A Concha y Toro dispensa grandes apresentações, ja que é a vinícola mais conhecida pelos brasileiros por conta do vinho fartamente distribuído por aqui, Casillero del Diablo.
Como eu mesma expliquei em outro post é perfeitamente possível ir até a Concha y Toro por conta própria de metrô + táxi ou até mesmo de carro. Porém, a Concha y Toro não estava na minha programação e acabei indo na véspera do meu retorno, pois sobrou tempo em meu roteiro.
A essa altura eu já estava bem cansada da minha total independência em Santiago, fazendo quase tudo por conta própria e resolvi fazer a tour tradicional com a Turistik.
A experiência com a Turistik
Paguei em Outubro de 2014, o valor de 19.000 CLP, sendo que o valor da Concha y Toro, se você reservar por conta própria, saía a 9.000 CLP. Isso quer dizer que você pagará 10.000 CLP pelo conforto do ônibus com ar condicionado + o guia + ida e volta a partir do seu hotel. Se você comprar o tour pela internet, ainda tinha um desconto de 10% no valor.
Sinceramente? Eu achei que valeu muito a pena, tanto pelo meu cansaço, quanto pelo lindo caminho e belas paisagens no Valle Del Maipo, que pude curtir tranquilamente da minha janelinha. Estava calor e o ar condicionado foi maravilhoso e deixou tudo muito mais confortável.
Já reservou hotel para sua próxima viagem? Confira as melhores tarifas para sua estadia
A Turistik coletou todos os viajantes em seus hotéis e leva para o Parque Arauco, onde eles tem o QG principal no estacionamento. De lá você fomos para o veículo da tour que, neste dia, era um ônibus de 39 lugares super confortável.
Demoramos uns 10 minutos para sair e, ao longo do caminho, o guia conta alguns fatos a respeito da Concha y Toro e da região. Ao chegar em Pirque, onde a vinícola está localizada, você pode escolher em qual idioma fará a tour: inglês ou espanhol. Se for por conta própria, poderá escolher fazer em português.
A visita pelos vinhedos
Quando chegamos, o guia da vinícola já estava nos esperando e começamos a tour imediatamente caminhando pelos jardins do parque.
O parque da Concha y Toro é realmente belíssimo e enorme! E só por isso acho que vale a visita, porque você descobrirá muitos cantinhos lindos!
No caminho passamos por uma linda cerca viva que chega a Casa de Don Merchor.
De lá seguimos por caminhos lindos, super floridos e paramos próximo ao vinhedo. Nesta época, outubro, as parreiras ainda estão pequenas e não há uvas, mas é lindo de qualquer forma! As explicações prosseguem e não vou contar tudo aqui porque perde a graça, caso você vá fazer a tour.
Não esqueça de contratar o seguro viagem, imprescindível quando viajamos sozinhas! . Compare os planos e as seguradoras e escolha o melhor seguro viagem para você
Na volta, parada para a primeira degustação com os vinhos Gran Reserva Serie Riberas Camenere e o premium Trio Merlot. A guia explica que o costume dos brasileiros de gelar a garrafa do vinho tinto, devido ao nosso clima tropical, deve ser abolido. Um pouco antes de servir o vinho podemos dar uma resfriada na garrafa, mas jamais deixá-lo na geladeira.
Leia também
Viajar Sozinha para Santiago, guia pra mulher que vai solo
A visita nas bodegas
Entramos, então para conhecer as bodegas da Concha y Toro. O prédio tem resistido aos terremotos com bravura, graças a uma construção sólida chamada de “Cal y Canto”, típica no Chile nos séculos XVIII e XIX.
Na verdade, esta é uma expressão usada quando queremos nos referir a algo que está fechado de uma maneira hermética e inacessível. Antigamente, quando as pessoas deixavam suas casas por longos períodos e queriam afungentar os gatunos, fechavam portas e janelas com pedras de cantos arredondados e uma mistura cal, areia e clara de ovo.
A temperatura da bodega é de 14 graus no inverno e 16 no verão, sendo que não há climatização. O chão é regado toda semana para que mantenha a humidade que gira em torno de 70 e 100%. Achei tudo muito interessante!
Chegado o momento tão esperado: a visita bodega Casillero Del Diablo!
A guia nos deixa lá no escurinho da bodega e…
Conta a lenda do vinho, que em 1883 as cepas que deram origem ao famoso Casillero del Diablo vieram da Europa de navio. Em sua bodega, Don Melchor resolveu guardar, a sete chaves, seus melhores vinhos. Ele percebeu que vários vinhos desapareciam misteriosamente. Don Melchor, então, espalhou o boato de que em sua bodega morava o “coisa ruim”, o Diablo. O boato se espalhou rapidamente e ele pôde desfrutar, tranquilamente, de seus maravilhosos vinhos. Quem quiser ver o vídeo da lenda, clique aqui.
Na saída ainda tivemos mais uma degustação, mas vou ficar devendo o nome do vinho, pois, como não fotografei a garrafa, acabei esquecendo.
Ainda sobra um tempinho para você dar uma passadinha no Wine Bar e fazer uma boquinha rápida – com vinho, é claro – e também fazer umas comprinhas na Wine Store.
Como falei antes, a Concha y Toro não estava nas minhas prioridades de visitas as vinícolas. Mas, no final das contas, sendo ou não programa pega-turista, cheio ou não de brasileiros, gostei bastante e a gente sempre aprende um pouquinho mais!
Informações Práticas
A Concha Y Toro oferece diversas outras tours que você poderá checar no site.
A Tour Tradicional tem a duração aproximada de 70 min e enquanto atualizo este post está custando 20.000 CLP. Você fará um passeio pela propriedade e degustará 3 taças de vinhos. Irá ganhar uma taça de brinde ao final do passeio.
Os idiomas disponíveis para a tour são: espanhol, inglês e português e as visitas acontecem de segunda a domingo de 09h30 às 17h. Sempre recomendo consultar o site oficial para ver as atualizações de horários e preços.
4 comentários em “Viña Concha Y Toro: a tour tradicional”
Olá, vou para o Chile ainda esse mês e tenho uma dúvida sobre o pagamento do tour pela Touristik.
Você paga via cartão aqui no Brasil e vem na sua fatura normalmente depois? Ou o pagamento é feito via cartão no ato do tour, ou seja, quando você já está lá?
Obrigado! <3
Oi Anderson, tudo bem? Ao usar o cartão de crédito, lembre-se que pagará IOF e o câmbio será o do dia do fechamento da sua fatura. Comprando pelo site há desconto de 10% e você recebe seu voucher por e-mail. Daí é só aguardar o transporte no horário combinado. Comprando lá, em alguma agência Turistik, tem que ser antes do tour, de repente você também consegue algum desconto. Eu fiz tudo online pela praticidade e deu tudo certo, mas na época não estávamos com toda essa variação cambial. Faça contas e veja o que sairá mais em conta 🙂 Beijos
Adorei a dica! pretendo ir sozinha a Santiago em outubro e com certeza farei esse passeio!
Oi Simone que legal!!!! Obrigada por passar por aqui! Qualquer dúvida, se eu puder ajudar, será um prazer! Beijos