HomeViajar SozinhaTransporteEstratégias para encontrar passagens aéreas baratas

Estratégias para encontrar passagens aéreas baratas

-

Comprar passagens aéreas baratas é o que todo mundo sonha, né? Viajar é a melhor coisa do mundo, mas a gente não quer dar um rim por isso. Já pensou a raiva de ter uma pessoa ao seu lado no avião que pagou a metade do preço da sua passagem? Pois é, isso acontece nas melhores famílias. E para que a gente não passe por isso e consiga encontrar passagens com bons preços, existem algumas estratégias que podemos usar para comprar passagens aéreas baratas.

Leia também

16 dicas para economizar na viagem sozinha

Cuidados na hora de comprar passagens aéreas

Como contratar um seguro viagem internacional

Por outro lado, já aviso de antemão pra você ficar muito atenta com as ofertas inimagináveis de alguns sites que surgiram recentemente. Tem inúmeras pegadinhas e a gente se anima e depois se arrepende amargamente, ainda mais se você está começando a viajar e ainda não tem muita experiência.

Vamos ver as estratégias para comprar passagens aéreas baratas sem cair em fórmulas mirabolantes?

1. Usar janela anônima na hora da pesquisa

O ideal é sempre pesquisar por passagens aéreas baratas utilizando a janela anônima. Aliás, isso serve para qualquer pesquisa na internet e garante a privacidade de nossos dados. Normalmente, o que acontece é que os navegadores gravam o nosso histórico de navegação e pesquisa, e os sites que visitamos coletam informações como, por exemplo, os dados do trecho daquela passagem que estamos pesquisando.

E daí o que acontece? Por vezes, quando você volta naquele site onde pesquisou uma passagem para X destino, ela pode – ou não – ter um preço distinto. Isso acontece porque a companhia aérea já sabe que você quer viajar para aquele destino. Então, usar a pesquisa com janela anônima é imprescindível para comprar passagens aéreas baratas.

Se você usa o Chrome, para ativar o acesso anônimo, basta clicar Ctrl + Shift + N. Já no Firefox, Ctrl + Shift + P. Ou ainda, poderá clicar em um link com o botão direito do mouse e escolher “abrir em nova janela anônima”.

2. Pesquisar nos Buscadores

Existem vários sites que buscam passagens aéreas baratas. Eles pesquisam os preços pra você e isso facilita muito a nossa vida. Ganhamos um tempão, pois eles trazem os preços de várias companhias aéreas que operam aquele destino que você está pesquisando. E cada um deles apresenta os dados de uma forma diferente.

Você deve dar uma olhadinha e ver qual o que te agrada mais na hora de navegar. Quase todos mostram as mesmas informações, porém de maneira diferente. Os principais: Google Flights, Momondo, Hooper, Skyscanner, Kayak, entre outros. Para conhecer outras possibilidades, dá uma olhadinha no post que escrevi.

Onde encontrar passagens aéreas em promoção

3. Criar Alertas de preço nos buscadores

A maioria dos buscadores de passagens aéreas possuem a opção para você criar um alerta para um trecho aéreo. Então, depois da pesquisa inicial e já sabendo o preço médio da passagem, os alertas chegarão no seu e-mail informando as alterações nos valores. Excelente para ver a tendência dos preços no mercado.

Compare preços de diárias e reserve o hotel perfeito para você

4. Acompanhar os sites de Promoção

Existem muitos sites especializados em buscar as promoções de passagens aérea. O meu preferido é o Melhores Destinos. Você pode, inclusive, baixar o app e ele vai te avisar diariamente das promoções de passagens aéreas. Cuidado: se você – como eu – não tiver maturidade, ou vai falir ou viajar muito!

5. Comparar preços diretamente nas cias aéreas

Depois de buscar os preços nos buscadores, acompanhar as promoções, é sempre bom entrar diretamente no site das companhias aéreas – sempre em modo anônimo – para comparar os preços. É sempre melhor comprar diretamente nas companhias aéreas que operam os voos, pois você deixará de pagar as taxas de serviços de outros sites que realizam as vendas.

Leia também >> Cuidados na hora de comprar passagens aéreas

6. Não perder o bonde…

Se você está acompanhando os preços em todos os canais que sugeri, você saberá o preço médio da passagem aérea e terá a certeza se aquela promoção que apareceu é realmente vantajosa pra você. Daí, não tem mais o que pensar. Seja rápida, pois as promoções costumam acabar rapidamente

7. Escolher o melhor dia para voar

Mas tem isso? Diz a lenda que sim, mas você deve sempre comparar com o dia anterior ou posterior pra ver se é isso mesmo. Terças, quartas e sábados costumam ser os dias com passagens mais em conta. Tenho voado no Brasil quase sempre às quartas e sábados com ótimos preços, mas já encontrei boas ofertas em outros dias da semana também. Portanto, compare sempre!

Não esqueça de contratar o seguro viagem, imprescindível quando viajamos sozinhas! . Compare os planos e as seguradoras  e escolha o melhor seguro viagem para você

8. Voar na baixa temporada

Quer viajar no Brasil em Dezembro, Janeiro e Julho com ótimos preços? Esqueça. No máximo, vai encontrar preços razoáveis. Se for uma viagem internacional, pesquise quando é a alta temporada no destino e fuja dela. Só assim conseguirá promoções. E atenção aos destinos onde acontecem as monções, furacões, etc. Normalmente é quando há promoções. Por isso, pesquise sempre bem o destino antes de clicar em “comprar” aquela megablaster promoção.

9. Participar de programas de milhagem

Participar de programas de fidelidade das companhias aéreas e de seus clubes – você paga uma mensalidade e recebe milhas – vai te dar o privilégio de receber algumas promoções em primeira mão. A Gol costuma fazer isso direto. Fique alerta!

Fique conectada durante toda a viagem! Confira os planos para comprar o chip com internet 4G ilimitada.

10. Comprar com antecedência? Será?

O meio termo e o bom senso aqui são imprescindíveis para que você possa comprar passagens aéreas baratas. Você não deve sair correndo e comprar a passagem com muita antecedência, apenas porque a companhia aérea está dizendo que está em promoção. Comprar com muita antecedência é bom apenas para a companha aérea que vai ficar com o dinheiro em caixa bem antes da viagem.

Geralmente, mais perto da data da viagem, para que elas saiam com a capacidade máxima do voo, anunciam as promoções. Existe uma janela média para a compra com antecedência, baseada em alguns estudos a respeito do mercado aéreo e suas variações de preços.

Passagens nacionais:

  • Baixa temporada: antecedência de 30 a 45 dias
  • Alta temporada: antecedência de 45 a 60 dias

Nas datas festivas quando todo mundo costuma viajar, como Natal, Ano Novo, Carnaval, etc. dificilmente você vai encontrar passagens aéreas baratas. Então, caso você ache um preço interessante, vá em frente.

Passagens internacionais:

  • Baixa temporada: antecedência de 30 a 60 dias
  • Alta temporada: antecedência de 60 a 120 dias

Dica Bônus: Paciência e persistência

Você não vai achar nada de primeira, pesquisando apenas uma vez. Por isso, paciência e persistência são ingredientes essenciais nessa receita. Você precisa estar sempre atenta, acompanhando o mercado e utilizar as estratégias mostradas aqui. Assim suas chances de comprar passagens aéreas baratas aumenta muito!

Não esqueça do seguro viagem. Compare os preços e escolha o plano que te atende melhor

Como eu disse no início, a pessoa sentada ao seu lado pode ter pago muito menos do que você. O que vai te diferenciar dela será o conhecimento das estratégias para comprar passagens baratas, uma pesquisa bem feita, paciência e determinação!

Denise Tonin
Denise Tonin
Sou viajante solo por opção e paixão! Viajei muito mais do que escrevi por aqui, mas vale dizer que o que realmente importa não é a quantidade de países que visitei, mas o quanto consegui me conectar com cada lugar e com as pessoas que cruzei nas viagens. O mais importante ainda é o quanto consegui me conectar comigo mesma! Busque por conexão e se entregue e verá a mágica acontecer. Suas viagens, além de incríveis, serão transformadoras!
Salvo exceções devidamente sinalizadas, todas as viagens e experiências trazidas ao Viajante Solo são custeadas com recursos próprios. Por isso, se você achou esse conteúdo útil e ajudou na sua viagem de alguma forma, poderá apoiar o trabalho ao adquirir os produtos, como os Guias Viajante Solo®, ou ainda, contratar a Consultoria de ViagemFicarei muito feliz e grata pelo seu apoio e continuarei trazendo conteúdos originais e experiências testadas para ajudar nas suas viagens solo pelo mundo!

 

2 COMENTÁRIOS

DEIXE UM COMENTÁRIO!

Please enter your comment!
Insira seu nome

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Success message!
Warning message!
Error message!