens.

Já na área urbana, o grande destaque é a capital uruguaia Montevidéu. A cidade possui diversos pontos turísticos que misturam história, entretenimento e arquitetura. Você pode passear pelos parques e pela famosa rambla, avenida que permeia o Rio da Prata e, no verão, também pode usufruir das praias da cidade.

Quer ficar conectada o tempo todo durante a sua viagem ? Confira os planos de Internet 4G  e saia do Brasil com o chip funcionando!

Por fim, o Uruguai ainda conta com mais uma atração que recomendo bastante, especialmente para que gosta de história. Colonia del Sacramento é a única cidade do Uruguai que foi colonizada por portugueses. As construções da época foram preservadas e é uma delícia se perder pelas ruazinhas de pedra. De lá, você ainda pode pegar uma balsa e espichar a viagem mais um pouquinho para ir a Buenos Aires. Tudo isso sem nem precisar de um passaporte! Demais, né?

Colômbia

Países para viajar sozinha e sem passaporte: Cartagena, Colômbia

A Colômbia é um destino encantador que vem ganhando o holofote nos últimos anos. O país conta com cidades históricas e praias caribenhas que vão te fazer querer ficar por lá mesmo.

Começando por Cartagena das Índias, cidade que reúne exatamente essas duas coisas: praias com o mar cor de esmeralda e um centro histórico com muralhas que datam o século 16. A cidade é tão encantadora que serviu como inspiração para os cenários de O amor nos tempos do cólera, livro do escritor colombiano Gabriel García Márquez.

Um pouco afastada do continente está a Ilha de San Andres, outro destino turístico muito procurado por quem quer curtir as praias caribenhas da Colômbia.

Por sua vez, Bogotá também é uma parada obrigatória para quem visita o país e possui diversas opções de turismo histórico e de entretenimento, com uma animada vida noturna e bons museus, como o Museo de Botero que é focado no trabalho do artista colombiano Fernando Botero.

Peru

Países para viajar sozinha e sem passaporte: Machu Picchu, Peru

Machu Picchu , Peru

Não preciso nem falar qual é o principal ponto turístico do Peru, né? A fama de Machu Picchu ultrapassa fronteiras e parte boa é que você pode conhecer esse local surpreendente sem nem precisar de um passaporte.

Localizado em um território anteriormente dominado pelos incas, Machu Picchu é uma pérola que ainda guarda uma parte muito importante da história da América do Sul. Além de visitar o parque, vale a pena tirar alguns dias para conhecer a fundo a cidade de Cusco e outros vilarejos, ruínas e museus arqueológicos que existem por lá.

Apesar do caos das grandes metrópoles, a capital Lima é uma ótima opção para viajar sozinha e conta com uma arquitetura colonial e diversos pontos turísticos, como o bairro de Miraflores, o centro histórico e o sítio arqueológico de Huaca Pucllana. Aproveite também para se encantar com a culinária peruana, conhecida pela qualidade e pelos sabores. Experimente ceviche, lomo saltado, e, para beber, um pisco sour.

Bolívia

Países para viajar sozinha e sem passaporte: Salar de Uyuni, Bolivia
Salar de Uyuni, Bolivia

A Bolívia é o destino ideal para quem gosta de paisagens com longos horizontes e bastante natureza. O destaque vai para o Salar de Uyuni, o maior deserto de sal do mundo. A mesma região do salar também possui uma variedade de passeios focados na natureza surpreendente da região, como a Ilha Incahauasi (também conhecida como Ilha de Cactos) e diversos vulcões e desertos.

Na fronteira com da Bolívia com o Peru está o Lago Titicaca, um cenário mítico conhecido por suas ilhas, como a Ilha do Sol e as ilhas flutuantes de Los Uros.

Já o turismo histórico na Bolívia fica por conta de duas cidades: Santa Cruz de La Sierra e Sucre, ambas com arquiteturas distintas repletas de catedrais, templos e construções conservadas.

Paraguai

Países para viajar sozinha e sem passaporte: Saltos del Monday , Paraguai

Saltos del Monday , Paraguai

Famoso pelas compras, o Paraguai é mais um destino que você pode visitar sem passaporte. Começando pela fronteira, um ponto turístico muito importante para o Paraguai e para o Brasil é a Usina Elétrica de Itaipu. Pertinho de Foz do Iguaçu, essa imensa obra da engenharia que ainda surpreende.

As Ruínas Jesuíticas La Santísima Trinidad e de Jesús de Tavarangue, ambas na cidade de Encarnación, são muito procuradas por turistas que querem conhecer o passado deste país-vizinho. Além de conservar parte da história do Paraguai e do povo Guarani, as ruínas de Santíssima Trinidad ainda são palco de um show de luzes à noite.

Equador

Ilhas Galápagos, Equador

O Equador é mais um desses destinos turísticos sul-americanos que possuem opções para todos os gostos. O pequeno país que dá nome à linha que divide o hemisfério sul do hemisfério norte é palco de arquiteturas coloniais, cenários andinos e mais praias caribenhas que parecem ter saído direto de uma revista.

As três principais cidades turísticas do Equador são: a capital Quito, com seu centro histórico, museus de arte pré-colombiana e um horizonte repleto de vulcões e montanhas; Cuenca, cidade histórica na cordilheira dos Andes muito conhecida por seu artesanato local e sua Catedral Vieja; e, por último, Galápagos, as ilhas oficialmente chamadas de Arquipélado de Colón, onde a natureza é exuberante e você poderá encontrar pinguins, leões-marinhos, visitar vulcões e, quem sabe, repetir os passos de Charles Darwin. 

E a Venezuela ?

Até pouco tempo atrás, havia um nono país para onde podíamos viajar sem passaporte: a Venezuela. O país, que já foi conhecido por suas belíssimas praias e pela colorida Maracaibo, já não faz mais parte do Mercosul, tendo seus direitos suspendidos em 2017, devido aos problemas sociais e políticos que o país enfrenta há anos. Por ora, não é recomendável visitar a região e só podemos torcer para que o país se recupere logo.

Encontre o melhor hotel para a sua viagem solo

Viaje Conectada! Chip internacional entregue na sua casa!

Seguro Viagem com desconto!

Vai alugar um carro? Encontre as melhores locadoras e preços!

Reserva de Hospedagem com Desconto no AirBnb

Compre ingressos e Reserve Passeios pelo mundo

2 COMENTÁRIOS

DEIXE UM COMENTÁRIO! VOU ADORAR!

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.