Com toda essa facilidade para pesquisar qualquer coisa na internet e com diversos sites anunciando promoções super atrativas, as pessoas começaram a comprar seus bilhetes por conta própria. E isso é maravilhoso! Porém, precisamos ter alguns cuidados na hora de comprar passagens aéreas.
Como planejar a primeira viagem sozinha
Às vezes a gente pode fazer uma compra por impulso e acabar saindo muito mais caro. Ou ainda, o preço ser realmente bom, porém não compensar, devido a algumas coisinhas que você não pensou na hora de clicar COMPRAR, quando estava sonhando com aquela espreguiçadeira numa praia paradisíaca no Caribe.
Neste post, quero mostrar alguns dos cuidados na hora de comprar passagens aéreas para sua viagem.
Cuidados na hora de comprar passagens aéreas
Existem diversos sites que anunciam as promoções antes mesmo das companhias aéreas. Melhores Destinos e Passagens Imperdíveis são alguns dos que uso, mas também existem outros, onde você pode se cadastrar e receber as promoções por e-mail.
Vale super apena ficar monitorando as promoções, se você tem uma viagem em vista. Mas, antes de comprar, devemos levar em conta algumas questões.
Confira as de passagens aéreas para sua próxima viagem
Tarifas e Taxas
Uma coisa que deve ser observada é como as promoções chegam até você: sempre com títulos super atrativos que te fazem sonhar. OK, faz parte das técnicas de vendas, nenhum problema quanto a isso. Mas lembre-se que em 90% dos casos, o preço que você vê não vem com as taxas incluídas e elas podem te surpreender. Observe sempre a palavrinha a partir.
Saiba que o preço da passagem aérea não é composto apenas do deslocamento de um ponto a outro. Existem as odiadas taxas:
- Taxa de embarque: valor pago ao aeroporto pelos serviços prestados e utilização das instalações nos terminais de passageiros.
- Taxas de Serviços a Passageiros: valor pago à companhia aérea pelos serviços prestados aos passageiros e cada companhia aérea estabelece a sua.
- Taxa governamental: valor cobrado pelos países pelo o uso do espaço aéreo.
- Fee das Agências de Viagens ou sites de compra (como Decolar, Submarino e Viajanet, etc.)
Erros de tarifas nos sites
Você pode ter a sorte de encontrar um erro de tarifas nos sites das companhias aéreas. Conheço vários casos, como Madri a R$ 10,00 ou Japão na Classe Executiva da American Airlines, a R$ 1.500,00 que ocorreu em 2015.
O que você deve fazer nesses casos? Comprar é claro e arriscar. Na maiorias das vezes, a companhia aérea assume seu erro e cumpre o compromisso, como foi o caso da American Airlines. Mas também pode ocorrer o contrário. Eu arriscaria! 🙂
Confira os planos para comprar um chip com internet e ficar conectada durante toda a viagem
Período da Viagem
Você já deve ter visto muitas promoções com preços inacreditáveis para aquela praia deslumbrante que você sempre sonhou. Você se anima, compra e vai ver a sua praia paradisíaca pela janelinha do quarto de hotel.
Para que isso não aconteça, antes de comprar olhe qual é a melhor época pra ir, pois muitas vezes esse preço inacreditável é no período das monções (ventos, chuvas, furacões). Será que vale realmente a pena?
Não esqueça de contratar o seguro viagem para sua viagem solo. Faça uma cotação nas melhores seguradoras e escolha o plano ideal para você e para o seu estilo de viagem.
Compre a passagem aérea para o destino final
Um dos cuidados na hora de comprar passagens aéreas que devemos ter é o destino. Já vi acontecer da pessoa ver uma promoção para Paris com preço maravilhoso, mas ela queria mesmo era ir a Dublin. Mas, como na Europa tudo é “pertinho”, ela comprou a passagem em promoção para Paris e depois ia ver como fazer o trajeto até Dublin. O argumento era que existem as companhias low cost (baixo custo) e ia conseguir passagens a 2 euros.
Já reservou hotel para sua viagem? Confira as melhores tarifas para sua estadia
Bom, pode até acontecer, mas nem sempre. Então, antes de apertar “comprar”:
- pesquise o preço desse deslocamento interno, no exemplo, Dublin – Paris
- veja também o tempo que isso vai levar
- vai haver troca de aeroporto?
Às vezes, vale mais a pena pagar um pouco mais e comprar um voo daqui até seu destino final. Isso vai evitar novo check in, mudança de aeroporto (as companhias low cost operam em aeroportos diferentes e geralmente mais distantes do centro da cidade), stress com excesso de bagagem, etc.
Contar com as companhias low cost
As companhias low cost são aquelas que possuem as tarifas bem mais baratas. Na Europa a mais conhecida é a Ryanair, que já chegou a oferecer passagens a 2 Euros. Sim! Eu não escrevi errado: dois euros! Difícil de resistir! Só que vale atentar ao fato que:
- Dificilmente você vai pagar só 2 euros, pois existem as taxas que já mencionamos;
- Você terá restrições de bagagem (normalmente poderá viajar com 10 kg) e o excedente é pago;
- os aeroportos usados por estas companhias, em geral, não são os principais, ficam mais distantes e você precisará se deslocar. Isso leva tempo e dinheiro 😉
Pensando em alugar um carro? Compare os melhores preços em mais de 100 locadoras
Ler todas as condições da tarifa
Como a maioria das pessoas, não temos muita paciência para ler aquele monte de letrinhas. É chato, eu sei. O que queremos mesmo é apertar o botão de compra e começar a sonhar com a nossa viagem. Mas precisamos ler as condições de tarifa, saber o que acontece no caso de cancelamento ou troca de datas, qual a permanência mínima e máxima no destino. É imprescindível lermos as condições antes de comprar pra não termos dor de cabeça mais tarde.
Você tem mais alguma dica em relação aos cuidados na hora de comprar passagens aéreas que queira me contar? Coloque nos comentários e vamos ajudar mais viajantes.