fbpx
HomeViajar Sozinha10 destinos no Brasil para a primeira viagem sozinha

10 destinos no Brasil para a primeira viagem sozinha

-

Planejar a primeira viagem sozinha nem sempre será fácil e óbvio. Pode dar um friozinho na barriga e surgir a dúvida: pra onde ir ? Onde será mais legal ir sozinha pela primeira vez? Por isso, fiz essa listinha especial com sugestões de destinos no Brasil para a primeira viagem sozinha.

Leia também >> Como planejar a primeira viagem sozinha

Sempre falo que o ideal para a primeira viagem sozinha é escolher um destino amigável e fácil. Isso quer dizer que sempre recomendo cidades com uma infraestrutura turística legal, onde seja fácil circular e que tenha bastante atividades e pontos de interesse. Desta forma, dificilmente você se sentirá entediada e vai curtir muito a sua viagem e começar a se acostumar a estar consigo mesma.

Pensando nisso, preparei uma listinha com destinos no Brasil para a primeira viagem sozinha. Alguns destinos já fui e achei incríveis para conhecer sozinha. Outros que ainda não conheci são locais que estão bombando lá na comunidade do Face, Viajar Sozinha Dicas & Experiências. 

Claro que existem muitos outros destinos, além desses, que podem ser tão incríveis quanto esses para a sua primeira viagem sozinha. Mas para começar, aqui já tem uma lista bem legal para você começar!

Destinos no Brasil para a primeira viagem sozinha para quem gosta de praia

Paraty, Rio de Janeiro

Destinos no Brasil para a sua primeira viagem sozinha: Paraty
Paraty

Esta cidadezinha fluminense que mistura praia, história e muita cultura é apaixonante. Paraty conta com diversas opções de passeios de barco para ir as praias, cachoeiras e também fica pertinho de Trindade, outro ponto com diversas praias maravilhosas que vale a pena conferir.

Aproveite também para conhecer o centro histórico da cidade, com seus sobradinhos coloniais coloridos e super charmosos. Também há ótimos restaurantes, onde você pode aproveitar para provar a gastronomia local e também a tradicional Gabriela, cachaça famosa da região. Aliás, esqueça seu salto alto em casa. Para andar em Paraty sem cair e ficar confortável no seu passeio pelo centrinho, use tênis.

Paraty também é uma cidade que sedia diversos eventos culturais e gastronômicos, como a FLIP (Festa Literária Internacional de Paraty) e o Festival da Cachaça, Cultura & Sabores de Paraty.

Praia do Forte, Bahia

Destinos no Brasil para a sua primeira viagem sozinha: Praia do Forte
Praia o Forte

A Praia do Forte é uma ótima opção para quem quer curtir lindas praias, piscinas naturais, muita natureza e descanso. Os coqueirais são realmente incríveis e você ainda tem 12 km de praias realmente lindas. E a culinária baiana? Pensa nas delícias que há para você provar.

Leia também >> Viajar Sozinha para a Praia do Forte

Essa antiga vila de pescadores fica a apenas 56 km de Salvador e é super tranquila e segura. Por lá, o ritmo vai ser mais relax: muita praia, comprinhas no centrinho, poderá visitar o Projeto Tamar ou o Castelo Garcia D´Ávila, passeio de triciclo e diversas atividades nas piscinas naturais.

E se você quiser relaxar mesmo e não se preocupar com absolutamente nada, poderá optar em se hospedar fora da Vila, no Iberostar Praia do Forte ou Iberostar Bahia. Ambos são sistema all inclusive e possuem praia privativa. Simplesmente uma experiência pra lá de mágica!

Leia mais >> Como é se hospedar no Iberostar Praia do Forte viajando sozinha

Jericoacoara, Ceará

Destinos no Brasil para a sua primeira viagem sozinha: Jericoacoara
Jeri

Jericoacoara, também conhecida carinhosamente como Jijoca, é uma das praias mais famosas do Ceará. O lugar é tão incrível que já foi até eleita como uma das melhores praias do mundo! O local é perfeito para quem quer ter muitas opções de atividades: desde esportes radicais, como kite surf e wind surf, passeios de buggy sobre dunas, trilhas e mergulhos, bem como uma vida noturna bem agitada.

Em Jijoca, você vai poder conferir várias baladas com DJs, muito samba e muito forró. É bom evitar o período de chuva, que começa em janeiro e vai piorando até maio. A melhor época é de julho a dezembro.

Destinos no Brasil para a primeira viagem sozinha pra quem curte cidade

Curitiba, Paraná

Destinos no Brasil para a sua primeira viagem sozinha: Curitiba
Curitiba. Imagem martinskariny

A capital paranaense é um dos meus destinos nacionais prediletos, pois possui um milhão de coisas para fazer em qualquer época do ano. As atrações vão desde o Museu Oscar Niemayer, o belíssimo Jardim Botânico, até a Mesquita Imam Ali ibn Abi Talib e a tradicional Feira do Largo da Ordem que acontece todos os domingos. Apesar de ser uma cidade grande, é bastante fácil circular por Curitiba, principalmente por causa do seu famoso sistema BRT e da Linha Turismo, que para em mais de 20 pontos turísticos.

Leia também >> Viajar Sozinha para Curitiba

A cidade é uma boa pedida para quem gosta de frio! Nos meses de inverno, de maio a agosto, é normal que temperatura fique entre 10ºC a 19ºC. Além disso, você também pode aproveitar a passagem pelo Paraná e dar um pulo em Foz do Iguaçu, onde estão cataratas que fazem parte da lista das Sete Maravilhas da Natureza.

São Paulo, São Paulo

Destinos no Brasil para a sua primeira viagem sozinha: São Paulo
São Paulo. Imagem joelfotos

A maior cidade da América do Sul é ideal para quem gosta de muitas atividades, especialmente se falamos em cultura, gastronomia e arte. Nada melhor do que um passeio pela Avenida Paulista, uma visita ao museu MASP ou a Pinacoteca, ver a cidade do alto no Farol Santander e fazer uma refeição no bairro da Liberdade, área repleta de ótimos restaurantes orientais.

Se sentir falta de natureza, pode fazer um passeio pelo Parque do Ibirapuera, onde poderá visitar o incrível e não muito conhecido, Museu Afro Brasil. Já se gosta de grafitti, não deixe de admirar as obras espalhadas pela cidade e para lindas fotos, visite o Beco do Batman e aproveite para almoçar e perambular na feirinha na Benedito Calixto.

Para quem gosta de teatro, música e arte, vale a pena conferir a efervescente agenda cultural da cidade. Você consegue ver o que de melhor acontece na cidade no blog Coisos on the Go, da Sônia e do Kaio. Não deixe da dar uma olhadinha por lá!

Todos os anos, geralmente entre os esses de abril e maio, acontece a Virada Cultural, um evento de 24h de atividades culturais totalmente grátis que acontecem em vários pontos da cidade. Ou seja, entretenimento bom e de graça!

Tiradentes, Minas Gerais

Tiradentes. Imagem serginhopacheco

Casas históricas, uma igreja a cada esquina, cheirinho de pão de queijo e café passado. Minas Gerais é uma delícia e Tiradentes é uma parada essencial!

Pertinho de São João Del Rei, onde você também pode passear e até recomendo se hospedar, essa cidade pequena é ideal para uma visita de dois ou três dias, perfeita para encaixar em uma viagem durante um feriadão.

Ou, ainda, caso você queira adicionar mais de uma parada no roteiro da sua primeira viagem sozinha. Dá pra conhecer as duas cidades em pouco tempo em uma viagem super relaxada.

O turismo gastronômico é tradicional na cidade, que tem ótimos restaurantes e um deles você não pode deixar de experimentar: o Divagar Gourmeco.

Destinos no Brasil para a primeira viagem sozinha pra quem ama natureza

Bonito, Mato Grosso do Sul

Bonito. Imagem gentilmente cedida por Marola com Carambola

Considerada a capital do ecoturismo no Brasil, Bonito possui muitas oportunidades para você desfrutar da natureza e viver várias aventuras. Lá, você vai poder mergulhar com peixes em águas cristalinas, participar de trilhas em parques ecológicos e ainda visitar lugares incríveis, como a gruta do Lago Azul e a cachoeira da Boca da Onça. Pode ter certeza de que este é o destino ideal para quem quer ter bastante contato com a natureza!

Eu ainda não fui pra Bonito, mas você pode ver todas as informações no Marola com Carambola , pois minhas queridas amigas Eloah e Amanda, fizeram uma viagem incrível por lá.

Viagem para Bonito – Marola com Carambola

Jalapão, Tocantins

Jalapão. Imagem gentilmente cedida por Gilda Figueiredo

O parque estadual do Jalapão é o destino ideal para quem ama natureza e quer garantir uma primeira viagem sozinha inesquecível. Localizado no Tocantins, o Jalapão é uma área de preservação que ocupa 34 mil km² na região do cerrado, o que faz dele um dos pontos de ecoturismo mais bem preservados em todo o país!

Como também ainda não conheço o Jalapão, chamei a Gilda Figueiredo, que viaja muito sozinha, para falar sobre o destino. Olha como foi a experiência dela por lá!

Éden é a palavra escolhida para definir os atrativos do Jalapão! Após rodarmos por estradas esburacadas, cheias de “costelas” e muito areal, no final nos deparamos com cachoeiras que parecem ter saído de contos de fada, dunas, veredas, rios, fervedouros (nascentes) de águas límpidas e tão distintas umas das outras, que só presenciando pra conseguir entender o que as fotos não conseguem transmitir!

Me programei e fiz tudo sozinha. Contratei uma agência de Palmas com meses de antecedência, comprei o aéreo só depois, pois as datas têm que bater com a saída e retorno do passeio e essas são definidas pelas agências. Fui sem saber o que iria encontrar e somente lá, no dia anterior ao passeio, fiquei sabendo que meu grupo seria de 10 pessoas (3 casais e 4 mulheres solo) + 2 guias.

A interação foi tanta que outros grupos achavam que já nos conhecíamos há tempos. Sabe aquelas pessoas que “o santo bate”? Meu grupo foi assim desde o primeiro contato até a despedida. No último dia, na Praia da Graciosa, ninguém queria ir embora e esticamos até ás 22hs. Isso depois de 6 dias juntos na nossa aventura. O lugar é surreal, com uma energia extrema, natureza bruta e praticamente intocada, que Deus criou e me proporcionou conhecer”.

Vai dizer que com o relato da Gilda não deu vontade de fazer as malas e partir correndo ?

Manaus, Amazonas

Guia e Roteiro de Manaus
Manaus.

Um dos destinos mais incríveis que já visitei (em um total de 10 vezes por conta de trabalho) e onde você, com certeza, vai viver experiências muito especiais e genuínas. Os manauaras são extremamente gentis e calorosos e você vai se sentir em casa.

Leia também >> Viajar Sozinha para Manaus

Por lá é possível fazer um cruzeiro maravilhoso nos Rios Negro e Solimões, ter experiências exclusivas em hotéis de selva, visitar uma tribo indígena, curtir as praias de rio, ver o encontro das águas,
conhecer um dos teatros mais belos do Brasil, o Teatro Amazonas,  enfim, uma infinidade de atividades que vão deixar os seus dias incrivelmente especiais. Ahhh e de quebra vai provar as delícias da culinária manauara no Banzeiro e também no Tambaqui de Banda.

Destinos no Brasil para a primeira viagem sozinha – pra quem quer cidade e natureza

Foz do Iguaçu

Viajar sozinha para Foz do Iguaçu roteiro e dicas
Foz do Iguaçu

Foz do Iguaçu é um excelente destino pra quem ama a natureza e para quem gosta de cidade. Ela tem tudo em um único lugar e tenho certeza que você vai amar!

Hospedando uma das 7 maravilhas da natureza, além das Cataratas do Iguaçu, você poderá ter uma experiência de aventura no passeio Macuco Safari, chegando bem pertinho das queda d´água.

Dá também para visitar o Marco das Três Fronteiras, o Templo Budista Chen Tien, fazer comprinhas e muito mais!

E sabe por que é um destino tão incrível ? Você ainda poderá carimbar o seu passaporte indo para a Argentina visitar as Cataratas do lado de lá, que são incríveis!

Além disso, pode dar umas voltinhas em Puerto Iguazu ou fazer compras no Paraguai. E, se por um acaso, você ainda não tiver passaporte, não tem o menor problema, pois poderá ir só com a sua carteira de identidade brasileira. Não é incrível ?

Leia também >> 8 países para viajar sozinha e sem passaporte

Espero que tenha gostado das sugestões de destinos no Brasil para a primeira viagem sozinha. E lembre-se que existem muitos outros lugares para viajar sozinha pelo Brasil. Esses foram apenas alguns destinos selecionados pra te sugerir.

Você já tem ideia pra onde gostaria de ir na sua primeira viagem solo ? Me conta nos comentários, pois vou adorar saber.

Denise Tonin
Denise Tonin
Sou viajante solo por opção e paixão! Viajei muito mais do que escrevi por aqui, mas vale dizer que o que realmente importa não é a quantidade de países que visitei, mas o quanto consegui me conectar com cada lugar e com as pessoas que cruzei nas viagens. O mais importante ainda é o quanto consegui me conectar comigo mesma! Busque por conexão e se entregue e verá a mágica acontecer. Suas viagens, além de incríveis, serão transformadoras!

3 COMENTÁRIOS

    • Olá Priscila, tudo bem ? Quem escreveu sobre esta parte do jalapão foi a Gilda e o face dela está no artigo, caso queira saber qual foi a agência que ela utilizou. Ela não nos falou qual foi a agência. beijos

DEIXE UM COMENTÁRIO!

Please enter your comment!
Insira seu nome

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Success message!
Warning message!
Error message!