Você tem receio de viajar sozinha?
Marrocos para Mulheres 2019

Na minha comunidade no Facebook há muitas mulheres que tem medo de viajar sozinha e as razões são diversas. Em função de tantos comentários sobre o assunto, fiquei pensando em como poderia ajudar a mulher que tem receio de viajar sozinha, mas que já decidiu que vai de qualquer jeito. O que poderia ser feito para amenizar esse sentimento? Acredito que pequenas atitudes antes de viajar podem dar uma prévia de como será a viagem e isso pode ajudar e muito a administrar o receio de viajar sozinha.

Receio de viajar sozinha

Recebo muitas mensagens pelo WhatsApp de mulheres que relatam o receio de viajar sozinha. Viajar sozinha não é fácil ou simples pra todo mundo. Depende muito do temperamento da pessoa, de outras experiências já vividas, da idade, de como foi educada, do que pensa e acredita e por aí vai. E não tem nada de errado com a mulher que tem medo de viajar sozinha. Cada um é como é e tem suas vivências, sentimentos e dificuldades.

Ter medo de viajar sozinha é mais comum do que parece ou do que você pensa. O fato é que muitas pessoas não tiveram ainda a experiência de estarem completamente sozinhas, ou melhor, em sua própria companhia. Este sentimento pode causar muita estranheza em um primeiro momento e, para algumas, pode ser até mesmo aterrorizador. A boa notícia é que a maioria das mulheres que fazem a primeira viagem sozinha, voltam super felizes e animadas para a próxima viagem.

O que quero que você entenda é que esse sentimento – infelizmente – é muito comum. Eu mesma sinto apreensão até hoje, mas isso não me trava ou impede de começar a planejar a próxima viagem. Portanto, ter receio de viajar sozinha não é culpa sua e nem é só você que se sente dessa maneira. Não se preocupe com isso, pois você não está sozinha nessa.

O que fazer antes de viajar sozinha

Pensei em algumas alternativas para que você possa fazer uma espécie de “test drive” antes de sair para uma viagem mais longa sozinha. Tenho certeza que é só uma pequena adaptação e uma questão de reforçar a autoconfiança. Depois da primeira da viagem você verá que muitas coisas que pensamos, não são de fato a realidade. Vamos ver o que você pode fazer antes de viajar para ver como se sente?

Ir ao cinema sozinha

Não sei se você já experimentou ir ao cinema sozinha, mas pode ser um ensaio para o que vai acontecer na viagem. Você pode experimentar este programinha amanhã! Aposto que tem um filme que você ainda não viu. Que tal? Eu lembro bem da primeira vez que fui ao cinema sozinha: fui ver Jules et Jim, de Truffaut. Em um primeiro momento pode parecer um pouco estranho, pois a maioria das pessoas está acompanhada, mas logo depois que começa o filme, aposto que você nem vai lembrar que está ali sozinha. Um exercício muito bom pra começar a perder o receio de viajar sozinha.

Almoçar ou jantar sozinha

Acho que um dos momentos que mais me incomodava nas primeiras viagens eram as refeições solo. Primeiro, porque alguns garçons sempre me perguntavam para quantas pessoas era a mesa, mesmo me vendo sozinha. Isso já me irritava! rs rs Depois porque “achava” que as pessoas me olhavam, porque estava sozinha. Resolvia isso enfiando a cara em um livro ou no celular.

Hoje em dia isso não me incomoda mais. Ao invés de enfiar a cara no livro eu fico observando as pessoas. Faço o que achava que faziam comigo! E me divirto! Olho as roupas, os casais que não conversam, os que brigam, os que estão bêbados, os que estão felizes e se divertindo.

Experimente sair para almoçar ou jantar sozinha e veja como se sente. Leve um “companheiro”: uma revista, um livro e, claro, o celular. O máximo que vai acontecer é você enfiar a cara na revista como eu fazia! Mas não deixe de saborear a refeição e comemore essa conquista! Depois de algumas tentativas você verá que pode ser muito divertido.

Conheça algo novo na sua cidade

Pense em alguma coisa na sua cidade que você ainda não conheça. Pode ser um passeio a pé, uma visita guiada ao museu, um passeio de um dia todo. Procure algo nessas agências que organizam os passeios e vá sozinha, sem amigas ou conhecidos.

Você vai fazer parte de um grupo de pessoas desconhecidas e saberá como será durante a sua viagem. Você vai ver que vai conhecer pessoas legais – e algumas muito chatas. Igualzinho como vai acontecer quando estiver viajando para outro destino. Vai ver também que poderá fazer amigos muito legais, mas apenas se quiser.

É assim que funciona durante a sua viagem solo. Você decidirá se quer ou não fazer amigos, se vai ou não interagir, se quer ou não estar totalmente sozinha e imersa no seu mundinho.

Escolha um destino especial e perto

Já está um pouco mais confiante? Hora de escolher um lugar perto, que você tem muita vontade de conhecer! Pode ser um local que você já conheça, mas, de preferência um lugar novo e especial, pois será sua primeira viagem sozinha e você vai querer lembrar depois.

Pesquise sobre o lugar: o que fazer, como chegar, onde ficar. Para isso, existem os blogs de viagem, amigos, grupos no Facebook e publicações de turismo. Informação hoje em dia é o que não falta. Mas faça a pesquisa você mesma, porque ter informações básicas do lugar que escolheu para viajar sozinha pela primeira vez, vai te fazer sentir muito mais confiante e extremamente confortável.

Leia também >> Como Planejar sua primeira Viajem

 

Não dê ouvidos a tudo que vão falar

É bastante normal que sua família, por exemplo, se preocupe com você e te desaconselhe a viajar sozinha, desfiando um rosários de coisas ruins que podem acontecer. Isso é normal e não é por mal. Ouça e entenda como uma forma de carinho, mas NÃO DESISTA! Procure explicar a eles que você pesquisou bastante sobre o local que vai visitar, que tomará todas as precauções possíveis (as mesmas que você toma todos os dias, quando sai de casa) e as impossíveis e que manterá contato com eles. Isso acalma os ânimos e eles te vendo decidida,  ficarão mais tranquilos também. Por isso, não esqueça: pesquisar muito sobre seu destino é a chave do negócio!

Leia também >> Como lidar com a família quando você viaja sozinha

 

Final de semana sozinha

Agora que você já experimentou as outras coisas, já escolheu o destino, pode partir para uma viagem curtinha de fim de semana. Se não se sentir segura para pegar um ônibus, avião ou ir de carro por conta própria, vá com um pacote de agência. O que que tem demais nisso? A única coisa chata nestes pacotes é que a gente fica preso nos horários deles, mas se você nem liga pra isso, pode ser uma ótima opção para a primeira experiência sozinha.

Lidar com o receio de viajar sozinha é um processo e cada pessoa tem seu tempo. Estas foram apenas algumas dicas para você começar seu processo de mudança. Para algumas pode não funcionar, mas pode ajudar. Ficar consigo mesma, pode parecer difícil, mas aos poucos a gente aprende e começa a adorar!

24 COMENTÁRIOS

  1. Tenho 68 anos e ja viajei sozinha, quando era mais jovem. Hj em dia tenho vontade de ir,mas tenho meus receios.
    Meu neto com 16 anos viajou para a Alemanha sozinho e já foi à Bélgica, Frankfurt, Berlim e vem para o Brasil sozinho, sem qualquer medo.
    Acho que tenho medo de passar mal e estar sozinha, mas, ao mesmo tempo, acho que é um medo bobo de minha parte..
    Espero tomar coragem em breve, pois tenho planos.
    Abraços e obrigada pelas dicas. .

    • Oi Marina, tudo bem ? Te entendo perfeitamente, mas tente colocar estes pensamentos pra longe. Passar mal (em algumas circunstâncias) pode ser evitado com cuidados na alimentação, nos tipos de programas que fazemos, etc. Um bom seguro viagem é essencial! O restante será considerado uma fatalidade e quanto a isso não temos controle. Então, precisamos seguir na vida e viajar faz um bem tremendo! Bora viajar! beijão

  2. Denise, muito obrigada pelo Post. Semana que vou vou sozinha para Buenos Aires, para um congresso, tenho 22 anos. Estou com muito medo, me preparei muito, reservei hotel, tenho todos os itinerários que vou fazer anotados na agenda, com mapas impressos, etc. Mas ainda sim bate um medo. Espero que de tudo certo, preciso aprender a me virar sozinha e não depender tanto das pessoas!

    • Amanda, Tudo bem? Vai dar tudo certo. Fica tranquila, pois vc se preparou. O que vc está sentindo me parece mais ansiedade do que medo. Quando vc chegar lá vai ver que este sentimento vai sumir. Aproveite cada minuto que Buenos Aires tem muitas coisas para se fazer! bjos

  3. Engraçado!
    Lendo seu texto lembrei que antes fazia bastante isso de comer sozinha, sair sozinha, fui uma vez ao cinema sozinha e em todas essas ocasiões me sentia um ET…
    Não era com objetivo de me descobrir nem nada, era só pq n tinha com quem ir mesmo hahaha é só agora vim perceber que me sentia estranha e n sabia bem o por quê.
    Sempre reparava que a grande maioria das pessoas estavam acompanhadas e por isso me sentia estranha. Parece que sempre queremos estar vinculados a alguém e neles procuramos nosso apoio. Sem prejuízo dos momentos de compartilhar risos e a companhia de outra pessoa que gostamos, mas ficar sozinha ou sozinho é bem desafiador.

    • Ranni, verdade. A boa notícia é que, hoje em dia, já está mais “normal” ver pessoas sozinhas em atividades de lazer. Eu comecei faz tempo e, sim, me sentia como um ET também. Mas consegui entender ser a minha melhor companhia e isso não tem nada a ver com não fazer mais nada acompanhada. É só aprender a estar só e estar feliz também. Mas não é fácil chegar aí. Tem uma caminhada, um processo pra virar a chave. Obrigada pela visitinha. beijos

  4. Olá!
    Adorei as matérias do blog! Obrigada pelas dicas! 🙂
    Sempre tive receio de viajar sozinha, principalmente, em razão da limitação com outro idioma, mas sempre tive um desejo enorme de fazer isso.
    Tive uma primeira experiência agora em outubro/2017.
    Minha amiga que iria comigo à Oktoberfest, em Blumenau, teve um problema no trabalho e não pode viajar. Fui sozinha.
    Foi muito bom e tranquilo!
    Fiz amizade no primeiro dia e não fiquei sozinha muito tempo. rsrsrs
    Adorei a experiência e agora quero estendê-la a viagens internacionais.
    Vou sempre consultar as dicas por aqui. Obrigada!

    • Oi Juliana, tudo bem ? Super obrigada pelo comentário. Fico feliz que sua experiência tenha sido legal. Espero que as dicas do blog possam te ajudar na sua próxima aventura. Estou sempre às ordens. beijos

  5. Todo feriado..fico em casa morrendo de vontade de viajar. Tenho carro mas morro de medo de viajar sozinha e me perder .aí vcs vão falar !! Usa o GPS. Tem os aplicativos enfim ..mesmo assim tenho pavor de me perderenfim sempre dependendo dos outros para poder viajar!!!Não sei o que fazer para perder esse medo ..tenho irmãs e irmão que moram em Mongaguá..itanhaém e Valinhos mas não sei ir e tenho medo de ir soZinha…muito triste

  6. Era tudo que eu queria ler hoje.
    Nunca viajei sozinha. Agora estou eu aqui, sozinha, com grana e sem ninguém para me fazer companhia. Doida para viajar no Carnaval. Medrosa pra caramba!!!
    Sou viúva, minhas amigas, algumas são casadas, outras evangélicas e outras, duras…rsrs…
    Ai meu Deus! Vou ter que encarar isso de frente mesmo.

  7. Era tudo que eu precisava ler hoje….
    Estou agoniada há meses, pois minhas férias estão agendadas e diariamente penso, poxa ninguém para ir comigo, filhos cresceram, trabalham, impossível conciliar nossas agendas…a prima parceira que fez as últimas viagens comigo desde que me separei, não pode, está com outras prioridades, sem grana….
    Não estou vendo outra alternativa, férias em casa ou viajar sozinha !!!
    Acho que vou encarar….
    Obrigada!

    • Silvana, tudo bem? Encara sim! Você merece esse momento e tenho certeza que vai ser ótimo! Não deu pra ir com ninguém desta vez é pode ser a grande oportunidade de ter uma experiência diferente. Se tiver qualquer dúvida é só falar que será uma prazer te ajudar. Obrigada pela visita e pelo comentário beijokas

  8. preciso ir do rio a belo horizonte no sabado de onibus, to morrendo de medo.. estava acostumada a ir até juiz de fora, alem paraiba. agora BH é um desafio para mim….

    • Ludmylla, não se preocupe, vai dar tudo certo! Confie em você, porque tenho certeza que você é super capaz de tirar essa viagem de letra. Fique atenta, somente isso e pensa que vai ser super legal! Obrigada pela visitinha e conte comigo para o que precisar! beijão e obrigada pela visita

  9. Oi Denise, tudo bem?
    MA RA VI LHO SO o teu blog!!! E tão bom quanto, é saber que tem mais gente no mesmo barco e que mesmo solitária, você nunca está sozinha 🙂

    • Oi Ana, tudo bem ? Que bommmmmmmmm que gostou! São estes comentários que me fazem continuar a escrever! Quem sabe consigo ajudar algumas pessoinhas a quebrar as pequenas resistências e viajarem mais sozinhas? É tão bom, né? Obrigada pela visitinha! Volte sempre! Beijo grande!

  10. NOSSA eu to com muito medo de viajar sozinha, na verdade vou me mudar pro mexico p/ estudar, tenho 18 anos, quero muito ir mais to morrendo de medo

    • Mirely, tudo bem ? Não fique com este medo todo, porque ele só te paralisa. Aproveite esta oportunidade de estudo. Você vai conhecer um monte de gente legal, fazer novos amigos, viver em uma nova cultura, vai ver lugares diferentes. Não tem porque ter medo. Não se exponha a riscos, pesquise bastante sobre a cidade onde vai morar e vai dar tudo certo. Você vive no Brasil e já é uma guerreira por natureza! Boa viagem! Aproveite muito! beijos

  11. Eu sou de Penápolis -SP,tenho bastante medo,insegurança mesmo de viajar sozinho,nunca viajei sozinho. Eu quero ir conhecer São Paulo,e aquela cidade grande me espanta kkk,será pela minha idade? Tenho 18.
    Eu tenho medo de ficar perdido lá,da violência,e mais,nem sei como funciona os transportes públicos,metrôs e ônibus…

    • Oi Rene Bruno, tudo bem? Obrigada pela visita. Olha, é normal a gente ter medo e apreensão quando viaja sozinho. Mas se você pesquisar bem sobre São Paulo ou sobre outro lugar que queira visitar (tem tuuuudooo na internet), você vai se sentir mais seguro e dificilmente vai se perder. No caso de São Paulo, caso se perca, é só ir em uma banca de jornal, restaurante, etc e perguntar. Não vai ter problema com isso, pois existe muita gente bacana que vai te ajudar. Você pode começar a ler sobre o metro aqui http://www.metro.sp.gov.br/ Quanto a violência, ela está em todo lugar e não adianta a gente ficar trancado em casa. Temos que ser cuidadosos, evitar correr riscos e ir (com medo mesmo)! Espero ter ajudado! Beijos

DEIXE UM COMENTÁRIO! VOU ADORAR!

Please enter your comment!
Please enter your name here

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.