Iberostar Praia do Forte Praia | Viajante Solo

Ir a Bahia é sempre uma boa ideia e viajar sozinha para a Praia do Forte pode ser extremamente recompensador e relaxante, além de extremamente seguro e divertido. A Praia do Forte é um verdadeiro paraíso e não muito falado como Morro de São paulo  Jericoacoara.

Viajar Sozinha para a Praia do Forte Praia Maré BaixaLocalizada a apenas 56 km de Salvador, é um dos destinos mais procurados por quem está buscando lindas praias, piscinas naturais, muita natureza e descanso. Os coqueirais são realmente incríveis e você ainda tem 12 km de praias realmente lindas. E a culinária baiana? Pensa na quantidade de delícias que você terá para experimentar. Ahhhh minha amiga, dá pra ser muito feliz na Praia do Forte sozinha, pode apostar!

Praia do Forte Ibersotar Denise Tonin (2)A cidade é pequeninha – 1800 habitantes -, super gostosa de andar, com uma ótima infraestrutura para receber os turistas e ainda mantém o clima e algumas particularidades de sua origem rústica. As pessoas são amigáveis, tem muita gente de fora que resolveu morar por lá e é bem fácil bater papo e fazer amizades por lá.

Viajar Sozinha para a Praia do Forte Artesanato e Bijuterias2Ao andar pelas ruelas da Vila da Praia do Forte, você vai encontrar muitas lojas, restaurantes, bares, sorveterias, várias farmácias (achei isso bem curioso), caixas eletrônicos, artesanato, supermercado, pousadinhas, etc. Tudo pertinho e fácil de encontrar.

Enfim, é uma delícia de lugar e, com certeza quero voltar muitas vezes para curtir esse pedacinho de paraíso do nosso Brasil. Se você gosta de praia e locais fáceis de transitar com as suas próprias pernas, Praia do Forte é perfeita para seu descanso.

Viajar Sozinha para a Praia do Forte Mapa CidadeComo chegar

A Praia do Forte está bem pertinho de Salvador – 1 hora de carro, dependendo do trânsito – e você pode vir direto do aeroporto. Eu usei a Grou Turismo e escrevi um post com todas as opções de transporte que consegui encontrar. Dá uma olhadinha e veja que é o mais adequado para a sua viagem.

Leia >> Como chegar a Praia do Forte

 

Quando ir 

A Praia do Forte tem sol e faz calor o ano inteiro e a temperatura da água varia de 25°C a 28°C. Não é uma delícia?  Como eu estava querendo descansar, resolvi ir na baixa temporada, em Maio, época mais chuvosa, mas que não atrapalhou de todo a minha viagem. As chuvas que peguei foram fortes, porém rápidas. O clima estava bem mais ameno, sem aquele calor de sufocar do verão, além do que a praia e a Vila estavam super tranquilas pra passear e os preços mais baixos.

Os meses de Janeiro, Fevereiro; e de Setembro a Dezembro são os meses em que menos chove e que você se esbaldará nas belas praias. No verão, com certeza, a cidade e os hotéis estarão lotados e tudo será um pouco mais caro.

Se você pretende ver a desova das tartaruguinhas do Projeto Tamar a melhor época é  entre setembro  e março, quando elas chegam para desovar na Praia do Forte e em outros pontos da costa brasileira. Já se você pretende observar as baleias jubarte, a melhor época é entre julho a outubro.

Onde ficar

Ficar na Vila ou em um resort mais afastados da cidade, como é o caso do maravilhoso Iberostar Praia do Forte? Vai depender exclusivamente dos seus objetivos com a viagem, pois as duas possibilidades tem as suas vantagens.

Onde se Hospedar na Praia do Forte Iberostar Praia do ForteFiquei no Iberostar Praia do Forte, pois estava buscando conforto, comodidade e descanso. Com mil outras opções de lazer, piscinas maravilhosas, não tem como não amar! E, como eu não estava com mil programações para conhecer todas as piscinas naturais da Praia do Forte, optei por calmaria e praia particular. Mas, mesmo assim, fui duas vezes passear pela Vila, pois há transfer diário.

O Ibero fica distante 3 km da Vila e a maioria das pessoas que se hospeda por lá, está mais focada em curtir as instalações do resort que é super completo e com uma praia particular linda e quase deserta!

Veja a minha experiência no Iberostar >> Review: Iberostar Praia do Forte

 

Agora, se o seu objetivo é andar por várias praias diferentes, explorar as piscinas naturais e os outros atrativos da cidade, talvez seja mais prático se hospedar na Vila. Fiz uma listinha das pousadas e hotéis mais bem recomendados e que pesquisei no Booking antes da minha viagem.

Veja mais opções de hospedagem >> Os 30 melhores hotéis na Praia do Forte

 

Segurança

Como já falei anteriormente, a cidade é bem pequena e pacata e todo mundo se conhece. Achei super tranquilo andar e perambular por lá, mas claro que precisamos estar sempre atentas. Então, evite trilhas e praias desertas sozinha, uma recomendação que deve ser adotada em qualquer lugar do mundo, não é mesmo?

Praia do Forte Rua da Vila

Leia também >> E-Book Viajar Sozinha em Segurança

 

Como se locomover na cidade?

Definitivamente você não precisa de carro pra quase nada. Eles nem são permitidos na avenida principal, então, caso você decida alugar um carro para poder conhecer na Estrada do Coco, você deve estacioná-lo na entrada da cidade perto do Centro de Artesanato e andando duas quadras já está no Centrinho.

Viajar Sozinha para a Praia do Forte BicitáxiNas ruas principais, somente são permitidas bicicletas e os tais bicitáxis ou tuc tuc, como você preferir. São na maioria das vezes dirigidos por nativos da Praia do Forte.

 

Os preços são bem salgados, mas caso você vá mais longe ou até mesmo faça vários passeios, pode negociar com os meninos e  fechar um preço melhor.

Eu fui com o Adeilson até a Praia do Lord e paguei R$ 30 (Maio 2017) , pois era época de baixa temporada e a Vila estava bem vazia. Eu fiquei bem pouco por lá e ele me trouxe de volta também. Dá pra ir a pé, porém o calor estava sufocante e eu queria experimentar o tal bicitáxi, além de ir batendo papo com o menino pra conhecer melhor a cidade.

Nos dias pares os bicitáxis que rodam são os vermelhos e nos dias ímpares os azuis, assim todo mundo ganha o seu dindin e não tem briga.

O que não pode faltar na mala

  • Protetor solar
  • Repelente
  • Óculos de sol
  • Chapéu / Boné
  • Roupa de Banho
  • Roupas bem confortáveis
  • Sapatilha de Neoprene (papete) para que você possa entrar nas piscinas naturais com mais conforto
  • Máscara e Snorkel, se tiver. Se não, há para alugar por lá.
  • Câmera Fotográfica Aquática, se tiver. Se não, normalmente há fotógrafo nas agências que oferecem este serviço.

Onde comer

Não faltará bons restaurantes e delícias da culinária baiana para você provar na Praia do Forte. Prepare o estômago: acarajé, vatapá, moqueca, cocadas, castanhas!

Viajar Sozinha para a Praia do Forte DocesTudo pode ser encontrado na Vila! E não se preocupe se a culinária baiana não te agrada ou é muito forte, pois há também pizzarias, restaurantes italianos e até culinária japonesa.

Viajar Sozinha para a Praia do Forte DocesEu fiz apenas uma refeição na Vila, pois o all inclusive do Iberostar Praia do Forte era realmente irresistível. Fui no tradicional e famosinho restaurante Donana pra experimentar o risotto de camarão. Estava bom, mas não achei nada de excepcional.

Viajar Sozinha para a Praia do Forte Bolinho de PeixeTambém experimentei o famoso bolinho de peixe do Sousa, que pode ser degustado no Sousa Bar ou no restaurante bar do Projeto Tamar. Feitinho na hora, cai muito bem com uma cervejinha gelada e ainda apreciar a vista da Praia do Portinho!

Outras opções para você experimentar e que são bem recomendadas: Café do Forte, Sabor da Vila, Casa da Nati que oferece self-service no almoço e 7pizzas.

O que fazer na Praia do Forte

Os atrativos principais da Praia do Forte são as praias com suas belíssimas piscinas naturais, mas além disso existem muitas outras atividades que você poderá curtir enquanto estiver por lá. E elas não se encerram no meu artigo, pois falarei apenas de algumas.

Capela de São Francisco de Assis

Praia do Forte Capela de São Francisco de AssisA linda Capelinha de São Chico fica bem no meio da Vila, em frente a Praia do Porto e foi construída pelos pescadores em 1900. No seu interior obras do artista baiano Carlos Bastos que retratam a via Sacra. De uma simplicidade ímpar, o entorno da Capela de São Francisco foi palco de inúmeras expressões populares como as comédias, as caretas e as apresentações do reisado.

Projeto Tamar

Praia do Forte Projeto TamarCriado em 1980, o Tamar é reconhecido no mundo todo como uma das mais bem sucedidas experiências de conservação marinha. Você poderá fazer a visita guiada e conhecer mais a fundo as nossas lindas tartarugas marinhas, entender todo o processo de desova, participar da sessão de alimentação e também de outros eventos que sempre acontecem por lá. Para saber o que há no dia da sua visita, basta dar uma olhadinha na placa da entrada.

Todos os detalhes em >> Visita ao Projeto Tamar

 

Observação de baleias – Espaço Baleia Jubarte

Viajar Sozinha para a Praia do Forte Espaco Baleia Jubarte
Imagem: Divulgação – Espaço Baleia Jubarte

Acabei não indo visitar o Espaço Baleia Jubarte que fica bem na entrada da Vila, mas é lá que você poderá conhecer um pouco mais sobre a história das baleias, além de participar de ações educativas. A época para avistar as baleias e fazer os passeios é entre os meses de julho e outubro e é importante que você faça os passeios apenas com as agências indicadas pelo Projeto Baleia Jubarte e que cumprem as regras para garantir o bem-estar das nossas lindas e exuberantes baleias.

Endereço: Av. do Farol – Praia do Forte – Mata de São João / Bahia
Horário: terça a domingo, das 09h30 às 18h30.

Castelo Garcia D’Ávila

Visita ao Castelo Garcia DavilaConhecido também como Casa da Torre, você poderá visitar as ruínas desse castelo medieval que tem uma vista muito linda. Foi abandonado em 1835, e em 1937 foi tombado pelo Iphan.

Mais detalhes >>  Como é a visita ao Castelo Garcia D’Ávila

 

As praias 

Praia do Porto

A Praia do Porto é a principal e fica bem em frente a Capela, no centrinho da Vila. Com mar calmo, há sempre bastante gente por ali e também muitas barraquinhas vendendo comidinhas típicas, cadeiras pra você sentar e várias pessoas se banham por ali.

Viajar Sozinha para a Praia do Forte Praia do PortoEu acabei não entrando no mar, pois não achei a água tão limpa por conta dos barcos de pesca que ficam atracados por ali. Resolvi esperar a Praia do Lord.

Viajar Sozinha para a Praia do Forte | Viajante SoloPraia do Lord

Para chegar a Praia do Lord, você poderá ir caminhando, mas é um chãozinho. Eu acabei indo de bicitáxi em função do tempo que eu tinha e pelo calor que estava fazendo. Tem um pedaço que o bicitáci não entra e você caminha por uma estradinha até chegar ao paraíso. A PRaia é muito linda, mas eu cheguei na hora da maré alta.

Viajar Sozinha para a Praia do Forte Praia do Lord

A praia é linda e tem uma ótima infraestrutura pra você aproveitar o seu dia. Na maré baixa várias piscinas naturais se formam e você poderá desfrutar do serviço de comidas e bebidas dentro do mar. Vai dizer que não é um paraíso ?

Viajar Sozinha para a Praia do Forte Praia do Lord1Praia do Aquário e Praia do Papa Gente

A Praia do Aquário é a que possui a água mais límpida da região e onde você poderá observar peixinhos nas piscinas que se formam na maré baixa. A praia do Papa Gente, como o próprio nome diz, papa as pessoas com suas piscinas naturais profundas…. brincadeirinha, mas é bom ter bastante cuidado. Nela você poderá mergulhar mais profundamente e apreciar os cardumes de peixes coloridos.

Infelizmente com o meu pouco tempo na Vila, não consegui aproveitar as piscinas, mas fica para quando eu voltar.

O que você deve saber sobre Tábua da Maré

Para que você possa realmente aproveitar as piscinas naturais é necessário que você conheça os horários ideais para o passeio que são regulados pela Tábua da Maré. Todo os dias a maré tem 4 alterações: duas marés altas e duas baixas, que é quando você poderá explorar as piscinas naturais em todo o seu esplendor.

Lembre-se que a Tábua da Maré muda de um dia para o outro, então você deve checá-la todos os dias para que possa programar melhor os seus passeios. O ideal é que você chegue sempre antes da maré atingir o nível mínimo de água, pois as piscinas estarão suas águas completamente límpidas.

Você poderá checar a Tábua da Maré  nos sites abaixo, sabendo que não achará pelo nome exato do seu destino, mas pelo nomes dos portos ou de locais próximos.

Bate e Volta

Se você estiver com tempo na sua viagem e quiser dar um rolé e conhecer outras praias da região, recomendo alugar um carro, pois há várias opções de praias e todas bem pertinho.

  • Salvador – 59 km
  • Praia de Guarajuba – 17 km
  • Praia de Imbassaí – 17 km
  • Costa do Sauípe – 35 km
  • Praia de Itacimirim – 14 km

Se quiser ler mais sobre a Praia do Forte, pode dar uma olhada na experiência do André Morato, do blog Meu Destino.

DEIXE UM COMENTÁRIO! VOU ADORAR!

Please enter your comment!
Please enter your name here