Comprar passagens aéreas baratas é o que todo mundo sonha, né? Viajar é a melhor coisa do mundo, mas a gente não quer dar um rim por isso. Já pensou a raiva de ter uma pessoa ao seu lado no avião que pagou a metade do preço da sua passagem? Pois é, isso acontece nas melhores famílias. E para que a gente não passe por isso e consiga encontrar passagens com bons preços, existem algumas estratégias que podemos usar para comprar passagens aéreas baratas.
16 dicas para economizar na viagem sozinha
Por outro lado, já aviso de antemão pra você ficar muito atenta com as ofertas inimagináveis de alguns sites que surgiram recentemente. Tem inúmeras pegadinhas e a gente se anima e depois se arrepende amargamente, ainda mais se você está começando a viajar e ainda não tem muita experiência.
Vamos ver as estratégias para comprar passagens aéreas baratas sem cair em fórmulas mirabolantes?
1. Usar janela anônima na hora da pesquisa
O ideal é sempre pesquisar por passagens aéreas baratas utilizando a janela anônima. Aliás, isso serve para qualquer pesquisa na internet e garante a privacidade de nossos dados. Normalmente, o que acontece é que os navegadores gravam o nosso histórico de navegação e pesquisa, e os sites que visitamos coletam informações como, por exemplo, os dados do trecho daquela passagem que estamos pesquisando.
E daí o que acontece? Por vezes, quando você volta naquele site onde pesquisou uma passagem para X destino, ela pode – ou não – ter um preço distinto. Isso acontece porque a companhia aérea já sabe que você quer viajar para aquele destino. Então, usar a pesquisa com janela anônima é imprescindível para comprar passagens aéreas baratas.
Se você usa o Chrome, para ativar o acesso anônimo, basta clicar Ctrl + Shift + N. Já no Firefox, Ctrl + Shift + P. Ou ainda, poderá clicar em um link com o botão direito do mouse e escolher “abrir em nova janela anônima”.
2. Pesquisar nos Buscadores
Existem vários sites que buscam passagens aéreas baratas. Eles pesquisam os preços pra você e isso facilita muito a nossa vida. Ganhamos um tempão, pois eles trazem os preços de várias companhias aéreas que operam aquele destino que você está pesquisando. E cada um deles apresenta os dados de uma forma diferente.
Você deve dar uma olhadinha e ver qual o que te agrada mais na hora de navegar. Quase todos mostram as mesmas informações, porém de maneira diferente. Os principais: Google Flights, Momondo, Hooper, Skyscanner, Kayak, entre outros. Para conhecer outras possibilidades, dá uma olhadinha no post que escrevi.
3. Criar Alertas de preço nos buscadores
A maioria dos buscadores de passagens aéreas possuem a opção para você criar um alerta para um trecho aéreo. Então, depois da pesquisa inicial e já sabendo o preço médio da passagem, os alertas chegarão no seu e-mail informando as alterações nos valores. Excelente para ver a tendência dos preços no mercado.
Você já conhece a conta global multimoedas da Wise? É a forma mais barata e segura de levar seu dinheiro viajando sozinha pelo mundo. Apenas uma conta para receber e enviar dinheiro em 40 moedas diferentes e funciona em mais de 150 países. Compra de moeda com taxa de câmbio comercial, tudo feito online e com apenas 1,1% de IOF. Abrir conta agora!
4. Acompanhar os sites de Promoção
Existem muitos sites especializados em buscar as promoções de passagens aérea. O meu preferido é o Melhores Destinos. Você pode, inclusive, baixar o app e ele vai te avisar diariamente das promoções de passagens aéreas. Cuidado: se você – como eu – não tiver maturidade, ou vai falir ou viajar muito!
5. Comparar preços diretamente nas cias aéreas
Depois de buscar os preços nos buscadores, acompanhar as promoções, é sempre bom entrar diretamente no site das companhias aéreas – sempre em modo anônimo – para comparar os preços. É sempre melhor comprar diretamente nas companhias aéreas que operam os voos, pois você deixará de pagar as taxas de serviços de outros sites que realizam as vendas.
6. Não perder o bonde…
Se você está acompanhando os preços em todos os canais que sugeri, você saberá o preço médio da passagem aérea e terá a certeza se aquela promoção que apareceu é realmente vantajosa pra você. Daí, não tem mais o que pensar. Seja rápida, pois as promoções costumam acabar rapidamente
7. Escolher o melhor dia para voar
Mas tem isso? Diz a lenda que sim, mas você deve sempre comparar com o dia anterior ou posterior pra ver se é isso mesmo. Terças, quartas e sábados costumam ser os dias com passagens mais em conta. Tenho voado no Brasil quase sempre às quartas e sábados com ótimos preços, mas já encontrei boas ofertas em outros dias da semana também. Portanto, compare sempre!
Não deixe de contratar o seguro viagem, pois é imprescindível quando viajamos sozinhas! Compare os planos e as seguradoras e obtenha desconto na hora de escolher o melhor plano para sua viagem solo.
8. Voar na baixa temporada
Quer viajar no Brasil em Dezembro, Janeiro e Julho com ótimos preços? Esqueça. No máximo, vai encontrar preços razoáveis. Se for uma viagem internacional, pesquise quando é a alta temporada no destino e fuja dela. Só assim conseguirá promoções. E atenção aos destinos onde acontecem as monções, furacões, etc. Normalmente é quando há promoções. Por isso, pesquise sempre bem o destino antes de clicar em “comprar” aquela megablaster promoção.
9. Participar de programas de milhagem
Participar de programas de fidelidade das companhias aéreas e de seus clubes – você paga uma mensalidade e recebe milhas – vai te dar o privilégio de receber algumas promoções em primeira mão. A Gol costuma fazer isso direto. Fique alerta!
Já contratou sua internet para a viagem? Para quem viaja sozinha, ficar conectada durante a viagem é super importante não só pela parte prática, mas também por segurança. E nada melhor do que usar um e-sim, um chip virtual que pode ser contratado online e de fácil ativação. Veja aqui os planos e coberturas para a sua viagem!
10. Comprar com antecedência? Será?
O meio termo e o bom senso aqui são imprescindíveis para que você possa comprar passagens aéreas baratas. Você não deve sair correndo e comprar a passagem com muita antecedência, apenas porque a companhia aérea está dizendo que está em promoção. Comprar com muita antecedência é bom apenas para a companha aérea que vai ficar com o dinheiro em caixa bem antes da viagem.
Geralmente, mais perto da data da viagem, para que elas saiam com a capacidade máxima do voo, anunciam as promoções. Existe uma janela média para a compra com antecedência, baseada em alguns estudos a respeito do mercado aéreo e suas variações de preços.
Passagens nacionais:
- Baixa temporada: antecedência de 30 a 45 dias
- Alta temporada: antecedência de 45 a 60 dias
Nas datas festivas quando todo mundo costuma viajar, como Natal, Ano Novo, Carnaval, etc. dificilmente você vai encontrar passagens aéreas baratas. Então, caso você ache um preço interessante, vá em frente.
Passagens internacionais:
- Baixa temporada: antecedência de 30 a 60 dias
- Alta temporada: antecedência de 60 a 120 dias
Dica Bônus: Paciência e persistência
Você não vai achar nada de primeira, pesquisando apenas uma vez. Por isso, paciência e persistência são ingredientes essenciais nessa receita. Você precisa estar sempre atenta, acompanhando o mercado e utilizar as estratégias mostradas aqui. Assim suas chances de comprar passagens aéreas baratas aumenta muito!
Como eu disse no início, a pessoa sentada ao seu lado pode ter pago muito menos do que você. O que vai te diferenciar dela será o conhecimento das estratégias para comprar passagens baratas, uma pesquisa bem feita, paciência e determinação!
2 comentários em “Passagens Aéreas Baratas: dicas para economizar nas Viagens”
Paciência e persistência foi a melhor rsrs
mas é a.mais pura verdade