Viajar sozinha está cada vez mais popular e mais falado! Tem coisa mais legal e, ao mesmo tempo, mais desafiadora do que isso? Já trabalho com o tema há mais de 9 anos e percebo o crescente aumento de interesse das mulheres e também a busca por informações de qualidade sobre o assunto. Pensando nisso, preparei 100 dicas para viajar sozinha.
As dicas para viajar sozinha abaixo são a respeito de várias fases da organização da viagem e espero que sejam úteis para a sua viagem solo!
Antes de viajar sozinha faça um test drive
Se você não está acostumada a viajar sozinha e tem um pouco de medo ou receio, poderá fazer um test drive (experimente!) antes mesmo de viajar sozinha pra ver como vai se sentir. É como se fosse um ensaio e, quando você viajar sozinha de verdade, já saberá um pouquinho como se sente.
Veja algumas dicas para viajar sozinha antes mesmo de pegar a estrada pra mais longe.
01. Vá ao cinema sozinha ou faça algum passeio na sua cidade sem levar ninguém conhecido.
02. Almoce sozinha.
03. Visite algo novo na sua cidade sozinha.
04. Não dê ouvidos a tudo que falam. Muitas pessoas falam contra, justamente por nunca terem experimentado e não saberem como é.
05. Hospede-se na sua cidade sozinha.
06. Viaje sozinha em um final de semana para algum lugar que você já conheça. Poderá se sentir mais confortável.
Como escolher o destino pra viajar sozinha
07. Faça uma lista de lugares que gostaria de conhecer: no Brasil e no Exterior. É uma maneira saudável de manter seus sonhos vivos e pertinho de você.
08. Defina o objetivo da viagem: quero fazer novas amizades, quero ficar comigo mesma para refletir, quero apenas relaxar e não fazer nada, quero fazer um curso de idiomas, quero fazer um curso de culinária, etc.
09. Defina o período da sua viagem: o mês e quantos dias. O mês vai impactar diretamente na escolha do seu destino devido ao clima. Não deixe de olhar a previsão do tempo na época em que pretende viajar.
10. Verifique se haverá feriados ou grandes eventos durante o período definido, pois isso pode te impedir de visitar alguma atração, a cidade pode estar cheia demais e os preços elevados. Aconteceu comigo agora em Paris, quando eu procurava um hotel nas mesmas datas da Fashion Week. Já pensou como estavam os preços?
11. Veja qual impacto o clima terá no destino que você escolheu. Existem épocas de chuva, de furacão, de muito calor, de nevascas, etc. Às vezes, por exemplo, as cachoeiras podem estar mais secas, ou pode ser uma época de chuvas e seu roteiro prevê muitos passeios ao ar livre, etc.
12. Se for uma viagem internacional, verifique as exigências de entrada no país: visto, , taxa de turismo, vacinas, etc.
13. De preferência para viajar na baixa temporada, pois o destino estará menos cheio e com preços mais em conta.
14. Evite períodos com grandes eventos na cidade, a não ser que você esteja indo justamente para participar deles.
Como economizar viajando sozinha
Viajar sozinha é mais caro sim, só pelo fato de você não dividir a hospedagem com alguém, um dos itens mais caros na viagem solo. Veja abaixo algumas dicas para viajar sozinha gastando pouco.
15. Analise os custos dos passeios no destino na Civitatis. Liste tudo que você gostaria de gostaria de fazer, assim poderá ter uma ideia de quanto gastaria. Para custos de hospedagem, o Booking oferece diversos hoteis, hostels e até mesmo apartamentos e casas. Para ter uma ideia do custo de vida no destino, poderá pesquisar no Numbeo.
16. Estabeleça um orçamento diário para seus gastos com alimentação, transporte, passeios e atrações. Assim vai ter mais controle do seu dinheirinho.
17. Viaje durante a semana, muitas vezes as hospedagens estão mais em conta e as passagens também.
18. Tenha uma reserva de recursos para uma emergência. Pode ser um cartão de crédito extra e sem anuidade ou uma quantia em dinheiro que fica escondida no hotel. Hoje em dia o Cartão Wise é a melhor opção para viajar para fora do Brasil, pois oferece mais de 40 moedas no mesmo cartão e funciona em 170 países.
Você já conhece a conta global multimoedas da Wise? É a forma mais barata e segura de levar seu dinheiro viajando sozinha pelo mundo. Apenas uma conta para receber e enviar dinheiro em 40 moedas diferentes e funciona em mais de 150 países. Compra de moeda com taxa de câmbio comercial, tudo feito online e com apenas 1,1% de IOF. Abrir conta agora!
19. Monte um mix na hora de levar levar dinheiro. Para ver como eu faço, leia como levar dinheiro em viagens internacionais.
20. Outra dica para viajar sozinha é avisar o seu banco sobre a viagem para não ter problema com o uso de cartões de crédito. Já pensou ficar sem cartão na sua viagem solo? Não dá, né?
21. Entenda o que é Single Supplement , taxa cobradas por alguns estabelecimentos pelo fato de você estar viajando sozinha. Aprenda a fugir dela.
22. Use a abuse das atrações turísticas gratuitas. Museus costumam ter entrada gratuita em um dia da semana
23. Compre ingressos online, pois na maioria das vezes você encontrará bons descontos. Mas cuidado com o IOF para compras internacionais usando seu cartão de crédito. Muito melhor usar o Cartão Wise!
24. Evite restaurantes nas áreas turísticas. É sempre bom se afastar algumas quadras das atrações e você já começa a ver os preços reais do destino, além de poder descobrir um local totalmente novo.
25. Faça passeios por conta própria.
26. Alugue uma bike. Pedalar é sempre bom, pois você faz exercício e conhece mais a cidade.
27. Use transporte por aplicativos, além é claro do transporte público das cidades que sempre será mais em conta.
28. Visite um supermercado e compre coisas básicas para ter com você durante a viagem.
29. Seja flexível nas suas escolhas, elas podem trazer bastante economia!
Hospedagem viajando sozinha
Um dos custos mais altos na nossa viagem solo é a hospedagem. Ao mesmo tempo o local onde escolhemos ficar faz parte da nossa experiência de viagem. Veja algumas dicas para viajar sozinha em relação a hospedagem.
30. Defina qual será o tipo de hospedagem que vai reservar e estipule um valor para gastar diariamente. Vai te ajudar na hora de escolher onde ficar. Tá em dúvida se fica em hostel ou hotel? Leia aqui a diferença entre um e outro.
31. Use o Booking para reservar os melhores hotéis, na maioria das vezes, com possibilidade de cancelamento gratuito.
32. Escolha a melhor localização para você! Perto de transporte púbico e das principais atrações que vai visitar é sempre uma ótima opção.
Já reservou a sua hospedagem? Encontre aqui a hospedagem ideal para a sua viagem solo. Preços justos e diversas opções de hospedagem com cancelamento gratuito.
33. Leia as políticas de cancelamento, pois caso haja alguma modificação nas suas reservas, já saberá como agir.
34. Tenha um plano B, uma outra opção de hospedagem , que atenda seus critérios de escolha, caso você chegue no hotel / hostel reservado e não goste por algum motivo. Vai economizar seu tempo na hora de trocar.
35. Já pensou em alugar um apê? Pode ser uma opção mais econômica no caso de uma estadia longa em algum destino.
Leia também
36. Antes de reservar sua hospedagem, leia as avaliações de pessoas como você para evitar furadas. Nos próprios buscadores há um espaço para avaliações.
37. Leia as avaliações de hospedagem também nos blogs de viagem.
38. Se estiver em dúvida sobre o hotel escolhido, não custa nada perguntar nos grupos de viagem do Facebook ou outras redes sociais. Sempre há alguém disposto a ajudar e que pode te dar dicas e recomendações.
39. Cadastre-se em programas de fidelidade de redes hoteleiras que você gosta. Muitas vezes terá descontos e benefícios, como por exemplo, late check out, early check-in, drink de boas-vindas, etc.
40. Antes de reservar confira se uma negociação diretamente no hotel não será mais vantajosa.
Sobre transporte aéreo
41. Use e abuse dos buscadores para encontrar passagens aéreas com bons preços: Skyscanner, Voopter e Kayak são alguns deles.
42. Use e abuse dos sites especializados em promoções de passagens aéreas: Melhores Destinos é o que mais uso e acredito ser o mais confiável.
43. Crie alertas de passagens aéreas no Google Flights, Skyscanner, Decolar, etc. e você será avisada das alterações de tarifas.
44. Para encontrar , seja flexível com as datas. Sabe-se que os dias mais baratos para viajar são terças e quartas e, às vezes, aos sábados.
45. Inscreva-se nas newsletters das companhias aéreas para receber as promoções em primeira mão.
46. Cadastre-se nos programas de milhagem das companhias aéreas.
47. Acumule e use milhas para a compra de aéreo e reservas de hotéis.
48. Compre com antecedência e há grandes possibilidades de garantir melhores preços.
49. Use o Stopover , que garante conhecer dois destinos pelo preço de um.
50. Antes de comprar as passagens, sempre leia as regras tarifárias e Tenha cuidado com as promoções mirabolantes.
51. Entenda as regras de bagagem para não ter nenhuma surpresa na hora de embarcar. Hoje em dia, as tarifas mais baratas não contemplam a mala despachada e, se você deixar pra ver isso no aeroporto, pagará muito mais para despachar.
52. Para deslocamentos internos no país de destino, vale a pena dar uma olhada nos preços de passagens aéreas nas companhias low cost (de baixo custo), pois às vezes são mais baratas que viajar de trem ou ônibus.
53. Faça check in online, pois algumas companhias aéreas te presenteiam com pontos nos programas de milhagem, além de você já adiantar o processo antes de chegar ao aeroporto.
54. Ao pesquisar locação de carros, hoteis e passagens aéreas, sempre busque com a janela anônima (CTRL + SHIFT + N). Dizem as conspirações que você pode encontrar preços mais em conta.
55. Informe-se sobre seus direitos no caso de atrasos e cancelamentos de voos. O site da ANAC te dá várias informações úteis.
56. Escolha seu assento no Seat Guru, aplicativo que te mostra os melhores lugares, além de várias informações sobre as aeronaves.
Na hora dos deslocamentos internos
57. Descubra qual a melhor e mais barata forma de se deslocar entre as cidades usando Rome2Rio ou Omio. Saiba que nem sempre trem é mais barato.
58. A segunda classe dos trens, principalmente na Europa, é ótima!
59. Use ônibus também, muitas vezes, a maneira mais econômica de se deslocar.
60. Se comprar a sua passagem de trem ou bus online, não esqueça de verificar se o voucher recebido por e-mail vale na hora de embarcar. Muitas vezes você deverá chegar mais cedo pra trocar pela passagem.
Preparando os documentos de viagem
Sem os documentos de viagem certinhos podemos ter um grande pesadelo durante a viagem solo, principalmente em uma viagem internacional. Veja algumas dicas para viajar sozinha e preparar os documentos.
61. Cheque a validade dos seus documentos de viagem: seu passaporte está ok? Dentro da validade? Sua carteira de identidade ou carteira nacional de habilitação está em boas condições?
62. Não viaje sem seguro viagem! Os preços de hospitais e médicos fora do Brasil são altíssimos. Não vale a pena correr esse risco.
63. Antes de contratar o seguro viagem, veja o que é importante saber.
64. Caso pretenda alugar um carro, sua habilitação está dentro do vencimento? Você já tem a Permissão Internacional para Dirigir ?
65. Verifique a exigência de vacinas no destino escolhido e tenha seu certificado internacional de vacinação. A mais conhecida é a vacina contra a febre amarela, que pode ser tomada nos postos de vacinação com, um mínimo de 10 dias, antes da sua viagem.
66. Para uma viagem internacional, organize uma pastinha com todos os documentos de viagem: passaporte, comprovante de hospedagem, passagem aérea ida e volta, voucher do seguro viagem, carta convite e comprovação de recursos financeiros para a sua estadia no destino. Veja como eu organizo os meus documentos:
67. Tenha cópia do todos os seus documentos de viagem na nuvem – Dropbox ou Google Drive. Acho importante também imprimir, já que se acontecer algo com o seu celular, você não fique refém e sem as informações mais importantes da sua viagem.
Na hora de organizar o roteiro diário viajando sozinha
68. Para definir seu roteiro, consulte blogs de viagem e sites oficiais de turismo do destino e veja quais passeios e atrações são imperdíveis.
68. Faça parte de alguma comunidade no Facebook, onde poderá fazer a sua pergunta e milhares de mulheres te ajudarão, respondendo com suas próprias experiências.
69. Use aplicativos de viagens que vão te economizar tempo e te deixam mais organizada: Google Maps, Google Translator, TripAdvisor.
70. Uma importante dica para viajar sozinha: defina o número de dias em cada cidade de acordo com o seu ritmo de viagem. Deixa eu te dar uma base do que funciona e depois você ajusta.
- Capitais: 4-5 dias (Paris, Londres, Lisboa)
- Cidades grandes: 3-4 dias (Montreal, Budapeste, Amsterdam)
- Cidades médias: 2-3 dias (Porto, Cracóvia, Sevilha, Munique)
- Cidades pequenas: 1-2 dias (Bruges, Ghent, Ronda, Montpellier)
71. Nunca conte os dias chegada e partida, pois são dias em que você ou estará cansada ou estará se preparando para partir.
72. Não vale a pena colocar muitas atividades no seu roteiro. Isso pode virar um stress desnecessário e você não vai curtir. Deixe tempos livres pra respiro e novas descobertas.
73. Aproveite as Free Walking Tour (tours gratuitas a pé) que são oferecidas na maioria das grandes cidades pelo mundo. Normalmente o trajeto é super interessante e você fará novas amizades. Ao final pode contribuir financeiramente com o valor que achar justo.
74. Se você gostar, experimente os ônibus turísticos, pois eles te dão uma visão geral da cidade e você pode descer em vários pontos no mesmo dia.
75. Use seu pés para conhecer a cidade. Nada melhor do que andar e descobrir mil coisas pelo caminho.
76. Quando se perder, relaxe. Use o Google Maps para voltar pra rota.
77. Esteja aberta a furar seu roteiro e ter experiências diferentes.
78. Tenha uma cópia do seu roteiro em papel
79. Separe um dia ou uma tarde para não fazer nada, somente flanar pelo destino.
80. Faça uma aula de culinária local (se você gostar de cozinhar, é claro!)
81. Alugue um amigo local no Rent a Local Friend ou no Airbnb. Você terá uma outra visão da cidade!
82. Abuse das atrações gratuitas do destino.
Segurança na hora de viajar sozinha
83. Pesquise sobre o seu destino, pois você se sentirá muito mais confiante.
84. Compartilhe seu roteiro com uma amiga ou familiares.
85. Chegue e saia do destino durante o dia, pois é sempre mais fácil se localizar em um destino desconhecido.
86. Seja discreta, assim atrai menos olhares de pessoas mal intencionadas. Não quero que você não seja você, mas passar despercebida nos lugares, tem seu valor! haha
87. Faça novos amigos. Entenda que a maioria das pessoas que você vai encontrar durante a sua viagem são do bem. Só não precisa contar toda a sua vida pra elas.
88. Beba com moderação e lembre-se que você está sozinha e se passar mal terá que contar com a ajuda de estranhos.
89. Viaje leve, pois será muito mais confortável e fácil de manter o controle de todas as suas coisas.
90. Entenda todas as formas de levar dinheiro na viagens internacionais e escolha a mais adequada ao seu estilo de viagem e orçamento.
91. Não deixe todo o seu dinheiro guardado no mesmo lugar. Pode deixar uma parte no hotel e usar bolsos e locais diferentes para cartões de crédito e dinheiro em cash.
92. Fique conectada: você pode comprar um chip local, usar um e-sim que é super prático ou aproveitar o wifi gratuitos dos locais.
E pra finalizar as dicas para viajar sozinha pelo mundo
93. Caso ache que vai se sentir um pouco sozinha na sua viagem solo, leve alguns companheiros: livro, revistas, Kindle, um caderninho para você anotar detalhes da sua viagem
94. Tire muitas fotos e divirta-se editando no Lightroom ou Snapseed ou faça vídeos sensacionais usando o VideoLeap ou CapCut.
95. Não dê ouvidos aos mitos sobre viajar sozinha. Muitas pessoas vão te tratar como maluca, mas você não é: loucas são as pessoas que ficam deitadas no sofá, vendo a vida passar.
96. Converse com as pessoas do local. É a maneira mais fácil de entender o seu destino, além de ser uma experiência sempre surpreendente.
97. Respeite o local e a cultura do seu destino. Muitas vezes o que é normal para nós, pode ser falta de respeito para o outro. Por isso, uma pesquisa é sempre importante.
98. Caso sua viagem seja para fora do Brasil, aprenda algumas palavrinhas básicas do idioma local. É simpático, interessante e abre muitos sorrisos!
99. Veja filmes sobre o seu destino. Isso vai te deixar ainda mais ansiosa e louca para partir!
100. Se você chegou até aqui…. hora de cair na estrada! O medo de viajar sozinha é normal, mas ele vai passar! O mundo está te esperando!
Espero que você tenha curtido as dicas para viajar sozinha! Selecionei as principais para que você já possa começar. Quero te ver na estrada em breve!
E, se ficou com alguma dúvida ou ainda é muito difícil pra você viajar sozinha, posso te ajudar com a a minha consultoria de viagem, onde vamos conversar e vou te tirar todas as tuas principais dúvidas e inseguranças que são super normais. Vou te deixar confiante e tranquila pra cair na estrada na sua própria companhia. Não há nada mais incrível e libertador. Experimente!
22 comentários em “100 dicas para viajar sozinha”
Aos 72 anos, vou fazer minha viagem solo, durante 3 meses, na Europa, incluindo o Caminho de Santiago de Compostela. Estou determinada, fortalecida e cheia de coragem!!
Fatima, que maravilhoso! Parabens! Tenho certeza que sera uma viagem incrivel! Curta muito! beijao
Oi Denise! Viajo sozinha há 15 anos e achei as suas dicas excelentes!!! Parabéns pelo trabalho!!
oi Baby, tudo bem ? Obrigada! Fico feliz que vc tenha gostado 🙂 beijo grande
gosteeeeeei das dicas! viajar sozinha é um desafio né? sempre tneho medo kkkk brigada!!!
Olá Carla, tudo bem? Sim, sempre é um desafio e para cada pessoa é diferente. Sempre falo que é um processo! Leva o medo junto e vai! beijokas
As dicas são super úteis, amei
Oi Kelly, tudo bem ? Muito, muito obrigada! Fico feliz que tenha gostado. beijão
Gostei muito das dicas. Um abraço.
Oi Fatima, tudo bem ? Que bom! Fico contente! Beijos
Tenho muita vontade de viajar sozinha, mas nao sei se conseguirei driblar o medo. Adorei as dicas, me abriu um pouco os horizontes.
Rosana, tudo bem ? Vai conseguir sim! Olha, tá rolando a Solo Travel Week e vc pode se inscrever aqui https://solotravelweek.com.br/. São videos online e gratuitos e falamos sobre medo. Passa lá 🙂 Obrigada pela visitinha. beijos
Denise, planejando minha primeira viagem solo para Portugal. Confesso, tem horas que dá um friozinho na barriga rsrsrsrs. Adorei as dicas.
Chrys, tudo bem ? Olha que coincidência! Tbm estou planejando minha viagem para Portugal! 🙂 O friozinho na barriga é normal e nunca passa. Pode ser a sua milésima viagem! hahahah Que bom que gostou das dicas 🙂 beijos
Estou amando o blog.
Viajo em setembro, sozinha, vou para Europa, todos estão a me chamar de louca e estou mesmo, louca para ir logo.
Continuarei a ler as dicas!!!
Obg por elas, estão me deixando cada vez mais ansiosa.
Cláudia, tudo bem ? Fico feliz que esteja gostando <3 Loucos são os que ficam no sofá vendo a vida passar! kkkkkkk beijokas
Ótimas dicas!!! Vou precisar em julho para o Chile!!! Mega nervosa!!!
Bjs
Márcia, tudo bem ? Ótima escolha de destino. Você vai adorar o Chile 🙂 Não fique nervosa! Vai ser uma viagem incrível! Beijokas e obrigada pela visitinha
Ótimas dicas! Obrigada Denise.
Oi Alba, tudo bem ? Que bom que gostou 🙂 Estão resumidinhas, mas já dá uma luz, né? hehe beijo grande e obrigada pela visitinha
Dicas incríveis! Você arrasa Denise
Veraaaaaaaaaaa, obrigada! 🙂 Fico feliz que tenha gostado! Obrigada pela visitinha 🙂 beijokas