Viajar Sozinha para Colonia del Sacramento como chegar, o que fazer e onde comer | Viajante Solo

Viajar sozinha para Colonia del Sacramento é super, mas super tranquilo mesmo! É uma cidade bem pequena, muito charmosa e que você consegue conhecer em um dia, mas também pode ser indicada para descansar e relaxar, caso queira ficar por lá.

Colonia foi fundada em 1680 por Manuel Lobo, governador português, e por estar estrategicamente localizada no Rio da Prata, os portugueses podiam controlar todo o comércio da região, além de ficar de olho nos inimigos espanhóis.

Em 1995, a cidade de Colonia del Sacramento se tornou Patrimônio Mundial pela UNESCO. E era de se esperar, pois foi a única cidade no Uruguai a ser colonizada por Portugal e até hoje preserva as construções da época. Percorrer as ruas de pedra com suas casas coloniais com telhados de barro é uma volta ao passado e bem diferente do agito de Buenos Aires.

Segurança

Não esqueça de contratar seu seguro viagem antes de viajar! O seguro é extremamente importante quando viajamos sozinhas. Faça uma cotação sem compromisso e encontre o melhor plano e a melhor seguradora para a sua viagem solo.

 

Um tópico que eu nem precisaria colocar aqui. A cidade é uma calma e parece realmente que você voltou no tempo. Muito, mas muito tranquilo ao ponto de você quase não ver gente, me refiro a moradores, pelas ruas. Dependendo do dia da sua visita é possível que só veja turistas perambulando pelas ruas e admirando as construções incríveis que há por lá. Mas, como o seguro morreu de velho, vale sempre olhar para os lados.

Como Chegar

De Buenos Aires

Eu fui para Colônia a partir de Buenos Aires e a maneira mais fácil e também mais charmosa é de barco. Fiz em 1 hora (55 km) o trajeto, mas lembre-se que há imigração, check in e tudo o mais. As empresas que fazem esse trajeto são a Buquebus, Seacat e Express. Veja no artigo abaixo como foi a viagem de barco e todos os detalhes de embarque e imigração.

Leia mais >> De Buenos Aires a Colonia del Sacramento de barco

 

De Montevidéu

Se você estiver em Montevidéu terá que percorrer 180 km por via terrestre pela Ruta 1, podendo ser de ônibus ou alugando um carro. Caso prefira ir de ônibus a empresa COT faz o trajeto em aproximadamente 2h30.

Agência ou por conta própria

Na época em que fui achei bastante confuso comprar as passagens de barco pelo site da Buquebus e acabei optando em comprar com uma agência, que me entregou os tickets do barco no hotel. No pacote estavam inclusas as passagens de barco, um city tour de ônibus, além de uma Walking Tour a pé pelo Centro Histórico. A agência não acompanhou, fiz tudo sozinha. Valor: 115 USD, em abril de 2015.

Mas é claro que você pode comprar apenas as passagens de barco e ir por sua conta. Caminhar em Colonia é fácil e você não terá nenhuma dificuldade em achar os pontos de interesse.

Onde ficar em Colonia

Eu não me hospedei em Colonia, apenas passei o dia por lá, mas recomendo alguns hotéis abaixo, com ótima classificação no Booking, além de serem bem localizados e próximos ao Centro Histórico, onde você encontra o “agito” de restaurantes e também os museus.

Veja também os 30 melhores hotéis em Colonia do Sacramento

 

O que conhecer

Portón de Campo

É o portal de entrada da cidade construído há mais de 270 anos como forma de proteção contra a entrada de inimigos.

Viajar Sozinha para Colonia del Sacramento Porton | Viajante SoloPlaza Mayor

A Plaza Mayor foi a primeira praça a ser construída quando os portugueses fundaram Colonia. Ao seu redor você encontra casa de câmbio, os museus, restaurantes, hotel, etc.

Viajar Sozinha para Colonia del Sacramento Plaza Mayor | Viajante SoloBasílica do Santíssimo Sacramento

A Basílica é bem simples e surgiu na época de fundação da cidade, porém com todas as disputas pelo poder na cidade, sus estrutura foi destruída e reconstruída diversas vezes. A entrada é gratuita e pede-se que se respeite o espaço e suas missas.

Farol

O Farol foi construído em 1855, junto às ruínas do Convento de San Francisco devido a quantidade de naufrágios que ocorriam no Rio da Prata. Começaram a cobrar uma espécie de pedágio dos navios que ali atracavam e assim a construção foi possível. Você terá uma bela vista da cidade e do Rio da Prata. Entrada: 20 pesos uruguaios (2017).

Calle de los Suspiros

Uma das primeiras  e mais conhecidas ruas de Colonia, com estilo bem português em suas casinhas e ainda conserva as pedras do período colonial. Você poderá caminhar livremente, pois é proibida a circulação de carros por ali.

Viajar Sozinha para Colonia del Sacramento Calle de los Suspiros | Viajante SoloMuseus

Há vários museus na cidade e os principais são Museo Del Azulejo, Museo Português, Museo Municipal e Museo Casa de Nacarello. Alguns são gratuitos e os pagos você pode visitar pagando apenas um ticket que pode ser adquirido no Museo Municipal. Veja aqui todos os museus >> Sistema de Museos de Colonia.

Viajar Sozinha para Colonia del Sacramento Museu do Azulejo | Viajante Solo
Museo del Azulejo

Plaza de Toros

Era o lugar de touradas que aconteciam em Colonia no século passado. Fica um pouco mais afastado do centro da cidade, mas você pode alugar um carrinho de golfe ou ir de bike para conhecer. Não é permitida a visita ao seu interior, pois há riscos de desabar.

Viajar Sozinha para Colonia del Sacramento Plaza de Toros | Viajante Solo

Se perder pelas ruas

Pra mim foi o melhor passeio de todos! Andar sem rumo pelas ruas nesta volta ao passado, na maior calma e, por vezes, ouvir meus próprios passos devido ao silêncio inspirador. Observar as casas e ficar imaginando como era tudo por ali no século XVIII.

Viajar Sozinha para Colonia del Sacramento Ruas e Casas | Viajante SoloOnde Comer

Como passei apenas um dia, minha escolha para o almoço foi o restaurante La Florida que fica bem na entrada da cidade, perto do Portón de Campo. Espiei pela janela e não vi ninguém, mas me apaixonei pelo interior. Aconchegante, cheio de badulaques e fotos antigas.

Fui recebida  pela simpática e sorridente Ana, que me fez sentir muito à vontade e ter a certeza da escolha certa. Enquanto Ana cuida dos clientes, quem comanda a cozinha é o Carlos. Fiquei bastante tempo por lá, batendo papo com o casal, e foi uma experiência maravilhosa que enriqueceu mais ainda a minha ida a Colonia.

La Florida
15 Odriozola, Colonia Del Sacramento
Almoço: das 12:30h às 15:30h – Jantar: apenas aos sábados 20:30h

Viajar Sozinha para Colonia del Sacramento La Florida | Viajante SoloEspero que as dicas sejam úteis e que, se você estiver em Buenos Aires ou Montevidéu, tenha um tempinho para dar uma escapulida da cidade grande. Ter a experiência de viajar sozinha para Colonia del Sacramento vai te dar a sensação de volta ao passado que é fascinante.

Compartilhar
Artigo anteriorViajar Sozinha para Curitiba: o que fazer, onde ficar e comer
Próximo artigo14 passeios gratuitos em Curitiba

Cariúcha da gema, amante de um bom livro e de dias chuvosos. Descobriu faz um tempão que viajar sozinha é uma experiência incrível e que muda toda a perspectiva da vida! Agora, se denomina viajante solo por paixão e opção! Idealizadora da Solo Travel Week e do Programa Viajante Solo, seu objetivo é incentivar cada vez mais mulheres a viajarem sozinhas.

4 COMENTÁRIOS

  1. Ótimas dicas de viagem pra Ela Sacramento, estarei no Uruguai em novembro e pretendo esticar a viagem nesta charmosa cidade

DEIXE UM COMENTÁRIO! VOU ADORAR!

Please enter your comment!
Please enter your name here