fbpx

Planner Viajante Solo

HomeViajar SozinhaDocumentosComo tirar a Permissão Internacional para Dirigir (PID)

Como tirar a Permissão Internacional para Dirigir (PID)

Veja como tirar a sua Carteira Internacional de Motorista. Neste artigo confirma os requisitos e procedimento pra emissão da PID no Detran do Rio de Janeiro. Sua PID deverá ser tirada no estado da sua CNH.

Planner Viajante Solo

Para alugar um carro em suas viagens internacionais, em alguns países, é solicitada a Permissão Internacional para Dirigir, mais conhecida como PID. Na verdade é basicamente uma cópia da sua CNH, porém com a tradução em 8 idiomas (alemão, árabe, chinês, espanhol, francês, inglês, japonês e russo).

A PID é um documento internacional válido em todos os países das Partes Contratantes da Convenção sobre Trânsito Viário, celebrada em Viena, em 8 de novembro de 1968.

Leia também

Primeira viagem internacional sozinha: por onde começar

Como obter o Certificado de Vacinação COVID-19

Passaporte perdido ou roubado: o que fazer nessa situação

Alugar um carro viajando sozinha: suas dúvidas esclarecidas

Durante a viagem você deverá portar a sua Permissão Internacional pra Dirigir, juntamente com a sua Carteira Nacional de Habilitação.

Apesar de dificilmente dirigir em minhas viagens, resolvi tirar a minha PID. Mesmo sabendo que muitos países e locadoras não solicitam a PID, penso que se eu resolver alugar um carro e sofrer qualquer acidente, ter a Permissão Internacional pra Dirigir será um ótimo negócio tanto para os policiais, quanto para acionar qualquer seguro.

Acidentes podem acontecer com qualquer um e, sinceramente, eu sempre prefiro estar certinha com toda a documentação.

O que você deve saber antes de tirar a PID

Antes de você começar a ler o post, adianto que este passo a passo é para quem tem sua CNH (Carteira Nacional de Habilitação) emitida no DETRAN / RJ, onde solicitei a minha.

Cada Detran tem as suas exigências e processos. Então, consulte o Detran do seu Estado para ver se não há qualquer diferença no processo.

Planner Viajante Solo

A Carteira Nacional de Habilitação deve estar dentro da validade, pois a Permissão Internacional para Dirigir PID é basicamente uma cópia.

Portanto, o ideal é que você solicite a sua, logo depois de renovar ou tirar a sua carteira de motorista.

Não adianta você ter a sua Carteira de Motorista expedida em São Paulo e tentar tirar a PID aqui no Rio. O Detran orienta que, primeiro, você precisa transferir o seu cadastro para o DETRAN / RJ.

A PID não substitui a CNH no Brasil. Se você perder a sua carteira de motorista, terá que fazer outra. A PID, apesar de ser uma cópia da CNH, não tem validade por aqui.

Leia também >> Viajar sozinha e alugar um carro: o que você precisa saber

Como tirar a Permissão Internacional para Dirigir

Pagar a Taxa de Serviço (DUDA)

  • Acesse a página do Bradesco (não precisa ser correntista), escolha a opção DETRAN RJ e Gerar Boleto.
  • Procure por DUDA e depois Habilitação.
  • Informe o código 214-3 e insira seu CPF.
  • Pagar o boleto gerado. Taxa PID em Setembro de 2021 – Detran/RJ é de R$ 156,69.
Permissão Internacional para Dirigir PID DUDA

Permissão Internacional para Dirigir PID DUDA com Valor

Agendar a Entrega de Documentos

Acesse o site do DETRAN RJ e preencha os dados solicitados

Pode acontecer, na hora de iniciar o agendamento, que seu pagamento ainda não tenha sido reconhecido pelo DETRAN. Neste caso, você deve esperar um dia e tentar novamente. Fiz o pagamento pela bankline e no dia seguinte pela manhã consegui fazer o agendamento.

Escolha a região e posto de atendimento, marque o horário mais adequado e pronto. Seu agendamento está concluído.

Agendamento Tela Conclusão 2

Não esqueça de imprimir o comprovante do agendamento, pois ele será necessário na hora de apresentar os documentos.

O agendamento também pode ser feito por telefone, via Central de Atendimento, conforme abaixo: (21) 3460-4040 / 3460-4041, de segunda a sexta, das 8h às 20h.

Comparecer ao Posto Detran com Documentação

Compareça ao posto do DETRAN na hora e local previamente agendados levando os documentos, abaixo:

  • Original e cópia da sua Carteira de Identidade
  • Original e cópia da sua Carteira Nacional de Habilitação
  • Original e cópia do comprovante de pagamento da Taxa de Serviço (DUDA)
  • Original e cópia do Passaporte (somente se você estiver viajando para países que exigem a apresentação de passaporte para a entrada).

Chegue um pouco mais cedo do que o horário agendado, pois você vai receber uma senha de atendimento.

Entregue os documentos e em dois dias úteis você deve voltar para retirar a sua PID.

Página Interna PID

Pronto! Sua Permissão Internacional para Dirigir (PID) será válida pelo mesmo período da sua Carteira Nacional de Habilitação e você estará prevenida para qualquer imprevisto, caso alugue um carro durante a sua viagem internacional.

Planner Viajante Solo

32 COMENTÁRIOS

  1. Obrigada pela dica. Só fiquei com uma dúvida: Não precisa de tradução? Hoje quase todos os documentos precisam ser traduzidos.

    • Olá Renata, tudo bem ? A PID já é uma tradução. Dentro, há a tradução da carteira de motorista em francês, inglês e outros idiomas. Vou ver se coloco uma foto interna da PID pra ilustrar melhor. bjos

  2. Boa noite Denise Tonin,
    Tenho que levar tanto a CNH quanto identidade e CPF? Só a CNH não serve não? Pois moro no RJ mas minha identidade e CPF estão em minas na casa dos meus pais.

    • Wagner, tudo bem? Não tenho como responder, infelizmente. Levei os documentos solicitados pelo Detran, então, para qualquer exceção ou mais informações é necessário você entrar em contato diretamente com eles. Abs

  3. Olá boa tarde, gostaria de saber quais páginas do passaporte que precisam ser copiadas para levar ao Detran, só a página da foto e do número do passaporte com código de barras? Ou precisa também tirar cópia das páginas com vistos e registros de outros países?

    • Olá Fábio, tudo bem ? Para retirar a PID é necessário apresentar documentos originais, então acho – não tenho como responder pelo Detran – que não haveria problema, se essa pessoa estivesse com seus documento em mãos. Mas para ter certeza, o melhor é ligar para o Detran e verificar esta possibilidade. Você sabe que estas regras mudam a toda hora e ao gosto dos atendentes. Boa sorte. Abs Denise

  4. Leurivan, tudo bem ? Como explicado no post, para tirar a PID é necessário o pagamento de uma taxa. Sem ela é provável que você não consiga retirar a sua PID, mas você deve entrar em contato com o Detran do seu estado para saber como proceder. Abs

    • Olá Leandro, Tudo bem ? Para tirar a PID os documentos necessários estão descritos no post. Para viajar ao exterior, dependendo do país, você vai precisar ter o passaporte. Somente para os países do Mercosul que vc pode viajar só com o RG. Abs

  5. Olá, estou na Suécia, e vou ficar por aqui um bom tempo, não tirei a PID antes de vir pra cá. Posso enviar meu documentos para uma pessoa no Brasil, no caso Rio de Janeiro e a pessoa levar os documentos lá e depois pegar a carteira pra
    Mim? Ou essa possibilidade não existe?
    Eu teria q assinar algo lá?
    Obrigada
    Lu Thome

    • Oi Lu, tudo bem ? Ótima pergunta, mas não sei a resposta com certeza 🙁 Eu fiz a PID no Detran RJ e no site deles, fui ver agora, não falam sobre isso. Não precisei assinar nada. Eu imagino que com uma procuração, pagar a DUDA e ter a sua carteira de motorista original com a pessoa que vai dar entrada, possa resolver, mas você deve entrar em contato com o Detran do Estado onde foi emitida a sua carteira de motorista só para não ter nenhum problema. Espero ter ajudado um pouquinho 🙂 Beijos

  6. Deu sorte no lance do pgto via boleto.. paguei dia 27/03.. hoje dia 29/03 o Bradesco não registrou ainda o pgto junto ao Detran… ou o detran não acusa o pgto..
    ainda tenho de agendar, quando o detran permitir e torcer para conseguir fazer esse bendito PID
    to meio enrolado pois viajo dia 03/04… vou alugar carro por uns 15 dias na França..
    Creio que seja uma questão de SDS.. Só Deus Sabe

    • Jeferson, tudo bem ? Vou ficar torcendo pra dar tempo. Adorei o SDS! kkkkkkkk Você sabe que, às vezes, algumas locadoras nem pedem o PID. Mas vamos torcer que dê tempo e que God esteja olhando para o seu boleto nesse instante 🙂 Beijos

    • Luanna, tudo bem ? O PID nada mais é do que uma cópia da sua carteira de motorista do Brasil, portanto tem a mesma validade. Você só poderá usá-lo até a validade. Depois disso deverá tirar uma cnh no país de residência. O melhor mesmo é você consultar o Detran do seu Estado para ver se nenhuma regra mudou. beijos

  7. Dê, estava googlando sobre este assunto e dei de cara com as suas dicas… Viajante Solo sempre ajudando a gente com suas dicas… Valeu ! Bjoss,

    • Que bom, Gaucho! Fico contente, porque no final das contas é isso que vale a gente escrever, né? Pelo menos tentar ajudar e se dá certo é só felicidade! Obrigada pela visitinha! Beijos

DEIXE UM COMENTÁRIO!

Please enter your comment!
Insira seu nome

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.