Viajar sozinha não é, definitivamente, um bicho de 7 cabeças. Muito se diz por aí, mas geralmente vem de pessoas que ainda não viveram essa experiência. Se você ainda não teve a oportunidade, vamos ver como planejar a primeira viagem sozinha.

Acho que mesmo hoje em dia há muitos mitos e medos envolvidos e acredito que também depende muito do temperamento de cada uma.

Mas pra gente saber que não gosta, que não quer e que nunca mais vai viajar sozinha, precisa experimentar, pelo menos uma vez, não? E saber como planejar a primeira viagem sozinha é super importante, pois queremos que seja uma experiência maravilhosa.

Leia também 

12 razões para viajar sozinha e se apaixonar

Como Viajar Sozinha:  um guia completo  dos conteúdos do blog

Ao viajar sozinha pela primeira vez, o único perigo que você corre é o de se apaixonar por este estilo de viagem e não querer mais viajar acompanhada, como vem acontecendo comigo há vários anos.

Me apeguei tanto a este momento de liberdade total, que fica mais difícil dividir a estrada novamente. Mas tenho procurado não ficar radical neste ponto, porque estar com amigos e familiares é sempre bom e traz diferentes pontos de vista e novas experiências.

Não esqueça de contratar o seguro viagem para sua viagem solo. Faça uma cotação nas melhores seguradoras e escolha o plano ideal para você e para o seu estilo de viagem.

As dicas deste post não tem a ver com a segurança, tem a ver com algumas sugestões para o início do planejamento da sua primeira viagem.

Planner Viajante Solo

Sobre viajar em segurança, infelizmente ainda neste século, precisamos sempre estar atentas e falo sobre isso em um E-Book Gratuito recheado de dicas baseadas nas minhas experiências.

Como planejar a primeira viagem sozinha

Na hora de escolher o destino

Escolha destinos que tenham a ver com você

Leve em consideração na hora de escolher o destino para a sua primeira viagem sozinha, o que você realmente gosta de fazer e vai se sentir muito mais motivada para colocar a viagem em prática.

O que quero dizer é que se você odeia praia – será que existe alguém? -, não dá para ir pra Ilha Grande ou Fernando de Noronha, certo? Bem óbvio! Mas sabe que, às vezes, mesmo sendo óbvio, a gente acaba se empolgando com a viagem de outra pessoa e escolhe um destino que não tem nada a ver com a gente? Cilada, Bino!!

Escolha do Destino | Viajante Solo

Evite se hospedar em resorts

Também não recomendo para uma primeira viagem sozinha se hospedar em um resort, onde normalmente você vai encontrar mais famílias e casais.

Vai ser ruim? Com certeza não! Talvez você se sinta um pouco deslocada, mas isso não é regra. Depende muito do seu temperamento e se você já está acostumada com a sua companhia. Eu já fui várias vezes e fiz ótimas amizades. Muito tranquilo, viu?

Leia também >> Como é se hospedar no Iberostar Praia do Forte Viajando Sozinha

Escolha destinos onde se fale português ou espanhol

Outro ponto importante – mas não impeditivo de forma alguma – é o idioma. Se você não domina bem o inglês, pode começar escolhendo para a primeira viagem sozinha internacional um país mais “fácil”, que fale português ou espanhol.

Compreender mais facilmente o idioma vai te deixar mais confortável nessa primeira experiência viajando sozinha. Mas, olha, conheço várias pessoas que se viram muito bem sem falar outro idioma. Mímicas e muitas risadas são garantidas!

Já reservou hotel para sua próxima viagem? Confira as melhores tarifas para sua estadia

Destino com boa estrutura turística

Como sugestão, escolheria uma cidade grande ou se for uma cidade pequena, que tenha uma boa estrutura turística. Nas cidades maiores existe sempre uma vasta programação cultural, muitos pontos de interesse a serem visitados e muitos outros viajantes solo. Ninguém vai perceber a sua existência no sentido de: olha, ela está viajando sozinha! Como se isso fosse a coisa mais surreal do mundo. Acredite, NÃO É!

Algumas das cidades que já visitei sozinha e que mais gostei:

Brasil: Floripa, Curitiba, Porto Alegre, São Paulo, Foz do Iguaçú, Praia do ForteSão João Del Rey, Tiradentes, Paraty e Ilha Grande.

Exterior: Toronto, Montreal, Luxemburgo, Bruxelas, Amsterdam, Nova Iorque, Colonia del SacramentoParis, Nice, Londres, Lisboa, Évora, Orlando, Monaco, Buenos Aires, Mykonos, Santiago, Cracóvia, Varsóvia.

Pesquisa & Planejamento

Escolheu seu destino? Hora de arregaçar as mangas e trabalhar. Eu amo pesquisar sobre os destinos e montar todo o plano da viagem, que vai muito além do que fazer um roteiro do que ver e fazer.

Para algumas pessoas planejar cada detalhe para a primeira viagem sozinha vez pode ser assustador e mais complicadinho. Várias dúvidas vão surgir e você não vai ter certeza se está indo no caminho certo. Mas praticando, tenho certeza absoluta, que você vai conseguir. E eu posso te ajudar com os conteúdos gratuitos aqui do blog ou também com a minha mentoria de viagem com encontros online

Saiba mais sobre a Mentoria para Viajar Sozinha

Voltando ao planejamento, te afirmo com toda a certeza que uma boa pesquisa e um bom planejamento garantem 90% do sucesso da sua experiência. Por que? Simplesmente por sobrar mais tempo para você mudar de planos, quando estiver no seu destino.

Sim, isso acontece direto e é uma das vantagens de estar viajando sozinha: mudar de ideia a hora que quiser e várias vezes ao longo da viagem.

Pesquisa | Viajante Solo

Leia também>> Viajar Sozinha por conta própria ou utilizar agência

Pesquisa Inicial: por onde começar

Para um destino fora do Brasil

Visto: é necessário? Qual o valor? Demora muito? Posso emitir na minha cidade ou preciso me deslocar?

Costumes: alguma coisa em especial que para os brasileiros é comum, mas que para os nativos pode ser falta de repeito? Roupas ou comportamentos que devem ser evitados? Em países de religião muçulmana, como o Marrocos, por exemplo, existem algumas atitudes que devem ser evitadas.

Moeda: tem como comprar no Brasil? como está o câmbio? Existe cartão pré-pago (Travel Money) com esta moeda?

Para qualquer destino

Como chegar? Avião, Trem, Ônibus, Barco? Qual o valor?

Transfer para hotel: Qual a melhor maneira? É possível contratar antes? Pagar online e já deixar agendado? Ou é fácil e dá para ir de transporte público?

Transporte público: Como funciona? Melhor metrô ou ônibus? Existem cartões pré-pagos? Posso comprar o ticket de bus na hora com o motorista?

Passeios: o que tem para visitar? O que mais quero fazer? Tour com agências ou por conta própria?

Clima: é a melhor época para ir? Muito frio? Muitas chuvas?

Estas pesquisas são básicas e podem ser feitas, enquanto você ainda está pensando para onde vai.

Acho que vai te ajudar bastante na escolha do destino e no valor do investimento.

Confira os planos e compre um chip com internet 4G ilimitada para ficar conectada durante toda a viagem.

Roteiro Diário

Eu gosto muito de usar o dia para me esbaldar na programação que escolhi e nem sempre ela é muito óbvia. Não fazer nada às vezes também faz parte do meu roteiro.

Gosto de acordar cedo, tomar um café super relax e iniciar a programação do dia. Ao final da tarde já estou bem cansada e, normalmente, janto cedo por perto do hotel e vou descansar para o dia seguinte. Essa sou eu. Você vai encontrar o seu estilo de viagem.

Viajar Sozinha Roteiro | Viajante Solo

E como você pode fazer o seu roteiro diário?

Se você não gosta de ir com tudo preparado, pelo menos liste tudo o que você gostaria de fazer / ver, divida pelos dias que tem no destino e ordene a sua lista a partir dos pontos imperdíveis, aos que podem ficar para uma próxima viagem. Desta forma você evita perder algo muito importante pra você.

Evite considerar o dia de chegada e o de ir embora para visitar os lugares. Reserve estes dias para: descansar e conhecer os arredores da sua hospedagem (dia de chegada) e fazer as últimas comprinhas e organizar suas coisas para a viagem de volta (dia de ir embora).

Hospedagem

Pra mim a hospedagem é parte da experiência de uma viagem e um dos pontos mais importantes na hora de escolher onde ficar na primeira viagem sozinha é a localização.

Procure escolher um lugar próximo dos pontos de interesse que você escolheu visitar e também que tenha transporte público acessível. Você poderá fazer tudo a pé e evitar os táxis que são mais caros. Andar a pé no seu destino trará muitas oportunidades de descobertas só suas!

Viajar Sozinha dicas Hospedagem | Viajante Solo

Outro ponto importante, é não pensar que em hostels só há quartos compartilhados e é frequentado só por mochileiros e jovens. Isso é mais um mito!

Existem vários hostels pelo mundo todo muito melhores que hotéis, com quartos privativos, super bem localizados e com várias pessoas de todas as idades.

Reserve seu hotel ou hostel com os melhores preços e com a possibilidade de cancelamento gratuito

E tem mais uma coisa, não existe só hostel ou hotel para se hospedar. Existem inúmeras outras opções hospedagem para você escolher: alugar um apartamento ou casa inteiro no AirBnb ou no Booking; fazer Work Exchange; dormir no sofá de alguém usando o Couchsurfing e por aí vai.

Leia também :

Opções de hospedagem para quem viaja sozinha

Viajar Sozinha e Usar o AirBnb

Viajar Sozinha e Usar o Couchsurfing

Work Exchange

Quando achar que encontrou o local perfeito para a sua estadia, não deixe de ler todos as avaliações de outros hóspedes no próprio Booking. Se tiver algo de errado por lá, com certeza você saberá.

Passeios

Se visitar os lugares completamente por conta própria nessa primeira viagem sozinha não te deixa muito confortável, talvez seja uma boa opção contratar passeios em agências locais.

Com isso, poderá quem sabe fazer novas amizades e não estará totalmente por sua conta. Para começar é uma ótima opção.

Alguns hostels organizam passeios para os hóspedes que podem ser bem legais e divertidos.

Viajar Sozinha Tours | Viajante Solo

Quando fui ao Chile fiz as duas coisas: visitei a Viña Cousino Macul indo até lá por conta própria e fiz um passeio de bike com outras pessoas. No final da viagem, como já estava bem cansada, visitei a Concha y Toro com uma agência. Você vai encontrar o que mais te agrada experimentando.

Abuse dos “Companheiros” de Viagem

Se você tem receio de se sentir muito só durante a primeira viagem sozinha, te sugiro alguns `companheiros` de viagem que podem te tirar dessa vibração de tristeza e solidão.

Viajar Sozinha Companheiros de Viagem | Viajante Solo
  • Celular e chip pré-pago que te deixam conectada o tempo todo;
  • Play Lists de Músicas no celular;
  • Um livro ou revistas para se distrair;
  • Um caderninho para fazer anotações sobre a viagem, tipo um diário;
  • Use os Stories para mostrar a sua viagem ao vivo;
  • Câmera fotográfica ou o celular mesmo para tirar muitas fotos e fazer vídeos;
  • WhatsApp para conversar com azamiga e familiares;
  • Netflix, Amazon Video, Apple TV ou YouTube no celular para assistir a um filminho no hotel

Que tal um(a) amigo (a) local?

Sites como o AirBNB, Couchsurfing ou Rent a Local Friend oferecem experiências com moradores locais. Você contrata a experiência e a pessoa te mostra a cidade.

E, independente destes sites, abra a mente, deixe a vergonha de lado. Interaja com as pessoas que conhecer no hotel ou hostel, nos passeios. Veja como fazer amigos viajando sozinha.

O desafio da refeição sozinha

Talvez este seja um momento bem delicado da sua primeira viagem sozinha, se você não está acostumada a fazer refeições desacompanhada.

No começo, me incomodava muito, mas com o tempo e a prática isso vai passar. Eu te garanto!

Pra começar você pode se ocupar, enquanto a comida não chega: responda seus e-mails, mande notícias para a família, faça anotações no seu diário ou leia um livro. É você quem manda nesse momento SÓ SEU! Aproveite!

Leia também

Mesa pra uma: o desafio da refeição viajando sozinha

Viajar Sozinha dicas Jantar | Viajante Solo

Na Europa, alguns restaurantes descolados possuem mesas compridas, que comportam muita gente ao mesmo tempo. A rotatividade costuma ser grande e oferece ao viajante a oportunidade de conhecer muitas pessoas durante as refeições. Mas para isso, vai ter que deixar a vergonha de lado e interagir.

Segurança em primeiro lugar

Mandamento número 1: a sua segurança, junto com a sua saúde, vem sempre em primeiro lugar.

Por isso, sempre recomendo que você fique atenta ao que acontece ao seu redor, assim como viaje com um seguro viagem. Caso você precise de um atendimento de saúde estará assistida.

Não esqueça de contratar o seguro viagem!  Faça uma cotação nas melhores seguradoras e escolha o plano ideal para você e para o seu estilo de viagem.

Pouca bagagem é o ideal

É um desafio para qualquer mulher, não é mesmo? Mas lembre-se de que não haverá ninguém pra te ajudar com a bagagem, a não ser você mesma! Em Paris, por exemplo, não terá um carregador sorridente te esperando de braços abertos para subir as escadas com as suas malas. Em hostel, então, nem pensar!

Outro ponto importante: com pouca bagagem fica fácil de tomar conta e também não chamar muito a atenção.

Viajar Sozinha Mala Leve | Viajante Solo

Tente desapegar e aceite que isso é um processo de evolução da mulher. Com a prática você vai pegando o jeito e a sua coluna vai agradecer imensamente. A dica é sempre levar roupas básicas e muitos acessórios que possam compor vários looks diferentes.

Você pode ver na sessão Bagagem, ideia de roupas para cada estação do ano!

Leia também >> Vantagens de Viajar Leve

O que dizer para a família

Independente da sua idade, um dos obstáculos na primeira viagem sozinha são os familiares. Sempre há uma preocupação, totalmente compreensível, e uma bateria de perguntas: onde você vai? por que? quantos dias vai ficar? onde vai ficar? tem algum conhecido por lá? etc.

Encare isso com serenidade e, se você planejou bem a sua viagem, saberá responder uma a uma rapidamente. Isso passará confiança e tranquilidade para eles. E mais: prometa que estará em contato o tempo todo. Isso os deixará contentes e para você também será bom.

Leia também >> Como lidar com a família quando você viaja sozinha

Espero que você tenha curtido as dicas e que já saiba como planejar a sua primeira viagem sozinha. Tenho certeza que será uma experiência incrível!

84 COMENTÁRIOS

  1. Olá Denise eu amei as dicas, eu tenho 19 anos e queria muito viajar pra São Paulo sozinha, mas tô com um pouco de medo, pois nunca viajei sozinha, você acha que ainda é muito cedo pela minha idade? E vi tbm que você já viajou pra São Paulo, você saberia uma localização mais segura?

    • Oi Ana, tudo bem ? Não acho cedo, não. São Paulo é uma cidade com muitas coisas pra fazer e acho que você vai gostar. Em qualquer lugar precisamos nos cuidar e São Paulo não é diferente. Fique próxima de uma estação de metrô pra poder se deslocar com facilidade. Como vc ainda não foi, ficar próxima da Paulista pode ser uma boa. Dá uma olhada no hotel Ibis Budget Paulista. Ele é mais em conta e do lado de uma estação de metrô. beijos

  2. Ola Denise amei suas dicas,anotei tudo aqui rsrsrs,estou super ansiosa planejando minha primeira viajem sozinha,vou a fortaleza,e vou de surpresa reencontrar um grande amigo,porém o meu dilema é que para essa surpresa dá mais certo,eu precise ficar no mesmo hotel que ele,que custa quase 200 a diária,sendo o hostel 48,0,então penso na possibilidade de ir e voltar no mesmo dia,fazer a surpresa na emissora onde ele trabalha,e dar uma volta na praia antes de voltar pra minha casa.espero que dê certo,um abraço Denise sucesso.

  3. Adorei seu post Denise. E sim tem gente que odeia praia (ou so e eu mesmo rsrsr). To planejando ir em Foz de Iguaçu depois que me forma na faculdade. Joguei essa meta como um belo descanso depois de anos de sofrencia kkkk alem de que poderei ter um pouco de liberdade e aventura no desconhecido.
    Ta dificil minha familia aceitar a ideia. Talvez por ser mulher por que se fosse homem seria outra historia rsrsr mais vamos ver no que vai dar por ate junho de 2020 e muito chao.

    • Oi Lindinalva, tudo bem ? Você vai adorar Foz, tem muitas coisas pra fazer e é um local bem tranquilo. Gostei muito! Realmente , no começo as pessoas estranham que a gente viaje sozinha, mas isso tem mudado e até lá, como vc dissse, tem muito chão! Um beijo e obrigada pela visitinha!

  4. A gente se sente mais forte e indepentende nessas viagens. Quando viajo sozinho, às vezes luto com as coisas no momento, mas a confiança que recebo faz tudo valer a pena.

    Achei incrivel esse artigo, uma excelente estrutura de blog. Parabéns!

    Fiz um artigo um pouco parecido no meu blog referente sobre viagens desse estilo porque vejo o quanto isso é importante compartilhar.

    Desejo muito sucesso e muitas vibrações positivas!

  5. Olá Denise boa noite. Amei suas dicas.
    Vida pedi mudanças e vou fazer minha primeira viajem sozinha de verdade. Escolhi primeiro Paraty, é um lugar que sempre quis conhecer e acho mais confortável para minha primeira viajem solo. Já foi lá, sabe se é fácil de se desembolar por lá? Desejo ir em meados de maio, é um período bom? Se conheci, tem dica de pousada simples, já que o que quero mesmo é fotografar muito e conhecer cada cantinho do centro histórico. Parabéns pelo incentivo e encorajamento que nos dá por meio de sua experiência pessoal. Abraço

    • Oi Andrea, tudo bem? Obrigada pela visita Paraty é uma excelente escolha e é super fácil de se virar porque o centrinho é bem pequeno. A pousada que fiquei não ficava b.ko centrinho e está aqui no blog pra vc ver. Uma ótima viagem! Tenho certeza que será incrível! Beijos

  6. Olá. Estou com 30 anos e e só agora que me vejo sem amigos que ta me dando coragem de viajar sozinho, as minhas ultimas férias foi e tem sido bem entediantes. Estava querendo visitar Búzios e Arraial do Cabo no mês de Junho, o que você me diz sobre esse lugares? você conhece? Pois não tenho noção nenhum de preços e segurança nesses lugares.

    • Olá Vinicius, tudo bem ? São cidades com praias lindíssimas e, com certeza, você vai gostar. Viajar no Brasil sempre requer cuidados e mais atenção, mas no geral são cidades OK em relação a segurança. Em Junho as temperaturas estarão mais baixas, entre 15 e 24, e a água por lá é bem fria. Buzios é mais cara que Arraial. Abs

  7. Olá to doida p ir p SAN Andres Colombia porém vai ser a primeira viagem sozinha e fora do Brasil será a segunda, to ansiosa e com medo queria mais dicas pq n sei nem por onde começar, tipo documentos, seguro viagem hostel etc

    • Mara, tudo bem ? Você já escolheu o destino isso é um ótimo começo 🙂 Neste post, explico todas as coisas que precisam ser vistas e há outros posts no blog sobre cada assunto. Minha sugestão de ordem para fazer as coisas é: decidir quantos dias vai ficar, passagem aérea, hospedagem e seguro viagem. Depois faça um roteiro de cada dia e veja quais passeios vai querer fazer. Se tiver interesse, tenho um curso online e vc acessa as informações aqui >> https://viajantesolo.com.br/programa-viajante-solo Vai dar tudo certo e será uma viagem maravilhosa! beijos

  8. Oi, tudo bem? Estou planejando minha primeira viagem só e estou um pouco assustado. Muito medo de tudo não aconteça correto. Minha viagem é para conhecer algumas cidades do interior de MG e espero que com suas dicas tudo aconteça direitinho, mas ainda assim estou um pouco aflito.

    • Oi Renato, tudo bem ? Na primeira viagem é assim mesmo, é natural a gente sentir uma certa apreensão. Planeje-se, leia sobre os destinos e vá tranquilo que vai dar tudo certo! Boa viagem Abs Denise

  9. Olá Denise!! Muito obrigada pelas dicas, Adorei!! Tenho 22 anos e não tenho mtos amigos, gosto de fazer as coisas sozinha, quero muito começar a viajar tbm, sei que vai ser assim daqui pra frente, pois é o meu estilo!! Muito obrigada (novamente rsrsrs)!!

    • Oi Jaqueline, tudo bem ? Super bem vinda, então! Não posso dizer que tenho poucos amigos, mas, mesmo assim, prefiro viajar sozinha. Então, acho que é uma questão de estilo de viajar mesmo. Espero que as dicas te ajudem e , se precisar, estou à disposição. beijos e obrigada pela visitinha

  10. Adorei suas dicas! Estou pensando em viajar sozinha de verdade agora! Haha. Seu blog vai me dar mais coragem pra começar, muito bom, parabéns!

  11. Oi! Eu amei seu blog e estou planejando uma viagem solo pra julho do ano que vem de 1 semaninha. Terei 19 anos até lá e estou em dúvida entre alguns destinos dentro da América do Sul. Em questão de custo, qual você indica mais e quanto mais ou menos você desembolsou?

    • Oi Giovanna, tudo bem ? Fico feliz que tenha gostado <3 Eu não lembro mais os valores das minhas viagens. Comecei a anotar agora, apesar de que acho que os valores que a gente gasta com hotel, passeios, transporte e alimentação variam muito de acordo com o estilo de viagem de cada pessoa. Para você ter uma ideia de como ver quanto custará pra você, leia esse post >> https://viajantesolo.com.br/planejamento/quanto-custa-viajar-sozinha Em relação a custos, Peru e Colombia são os países mais baratos. Espero ter ajudado um pouquinho 🙂 Beijos

  12. Olá Denise!! Adorei suas dicas e seu blog. Vou ler mais suas postagens com dicas sobre o assunto. Queria uma ajudinha… Tenho 16 anos e quero fazer minha primeira viagem sozinha ao exterior, você tem alguma dica de ouro sobre um destino ou qualquer coisa que possa ser importante? Obrigadaaa

    • Gabriely, tudo bem ? Que bom que vc gostou. Para a primeira viagem sozinha ao exterior, se for America do Sul, indico Santiago, Chile ou Buenos Aires, Argentina. Se for Europa, daí são muitos. Poderia começar com Portugal, por exemplo. Tudo sempre depende do que a pessoa gosta mais de fazer / ver, do seu estilo de viagem e também do que tem disponível para investir 😉 Faça uma listinha com 5 destinos e comece a pesquisar sobre eles. Esta pesquisa inicial vai te ajudar a decidir. Beijos

  13. Boa noite.
    Adorei suas dicas para viagens….e sozinha. Meu caso. Tenho 58 anos. Quero. Passar réveillon em alguma praia. Adoro.
    Quero uma semana só pra mim….rsrs
    Me de dicas?

    Bjs….

    • Oi Malu, tudo bem ? Que bom que vc gostou das dicas. Eu não costumo viajar no Reveillon, pois acho tudo super caro rs , então vou ficar te devendo dizer como são as festas na virada. Mas posso te dizer alguns destinos que você pode pesquisar e que sei que as pessoas gostam muito: Floripa, Ilhabela, Pipa, Maragogi, Paraty, Ilha Grande 🙂 Beijos

  14. Olá Denise..boa noite..adoreiiiii as suas dicas, fez abrir um pouco a minha mente, sobre isso.. Estou à dias querendo viajar, mas não tenho companhias.. e com isso fico retraída e sem motivação pra viajar. Na vdd o medo tbm toma conta por conta da insegurança d estar só.. mas o seu site é bem interessante vou ler os outros posts q vc indica.. gostaria d uma opinião a respeito do destino..gosto Motu d praias e de frio tbm..mas pretendo conhecer as praias e dos ir curtir o frio em outros lugares..me de sua opinião a respeito disso..obrigada desde já..

    • Oi Cassia, fico muito feliz em saber que plantei umas sementinhas aí…rs rs Esse é meu objetivo, porque tenho certeza que vai gostar muito se você se abrir para esta experiência. Vai conhecer outras pessoas, vai observar melhor o lugar e vai estar mais conectada com tudo que está a sua volta, além de se conhecer melhor 🙂 Se vc gosta de praia, minhas dicas são: Praia do Forte (BA), Paraty, Angra e Ilha Grande são verdadeiros paraísos! As meninas do meu grupo no Face tem ido muito a Morro de São Paulo e Jericoacoara! Não sei exatamente onde você está pra te dizer mais locais. Uma viagem que fiz recentemente e amei muito foi Foz do Iguaçu. Não tem praia, mas tem muitas coisas pra fazer, além de vc poder ir ao Paraguai e Argentina no mesmo dia. Que tal? hahahah Um beijo grande e estou aqui se precisar.

  15. Bom Dia.
    Amei seu texto e suas dicas. Quero fazer minha primeira viagem sozinha e tenho várias dúvidas e receios mas o seu texto me deu a coragem que eu precisava. Na verdade não tenho nada contra ir acompanhada mas não tenho acompanhante e não quero deixar de viver esta oportunidade. Estou programando para maio/2018 24 dias entre Portugal, Espanha e França, você acha que é muito tempo para uma viagem sozinha?
    Como o texto já tem um tempinho, de la pra cá você já utilizou o Couchsurfing e o Rent a Local Friend? Pensei que seria interessante no primeiro dia nas cidades utilizar para me “desinibir” conhecendo o básico com alguém ao meu lado e até para aprender algumas coisas sobre o cotidiano e também para ter dicas de lugares que não sejam tão turísticos mas que represente o cotidiano do local, entende?.
    Obrigada pela dica e pela inspiração

    • Oi Nanda, tudo bem ? Que bom que gostou! Fico muito feliz que tenha te ajudado um pouquinho 🙂 Concordo que você deve viajar, mesmo que não tenha companhia, porque você, com certeza, vai conhecer muitas pessoas durante a viagem e não estará sozinha. Não utilizei nenhum dos dois, pois minhas viagens este ano foram no Brasil e eu gosto muito de estar sozinha mesmo e conhecer as pessoas por acaso. Quando eu experimentar, prometo que coloco aqui 🙂 Estou indo a Portugal no final de Setembro e voltarei com muitas dicas pra te dar 🙂 Não acho muito tempo, não, em função de serem 3 países e ter muita coisa pra você ver. Eu tenho uma indicação pra vc. Procure a empresa We Hate Tourism Tours. Vou fazer passeios com eles em Lisboa e no Porto e achei a proposta maravilhosa. Fogem das tours convencionais e acho que é o que vc está procurando. Se precisar de mais alguma ajuda, pode me mandar email. beijo grande

  16. Oi Denise!
    Muito legal o seu blog! Estou lendo cada uma das suas dicas. Quero muito fazer minha primeira viagem solo, mas infelizmente as pessoas e principalmente a família fica falando muitas coisas desagradáveis a respeito de viajar sozinha. Quero muito ir pra Arraial do Cabo e já tem um bom tempo que estou pesquisando informações sobre esse local. Mas as pessoas falam que o Rio ultimamente está muito perigoso. O que você me diz?!
    Ah, e parabéns mais uma vez pelo seu site. Muito legal msm. Sucesso!

    Abçs.

    • Oi Laires, tudo bem ? Obrigada pela visitinha 🙂 Sim, as pessoas falam muito e quase sempre contra, mas você não deve dar ouvidos e nem retrucar. Simplesmente siga seu planejamento e vá. Você verá que a maioria das coisas que falam e tbm as coisas que imaginamos, não condizem com a realidade. É bem mais tranquilo do que imaginamos. O Rio não está muito legal, mas dá pra vir e ficar ligada o tempo todo (o que é muito chato, né?). Já Arraial acho que tá tranquilo. Faz tempo que não vou, mas no grupo do Facebook as meninas tem ido e está tudo relax. Se cuidar sempre e colocar sua segurança em primeiro lugar é a minha recomendação. Não importa para onde vc vá! Mas vá! Será uma experinecia maravilhosa! Beijokas

    • Oi Laires, vi seu comentário e vim dar um conselho… Quero muito começar a viajar sozinha também, e fui para Arraial esse ano… É muito tranquilo, pode ir sem medo… Fui de ônibus, rodoviária do Rio foi tudo tranquilo também… Arraial é uma cidade totalmente segura, pra vc ter uma ideia, fui para a rodoviária as três horas da manhã caminhando uns 15 minutos… Enfim, Boa Viagem para nós…

  17. Ola Denize, pretendo fazer
    Minha primeira viajem sozinha para o Rio de Janeiro… mas estou com pouco de medo, afinal cidade perigosa. pesquisei alguns Hostels, você teria algum para indicar? Acha que o Rio é uma boa opção para a primeira viajem solo? Gosto de festas e badalações…o que me indicaria no Rio?

    • Oi Camila, tudo bem ? O Rio é lindo, sem dúvida, e com muitas coisas para ver e fazer. Mas não posso esconder de você que a situação, no momento, está bem crítica. Você pode vir, mas vai ter que ficar 100% do tempo muito esperta em qualquer lugar que vá. Não sou muito de badalações, mas elas acontecem na Lapa 🙂 Hostel tem vários em Botafogo, perto da minha casa: Oztel, Meiai e em Copa, muito conhecido e sempre bom, Che Lagarto. Você pode ver várias opções no HostelWorld http://www.hostelworld.com/?affiliate=viajantesolo Outros destinos que acho legais para ir na primeira viagem solo: Curitiba, Paraty, Ilha Grande, Arraial do Cabo e Foz do Iguaçu. Se tiver mais alguma dúvida é só falar e obrigada pela visitinha beijos

  18. Oi Denise!

    Tudo bom?

    Me inspirei muito no seu site e tomei coragem, no proximo final de semana vou fazer minha primeira viagem solo, estou muitoo ansiosa e empolgada por conhecer um novo lugar e me conhecer mais ainda nessa viagem. Conto tudo quando voltar!!

    • Oi Michele, tudo bem ? Que legal <3 Você vai amar e tenho certeza que será uma viagem incrível, pois vejo que você está super aberta a isso. Depois me conta! Quero saber como foi! beijão e Bon Voyage 🙂

  19. Olá, fiz 18 anos a pouco tempo e quero fazer minha primeira viagem internacional sozinha, mas nunca entrei em um avião e tenho medo de não conseguir ordenar tudo direitinho por ser a primeira vez, o que vc me aconselha?

  20. Ola 🙂
    Eu tenho 25 anos, moro no Paraná e sou formada em moda.
    Tenho trabalho fixo, carro , família..
    Mass… acho que a vida vai muito além dessa rotina – trabalho e dinheiro.
    Estou muito afim de ir embora do país, trabalhar em qualquer área e viver assim – com pouco dinheiro e conhecendo o mundo!
    Acredito que se eu não me arriscar agora, futuramente irei me arrepender…
    Então.. esses planos são para o ano que vem! Hahaha
    Eu tenho apenas meu passaporte…
    Pensei em ir p Irlanda com agência, mas eles roubam muito nesses pacotes !
    Gostaria de dicas, de qual país acolhe melhor as mulheres, sobre trabalho e como funciona o visto!
    Muito obrigada 🙂 aguardo sua resposta !

    • Rubia, tudo bem? Acho que vale tentar sim, se essa é a sua vontade!:) Eu não conheço a Irlanda, mas te indico o blog da Lena Reis, Viajando no Blog. Ela está voltando de lá hoje e já foi várias vezes. Vai vir com muitas dicas legais. Tem o E-Dublin também. Quanto a ir com agência, se a grana está curta, você mesma pode planejar a sua viagem. Faço todas as minhas viagens sozinha e inclusive montei um curso de planejamento de viagens para quem não sabe muito bem por onde começar 😉 Sobre trabalho, depende muito do que você faz e qual o país que você vai. Minha sugestão é que você procure por grupos no Facebook de brasileiros que moram no país que você pensa em ir e lá pedir as informações que precisa. O ideal é falar diretamente com quem mora e trabalha fora, o que não é o meu caso. Sobre visto, cada país tem as suas exigências para que você possa trabalhar, pesquise nos sites das Embaixadas e Consulados. E, por último, como sugestão de países, pesquise sobre Portugal e Canadá 🙂 Espero ter ajudado um pouquinho. beijos

  21. Olá Denise, tudo bem?

    Estou decidida de viajar sozinha, Fernando de Noronha seria uma boa opção para que está só?

    Fiquei em dúvida em Jeri e Macéio.

    Att.

    • Oi Jamilly, tudo bem ? Não conheço Fernando de Noronha, mas sei que é muito lindo e acho que bem tranquilo! Mas fica difícil te dizer com certeza. As meninas do meu grupo no Facebook tem ido e falado muito bem de Jeri. Quem sabe não seria uma ótima opção para a sua primeira viagem? Te dou mais duas opções: Ilha Grande, RJ e Praia do Forte, BA 🙂 Beijos

  22. boa tarde. Denise sempre viajei em grupos. Tenho 47 anos. Mas companhia para viajar está ficando difícil. Gosto de agitação. Nada down!!!!! Estou querendo em junho ir para joão pessoa/pb. Vou sozinha. Amigos não toparam: finanças e tempo. Tenho receio de ir só. Gostaria de dicas sobre viagem . Amei o seu blog. quero receber noticias sempre….

    • Oi Arleni, tudo bem ? Por que nessa primeira viagem, já que você está insegura, vc não procura uma excursão? Assim quando chegar lá vc verá que não precisa ter tanto medo assim, estará em grupo e vai poder ver como se sente. Na página inicial do blog vc pode se inscrever na Solo Travel Week, uma semana onde estou compartilhando vários vídeos gratuitos sobre viajar sozinha e o próximo é justamente sobre medo. Também na página inicial tem o link para a nossa comunidade no Facebook e vc pode receber dicas semanais no whats. Tudo vc encontra na página inicial do blog 🙂 beijo grande

  23. Oi. Estou querendo viajar sozinha para Buenos Aires em setembro. Estou um pouco receosa, vc pode me dar umas dicas? Obrigada.

  24. Boa noite Denise!
    Já comprei as passagens pras minhas primeiras férias e viagem sozinha!
    Vou pra Arraial do Cabo em menos de dois meses. Pretendo ficar em hostel, e fazer o máximo de passeios pelas prais. Porém queria muito ir visitar o Cristo Redentor e cidades ao redor.
    Gostaria de algumas dicas. Se puder me auxiliar meu e-mail é ba.scherer@hotmail.com
    Beijos ^^

    • Bárbara, tudo bem ? Que ótima notícia! Você vai amar Arraial! Sobre o Cristo a melhor maneira, na minha opinião, é pegar o trem que vai por dentro da floresta. Você pode ir diretamente até o Cosme Velho de Uber ou Cabify, por exemplo, comprar seu ingresso e pegar o trem. Não tem mistério. Sugiro você ir ao Pão de Açúcar também, pois a vista é lindíssima 🙂 Você pode ir no Cristo e subir o Pão de Açucar no final da tarde. Var ver a vista de dia e o anoitecer! Também pode ir por conta própria. Não entendi quais cidades ao redor vc quer conhecer. Bom, aproveite muito! Beijos

    • Barbara, Arraial do Cabo é muito bonito. Vc estará perto de Cabo Frio, Buzios, São Pedro de Aldeia..aquela região é lindíssima. Foi boa escolha. Boa viagem!

  25. Ótimas dicas. Estou planejando minha primeira viagem ao exterior para abril/2018. Vou para Portugal.
    Se tudo der certo já tenho em mente minha segunda viagem ao exterior: região da Toscana-Itália.
    Vou verificar suas postagens para ter ideias de passeios e hospedagens.
    Na primeira viagem pretendo ir por agência.
    Abraços,
    Carla

  26. Oi Denise, quero viajar sozinha pra Roma mas meu medo é por ser mulher e brasileira ser taxada de garota de programa lá fora. Como evitar isso ? Outro ponto você colocou ficar em hostel mas fico receosa também em relação aos meus pertences e a educação de quem irá dividir quarto comigo . Você conhece algum site em que eu possa encontrar uma parceira de quarto ? Grata

    • Olá Pri, tudo bem? Sobre a sua primeira pergunta, você não tem controle sobre o que as pessoas pensam a respeito das brasileiras, francesas ou qualquer que seja a nacionalidade. Portanto, acho que você não precisa se preocupar com isso, sinceramente. Nunca me aconteceu e se acontecer com você, tenho certeza que você saberá mostrar que não é. Os hostels, se bem escolhidos, costumam ser seguros, você pode trancar as suas coisas. O que você pode fazer é ficar em quarto privativo ou escolher um quarto feminino com menos camas. Pode também usar o Couchsurfing e escolher a casa e o anfitrião. O que recomendo é que você tente não imaginar os piores cenários para a sua viagem. Estar atenta e tomar cuidado é essencial, mas não pense que só existem pessoas más no mundo. Ao contrário, tenho certeza que você vai encontrar pessoas muito bacanas e que sua viagem vai ser sensacional! beijos

  27. Oi Denise ja viajei bastante quando era mais nova, fui até para o Japão, meu filho morava lá, fiz a viagem sozinha, mas agora que a velhice chegou , quero viajar e como não tenho companhia vou só, estou com um pouquinho de medo, por causa da idade( 66 anos), mas já comprei a passagem e vou começar pela Argentina , conforme o desenrolar dos acontecimentos , quero conhecer o mundo, mas como eu disse , ir só, o que vc acha?, será que é muito arriscado? podes me dar um help, pois gostei muito so seu site. obrigado. abraços.

    • Francisca, tudo bem ? Medo é normal, mas pare e pense: medo do que exatamente? Depois que você souber, o monstro fica menor. E você pode tomar as devidas precauções para o seu medo. É claro que tem que ir sozinha. A vida é uma só 🙂 Baixe o e-book com as dicas de segurança, arrume a mala e vá! Buenos Aires é ótimo! Obrigada pela visitinha 🙂 Beijokas

  28. Oi Denise. É a minha primeira viagem internacional. Tenho a possibilidade de viajar em grupo com a turma da minha cidade ou viajar sozinha pra outro destino. Por ser a primeira vc acha melhor eu ir em grupo? Meu medo é o fato deu não ter.o domínio do inglês. Obrigada

  29. Olá, quero ir para Minas Gerais e fazer um roteiro legal. Vi que você já viajou para São João Del Rey e Tiradentes. O que me indica? Se puder me envia o roteiro que fez. Sou do Rio de Janeiro. beijos,

  30. Fiquei viúva a seis anos. Me saio bem socialmente, mas fico inibida quando penso em viajar só.

    Hoje não penso em nenhum amigo para viajar comigo. Preciso me divertir, mas não sei por onde começar.

    Qual o destino que acha mais adequado pra mim? Tenho 57 anos.

    Abços

    • Nádia Querida, tudo bem ? Olha, você pode ir pra qualquer lugar que desejar 🙂 Não acredito em destino mais adequado para mulheres ou pra você aos 57 anos (tenho 49). Você precisa pensar no que gosta de fazer, qual lugar gostaria de conhecer, se gosta de praia, serra, etc. Depois de definir estas questões terá a tarefa árdua de resolver para onde quer ir, pois há tantos lugares maravilhosos para conhecer. Será Brasil ? Ou será fora? Os que já fui e amei fora do Brasil: Paris, Londres, Luxemburgo, Amsterdam, Bruxelas, Santiago. Falam muito bem de Portugual (um dos meus sonhos). Se tiver mais dúvidas ou precisar de alguma ajuda, por favor, me mande um email que será um prazer conversarmos mais a respeito 🙂 Beijos

  31. Olá, gostei muito das suas dicas. Estou programando para minha primeira viagem sozinha. Ouvi dizer que Porto Seguro é uma boa escolha para primeira viagem.

    • Oi Elenice, tudo bem ? Que bom que gostou das dicas. Vou ficar te devendo a dica de Porto Seguro, pois fui há muito tempo atrás e nem me lembro mais como é….rs Depois me conta como foi sua viagem. Beijão

  32. Olá, acabei de fechar um pacote de reveillon para fortaleza e estou bastante insegura quanto a primeira viagem sozinha, não sei como será estar em um lugar tão agitado “sozinha”. Espero ter boas notícias pra contar qdo voltar. Obrigada pela dica!!

    • Oi Cintia, tudo bem ? O passo mais difícil você já deu, que é decidir! 🙂 Agora é pesquisar o quanto voce poderá conhecer e se divertir e ir tranquila! Vai dar tudo certo! Beijokas

  33. Olá! Sou uma rapariga que acabou de fazer 18 anos e estou para um Gapp Year. Vou ficar muito tempo fora e em locais muito frios. Para além de roupa quente (por causa do frio né?!) o que é que devo colocar de importante na mala de maneira a que não fique excessivamente pesada?

    • Olá Carolina, tudo bem ? Que legal a sua viagem! Vai ser maravilhosa! Olha, mala é um assunto muito pessoal e difícil de opinar, mas prometo, em breve escrever um post bem completo com as coisas que eu costumo levar pra ajudar mais viajantes como você 🙂 Para sua viagem, o que recomendo é: viaje leve. No começo tá tudo bem, mas depois de um tempo viajando você verá que o peso se multiplica….rs Eu levaria as roupas básicas de inverno e se me faltasse algo, compraria no meio da viagem. Sempre levo roupas de cores básicas e assessórios coloridos. Passou a temporada de frio? Despache suas coisas (se quiser mantê-las) para casa e fique mais leve ainda. Não esqueça de levar os remédios básicos que você já está acostumada a usar 🙂 Espero ter ajudado um pouquinho beijos e muito boa viagem

    • Olá Mariah, não trabalhamos com roteiros de viagem. Mas você mesma pode montar o seu seguindo algumas dicas aqui do blog, de outros blogs de viagem ou contratar alguém que ofereça esse serviço. Espero que você aproveite muito a sua viagem! beijos

DEIXE UM COMENTÁRIO! VOU ADORAR!

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.