fbpx
HomeChileSantiagoViña Concha Y Toro: a tour tradicional

Viña Concha Y Toro: a tour tradicional

A Concha y Toro dispensa grandes apresentações, ja que é a vinícola mais conhecida pelos brasileiros por conta do vinho fartamente distribuído por aqui, Casillero del Diablo.

Como eu mesma expliquei em outro post é perfeitamente possível ir até a Concha y Toro por conta própria de metrô + táxi ou até mesmo de carro. Porém, a Concha y Toro não estava na minha programação e acabei indo na véspera do meu retorno, pois sobrou tempo em meu roteiro.

A essa altura eu já estava bem cansada da minha total independência em Santiago, fazendo quase tudo por conta própria e resolvi fazer a tour tradicional com a Turistik.

A experiência com a Turistik

Paguei em Outubro de 2014, o valor de 19.000 CLP, sendo que o valor da Concha y Toro, se você reservar por conta própria, saía a 9.000 CLP. Isso quer dizer que você pagará 10.000 CLP pelo conforto do ônibus com ar condicionado + o guia + ida e volta a partir do seu hotel. Se você comprar o tour pela internet, ainda tinha um desconto de 10% no valor.

Sinceramente? Eu achei que valeu muito a pena, tanto pelo meu cansaço, quanto pelo lindo caminho e belas paisagens no Valle Del Maipo, que pude curtir tranquilamente da minha janelinha. Estava calor e o ar condicionado foi maravilhoso e deixou tudo muito mais confortável.

Já reservou hotel para sua próxima viagem? Confira as melhores tarifas para sua estadia

A Turistik coletou todos os viajantes em seus hotéis e leva para o Parque Arauco, onde eles tem o QG principal no estacionamento. De lá você fomos para o veículo da tour que, neste dia, era um ônibus de 39 lugares super confortável.

Demoramos uns 10 minutos para sair e, ao longo do caminho, o guia conta alguns fatos a respeito da Concha y Toro e da região. Ao chegar em Pirque, onde a vinícola está localizada, você pode escolher em qual idioma fará a tour: inglês ou espanhol. Se for por conta própria, poderá escolher fazer em português.

A visita pelos vinhedos

Quando chegamos, o guia da vinícola já estava nos esperando e começamos a tour imediatamente caminhando pelos jardins do parque.

Viña Concha y Toro Entrada | Viajante Solo

O parque da Concha y Toro é realmente belíssimo e enorme! E só por isso acho que vale a visita, porque você descobrirá muitos cantinhos lindos!

Viña Concha Y Toro Jardins | Viajante Solo

No caminho passamos por uma linda cerca viva que chega a Casa de Don Merchor.

Viña Concha y Toro Casa Don Melchor | Viajante Solo

De lá seguimos por caminhos lindos, super floridos e paramos próximo ao vinhedo. Nesta época, outubro, as parreiras ainda estão pequenas e não há uvas, mas é lindo de qualquer forma! As explicações prosseguem e não vou contar tudo aqui porque perde a graça, caso você vá fazer a tour.

Viña Concha Y Toro Vinhedo | Viajante Solo

Não esqueça de contratar o seguro viagem, imprescindível quando viajamos sozinhas! . Compare os planos e as seguradoras  e escolha o melhor seguro viagem para você

Na volta, parada para a primeira degustação com os vinhos Gran Reserva Serie Riberas Camenere e o premium Trio Merlot. A guia explica que o costume dos brasileiros de gelar a garrafa do vinho tinto, devido ao nosso clima tropical, deve ser abolido. Um pouco antes de servir o vinho podemos dar uma resfriada na garrafa, mas jamais deixá-lo na geladeira.

Viña Concha y Toro Degustação Ar Livre | Viajante Solo

Leia também

Viajar Sozinha para Santiago, guia pra mulher que vai solo

Viña Concha Y Toro: como chegar por conta própria

Santiago: como ir do aeroporto ao centro da cidade

A visita nas bodegas

Entramos, então para conhecer as bodegas da Concha y Toro. O prédio tem resistido aos terremotos com bravura, graças a uma construção sólida chamada de “Cal y Canto”, típica no Chile nos séculos XVIII e XIX.

Na verdade, esta é uma expressão usada quando queremos nos referir a algo que está fechado de uma maneira hermética e inacessível. Antigamente, quando as pessoas deixavam suas casas por longos períodos e queriam afungentar os gatunos, fechavam portas e janelas com pedras de cantos arredondados e uma mistura cal, areia e clara de ovo.

Viña Concha Y Toro Bodegas | Viajante Solo

A temperatura da bodega é de 14 graus no inverno e 16 no verão, sendo que não há climatização. O chão é regado toda semana para que mantenha a humidade que gira em torno de 70 e 100%. Achei tudo muito interessante!

Chegado o momento tão esperado: a visita bodega Casillero Del Diablo!

Viña Concha Y Toro Entrada Bodega Casillero del Diablo | Viajante Solo

A guia nos deixa lá no escurinho da bodega e…

Conta a lenda do vinho, que em 1883 as cepas que deram origem ao famoso Casillero del Diablo vieram da Europa de navio. Em sua bodega, Don Melchor resolveu guardar, a sete chaves, seus melhores vinhos. Ele percebeu que vários vinhos desapareciam misteriosamente. Don Melchor, então, espalhou o boato de que em sua bodega morava o “coisa ruim”, o Diablo. O boato se espalhou rapidamente e ele pôde desfrutar, tranquilamente, de seus maravilhosos vinhos. Quem quiser ver o vídeo da lenda, clique aqui.

Na saída ainda tivemos mais uma degustação, mas vou ficar devendo o nome do vinho, pois, como não fotografei a garrafa, acabei esquecendo.

Ainda sobra um tempinho para você dar uma passadinha no Wine Bar e fazer uma boquinha rápida – com vinho, é claro – e também fazer umas comprinhas na Wine Store.

Viña Concha Y Toro Bar e Wine Store | Viajante Solo

Como falei antes, a Concha y Toro não estava nas minhas prioridades de visitas as vinícolas. Mas, no final das contas, sendo ou não programa pega-turista, cheio ou não de brasileiros, gostei bastante e a gente sempre aprende um pouquinho mais!

Informações Práticas

A Concha Y Toro oferece diversas outras tours que você poderá checar no site.

A Tour Tradicional tem a duração aproximada de 70 min e enquanto atualizo este post está custando 20.000 CLP. Você fará um passeio pela propriedade e degustará 3 taças de vinhos. Irá ganhar uma taça de brinde ao final do passeio.

Os idiomas disponíveis para a tour são: espanhol, inglês e português e as visitas acontecem de segunda a domingo de 09h30 às 17h. Sempre recomendo consultar o site oficial para ver as atualizações de horários e preços.

Outros passeios em vinícolas

Denise Tonin
Sou viajante solo por opção e paixão! Viajei muito mais do que escrevi por aqui, mas vale dizer que o que realmente importa não é a quantidade de países que visitei, mas o quanto consegui me conectar com cada lugar e com as pessoas que cruzei nas viagens. O mais importante ainda é o quanto consegui me conectar comigo mesma! Busque por conexão e se entregue e verá a mágica acontecer. Suas viagens, além de incríveis, serão transformadoras!