Ir a Bahia é sempre uma boa ideia e viajar sozinha para a Praia do Forte pode ser extremamente recompensador e relaxante, além de extremamente seguro e divertido. A Praia do Forte é um verdadeiro paraíso e não muito falado como Morro de São Paulo e Jericoacoara.
Neste post
- Onde fica a Praia do Forte
- Como chegar à Praia do Forte
- Melhor época para visitar a Praia do Forte
- Onde se hospedar na Praia do Forte viajando sozinha
- É seguro viajar sozinha para a Praia do Forte?
- Como se locomover pela Praia do Forte sem carro
- O que levar na mala para a Praia do Forte
- Onde comer bem na Praia do Forte
- O que fazer sozinha na Praia do Forte
- As melhores praias da Praia do Forte
- Como usar a tábua da maré na Praia do Forte
- Bate e volta saindo da Praia do Forte
- Perguntas frequentes sobre a Praia do Forte

Onde fica a Praia do Forte e o que esperar
Localizada a apenas 56 km de Salvador, é um dos destinos mais procurados por quem está buscando lindas praias, piscinas naturais, muita natureza e descanso. Os coqueirais são realmente incríveis e você ainda tem 12 km de praias realmente lindas. E a culinária baiana? Pensa na quantidade de delícias que você terá para experimentar. Ahhhh minha amiga, dá pra ser muito feliz na Praia do Forte sozinha, pode apostar!
A cidade é pequeninha – 1800 habitantes -, super gostosa de andar, com uma ótima infraestrutura para receber os turistas e ainda mantém o clima e algumas particularidades de sua origem rústica. As pessoas são amigáveis, tem muita gente de fora que resolveu morar por lá e é bem fácil bater papo e fazer amizades por lá.

Ao andar pelas ruelas da Vila da Praia do Forte, você vai encontrar muitas lojas, restaurantes, bares, sorveterias, várias farmácias (achei isso bem curioso), caixas eletrônicos, artesanato, supermercado, pousadinhas, etc. Tudo pertinho e fácil de encontrar.
Já reservou a sua hospedagem? Encontre aqui a hospedagem ideal para a sua viagem solo. Preços justos e diversas opções de hospedagem com cancelamento gratuito.
Enfim, é uma delícia de lugar e, com certeza quero voltar muitas vezes para curtir esse pedacinho de paraíso do nosso Brasil. Se você gosta de praia e locais fáceis de transitar com as suas próprias pernas, Praia do Forte é perfeita para seu descanso.
Como chegar à Praia do Forte saindo de Salvador
A Praia do Forte está a cerca de 56 km do Aeroporto Internacional de Salvador e o acesso é feito pela Estrada do Coco (BA-099), uma rodovia duplicada, segura e com pedágio. O trajeto leva cerca de 1h a 1h30, dependendo do trânsito. Você pode chegar lá de carro alugado, transfer privado, táxi, aplicativo ou ônibus intermunicipal.
Se optar por transporte público, os ônibus partem da Rodoviária de Salvador, operados principalmente pela empresa Linha Verde, e fazem o trajeto com paradas em praias da região. É uma opção econômica, mas um pouco mais demorada.
Eu utilizei o serviço da Grou Turismo e tive uma boa experiência. Inclusive, preparei um post com todas as opções de transporte para chegar a Praia do Forte para você escolher a que melhor se adapta ao seu estilo de viagem solo. Dá uma olhadinha e planeje com tranquilidade a sua chegada!
Melhor época para visitar a Praia do Forte
A Praia do Forte tem sol e faz calor o ano inteiro e a temperatura da água varia de 25°C a 28°C. Não é uma delícia? Como eu estava querendo descansar, resolvi ir na baixa temporada, em Maio, época mais chuvosa, mas que não atrapalhou de todo a minha viagem. As chuvas que peguei foram fortes, porém rápidas. O clima estava bem mais ameno, sem aquele calor de sufocar do verão, além do que a praia e a Vila estavam super tranquilas pra passear e os preços mais baixos.
Os meses de Janeiro, Fevereiro; e de Setembro a Dezembro são os meses em que menos chove e que você se esbaldará nas belas praias. No verão, com certeza, a cidade e os hotéis estarão lotados e tudo será um pouco mais caro.
Se você pretende ver a desova das tartaruguinhas do Projeto Tamar a melhor época é entre setembro e março, quando elas chegam para desovar na Praia do Forte e em outros pontos da costa brasileira. Já se você pretende observar as baleias jubarte, a melhor época é entre julho a outubro.
Onde se hospedar na Praia do Forte viajando sozinha
Ficar na Vila ou em um resort mais afastados da cidade, como é o caso do maravilhoso Iberostar Praia do Forte? Vai depender exclusivamente dos seus objetivos com a viagem, pois as duas possibilidades tem as suas vantagens.

Fiquei no Iberostar Praia do Forte, pois estava buscando conforto, comodidade e descanso. Com mil outras opções de lazer, piscinas maravilhosas, não tem como não amar! E, como eu não estava com mil programações para conhecer todas as piscinas naturais da Praia do Forte, optei por calmaria e praia particular. Mas, mesmo assim, fui duas vezes passear pela Vila, pois há transfer diário.


O Ibero fica distante 3 km da Vila e a maioria das pessoas que se hospeda por lá, está mais focada em curtir as instalações do resort que é super completo e com uma praia particular linda e quase deserta!
Agora, se o seu objetivo é andar por várias praias diferentes, explorar as piscinas naturais e os outros atrativos da cidade, talvez seja mais prático se hospedar na Vila. Fiz uma listinha das pousadas e hotéis mais bem recomendados e que pesquisei no Booking antes da minha viagem.
É seguro viajar sozinha para a Praia do Forte?
Como já falei anteriormente, a cidade é bem pequena e pacata e todo mundo se conhece. Achei super tranquilo andar e perambular por lá, mas claro que precisamos estar sempre atentas. Então, evite trilhas e praias desertas sozinha, uma recomendação que deve ser adotada em qualquer lugar do mundo, não é mesmo?

Lugares para viajar sozinha no Brasil na primeira viagem solo
Como se locomover pela Praia do Forte sem carro
Definitivamente você não precisa de carro pra quase nada. Eles nem são permitidos na avenida principal, então, caso você decida alugar um carro para poder conhecer na Estrada do Coco, você deve estacioná-lo na entrada da cidade perto do Centro de Artesanato e andando duas quadras já está no Centrinho.

Nas ruas principais, somente são permitidas bicicletas e os tais bicitáxis ou tuc tuc, como você preferir. São na maioria das vezes dirigidos por nativos da Praia do Forte.

Os preços são bem salgados, mas caso você vá mais longe ou até mesmo faça vários passeios, pode negociar com os meninos e fechar um preço melhor.
Eu fui com o Adeilson até a Praia do Lord e paguei R$ 30 (Maio 2017) , pois era época de baixa temporada e a Vila estava bem vazia. Eu fiquei bem pouco por lá e ele me trouxe de volta também. Dá pra ir a pé, porém o calor estava sufocante e eu queria experimentar o tal bicitáxi, além de ir batendo papo com o menino pra conhecer melhor a cidade.
Nos dias pares os bicitáxis que rodam são os vermelhos e nos dias ímpares os azuis, assim todo mundo ganha o seu dindin e não tem briga.
O que levar na mala para a Praia do Forte
- Protetor solar
- Repelente
- Óculos de sol
- Chapéu / Boné
- Roupa de Banho
- Roupas bem confortáveis
- Sapatilha de Neoprene (papete) para que você possa entrar nas piscinas naturais com mais conforto
- Máscara e Snorkel, se tiver. Se não, dá para alugar por lá.
- Câmera Fotográfica Aquática. Se você não tem, normalmente há fotógrafo nas agências que oferecem este serviço.
Não deixe de contratar o seguro viagem, pois é imprescindível quando viajamos sozinhas! Compare os planos e as seguradoras e obtenha desconto na hora de escolher o melhor plano para sua viagem solo.e reflete a experiência pessoal da autora durante a estadia.
Onde comer bem na Praia do Forte
Não faltará bons restaurantes e delícias da culinária baiana para você provar na Praia do Forte. Prepare o estômago: acarajé, vatapá, moqueca, cocadas, castanhas!

Tudo pode ser encontrado na Vila! E não se preocupe se a culinária baiana não te agrada ou é muito forte, pois há também pizzarias, restaurantes italianos e até culinária japonesa.

Eu fiz apenas uma refeição na Vila, pois o all inclusive do Iberostar Praia do Forte era realmente irresistível. Fui no tradicional e famosinho restaurante Donana pra experimentar o risotto de camarão. Estava bom, mas não achei nada de excepcional.

Também experimentei o famoso bolinho de peixe do Sousa, que pode ser degustado no Sousa Bar ou no restaurante bar do Projeto Tamar. Feitinho na hora, cai muito bem com uma cervejinha gelada e ainda apreciar a vista da Praia do Portinho!
Outras opções para você experimentar e que são bem recomendadas: Café do Forte, Sabor da Vila, Casa da Nati que oferece self-service no almoço e 7pizzas.
O que fazer sozinha na Praia do Forte
Os atrativos principais da Praia do Forte são as praias com suas belíssimas piscinas naturais, mas além disso existem muitas outras atividades que você poderá curtir enquanto estiver por lá. E elas não se encerram no meu artigo, pois falarei apenas de algumas.
Conheça a Capela de São Francisco de Assis
A linda Capelinha de São Chico fica bem no meio da Vila, em frente a Praia do Porto e foi construída pelos pescadores em 1900. No seu interior obras do artista baiano Carlos Bastos que retratam a via Sacra. De uma simplicidade ímpar, o entorno da Capela de São Francisco foi palco de inúmeras expressões populares como as comédias, as caretas e as apresentações do reisado.

Visite o Projeto Tamar: tartarugas e conservação marinha
Criado em 1980, o Tamar é reconhecido no mundo todo como uma das mais bem sucedidas experiências de conservação marinha. Você poderá fazer a visita guiada e conhecer mais a fundo as nossas lindas tartarugas marinhas, entender todo o processo de desova, participar da sessão de alimentação e também de outros eventos que sempre acontecem por lá. Para saber o que há no dia da sua visita, basta dar uma olhadinha na placa da entrada.

Conheça o Espaço Baleia Jubarte: época e dicas para ver as baleias
Acabei não indo visitar o Espaço Baleia Jubarte que fica bem na entrada da Vila, mas é lá que você poderá conhecer um pouco mais sobre a história das baleias, além de participar de ações educativas.
A época para avistar as baleias e fazer os passeios é entre os meses de julho e outubro e é importante que você faça os passeios apenas com as agências indicadas pelo Projeto Baleia Jubarte e que cumprem as regras para garantir o bem-estar das nossas lindas e exuberantes baleias.

Endereço: Av. do Farol – Praia do Forte – Mata de São João / Bahia
Horário: terça a domingo, das 09h30 às 18h30.
Visite o Castelo Garcia D’Ávila: história e vista imperdível

Conhecido também como Casa da Torre, você poderá visitar as ruínas desse castelo medieval que tem uma vista muito linda. Foi abandonado em 1835, e em 1937 foi tombado pelo Iphan.
As melhores praias da Praia do Forte
Praia do Porto: a principal praia da Vila
A Praia do Porto é a principal e fica bem em frente a Capela, no centrinho da Vila. Com mar calmo, há sempre bastante gente por ali e também muitas barraquinhas vendendo comidinhas típicas, cadeiras pra você sentar e várias pessoas se banham por ali.

Eu acabei não entrando no mar, pois não achei a água tão limpa por conta dos barcos de pesca que ficam atracados por ali. Resolvi esperar a Praia do Lord.
Praia do Lord: piscinas naturais e estrutura para relaxar
Para chegar a Praia do Lord, você poderá ir caminhando, mas é um chãozinho. Eu acabei indo de bicitáxi em função do tempo que eu tinha e pelo calor que estava fazendo. Tem um pedaço que o bicitáxi não entra e você caminha por uma estradinha até chegar ao paraíso. A Praia é muito linda, mas eu cheguei na hora da maré alta.

A praia é linda e tem uma ótima infraestrutura pra você aproveitar o seu dia. Na maré baixa várias piscinas naturais se formam e você poderá desfrutar do serviço de comidas e bebidas dentro do mar. Vai dizer que não é um paraíso ?
Praia do Aquário e Papa Gente: snorkel e águas cristalinas
A Praia do Aquário é a que possui a água mais límpida da região e onde você poderá observar peixinhos nas piscinas que se formam na maré baixa. A praia do Papa Gente, como o próprio nome diz, papa as pessoas com suas piscinas naturais profundas…. brincadeirinha, mas é bom ter bastante cuidado. Nela você poderá mergulhar mais profundamente e apreciar os cardumes de peixes coloridos.
Infelizmente com o meu pouco tempo na Vila, não consegui aproveitar as piscinas, mas fica para quando eu voltar.
Como usar a tábua da maré na Praia do Forte
Para que você possa realmente aproveitar as piscinas naturais é necessário que você conheça os horários ideais para o passeio que são regulados pela Tábua da Maré. Todo os dias a maré tem 4 alterações: duas marés altas e duas baixas, que é quando você poderá explorar as piscinas naturais em todo o seu esplendor.
Lembre-se que a Tábua da Maré muda de um dia para o outro, então você deve checá-la todos os dias para que possa programar melhor os seus passeios. O ideal é que você chegue sempre antes da maré atingir o nível mínimo de água, pois as piscinas estarão suas águas completamente límpidas.
Você poderá checar a Tábua da Maré nos sites abaixo, sabendo que não achará pelo nome exato do seu destino, mas pelo nomes dos portos ou de locais próximos.
Bate e volta saindo da Praia do Forte
Se você estiver com tempo na sua viagem e quiser dar um rolé e conhecer outras praias da região, recomendo alugar um carro, pois há várias opções de praias e todas bem pertinho.
- Salvador – 59 km
- Praia de Guarajuba – 17 km
- Praia de Imbassaí – 17 km
- Costa do Sauípe – 35 km
- Praia de Itacimirim – 14 km
Perguntas Frequentes sobre a Praia do Forte
Não! O centrinho é compacto e feito para ser explorado a pé. Os carros não circulam na avenida principal e você pode usar bicitáxi ou tuc-tucs para distâncias maiores. Caso queira explorar praias vizinhas como Guarajuba ou Imbassaí, aí sim pode ser interessante alugar um carro.
Para aproveitar as praias, conhecer o Projeto Tamar, visitar o castelo e ainda relaxar com calma, o ideal são 3 a 4 dias inteiros. Se quiser incluir bate-voltas para Imbassaí, Costa do Sauípe ou Guarajuba, pode estender para 5 ou 6 dias.
A Praia do Forte está localizada no litoral norte da Bahia, no município de Mata de São Joã, a cerca de 56 km do Aeroporto Internacional de Salvador. O acesso é feito pela BA-099 (Estrada do Coco), uma rodovia asfaltada e com pedágio. É um dos destinos mais encantadores da Costa dos Coqueiros, famosa por suas praias com piscinas naturais, projetos de conservação ambiental e clima rústico com conforto.