Como lidar com a tensao pre viagem TPV

Você também sente um leve incômodo antes de viajar? Aquele friozinho na barriga que só cresce até a chegada do grande dia? É a chamada tensão pré-viagem ou ainda ansiedade pré-viagem!

Essa ansiedade pré-viagem, seja ela muita ou pouca, na véspera ou dias antes de embarcar é bastante normal. Certamente, ela é tão comum que já ganhou até um apelido: TPV.

Leia também: Cuidados com a saúde ao viajar

Só que essa ansiedade toda, se não for bem administrada pode causar consequências físicas e até atrapalhar a sua viagem.

Existem algumas coisas que podemos fazer para lidar com a tensão pré-viagem, mas se você sentir que ela é mais do que uma simples excitação antes da viagem, sempre recomendo consultar um médico.

O que é a TPV?

Basicamente, a tensão pré-viagem é uma ansiedade que pode estar sendo causada pelo fato de você estar saindo da sua zona de conforto. Ah e se é a primeira vez que você está viajando sozinha esse sentimento aparece em 99% das mulheres, pode acreditar.

Mas vou te falar que, mesmo eu já tendo viajado muitas vezes, ainda sofro – bem menos – de ansiedade pré-viagem. Muito em função da expectativa de cair na estrada de novo e conhecer um novo destino.

A ansiedade vem com preocupação e medo e pode aumentar muito a tensão e o estresse. No caso das viagens, acredito que ela está associada ao:

  • receio de esquecer algo importante;
  • fato de estar indo para um lugar novo, diferente do que se está acostumada;
  • medo de algo dar errado ou não sair como planejamos;
  • as grandes expectativas que já estão sobrevoando os pensamentos;

A viagem faz com que a gente saia da bolha onde vivemos e nos sentimos seguras, o que na verdade não passa de uma ilusão. Podemos ser assaltadas ou sequestradas ao atravessar a rua em frente a nossa casa. Claro que me refiro a pessoas, como eu, que vivem em cidades grandes e cheias de riscos. Este tipo de coisa só é pouco provável pra quem mora em cidades bem pequenas e pacatas, onde isso não é comum acontecer.

Mas voltando a ansiedade pré-viagem, saiba que ela pode causar vários sintomas físicos e, obviamente vai depender de cada pessoa. Os mais comuns são:

  • Insônia
  • Diarreia
  • Dor de barriga
  • Taquicardia
  • Herpes
  • Problemas de pele

O que vale observar aqui é o nível de ansiedade que você está sentindo. Se você acha que a sua tensão pré-viagem está em um nível muito elevado ou que a sua reação está um pouco maior do que apenas um friozinho na barriga, sempre vale procurar um médico para que isso não venha a interferir na sua viagem, nem tampouco passe a ser uma ansiedade crônica.

Leia também: Viajar de avião durante a pandemia de coronavírus

Como lidar com a ansiedade pré-viagem

Existem algumas coisas que você pode experimentar para ver se amenizam a ansiedade pré-viagem. Vamos ver?

Pesquise bem sobre o destino

Pesquisar sobre o destino escolhido e também sobre a cultura do lugar – se for uma viagem solo pra fora do Brasil – é uma forma de entender o que você vai viver na viagem. Pra mim, quando eu sentia mais medo de viajar sozinha, pesquisar sobre o destino sempre me deixou muito mais confortável e segura diante do desconhecido.

Pesquise nos blogs de viagem, nas revistas de turismo, nos guias e aproveite os grupos nas mídias sociais e converse com mulheres que já foram ao destino.

Use um check list

Listas (ou Check list) ajudam a organizar o que você vai levar na viagem, além de dar uma ajudinha praquela sensação quando estamos saindo de casa… será que peguei tudo?

Sou a rainha de esquecer as coisas e, pensando nisso, criei um check list bem completinho que pode ajudar. É gratuito e você pode baixar no link abaixo.

Baixe agora >> Check List Viagem Internacional

Como lidar com a tensão pré- viagem (TPV): Check List
Use um check list e faça a mala uma semana antes. Isso pode ajudar a diminuir a tensão pré-viagem!

Faça a mala uma semana antes

Fazer a mala com antecedência pode tirar um peso das suas costas, se você for parecida comigo. Sou uma viajante que detesta fazer a mala, então, essa parte me causa ansiedade. Não gosto mesmo!

Confira a sessão Bagagem  para dicas do que levar na mala

Fazendo com calma, tipo uma semana antes, dá tempo de ver se você tem tudo o que precisa. Se não tem, ainda dá tempo de comprar, se for o caso. E tem mais: a probabilidade de esquecer algo importante é bem mais baixa.

Faça uma lista do que a incomoda

Há uma frase que diz que “a ansiedade é excesso de futuro”. Ficamos pensando no que “pode” e “não pode” acontecer durante a viagem. Estamos colocando nossa atenção lá na frente, no momento futuro e estamos deixando de viver o presente.

Muitas vezes a nossa mente começa a criar mil pensamentos que nem fazem sentido e alguns deles podem se tornar medos.

Uma forma de acabar com esses monstrinhos imaginários é colocar isso no papel. Quais são as coisas que te deixam apreensiva ou com medo na viagem? Coloque isso no papel e, a partir daí, comece a marcar: isso EU CONTROLO, isso eu NÃO CONTROLO.

A lista do NÃO CONTROLO, você analisa para ver se há há algo que você possa fazer para amenizar esse pensamento que está gerando ansiedade.

Por exemplo, se o seu medo é ficar doente durante a viagem. Você tem controle sobre isso? Não, você não controla o seu corpo ao ponto de impedir que ele adoeça. Mas você tem algumas atitudes que podem ser tomadas para diminuir as possibilidades de ficar doente e te deixar mais tranquila. Vamos ver:

  • consultar um médico e fazer um check up antes da viagem
  • montar uma farmacinha completa com medicamentos que você costuma usar
  • fazer um seguro viagem, assim qualquer problema relacionado a sua saúde durante a viagem, você terá assistência;

Se você tomar estas atitudes tenho certeza que vai viajar mais tranquila, sabendo que fez tudo o que estava a seu alcance.

Como lidar com a tensão pré- viagem (TPV): Pense no que vai dar certo
Quando tiver muito ansiosa, respire profundamente e pense em tudo que vai dar certo na sua viagem.

Pense em tudo que vai dar certo

É recorrente focarmos mais nas coisas negativas do que nas positivas, mas chegou a hora de parar com esse hábito que só aumenta a ansiedade pré-viagem. Ao invés de pensar no que pode dar errado, pense em tudo que vai dar certo.

Foque no fato de que você vai conhecer um lugar diferente, vai poder visitar locais que você só via nos filmes e revistas, vai ver de perto uma nova cultura e aprender coisas incríveis!

Pense nas novas amizades que podem surgir, nas belas paisagens que você vai encontrar e nas comidas deliciosas que você vai experimentar. Não é bem melhor?

Medite (ou apenas respire)

Sempre achei que não conseguiria meditar. Comecei algumas vezes e desistia sempre. Até que botei na minha cabeça que ia fazer, nem que fosse um minuto por dia. Hoje já não tenho tanta dificuldade, mas ainda estou longe de ser uma expert em meditação.

Pra mim, a meditação é o que mais me acalma, me deixa tranquila. Me desacelera.

Como lidar com a tensão pré- viagem (TPV): Meditação
Meditar é bom em qualquer momento e em qualquer idade. Bora se conectar com o momento presente.

Existem vários aplicativos que podem ajudar. quem está começando. Gosto de usar dois: o Insight Timer, para as meditações guiadas e o Calm para ouvir histórias pra dormir. ⁣

Fiz um vídeo que mostro como usar o Insight Timer, se quiser dar uma olhadinha. Uso a versão gratuita. ⁣

Você pode começar com apenas 3 min diários e, na medida em que for se sentindo mais confortável aumente o tempo gradativamente.

Provavelmente sua mente vai triplicar os pensamentos e fazer você voar. Não tem problema nenhum. É isso mesmo que acontece e está tudo bem. Se você percebeu que a sua mente está te levando lá pra longe, volte a sua atenção para a respiração novamente e para a voz do seu guia. ⁣

Olha, não é só você que tem dificuldade de aquietar a mente. Todo mundo tem. Por isso não desista! Insista, porque tenho certeza que vai ajudar na tensão pré viagem e na sua vida.⁣

Imprevistos acontecem e tá tudo bem

Para finalizar, quero te contar uma coisa muito importante: imprevistos acontecem com todas as pessoas que viajam. Não em todas as viagens, mas acontecem quase sempre com viajantes experientes ou iniciantes. Não importa muito.

Imprevistos acontecem o tempo todo na nossa vida e precisamos aprender a lidar com eles. Temos essa capacidade, minha amiga. Eu tenho e você também tem.

A única coisa que podemos fazer a respeito disto é estarmos abertas a lidar com eles conforme forem aparecendo. Vá de peito aberto para abraçar as dificuldades que ocorrerem na sua viagem. E lembre-se: não existem erros em viagem, existem aprendizados e muito boas histórias pra contar na volta.

Você também sofre com a TPV? Me conta e me diz o que você faz para manter a tranquilidade antes de viajar.

DEIXE UM COMENTÁRIO! VOU ADORAR!

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.