fbpx
HomeViajar SozinhaViajar Leve: vantagens pra quem viaja sozinha

Viajar Leve: vantagens pra quem viaja sozinha

Confira as vantagens de viajar leve na sua viagem solo. Pode acreditar que os benefícios são muitos e que a gente se acostuma. Vem conferir!

-

Viajar leve é quase a mesma coisa que viajar com uma mala de mão hoje em dia vai. Apesar de que consigo viajar leve com uma mala que comporta 23 kg. Sim, concordo com você que estamos falando COM e DE mulheres que gostam de levar seu mundo particular na viagem. Isso é um tantinho mais complicado para nós, mas podemos ir testando aos poucos.

A cada viagem devemos observar o que ficou na mala sem uso e, na próxima viagem, este item pode ser eliminado. Vou tentar te convencer listando algumas vantagens de viajar leve.

Leia também

Como escolher o melhor hostel para a sua viagem solo

Passagens Aéreas: dicas para as bagagens de avião

Visita as Cataratas do Iguazu, Misiones, Argentina

Fácil administração e controle

Com poucas coisas, ou seja, uma mala ou mochila você poderá administrar de forma super tranquila e dificilmente vai esquecer alguma coisa em algum lugar. Fica tudo muito fácil de localizar e de manter próximo de você.

Sabe quando estamos em uma rodoviária ou aeroporto lotado? Pois é, é por isso que fica bem mais fácil administrar.

Mala Leste Europeu – Viajei com as mãos livres e com tudo o que precisava por 24 dias.

Seu corpo vai agradecer

Quando levamos muitos volumes e estamos sozinhas, no início da viagem, até podemos administrar bem e carregar numa boa. Mas depois de alguns dias de viagem, com dias intensos de caminhadas, a coisa começa a pesar literalmente.

Entrar e sair da hospedagem, nas estações de metrô que não possuem elevadores e nem escadas rolantes. Até pequenas caminhadas entre as estações, começam a cansar bastante.

Já reservou hotel para sua viagem? Confira as melhores tarifas para sua estadia

E daí você acaba gastando com táxi ou Uber para que possa aguentar. Sua coluna e seus pés queridos, tão necessários para as próximas aventuras, vão estar moídos. Pense nisso! Com pouca bagagem tudo se torna mais fácil.

Não precisa despachar 

Se você for com uma mala e uma bolsa de mão, com os tamanhos adequados para ir na cabine, tudo fica mais fácil e bem mais rápido também.

Para isso, é importante se informar com a companhia aérea quais as medidas e pesos permitidos para levar na cabine, pois existem pequenas diferenças entre uma e outra companhia.

Não pagará excesso de bagagem

Se você estiver viajando leve, fica fora das cobranças por excesso de peso que custam uma fortuna e cada companhia aérea faz seu cálculo. Nunca sabemos exatamente quanto vai custar.

E este valor poderia estar sendo gasto durante a viagem em um belo jantar ou qualquer outra coisa que possa enriquecer mais ainda a sua experiência.

Leia também

Onde guardar a bagagem por algumas horas

Não precisa aguardar na esteira

Não despachando a sua mala, você sai bem mais rápido do aeroporto. Não precisará ficar aquele tempo interminável esperando a sua mala chegar e pior, rezando pra que ela realmente apareça na esteira.

Não sei você, mas acho essa parte tensa! Difícil chegar e sua mala não aparecer. Aconteceu somente uma vez, mas ela foi entregue no mesmo dia!

Não corre o risco de ter a bagagem extraviada

A outra vantagem maravilhosa é que se você não despachar a sua bagagem não correrá o risco de chegar no destino sem os seus pertences.

Tenho visto inúmeros casos de extravio de bagagem e isso pode complicar bem a sua viagem, caso a mala não seja localizada rapidamente.

Em uma viagem em grupo que eu estava, aconteceu com uma pessoa. A viagem durou 24 dias e mala só foi localizada 1 mês depois do retorno ao Brasil. Já pensou o transtorno que foi pra essa pessoa comprar roupas no meio da viagem? Bem complicado.

Não esqueça de contratar o seguro viagem para sua viagem solo. Faça uma cotação nas melhores seguradoras e escolha o plano ideal para você e para o seu estilo de viagem.

Sua bagagem sempre estará com você

Com poucos volumes você pode manter seus pertences sempre com você, seja durante o voo ou em uma viagem de trem ou ônibus e até mesmo quando precisar ir ao toalete no aeroporto.

Eu sempre fiquei super preocupada com minha mala nos trens, pois você senta lá no fundo e suas malas ficam lá na frente. Você não enxerga o que está acontecendo. Em uma parada do trem qualquer pessoa passa a mão na sua bagagem e você nem vê. Por isso, sempre prendo a minha mala com um cadeado de bicicleta pra poder ficar tranquila.

Mala de mão e o cadeado de bike pra usar nos trens e ferrys

Fica fácil de voar nas cias aéreas low cost

As companhias aéreas low cost (baixo custo) possuem preços bastante acessíveis. Porém, além das taxas que são cobradas a parte, quase tudo você terá que pagar como extra. Entre elas estão as malas acima de 10 kg.

Viajando leve você poderá aproveitar as promoções sem preocupação e sem pagar pela sua bagagem.

Agilidade na hora de se vestir

Bom, se você conseguiu organizar uma mala levinha, com roupas que combinem com tudo e abusou dos acessórios, vai ser muito mais fácil e rápido escolher o look do dia. Você terá menos opções pra ficar pensando horas.

Tenho que confessar aqui que na minha viagem de 24 dias pelo Leste Europeu com mala de mão, ao final, já não podia mais olhar as minhas roupas! Mas eu me vestia muito rapidamente, porque a quantidade de looks não era muito grande!

Mala Leste Europeu – 24 dias

Pode caminhar até seu hotel sem stress

Se você está com menos bagagem será muito mais fácil e confortável uma caminhadinha da estação de trem, por exemplo, até sua hospedagem. Vai ser um passeio agradável e, se não tiver tanto peso, uma caminhada confortável que vai economizar o dinheiro do táxi, além de já ir fazendo o reconhecimento do destino e dos caminhos.

Sua bagagem caberá nos lockers dos hostels

Se você escolheu se hospedar em hostels, em quarto compartilhado, suas coisas ficarão por lá com várias pessoas entrando e saindo do dormitório.

A maioria dos hostels oferece “lockers” (espaço para trancar seus pertences) e, nem sempre, eles comportam malas grandes.

Se você viajar leve e com uma mala de mão, por exemplo, não encontrará dificuldade em deixar todos os seus pertences trancados e seguros. Ah e não esqueça de levar seu cadeado pra essas ocasiões.

Turismo responsável

Muito se fala hoje em turismo responsável e você pode ajudar fazendo a sua parte. Se você viajar leve, sua mala terá menos peso e o avião gastará menos combustível. Sim, o meio ambiente agradece. São pequenas ações que ajudam a melhorar o mundo.

Será que te convenci a pensar no assunto? Espero que sim. E se você tiver mais alguma dica, ela será super bem vinda!

Denise Tonin
Denise Tonin
Sou viajante solo por opção e paixão! Viajei muito mais do que escrevi por aqui, mas vale dizer que o que realmente importa não é a quantidade de países que visitei, mas o quanto consegui me conectar com cada lugar e com as pessoas que cruzei nas viagens. O mais importante ainda é o quanto consegui me conectar comigo mesma! Busque por conexão e se entregue e verá a mágica acontecer. Suas viagens, além de incríveis, serão transformadoras!
Salvo exceções devidamente sinalizadas, todas as viagens e experiências trazidas ao Viajante Solo são custeadas com recursos próprios. Por isso, se você achou esse conteúdo útil e ajudou na sua viagem de alguma forma, poderá apoiar o trabalho ao adquirir os produtos, como os Guias Viajante Solo®, ou ainda, contratar a Consultoria de ViagemFicarei muito feliz e grata pelo seu apoio e continuarei trazendo conteúdos originais e experiências testadas para ajudar nas suas viagens solo pelo mundo!

 

DEIXE UM COMENTÁRIO!

Please enter your comment!
Insira seu nome

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Success message!
Warning message!
Error message!