Viajar sozinha não é, definitivamente, um bicho de 7 cabeças. Mas isso é a minha opinião, pois nem todos pensam ou sentem da mesma maneira. Há muitos mitos e medos envolvidos e acredito que também depende muito do temperamento de cada um. Mas pra gente saber que não gosta, que não quer e que nunca mais vai viajar sozinha, precisa experimentar, pelo menos uma vez, não?

O único perigo que você corre é de se apaixonar por este estilo de viagem e não querer mais viajar acompanhada, como vem acontecendo comigo ha vários anos. Me apeguei tanto a este momento de liberdade total, que fica mais difícil dividir a estrada novamente. Mas tenho procurado não ficar radical neste ponto, porque estar com amigos e familiares é sempre bom e te traz diferentes pontos de vista e novas experiências.

Dividir a Estrada | Viajante Solo

As dicas deste post não tem a ver com segurança, tem a ver com algumas sugestões para o início do planejamento da sua primeira viagem. Sobre viajar em segurança, infelizmente ainda neste século, precisamos tomar cuidado e falo sobre isso em um post específico sobre o assunto, ou você pode baixar o E-Book gratuito que escrevi:

Capa Ebook Viajar Sozinha em Segurança Denise Tonin min

E-BOOK GRATUITO

VIAJAR SOZINHA EM SEGURANÇA

Mais de 20 dicas para você viajar tranquila e confiante!

Escolha do destino

Leve em consideração na hora de escolher o destino para a sua primeira viagem solo, o que você realmente gosta de fazer e vai se sentir mais à vontade. O que quero dizer é que se você odeia praia (existe alguém no mundo?), não dá para ir pra Ilha Grande ou Fernando de Noronha, certo? Bem óbvio!

Escolha do Destino | Viajante Solo

Também não acho ideal para uma primeira viagem solo ir para um resort, onde normalmente você só vai encontrar famílias ou casais. Vai ser ruim? Com certeza, não! Talvez você se sinta um pouco deslocada, mas isso não é regra. Depende muito do seu temperamento. Eu já fui e fiz ótimas amizades com casais e me diverti horrores.

Solo Travel Week

PARTICIPE DA SOLO TRAVEL WEEK

Uma semana com muitos conteúdos online e gratuitos sobre viajar sozinha. Você vai aprender como planejar uma viagem solo única!

Outro ponto importante – mas não impeditivo de forma alguma – é o idioma. Se você não domina bem o inglês, pode escolher para a primeira viagem solo internacional, um país latino, pois temos mais facilidade para entender o idioma e você vai se sentir mais confortável. Mas olha, conheço várias pessoas que se viram muito bem sem falar o idioma. Mímicas e muitas risadas são garantidas!

Como sugestão, escolheria uma cidade grande ou se for uma cidade pequena, que tenha uma boa estrutura turística. Nas cidades maiores existe sempre uma vasta programação cultural, muitos pontos de interesse a serem visitados e muitos outros viajantes solo. Ninguém vai perceber a sua existência no sentido de: olha, ela está viajando sozinha! Como se isso fosse a coisa mais surreal do mundo. Acredite, NÃO É!

Algumas das cidades que já visitei sozinha e que gostei muito:

Brasil: Floripa, Curitiba, Porto Alegre, São Paulo, São João Del Rey, Tiradentes, Paraty e Ilha Grande.

Exterior: Toronto, Montreal, Luxemburgo, Bruxelas, Amsterdam, Paris, Londres, Orlando, Buenos Aires e Santiago.

Pesquisa & Planejamento

Escolheu seu destino? Hora de arregaçar as mangas e trabalhar. Eu amo pesquisar sobre os destinos, mas para alguns isso pode ser uma tarefa árdua. Te digo que uma boa pesquisa e um bom planejamento garantem 90% do sucesso da sua viagem. Por que? Simplesmente por sobrar mais tempo para você mudar de planos, quando estiver no seu destino. Sim, isso acontece direto e é uma das vantagens de estar viajando sozinha: mudar de ideia a hora que quiser.

Pesquisa | Viajante Solo

Mas, se você acha muito complicado ou não tem o tempo necessário, pode contratar um consultor de viagens para te ajudar nessa tarefa ou comprar um pacote pronto em alguma agência de turismo.

Leia também: Viajar Sozinha por conta própria ou utilizar agência

Algumas dicas para sua pesquisa inicial:

Para um destino fora do Brasil

  • Visto: é muito complicado? Muito caro? Possível conseguir na sua cidade?
  • Costumes: alguma coisa em especial que pra gente é comum, mas que para os locais pode ser falta de repeito? Roupas ou comportamentos que devem ser evitados, porque naquele determinado país um comportamento normal no Brasil pode não ser tolerado?
  • Moeda: tem como comprar no Brasil? como está o câmbio? Existe cartão Visa Travel Money com esta moeda?

Para qualquer destino

  • Como chegar? Avião, Trem, Ônibus?
  • Transfer para hotel: Qual a melhor maneira? É possível contratar antes? Pagar online e já deixar agendado? Ou é fácil e dá para ir de transporte público?
  • Transporte público: Como funciona? Melhor metrô ou ônibus? Existem cartões pré-pagos? Posso comprar o ticket de bus na hora com o motorista?
  • Passeios: o que tem para visitar? O que mais quero fazer? Tour com agências ou por conta própria?
  • Clima: é a melhor época para ir? Muito frio? Muitas chuvas?

Estas pesquisas são básicas e podem ser feitas, enquanto você ainda está pensando para onde vai. Acho que ajuda bastante na escolha.

Roteiro Diário

Eu gosto muito de usar o dia para me esbaldar na programação que escolhi e nem sempre ela é muito óbvia. Não fazer nada às vezes também faz parte do meu roteiro. Gosto de acordar cedo, tomar uma café super relax e iniciar a programação do dia. Ao final da tarde já estou bem cansada e, normalmente, janto cedo por perto do hotel e vou descansar para o dia seguinte. Essa sou eu. Você vai encontrar o seu estilo de viagem.

Viajar Sozinha Roteiro | Viajante Solo

Se você não gosta de ir com tudo preparado, pelo menos liste tudo o que há para fazer, divida pelos dias da sua estadia e ordene a sua lista a partir dos pontos imperdíveis, aos que podem ficar para uma próxima viagem.

Evite considerar o dia de chegada e o de ir embora para visitar lugares. Reserve estes dias para: descansar e conhecer os arredores (dia de chegada) e organizar suas coisas para a viagem de volta (dia de ir embora).

Hospedagem

A coisa mais importante na hospedagem pra mim é a localização. Escolha um lugar próximo dos pontos de interesse que você escolheu visitar e também com transporte público acessível. Você poderá fazer tudo a pé e evitar os táxis que são caros. O andar a pé te traz a possibilidade de encontrar um monte de coisas no meio do caminho que não estão no seu roteiro.

Viajar Sozinha dicas Hospedagem | Viajante Solo

Outra dica é se hospedar em hostels, pois lá você vai ter a oportunidade de conhecer outras pessoas legais durante a viagem, se isso é o que você quer. Eu costumo pesquisar no Hostelworld e sempre encontro ótimas opções.

Leia também: Viajar Sozinha: onde se hospedar? Hostel ou Hotel?

Olha, não pense que em hostels só há quartos compartilhados e que só mochileiros e jovens os habitam. Isso é um mito! Existem vários hostels muito melhores que hotéis, com quartos privativos também, super bem localizados e com várias pessoas de todas as idades. Dá uma olhada em alguns que já fiquei:

Hostel em São Paulo | Hostel em Curitiba | Guest House em Toronto

Caso, você prefira hotéis, também não há problema. Você pode procurar no Booking, super conhecido nosso. E se você ainda não tem conta lá, pode ler esse post onde explico como se cadastrar. A escolha do local para ficar sempre dependerá do seu estilo de viajar, de como você se sente mais confortável.

E tem mais uma coisa, não temos só hostel ou hotel para se hospedar. Existem inúmeras outras opções para você escolher.

Leia também: Conheça algumas opções de hospedagem para a sua viagem solo

Quando achar que encontrou o local perfeito para a sua estadia, não deixe de ler todos as avaliações de outros hóspedes no próprio Booking, Hostelworld ou também no Trip Advisor. Se tiver algo de errado por lá, com certeza você saberá.

Tours

Se visitar lugares completamente sozinha e por conta própria te deixa em pânico em um primeiro momento, talvez seja uma boa opção contratar passeios em agências locais, desta forma, fará novas amizades e não estará totalmente por sua conta. Para começar é uma ótima opção. Alguns hostels organizam passeios para os hóspedes que podem ser bem legais e divertidos.

Viajar Sozinha Tours | Viajante Solo

Quando fui ao Chile fiz as duas coisas: visitei a Viña Cousino Macul indo até lá por conta própria e lá fiz um passeio de bike com outras pessoas. No final da viagem, como já estava bem cansada, visitei a Concha y Toro com uma agência. Você vai encontrar o que mais te agrada experimentando.

Companheiros de Viagem

Se você tem medo de sentir-se muito só durante a viagem, eu te sugiro alguns companheiros e te falo que, dificilmente, você terá tempo de sentir solidão.

Viajar Sozinha Companheiros de Viagem | Viajante Solo

  • Celular e chip pré-pago que te deixam conectada o tempo todo
  • Músicas no celular
  • Um livro ou revistas
  • Um caderninho para fazer anotações sobre a viagem
  • Comece a usar o Snapchat, Facebook ou Periscope e mostre sua viagem ao vivo
  • Câmera fotográfica para tirar muitas fotos e fazer vídeos
  • WhatsApp para conversar com amigos e mandar notícias aos familiares
  • Skype para conversas em vídeo com amigos e familiares
  • Netflix ou YouTube no celular para assistir a um filminho

Local Friend

Acesse sites como o Couchsurfing e o Rent a Local Friend e procure os chamados Local Friends (amigos locais), que estão dispostos a te mostrar a cidade. Eu ainda não experimentei nenhum dos dois, pois estou sempre tão atribulada em minhas viagens que nunca dá tempo. Mas, em breve, vou testar pra escrever por aqui.

E, independente destes sites, abra a mente, deixe a vergonha de lado e interaja com as pessoas que conhecer no hotel ou hostel, nas tours, nas feiras, nos restaurantes. Te garanto que a viagem fica muito mais interessante.

Refeições

Talvez este seja um momento bem delicado da sua primeira viagem, se você não está acostumada a fazer refeições sozinha. No começo, me incomodava muito quando eu chegava em um restaurante e dizia que era mesa pra um e percebia um ar de surpresa ou “coitadinha” do garçom. Mas deixe isso de lado, não ligue. Sente-se confiante, afinal qual é o problema de estar fazendo a sua refeição sozinha? Responda seus e-mails, mande notícias para a família, faça suas anotações ou leia seu livro, enquanto espera a comida chegar. Aprecie a sua refeição, experimente as comidinhas locais, olhe em volta, aproveite seu momento. Ele é seu! Depois de algumas vezes você estará tirando isso de letra!

Viajar Sozinha dicas Jantar | Viajante Solo

Na Europa, alguns restaurantes descolados possuem mesas compridas, que comportam muita gente ao mesmo tempo. A rotatividade costuma ser grande e oferece ao viajante a oportunidade de conhecer muitas pessoas durante as refeições. Mas para isso, vai ter que deixar a vergonha de lado e interagir.

Mala Leve

É um desafio para qualquer mulher! Mas pense que não haverá ninguém, a não ser você mesma, para carregar tudo durante TODA a viagem! Em Paris, por exemplo, não terá um carregador sorridente te esperando de braços abertos para subir as escadas com as suas malas. Em hostel então, nem pensar!

Viajar Sozinha Mala Leve | Viajante Solo

Tente desapegar e viajar com o básico. Vai ser mais fácil de cuidar dos seus pertences e, ao final da sua viagem, sua coluna vai agradecer imensamente. A dica é sempre levar roupas básicas e muitos acessórios que possam compor vários looks diferentes.

Leia também: Vantagens de Viajar Leve

O que dizer para a família

Independente da sua idade, um dos obstáculos na primeira viagem solo são os familiares. Sempre há uma preocupação, totalmente compreensível, e uma bateria de perguntas: onde você vai? por que? quantos dias vai ficar? onde vai ficar? tem algum conhecido por lá? etc. Encare isso com serenidade e, se você planejou bem a sua viagem com as dicas que dei aqui, saberá responder uma a uma rapidamente. Isso passará confiança e tranquilidade para eles. E mais: prometa que estará em contato o tempo todo. Isso os deixará contentes e para você também será bom.

Leia também: Como lidar com a família quando você viaja sozinha

Bom, estas são algumas dicas bem básicas para você começar seu planejamento. Espero que sejam úteis.

Tem mais alguma dica para a primeira viagem sozinha? Conta pra gente e vamos ajudar outras viajantes a encarar a estrada solo pela primeira vez !

34 COMENTÁRIOS

  1. boa tarde. Denise sempre viajei em grupos. Tenho 47 anos. Mas companhia para viajar está ficando difícil. Gosto de agitação. Nada down!!!!! Estou querendo em junho ir para joão pessoa/pb. Vou sozinha. Amigos não toparam: finanças e tempo. Tenho receio de ir só. Gostaria de dicas sobre viagem . Amei o seu blog. quero receber noticias sempre….

    • Oi Arleni, tudo bem ? Por que nessa primeira viagem, já que você está insegura, vc não procura uma excursão? Assim quando chegar lá vc verá que não precisa ter tanto medo assim, estará em grupo e vai poder ver como se sente. Na página inicial do blog vc pode se inscrever na Solo Travel Week, uma semana onde estou compartilhando vários vídeos gratuitos sobre viajar sozinha e o próximo é justamente sobre medo. Também na página inicial tem o link para a nossa comunidade no Facebook e vc pode receber dicas semanais no whats. Tudo vc encontra na página inicial do blog 🙂 beijo grande

  2. Oi. Estou querendo viajar sozinha para Buenos Aires em setembro. Estou um pouco receosa, vc pode me dar umas dicas? Obrigada.

  3. Boa noite Denise!
    Já comprei as passagens pras minhas primeiras férias e viagem sozinha!
    Vou pra Arraial do Cabo em menos de dois meses. Pretendo ficar em hostel, e fazer o máximo de passeios pelas prais. Porém queria muito ir visitar o Cristo Redentor e cidades ao redor.
    Gostaria de algumas dicas. Se puder me auxiliar meu e-mail é ba.scherer@hotmail.com
    Beijos ^^

    • Bárbara, tudo bem ? Que ótima notícia! Você vai amar Arraial! Sobre o Cristo a melhor maneira, na minha opinião, é pegar o trem que vai por dentro da floresta. Você pode ir diretamente até o Cosme Velho de Uber ou Cabify, por exemplo, comprar seu ingresso e pegar o trem. Não tem mistério. Sugiro você ir ao Pão de Açúcar também, pois a vista é lindíssima 🙂 Você pode ir no Cristo e subir o Pão de Açucar no final da tarde. Var ver a vista de dia e o anoitecer! Também pode ir por conta própria. Não entendi quais cidades ao redor vc quer conhecer. Bom, aproveite muito! Beijos

  4. Ótimas dicas. Estou planejando minha primeira viagem ao exterior para abril/2018. Vou para Portugal.
    Se tudo der certo já tenho em mente minha segunda viagem ao exterior: região da Toscana-Itália.
    Vou verificar suas postagens para ter ideias de passeios e hospedagens.
    Na primeira viagem pretendo ir por agência.
    Abraços,
    Carla

    • Oi Carla, tudo bem ? Obrigada pela visitinha! Wow que maravilhosos os seus planos, adorei! Ainda não tenho nada de Portugal e Itália, mas você encontrará outras dicas para o seu planejamento! Beijo grande e parabéns pelos destinos escolhidos! Tenho certeza que você irá amar! 🙂

  5. Oi Denise, quero viajar sozinha pra Roma mas meu medo é por ser mulher e brasileira ser taxada de garota de programa lá fora. Como evitar isso ? Outro ponto você colocou ficar em hostel mas fico receosa também em relação aos meus pertences e a educação de quem irá dividir quarto comigo . Você conhece algum site em que eu possa encontrar uma parceira de quarto ? Grata

    • Olá Pri, tudo bem? Sobre a sua primeira pergunta, você não tem controle sobre o que as pessoas pensam a respeito das brasileiras, francesas ou qualquer que seja a nacionalidade. Portanto, acho que você não precisa se preocupar com isso, sinceramente. Nunca me aconteceu e se acontecer com você, tenho certeza que você saberá mostrar que não é. Os hostels, se bem escolhidos, costumam ser seguros, você pode trancar as suas coisas. O que você pode fazer é ficar em quarto privativo ou escolher um quarto feminino com menos camas. Pode também usar o Couchsurfing e escolher a casa e o anfitrião. O que recomendo é que você tente não imaginar os piores cenários para a sua viagem. Estar atenta e tomar cuidado é essencial, mas não pense que só existem pessoas más no mundo. Ao contrário, tenho certeza que você vai encontrar pessoas muito bacanas e que sua viagem vai ser sensacional! beijos

  6. Oi Denise ja viajei bastante quando era mais nova, fui até para o Japão, meu filho morava lá, fiz a viagem sozinha, mas agora que a velhice chegou , quero viajar e como não tenho companhia vou só, estou com um pouquinho de medo, por causa da idade( 66 anos), mas já comprei a passagem e vou começar pela Argentina , conforme o desenrolar dos acontecimentos , quero conhecer o mundo, mas como eu disse , ir só, o que vc acha?, será que é muito arriscado? podes me dar um help, pois gostei muito so seu site. obrigado. abraços.

    • Francisca, tudo bem ? Medo é normal, mas pare e pense: medo do que exatamente? Depois que você souber, o monstro fica menor. E você pode tomar as devidas precauções para o seu medo. É claro que tem que ir sozinha. A vida é uma só 🙂 Baixe o e-book com as dicas de segurança, arrume a mala e vá! Buenos Aires é ótimo! Obrigada pela visitinha 🙂 Beijokas

  7. Oi Denise. É a minha primeira viagem internacional. Tenho a possibilidade de viajar em grupo com a turma da minha cidade ou viajar sozinha pra outro destino. Por ser a primeira vc acha melhor eu ir em grupo? Meu medo é o fato deu não ter.o domínio do inglês. Obrigada

  8. Olá, quero ir para Minas Gerais e fazer um roteiro legal. Vi que você já viajou para São João Del Rey e Tiradentes. O que me indica? Se puder me envia o roteiro que fez. Sou do Rio de Janeiro. beijos,

  9. Fiquei viúva a seis anos. Me saio bem socialmente, mas fico inibida quando penso em viajar só.

    Hoje não penso em nenhum amigo para viajar comigo. Preciso me divertir, mas não sei por onde começar.

    Qual o destino que acha mais adequado pra mim? Tenho 57 anos.

    Abços

    • Nádia Querida, tudo bem ? Olha, você pode ir pra qualquer lugar que desejar 🙂 Não acredito em destino mais adequado para mulheres ou pra você aos 57 anos (tenho 49). Você precisa pensar no que gosta de fazer, qual lugar gostaria de conhecer, se gosta de praia, serra, etc. Depois de definir estas questões terá a tarefa árdua de resolver para onde quer ir, pois há tantos lugares maravilhosos para conhecer. Será Brasil ? Ou será fora? Os que já fui e amei fora do Brasil: Paris, Londres, Luxemburgo, Amsterdam, Bruxelas, Santiago. Falam muito bem de Portugual (um dos meus sonhos). Se tiver mais dúvidas ou precisar de alguma ajuda, por favor, me mande um email que será um prazer conversarmos mais a respeito 🙂 Beijos

  10. Olá, gostei muito das suas dicas. Estou programando para minha primeira viagem sozinha. Ouvi dizer que Porto Seguro é uma boa escolha para primeira viagem.

    • Oi Elenice, tudo bem ? Que bom que gostou das dicas. Vou ficar te devendo a dica de Porto Seguro, pois fui há muito tempo atrás e nem me lembro mais como é….rs Depois me conta como foi sua viagem. Beijão

  11. Olá, acabei de fechar um pacote de reveillon para fortaleza e estou bastante insegura quanto a primeira viagem sozinha, não sei como será estar em um lugar tão agitado “sozinha”. Espero ter boas notícias pra contar qdo voltar. Obrigada pela dica!!

    • Oi Cintia, tudo bem ? O passo mais difícil você já deu, que é decidir! 🙂 Agora é pesquisar o quanto voce poderá conhecer e se divertir e ir tranquila! Vai dar tudo certo! Beijokas

  12. Olá! Sou uma rapariga que acabou de fazer 18 anos e estou para um Gapp Year. Vou ficar muito tempo fora e em locais muito frios. Para além de roupa quente (por causa do frio né?!) o que é que devo colocar de importante na mala de maneira a que não fique excessivamente pesada?

    • Olá Carolina, tudo bem ? Que legal a sua viagem! Vai ser maravilhosa! Olha, mala é um assunto muito pessoal e difícil de opinar, mas prometo, em breve escrever um post bem completo com as coisas que eu costumo levar pra ajudar mais viajantes como você 🙂 Para sua viagem, o que recomendo é: viaje leve. No começo tá tudo bem, mas depois de um tempo viajando você verá que o peso se multiplica….rs Eu levaria as roupas básicas de inverno e se me faltasse algo, compraria no meio da viagem. Sempre levo roupas de cores básicas e assessórios coloridos. Passou a temporada de frio? Despache suas coisas (se quiser mantê-las) para casa e fique mais leve ainda. Não esqueça de levar os remédios básicos que você já está acostumada a usar 🙂 Espero ter ajudado um pouquinho beijos e muito boa viagem

    • Olá Mariah, não trabalhamos com roteiros de viagem. Mas você mesma pode montar o seu seguindo algumas dicas aqui do blog, de outros blogs de viagem ou contratar alguém que ofereça esse serviço. Espero que você aproveite muito a sua viagem! beijos

DEIXE UM COMENTÁRIO! VOU ADORAR!

Please enter your comment!
Please enter your name here