Um cartão de crédito reserva é uma das coisas que podem fazer toda a diferença na sua viagem sozinha, caso aconteça um imprevisto. Funciona como uma medida de segurança, mais ou menos que nem o seguro viagem: a gente tem, mas espera não precisar usá-lo.

Não esqueça de contratar o seguro viagem!  Faça uma cotação nas melhores seguradoras e escolha o plano ideal para você e para o seu estilo de viagem.

Ter um cartão de crédito como uma reserva não significa que você irá gastar mais dinheiro. Isso porque existem opções de cartões de crédito sem anuidade, que não cobram nenhuma taxa, ou seja, o custo de ter um cartão reserva para viagens se iguala a zero.

Durante a viagem, você pode deixá-lo no cofre do hotel ou escondido em um algum cantinho que só você sabe, servindo apenas para emergências mesmo. Como eu disse, é basicamente uma carta na manga em caso de necessidade. Afinal, já dizia o ditado: “melhor prevenir do que remediar” – e, se é de graça, por que não fazer um?

Leia também >> Como levar dinheiro em viagens internacionais

Vantagens do cartão de crédito sem anuidade

A vantagem principal é ter um plano B para a sua viagem sem custo, já que você não precisa pagar a anuidade do cartão. Seu dinheiro poderá ser investido no que realmente importa: a viagem.

Outra vantagem de ter um cartão de crédito sem anuidade é a praticidade. Em geral, todo o controle de gastos é pagamento de faturas é feito online e pelo computador ou pelo celular. Menos papelada, menos burocracia e mais dinheiro no bolso.

Desvantagens do cartão de crédito sem anuidade

Como nem tudo são rosas, cartão de crédito sem anuidade também apresenta algumas desvantagens. A primeira delas, é o fato de que os limites são mais baixos do que cartões de crédito convencionais. Se você está planejando fazer uma viagem para o exterior, saber qual o limite disponível para saque de emergência é algo extremamente importante.

Cada empresa de cartão oferece um limite diferente, então você precisa conferir esses detalhes junto a operadora de cartão para saber se o limite oferecido é suficiente para você.

Além disso, não pagar as taxas de anuidade também significa perder alguns benefícios oferecidos pelas empresas de cartão de crédito. Um deles é que ficamos se os programas de milhagens. Se você optar por acabar com o valor da anuidade, terá que pagar valores à parte, como acontece no Nubank.

Cartões de crédito sem anuidade

Existem várias opções de cartão de crédito sem anuidade disponíveis no mercado, mas vou indicar dois: Nubank (bandeira Mastercard) e Digio (bandeira Visa).

Nubank

Provavelmente você já deve ter ouvido falar do Nubank, bandeira Mastercard, o famoso cartão roxo. O Nubank é um cartão que cobra pouquíssimas tarifas e defende que tudo seja 100% digitalizado e 0% burocrático.

Além de não precisar pagar a anuidade, o Nubank não cobra para realizar transferências ou depósitos. A única taxa que eles cobram é uma tarifa para realizar saques em Bancos 24 horas, de R$ 6,50 por cada operação (abril/2019). Um diferencial do cartão é o desconto por antecipar o pagamento de parcelas.

Para obter um cartão sem anuidade Nubank, você precisa ter no mínimo 18 anos, ser residente do Brasil e possuir um smartphone compatível com o aplicativo da empresa. É necessário fazer um cadastro e aguardar a aprovação. A empresa faz uma análise de crédito antes de liberar o cartão para você.

Digio

O Digio, da bandeira Visa, também é uma opção de cartão de crédito sem anuidade que encaixa perfeitamente com o papel de cartão reserva para viagens. Diferente do Nubank, o cartão Digio não cobra tarifa para saques, seja dentro do Brasil ou no exterior.

Também não é cobrado nada pela anuidade, reemissão do cartão ou parcelamento de fatura. Tudo é controlado a partir do seu celular ou tablet. Uma coisa legal do Digio é poder adquirir créditos para utilizar no Uber e pode usar o Visa Checkout, um sistema que deixa as compras online mais fáceis.

Para adquirir um cartão Digio, você precisa ser maior de 18 anos e não possuir nenhuma irregularidade na Receita Federal ou restrições no órgão de proteção ao crédito.

Tanto o Nubank, quanto o Digio possuem bandeiras internacionais, que podem ser usadas no Brasil e no mundo. Então pode ficar tranquila que, mesmo sem pagar anuidade, você poderá usar o seu cartão de crédito onde estiver.

Passo a Passo para Viajar Sozinha

DEIXE UM COMENTÁRIO! VOU ADORAR!

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.