Desvantagens de viajar sozinha e como contorna-las

Por mais que eu seja apaixonada por viajar sozinha, isso não quer dizer que tudo é um mar de rosas e que não há desvantagens ou coisas a serem administradas. Como tudo na vida, tem o lado bom e o ruim. Vamos ver quais são as desvantagens de viajar sozinha e como podemos administrá-las da melhor maneira?

Custos mais altos

Por não dividirmos as despesas com ninguém, dependendo do nosso estilo de viagem, vamos acabar gastando um pouco mais do que se estivéssemos acompanhadas. Algumas empresas aplicam o single supplement,  taxa cobrada dos viajantes solo que varia de 10 a 100% da tarifa normal. Um exemplo são os hotéis ou cruzeiros.

Leia também >> Quanto custa viajar sozinha? 

Como contornar

  • Se for se hospedar em hotel, procure os que não cobram essa taxa. Já existem alguns que oferecem quartos com área menor e você não paga por duas pessoas.
  • Você pode também se hospedar em um hostel, em quarto compartilhado, e acabará pagando por pessoa / cama. 
  • As empresas de cruzeiros estão começando a olhar com mais carinho para os viajantes solo, exemplo da Norwegian Cruise Line. Precisamos prestigiar estas empresas 🙂

Norwegian_ Cruzeiros

Não fazer alguns passeios

Às vezes queremos fazer um passeio que exige um mínimo de pessoas para acontecer e, por azar, não há ninguém interessado naquele passeio, no dia que você pode fazer. A agência poderá lhe cobrar o custo mínimo para saída e, na maioria das vezes, fica um valor inviável.

Um exemplo disso são os passeios de barco. Em Manaus, Paraty e Ilha Grande eu tentei negociar uma lancha ou barco privativo – e fugir dos passeios nas escunas com 100 pessoas e aquela música que você detesta no volume máximo – para ter uma experiência mais legal. Impossível, pois o custo realmente não compensa!

Como contornar

  • Agende os passeios com antecedência para que você tenha flexibilidade de trocar o dia no seu roteiro e ser encaixada em um grupo. Além disso, a agência que organiza o tour já sabe do seu interesse e vai dar um jeitinho de encaixá-la.
  • Procure alguém no seu hotel que esteja pensando em fazer o mesmo passeio. Às vezes, você acha uma família ou outros viajantes solo e podem juntos conseguir um preço legal para o grupo pequeno, ao invés de ter que se juntar à multidão.
Solo Travel Week

PARTICIPE DA SOLO TRAVEL WEEK

Uma semana com muitos conteúdos online e gratuitos sobre viajar sozinha. Você vai aprender como planejar uma viagem solo única!

Alugar um carro pode não valer a pena

Se você não tem ninguém com quem dividir a diária de locação e o combustível a coisa fica complicada. Se você colocar na ponta do lápis, a não ser que não haja outra opção para chegar ao seu destino, não vale a pena mesmo.

Outro ponto que vejo como desvantagem é que dirigir em um local desconhecido vai te fazer prestar super atenção ao GPS, à estrada pra não errar o caminho e você não vai estar totalmente relaxada e curtindo tudo a sua volta.

Como contornar

  • Usar outros meios de transportes, como ônibus ou trem. Vai na janelinha, relaxada, curtindo a vista e vai acabar curtindo muito mais a viagem. Para ver como fazer deslocamentos entre cidades, use o Go Euro ou Rome2Rio.

Pode não acordar a tempo de…

Você está viajando sozinha e passou o dia na rua conhecendo a cidade. Chegou ao hotel, tomou um banho quente, jantou e tomou um vinho. Relaxou. Isso basta pra correr o risco de não acordar na hora no dia seguinte, podendo perder um passeio ou até mesmo o voo para o próximo destino. Não tem ninguém pra te acordar 🙁

Como contornar

  • Use o serviço de despertar do hotel e, além disso…
  • Coloque seu celular pra despertar. Mas olha a dica preciosa: não deixe seu celular em cima da cama, no lençol. Com seu cansaço é provável você não ouvir ele tocar, porque o som será abafado pelo tecido. Me aconteceu há um mês atrás e acabei perdendo meu voo de volta 🙂

Você se tornará a rainha da selfie e de paisagens

As paisagens serão as suas melhores fotos! hehe E não tem muito jeito, né? Querendo ou não, você terá que aprender a tirar selfies, se quiser registrar sua viagem e estar nas fotos. Não é toda hora que encontramos uma alma caridosa que não vá sair correndo com a sua câmera. E depois, às vezes, a gente acaba errando e pedindo para uma pessoa super gentil, porém que é péssima em fotografar. Tira 5 fotos e todas ficam uma droga. Eu, pelo menos, fico sem graça de pedir mais 5 clicks e acabo deixando de lado.

Como contornar

  • Ter uma câmera que vire o visor totalmente ou usar apenas o celular.
  • Andar com pau de selfie (ui….odeioooooooo e não uso) e controle remoto.
  • Usar o temporizador, que permite que você posicione a câmera e corra para o local para aparecer na foto, evitando só ter fotos da sua cara redonda ocupando todo o frame.

Saídas à noite serão menos frequentes

Por mais que sejamos super independentes e não tenhamos nenhum problema em fazer as coisas sozinhas, sair à noite não fica assim tãooooo legal sozinha. Além de ficarmos um pouquinho receosas com as más interpretações que ainda acontecem nos dias de hoje (acham que estamos procurando companhia), ir para a balada sozinha ainda causa muita apreensão. Acabamos sobrecarregando nossos dias com mil programas e à noite já estamos bem cansadas, diminuindo bastante as nossas saídas noturnas.

Como contornar

  • Procurar os Pub Crawls nas cidades. São passeios que te levam em grupo a conhecer os melhores bares da cidade. É super divertido 🙂
  • Fazer novas amizades, caso você esteja hospedada em hostel, e sair em grupo.
  • Aproveitar os eventos oferecidos pelos hostels.

Passar protetor solar será um pouco complicado

Eu já sofro desse problema morando sozinha. Nas suas viagens será a mesma coisa. Difícil passar protetor solar nas costas, sem ficar com aquelas lindas manchas por não enxergar o que está fazendo. Mesma situação com o hidratante, mas menos grave, né?

Como contornar

  • Usar protetor solar de spray 🙂 Não resolve por completo, mas ameniza bem as manchas!

Banhos de mar serão rápidos

Ainda na praia ou mesmo em passeios de barco, com paradas para banho, temos outro probleminha: o que fazer com as nossas coisas quando vamos mergulhar? Fica um pouquinho complicado deixar na areia ou no barco sem ninguém olhando por muito tempo. Então, seus banhos de mar serão mais rápidos e você vai sempre estar olhando para as suas coisas.

Em um passeio de barco em Paraty roubaram meu óculos de sol. Eu tinha deixado todas as coisas arrumadinhas e fechadinhas perto de uma família e havia pedido pra eles darem uma olhadinha. Ou eles roubaram ou não cuidaram e alguém levou 🙁

Como contornarCapa Celular a prova dagua

    • Levar o menos de coisas possíveis para estes passeios e usar capas a prova d’água para celular e dinheiro.
    • Colocar um cadeado na sua bolsa / mochila.
    • Pedir para alguém cuidar, mesmo sabendo que pode não adiantar nada.

Terá que controlar a quantidade de drinks

Claro que isso depende muito de pessoa para pessoa. De qualquer forma, não vai poder exagerar na quantidade de bebidas alcoólicas, quando estiver nas baladinhas ou em outros passeios. Isso porque você depende só de você para voltar bem e tranquila para a sua hospedagem. Quando passamos um pouquinho do limite, perdemos nossos instintos e ficamos menos atentas ao que está acontecendo a nossa volta.

Como contornar

      • Se você ainda quer beber um pouco mais, faça isso na sua hospedagem. Já estará “em casa”. Mas lembre-se que no dia seguinte você precisa estar em forma para continuar aproveitando a sua viagem.

Poderá se sentir muito sozinha

Pode acontecer de você, em um determinado momento da viagem, se sentir muito sozinha. Tem gente que administra isso muito bem e outras pessoas podem ficar um pouco tristes e deprimidas pelo fato de não terem com quem dividir os momentos da viagem. Das duas uma: ou você vai desistir de viajar sozinha ou vai descobrir que guardar esses momentos só pra você, pode ser muito bom também.

Como contornar

      • Levar alguns companheiros de viagem, como um livro, revistas, palavras cruzadas ou um caderninho onde você possa fazer anotações da sua viagem.
      • Usar e abusar das mídias sociais e compartilhar seus momentos.
      • Fazer ligações pelo whats para as amigas, contando da viagem.

Acredito que a maioria dessas desvantagens de viajar sozinha vão sendo administradas na medida em que vamos viajando cada vez mais. Acaba sendo uma questão de prática e vamos descobrindo mais e mais maneiras de contornar as situações que, em um primeiro momento, incomodam. E você? Tem mais alguma coisa que a incomoda viajando sozinha?

2 COMENTÁRIOS

DEIXE UM COMENTÁRIO! VOU ADORAR!

Please enter your comment!
Please enter your name here