Search
Close this search box.
Carta Convite para Viagem: o que é, para que serve e modelo

Carta Convite para Viagem: o que é, para que serve e modelo

Entenda o que é uma carta convite para viagem e como ela pode ser utilizada para comprovação de hospedagem durante suas viagens.

Muitas pessoas me perguntam o que é e pra que serve uma carta convite para viagem. Pois bem, a carta convite é um documento que informa que, durante a sua viagem, você ficará hospedada na residência de uma pessoa e não em uma hospedagem tradicional, como o caso de um hotel. 

A pessoa em questão pode ser um amigo, um parente, uma pessoa que lhe dará abrigo, via Couchsurfing, ou até mesmo se você estiver usando o sistema de House Sitting (cuidando da casa de alguém em troca de hospedagem).

A carta convite servirá como uma comprovação do seu local de hospedagem, servirá como substituta de uma reserva tradicional de um meio de hospedagem em estabelecimentos comerciais. Quando reservamos um hotel recebemos um voucher de reserva ou um e-mail de confirmação da sua reserva. Já no caso de nos hospedarmos na casa de alguém, precisamos de outra comprovação.

Carta Convite para a França

Como planejar a primeira viagem sozinha

Passaporte perdido ou roubado: o que fazer nessa situação

Como tirar a carta verde para dirigir no Mercosul

Abaixo listei algumas perguntas frequentes que tenho recebido por e-mail e espero que elas ajudem a esclarecer as principais dúvidas.

Quando usar a carta convite?

Você poderá usar a carta convite na hora de solicitar um visto para determinado destino ou simplesmente pra passar na imigração.

Convém você pesquisar na representação consular do destino que você irá visitar, quais os documentos aceitos e ver se a carta convite está entre eles. Verifique se há um processo oficial para fazer a carta convite ou se você pode usar um modelo próprio como o disponibilizado no final deste post.

Na imigração a carta-convite funciona como uma substituta da reserva tradicional de hotel (voucher), como já falado no início do texto.

Se você estiver se hospedando na casa de um parente ou amigo, a carta servirá para informar ao agente de fronteira, onde você estará hospedada durante a sua permanência no país.

Na maioria das vezes, ela não é solicitada na imigração, porém é super recomendado tê-la em caso de ter que comprovar onde você vai se hospedar.

Já reservou a sua hospedagem? Encontre aqui a hospedagem ideal para a sua viagem solo. Preços justos e diversas opções de hospedagem com cancelamento gratuito.

Quem deve redigir e assinar a carta convite

A pessoa que irá lhe hospedar, seu anfitrião (ã) é que deve providenciar a carta convite. A pessoa deverá ser nativa ou, se for de outra nacionalidade diferente, deverá estar residindo legalmente no país. Isso quer dizer estar com toda a documentação de residente estrangeiro organizada e em dia.

Você pode mandar o modelo da carta convite todo preenchido com os dados para adiantar o processo, mas o seu anfitrião é que deverá assiná-la e registrá-la, quando necessário.

Carta Convite para Espanha: como e onde solicitar

Carta convite para Itália: como fazer e quem deve assinar

Carta Convite para França – Attestation d’Accueil

Pra saber se existe um processo oficial e a necessidade de registro / autenticação, etc., é necessário checar nas representações consulares do destino.

É interessante ter junto com a carta convite original, uma cópia do passaporte ou algum documento de identidade do anfitrião.

Se você estiver recebendo um estrangeiro em sua casa no Brasil, poderá também ser o anfitrião e fazer a carta convite em Português para mandar ao seu hóspede.

Quais informações devem constar na carta convite?

  • Dados do anfitrião (Nome, documento de identidade / passaporte, nacionalidade, profissão e endereço completo da residência);
  • Dados do visitante (Nome, passaporte, nacionalidade, profissão e endereço de residência);
  • Motivo da viagem;
  • Vínculo / Relacionamento entre as partes;
  • Período da viagem (data de chegada e retorno)
  • Termo de responsabilidade financeira, se for o caso.

O termo de responsabilidade financeira é quando o anfitrião informa que será o responsável por todas as despesas do convidado durante o período da estadia em sua residência.

Documentos exigidos para entrar na Europa

Carta Schengen o que é e como emitir gratuitamente

É necessário registrar a carta convite?

Se você é o convidado e vai para o exterior

Caso você esteja recebendo a carta convite, não adianta registrar no cartório brasileiro, pois o registro não será válido no destino que você estiver viajando.

O registro da carta, se exigido pelo país de destino, deverá ser feito no país de destino e em órgão oficial indicado pela representação consular.

Alguns destinos tem as suas próprias regras claras e um processo definido para a emissão de uma carta convite para viagem e também para o registro desse tipo de documento. É o caso da França ou Espanha, por exemplo.

Você deve pesquisar a necessidade de registro ou não, lendo as orientações e exigências para a entrada de brasileiros no país de destino. Essas informações você encontra nos sites das embaixadas ou consulados do país no Brasil.

Se você é brasileiro e é o anfitrião

Agora, se você é a anfitriã (o) e está recebendo um estrangeiro em sua residência no Brasil, o Portal Consular Itamaraty diz o seguinte:

Essa carta deve ser autenticada em cartório brasileiro e o documento original enviado ao interessado, para que possa apresentá-la à autoridade consular, no momento da solicitação do visto.

Portanto, você deverá fazer a carta em português e levar ao cartório para autentica o documento. Depois disso poderá enviá-la ao seu convidado.

Qual o idioma usar na carta convite para viagem?

De preferência a carta deverá ser redigida no idioma do destino para o qual você está indo e onde irá se hospedar, principalmente, se o país em questão exige que esse documento seja registrado em algum órgão oficial.

Como precaução, você poderá também ter uma cópia da carta em inglês, língua falada em qualquer posto de imigração do mundo.

Uma carta em português só servirá em Portugal, no Brasil (caso você esteja recebendo alguém) e nos PALOPS (Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa).

Você já conhece a conta global multimoedas da Wise? É a forma mais barata e segura de levar seu dinheiro viajando sozinha pelo mundo. Apenas uma conta para receber e enviar dinheiro em 40 moedas diferentes e funciona em mais de 150 países. Compra de moeda com taxa de câmbio comercial, tudo feito online e com apenas 1,1% de IOF. Abrir conta agora!

Preciso apresentar a carta convite original?

De preferência, peça ao seu anfitrião para enviar a carta original pelo correio e você terá o documento original em mãos na hora de cruzar a fronteira. É recomendável ter a carta original, principalmente se for feita junto aos órgãos oficiais do país de destino.

Se não deu tempo para receber a original, leve uma cópia digital da carta e também do documento de identidade do seu anfitrião.

A carta convite deve ser redigida de próprio punho?

Não, a melhor alternativa é uma carta redigida no computador a fim de facilitar a leitura pelo oficial da imigração.

Caso o país em questão ofereça a emissão da carta nos órgãos competentes, você deverá usar o modelo oferecido por eles.

Como se comportar na imigração viajando sozinha

Posso usar a mesma carta duas vezes?

Somente se, por exemplo, você sair do destino em questão para visitar outro país e retornar passando pela imigração novamente, dentro do período já mencionado na carta.

Caso tenha voltado ao Brasil e vá novamente para o mesmo destino, ficando no mesmo local, será necessária a emissão de nova carta convite com as novas datas de viagem.

Já tenho visto para o destino, preciso apresentar uma carta convite?

Somente ter um visto não é garantia de entrada em um país. O oficial de imigração é soberano nessa decisão e, se você não vai ficar em hotel ou outra acomodação que tenha um comprovante de reserva é recomendado levar uma carta convite. O oficial pode solicitar ou não a carta convite. Isso também é uma decisão dele. Às vezes, existe a exigência da comprovação de hospedagem, mas não é solicitada, porque o agente não vê necessidade.

Lembre-se que os oficiais de imigração, por vezes, são bastante chatos e podem implicar pelo simples fato de você não ter a comprovação de hospedagem.

Já tenho a carta convite, preciso de visto?

A carta convite comprova APENAS o seu local de moradia / hospedagem durante a sua viagem. Ela não isenta a apresentação de um visto ou qualquer outro documentos exigido pelo país de destino.

Sou brasileira e vou receber um estrangeiro

Se você é brasileira e está em um relacionamento com um estrangeiro, poderá fazer uma carta convite em português, conforme o modelo no final do post. Esta carta deverá ser autenticada em cartório, conforme a orientação do Portal Consular do Itamaraty.

Além da carta convite, o seu convidado deverá apresentar todos os documentos exigidos pra entrada no país. Lembrando que a carta convite não substitui a necessidade de visto e da apresentação de outros documentos.

Não posso deixar de alertar que existem muitos estrangeiros aplicando o golpe do amor e que ao fornecer uma carta convite a um estrangeiro, você está se colocando no papel de responsável por esta pessoa perante o governo brasileiro.

Então, pense bem pra quem você está fornecendo uma carta convite. Se estiver em dúvida, não dê ou consulte um advogado para ver quais as consequências que esta carta convite oferece no caso do estrangeiro não deixar o país no período determinado pelo visto.

Modelo de Carta Convite para viagem

O modelo de carta convite que disponibilizo abaixo está em inglês e foi feito para brasileiros que estão indo ao exterior. Brasileiras que estão recebendo estrangeiros em casa, devem fazer uma carta em português e poderão usar o mesmo texto.

Espero que você tenha gostado dessas explicações sobre a carta convite para viagem e que te ajude de alguma forma. Lembre-se que a carta convite não é um documento oficial e ela não garante absolutamente NADA. O oficial de fronteira é que tem o poder soberano sobre a sua entrada ou não no país de destino.

Picture of Denise Tonin

Denise Tonin

Para mim o que realmente importa não é a quantidade de países que visitei, mas o quanto consegui me conectar com cada lugar e com as pessoas que cruzei pelo mundo. E o mais incrível de viajar sozinha é o quanto consegui me conectar comigo mesma! Busque por conexão, se entregue e verá a mágica acontecer. Suas viagens, além de incríveis, serão transformadoras!

Também pode interessar...

240 comentários em “Carta Convite para Viagem: o que é, para que serve e modelo”

  1. Rodrigo Ferreira dos Santos

    Boa noite.
    A pessoa que vai emitir a carta convite pra mim mora nos Açores. Mas eu pretendo ficar em Setúbal pois lá tem mais opções de trabalho e um clima melhor prainha esposa e filha.

    1. Denise Tonin

      Boa Noite, Rodrigo! Tudo bem ? A carta vai ser apresentada na imigração e depois disso vc poderá circular. Não vejo problema, mas seria bom vc consultar os órgãos oficiais. Abs

      1. Boa tarde, tudo bom? Meu namorado é russo, sim já nos conhecemos pessoalmente. Pretendemos nos casar no Brasil. No caso ela virá para isso. Como devo escrever essa carta já que ele pretende se estabelecer no Brasil comigo. Desde já agradeço.

        1. Denise Tonin

          Olá Tatiana, tudo bem? Nesse caso, você deve consultar os órgãos oficiais para ver qual é o procedimento. Como ele não vem a turismo e sim para se estabelecer, os requerimentos são outros. beijos

  2. Julia Sardinha

    Bom dia!!
    Em dois meses vou viajar para Paris por uma semana. Um familiar tem um apartamento lá que vai me emprestar para ficar esses dias, mas ele não reside lá, o apartamento está fechado. Nesse caso, ele não conseguiria fazer a carta junto à prefeitura de Paris. Como eu faria nesse caso?

  3. Bom dia, eu estarei indo a Turquia e quero usar esse modelo da sua carta convite para ter comigo para mais segurança, tem a sua maraca d’água no papel, o nome do seu site, tem alguma problema isso ?
    Posso usar o seu PDF?

    1. Denise Tonin

      Olá Evelin, tudo bem ? A carta deve ser redigida pelo seu anfitrião na Turquia. Sem os dados dele nao tem qualquer validade. Essa carta que disponibilizo é apenas um modelo e não vale de nada. voce precisa refazer a carta e usar o mesmo texto. beijos

  4. Tais Santana

    Olá, bom dia.
    Eu tenho o visto B1 de empregada doméstica, e estou em São Paulo, pois vim renovar o visto.
    Acontece que meu empregador está em período de férias e não consegue vir me buscar, preciso saber se contendo os documentos e uma carta convite, consigo entrar nos Estados Unidos sem ele, meu visto sendo vinculado a ele.
    Obrigada.

    1. Denise Tonin

      Bom dia, Tais, tudo bem ? A carta convite serve apenas como indicação de onde vc irá se hospedar. Não substitui visto.
      Se vc tem o visto aprovado não precisa de nada e de ninguém. Como você está falando de visto de trabalho e eu não trabalho com isso, recomendo você verificar essa informação com o governo do país em questão. Boa sorte! Abs

  5. Edielson Bruno de Souza Fernades

    Olá, bom dia! Estou indo para portugal pela primeira vez, em relação a passagem de ida e de volta está com um intervalo de 95 dias, sendo que o permitido é de 90 dias. Nesse caso tem algum problema? Corro risco de ser barrado?

    1. Denise Tonin

      Olá Bruno, tudo bem ? Já nos falamos no Instagram, mas, sim, há problema, já que a regra é 90 dias e os agentes de fronteira não “dão jeitinho”. Como te disse, o melhor é sempre se informar com mais detalhes no Consulado Português. Bjos

  6. Katia Lemes

    Boa noite!
    Estou com uma dúvida, meu marido viajará para Portugal mês que vem, com visto de residencia pois irá com contrato de trabalho de 5 anos. Ele realizará a solicitação de reagrupamento familiar lá em Portugal.
    Quero ir com o meu filho em setembro. Vou precisar da carta convite informando que será realizado o reagrupamento familiar? Eu e o meu filho vamos como turistas, nesse caso vamos precisar das passagens de volta?

    1. Denise Tonin

      Olá Kátia, tudo bem ? Aqui falo sobre turismo e para casos mais específicos como o seu o mais recomendado é entrar em contato com o Consulado Português. Lá você obterá as informações para o seu caso. abs Denise

    1. Denise Tonin

      Olá Gustavo, tudo bem ? Não sei te responder com certeza. O mais importante é que ele esteja – se estrangeiro – legalizado no país de destino e seja detentor dos documentos e direitos da residência para poder receber o convidado. Abs Denise

    2. Guillermo Enrique Falcón

      Eu sou cubano refugiado, tenho 8 meses em no Brasil. Meu Protocolo de refúgio tá certo, tenho trabalho registrado e casa alugada a meu nome.
      Eu posso fazer uma carta convite a meu pai, ele tá em Cuba

      1. Denise Tonin

        Olá Guilhermo, tudo bem ? Infelizmente não sei te responder, já que é um caso bastante específico. Você precisa entrar em contato com os órgãos oficiais do governo brasileiro. Boa sorte!

  7. Boa tarde Denise, fui para Portugal 2 meses antes da pandemia, então começou surto da pandemia que não podia ficar na rua e tinhas os dias certos para ir no mercado aquela loucura total, resumindo acabei ficando isolado uns 180 dias em Portugal na pandemia.
    Estou com carta convite para ir para França, será que terei problema? mesmo sendo época de pandemia? quando sai de Portugal não me falaram nada.

    1. Denise Tonin

      Olá Lucas, tudo bem ? Me desculpe, mas não entendi qual a sua dúvida. Pode me explicar melhor? eu aqui tentando advinhar… Se você vai de Portugal pra França não passará pela imigração e não precisará apresentar a carta convite. Se é por conta da data da carta, o ideal seria ter os dados corretos com as datas atualizadas de permanência no país. abs

  8. Boa noite. Estarei indo para a Turquia em agosto. Irei ficar na casa de uma família amiga. Mesmo a pessoa indo me buscar no aeroporto e se apresentando na imigração, será nescessário eu ter a carta convite?

    1. Denise Tonin

      Olá Vera, tudo bem ? Se a Turquia solicita uma carta convite, você precisa providenciar, porque a pessoa que vai te buscar não tem acesso a imigração, somente quem está chegando de fora do país. bjos

  9. LARISSA DA SILA

    Olá. Tenho duvidas sobre a Carta Convite.
    – Vou viajar para Portugal e meu voo tem escala na Espanha e na França, tenho que ter uma carta convite no idioma desses 02 lugares.?
    – Vou viajar com mais 4 pessoas. Cada um de nós deve possui uma carta ou apenas uma carta como todos os nossos nomes.?
    – Em caso de levar criança o nome dele deve contar na carta convite do responsável.?
    – E em relação ao dinheiro a criança paga a quantia de entrada e os dias 70 e 40 euros. No caso o adulto que leva o valor correspondente.

    Ainda tenho muitas duvidas mas por enquanto é isso.

    1. Denise Tonin

      Olá Larissa, tudo bem ? 1. pode fazer em inglês ou no idioma de onde fará a imigração pra entrada no espaço Schengen. 2. O recomendado é uma carta pra cada pessoa, mas não tenho como informar ao certo. 3. Sim, incluiria na mesma carta convite do responsável pela criança. 4. Acredito que a criança entre na cota do responsável, mas só o consulado de Portugal pode responder. abs

  10. Lucca Henrique

    Olá Denise! Gostaria fazer uma pergunta, é necessário levar a passagem com data de ida e volta para registrar a carta convite no cartório ?

    1. Denise Tonin

      Oi Lucca, tudo bem? Não, o que vc vai validar no cartório é a assinatura do anfitrião. Quem vai checar as informações de data será a imigração. Quem for apresentar a carta convite deverá estar com as datas de acordo com a passagem. abs

  11. Maria L O Lima

    Vou viajar por um periodo de + ou – 180 dias.
    Passarei um periodo viajando no Espaço Schengen e sairei para conhecer outros paises, fora do Espaço Schengen, deixando uns 7 dias de sobra (dos 90 dias que posso permanecer) para utilizar no retorno ao espaço, para pegar o vôo de volta para o Brasil.
    A Carta Convite, que a minha irmã irá fazer, pode constar o periodo total da passagem aérea, e citar que nesse periodo eu estou ciente que só posso ficar, no máximo, por 90 dias no espaço Schengen?

    1. Denise Tonin

      Oi Maria, tudo bem ? a Carta convite serve apenas como comprovação de onde você vai se hospedar no período da sua viagem. Você não precisa mencionar que está ciente do período de 90 dias, já que quando vc passar pela imigração, você deverá apresentar a sua passagem de retorno ao Brasil que deverá obrigatoriamente estar dentro do período de 90 dias. bjos e boa viagem

  12. Bom dia, Denise!
    Vou receber meu namorado que vem da Italia, já fui duas vezes visitá-lo. Esse modelo é o padrão? Basta traduzir para o Brasil ou ele deve trazer uma versão em inglês?
    Agradeço antecipadamente a resposta.

    1. Denise Tonin

      Lela, bom dia, tudo bem ? Ele deve trazer, preferencialmente, uma carta em português, já que está vindo ao Brasil. Esse é apenas um modelo, já que o Brasil não disponibiliza um modelo e nem processo oficial. Pesquise no consulado brasileiro na itália ou no portal do itamaraty se há algum procedimento padrão brasileiro pra isso. Porque essas coisas sempre vão se modificando. bjos

  13. Maria Sueli da Silva Queiroz Rosa

    Oi Denise meu namorado quer vir para o Brasil fazer uma visita para mim ele mora no Paquistão não sei como fazer uma carta visita nem aonde fazer isso não sei como devo mandar também essa carta explica para mim o que devo fazer ele quer vir ainda esse ano mas não sei como fazer essa carta e nem onde procurar para fazer me ajude

    1. Denise Tonin

      Olá Maria Sueli, tudo bem? Nessa página hoje você deixou o comentário tem tudo explicado e inclusive um modelo pra que você possa preencher. Abs

      1. Maria Sueli da Silva Queiroz Rosa

        Mas Denise eu gostaria de saber como que eu vou registrar essa carta eu quero saber que cartório que é

        1. Denise Tonin

          Olá Maria Sueli, tudo bem ? Então, você não deve ter visto, mas está escrito no texto: cartório brasileiro. Ou seja, em qualquer cartório que possa reconhecer a sua assintura no documento. O próprio cartório poderá te dar mais informações sobre que tipo de reconhecimento eles costumam fazer pra esse tipo de documento. abs Denise

      2. Maria Sueli da Silva Queiroz Rosa

        E outra coisa que eu gostaria de saber se eu der uma carta visita para a pessoa vir para o Brasil me visitar ela pode ir para outro lugar outro país eu quero dizer com a minha carta visita

        1. Denise Tonin

          Maria Sueli, na carta convite estará seu nome e seu endereço no Brasil. Portanto, não terá validade em outro país. Fique atenta ao fornecer esse tipo de documento, pois você estará responsável por essa pessoa, enquanto ela estiver no Brasil. Por isso, a importância de conhecer bem a pessoa pra quem você está fornecendo a carta convite. Abs Denise

  14. Reinildo Pita dos Santos

    Olá vou viajar para o Pakistan, tenho amigo nativo de lá, eu peguei o modelo da sua carta convite preenchi passei para eles são gente simples não conhece autenticação. Será necessário autentica-la? onde consigo o visto para o Pakistan?

  15. Fernanda Camacho

    Olá Denise, tudo bem?

    Viajo final do ano passarei alguns dias na França, e terei comprovante, pois ficarei em hotel e dela ficarei alguns dias em Portugal na casa de um familiar, a minha carta convite pode ser esse modelo que disponibilizou em inglês? Lançando em conta que minha imigração será não França? Ele precisa ser registrada em cartório português?
    Muito obrigada pelas informações já compartilhadas!

    1. Denise Tonin

      Olá Fernanda, tudo bem ? Você só passará pela imigração na França, portanto não precisa de carta convite para Portugal. bjos

  16. Bom Dia, Denise!

    Sou filha de portugueses e já estive em Portugal, porém, ainda não consegui a cidadania por complicações do primeiro casamento de minha mãe. Estou namorando um português e irei este ano lá. Faremos tour por Portugal, mas conseguirei comprovar ao menos a primeira ou primeiras noites que ele irá reservar… Que faço?
    Peço também para enviar uma carta por garantia?? Mesmo sem tanta burocracia de cartórios, mas terá de ser enviada pelos Correios???

    1. Denise Tonin

      Olá Mari, tudo bem? É recomendado que você tenha alguma comprovação de hospedagem, apesar de nem sempre ser pedida pelo oficial de imigração. Se você já tem dos hotéis onde ficará enquanto fizerem a tour por Portugal, não é necessária a carta convite. Caso não tenha as reservas dos hoteis, a carta convite é o meio aceito pela imigração. Aqui tem um modelo >> https://www.sef.pt/pt/Documents/termo_responsabilidade.pdf O ideal é você ter a original, mas pode ser que a imigração aceite uma cópia digital. Não tem como saber, pois essas regras não são muito bem explicadas. Pra ter certeza, o melhor é perguntar ao Consulado. bjos

  17. Ellen Nunes

    Olá boa tarde! Irei visitar meu noivo na Polônia por 26 dias,em fevereiro com conexão em Paris. Ele não conseguiu encontrar nenhum modelo de carta convite para a Polônia. Liguei no consulado e eles disseram que não é obrigatório,mas por questões de segurança e por ser minha primeira viajem internacional (e sozinha)eu quero que ele faça. Posso usar o modelo que você disponibiliza?

    1. Denise Tonin

      Olá Ellen, tudo bem ? Não vejo nenhum problema em usar este modelo. Você já fez todas as checagens necessárias 😉 bjos e boa viagem

  18. Adriana Siqueira

    Olá lu gostaria de saber como faço para fazer uma carta visitante para que meu noivo venha de cabo verde para São Paulo

    1. Denise Tonin

      Olá Adriana, tudo bem ? Meu nome é Denise, muito prazer. É só você ler esse post e fazer a carta com os dados que explico no texto. Inclusive tem até um modelo de carta. bjos

  19. Gabrielle pessoa

    Olá Denise tudo bem? Em fevereiro deste ano eu estou indo visitar o meu namorado na Suíça e estou indo fazer escala em Madrid, ele vai fazer a carta convite eu posso fazer a carta em inglês?

    1. Denise Tonin

      Olá Gabrielle, tudo bem ? Se a Suiça não tem nenhum modelo de carta convite oficial, o recomendado é fazer em um dos idiomas oficiais de lá. Mas acho – é opinião – que não teria problema em fazer em inglês, porque os oficiais teoricamente entendem 😉 bjos

  20. Natan Guedes de Sá Cicero

    Olá Denise, tudo bem?

    Tenho uma dúvida, eu tenho a AR e sou regularizado em Portugal, minha esposa ainda está no Brasil e agendamento para reagrupamento famíliar ficou para uma data bem longe, eu emitindo um carta convite para ela, ela vai necessitar da passagem de volta ou no caso eu posso escrever que serei responsável pela volta dela em todo o caso?

    Abraços.

    1. Ola Natan, tudo bem ? A carta convite apenas comprova onde a pessoa ficará hospedada durante a estadia no país. No meu entender ela não substitui qualquer outro documento solicitado pelas autoridades. quem pode te responder oficialmente é o consulado português. boa sorte! abs

  21. Rodolfo Perdigão

    Oi! Tudo bem?! Amei o teu post!

    Olha só, vê se consegues me ajudar aqui.
    Eu e o meu pai ( portugueses ) residimos no brasil. Em 2023 gostaria de levar a minha namorada para turistar 30 dias em portugal.

    Em relação a carta convite:
    Eu sou portugues e resido no brasil assim como o meu pai, a carta deve ser feita por mim que irei com ela ou pelo meu pai que não vai com a gente para lá? A casa é dele e está no nome dele.
    Fico com receio de fazer no meu nome e dar errado, ou fazer no nome dele e ele não está residindo lá assim como eu kkk

    Temos como levar a grana, comprovar vinculos etc.. Seria só essa questão da estadia mesmo.

    Obrigadooooo

  22. Olá, tudo bem?
    Tenho uma dúvida.
    Eu e meu esposo temos a manifestação de interesse em andamento em Portugal, ainda não foi aceite , então não temos residência ainda . Podemos trazer nossos filhos menores do Brasil ?
    Conseguimos mandar algum documento pra eles passarem na imigração sem problemas ?

    1. Olá Rennatha, tudo bem ? Não tenho conhecimento sobre trâmites de visto e residência. O melhor é você entrar em contato com as representações consulares de Portugal. Abs Denise

  23. Oi Denise, tudo bem? Fui pra França recentemente e fiz conexão em Portugal (onde passei pela imigração), minha carta convite era francesa, emitida pela prefeitura de lá, tudo certinho… Mas ao entregar essa carta convite ao agente, ele disse que eu tinha sorte de ele falar francês, pois eu estava errada em ter uma carta convite em francês, que ela deveria ser em Português.

    Fiquei confusa porque como você mesma falou, o modelo de carta convite da França é específico e eles não vão redigir em português só pra eu passar pela imigração de Portugal.

    Sabe informar o que devo fazer pra não passar por essa situação novamente?
    Deveria fazer uma carta convite no modelo SEF mesmo sabendo que pra França o modelo é outro?!

    Obrigada!

    1. Vera, tudo bem ? A carta convite serve pra mostrar, onde ficaremos hospedadas, então, se vc ficará hospedada na França, a carta tem que ser da França, emitida pelo governo francês. Como o governo português faria uma carta convite pra você, se você estaria hospedada na França e com um anfitrião que mora na França? Não faz o menor sentido. Além disso, se você observar o documento/carta convite da França está em inglês também, portanto, você pegou um agente querendo implicar com seu documento. Qualquer agente de fronteira fala inglês. O que poderia ser feito pra não ter qualquer problema é uma tradução apostilada para o português e não uma carta pelo modelo da SEF. Ainda assim, na minha opinião, não faz qualquer sentido, já que ele entende inglês. beijos

  24. Olá. Possuo morada em Portugal e estou em processo de residencia temporária no SEF (fui contratado pelo tech visa). E vou receber uma amiga por 1 semana em casa. Depois ela irá visitar outros países. É necessário que ela traga uma carta convite com os meus dados de morarpara apresentar na imigração de Portugal?

  25. Olá Denise, boa tarde!

    Estou na Irlanda fazendo intercâmbio e meu visto acaba agora em outubro, gostaria de saber se posso sair do país e entrar novamente com o visto de turista.

    Uma outra duvida seria em relação a carta convite, tenho uma carta convite de 1 mês durante esses 30 dias posso viajar pela Europa? Ou toda vez que sair da Irlanda vou precisar fazer o procedimento do zero para entrar no país?

    1. Pedro, tudo bem? Infelizmente, não tenho uma resposta na ponta da língua pra te dar. Não sou especialista em vistos e teria que pesquisar mais e ter mais informações do seu caso. Sugiro vc entrar em contato com as representações consulares pra obter uma informação oficial e não ter problemas. Posso dar apenas uma opinião: situação 1, acredito ser possível, mas talvez tenha um período até vc poder entrar novamente como turista. Depende do visto e legislação da Irlanda. Situação 2: toda vez que sair da Irlanda para o Espaço Schengen fará a imigração no primeiro país. Por exemplo: Sai da Irlanda pra Portugal e depois Espanha. Fará a imigração em Portugal e depois não mais, pois estará no Espaço Schengen. Ao retornar pra Irlanda, fará imigração novamente já que Irlanda não faz parte de Schengen. Abs

  26. Olá Denise, tudo bem ? Eu e minha noiva somos estudantes estrangeiros, residentes aqui no Brasil e vamos casar. Queremos fazer convite para nossos familiares na Guiné-Bissau. Gostaria da sua ajuda por favor.

    1. Olá Justino, tudo bem? Aqui no artigo tem o modelo e tudo que deve ter em uma carta convite. Então, não entendi bem qual a ajuda que você precisa. Me explica, por favor. abs

  27. Rosineide ferreira

    Conheci um rapaz do Paquistão quer vir ao Brasil,precisa da carta convite mas ele quer ficar em hotel e banca todas as despesas dele,mesmo assim pode ser feita.

    1. Rosineide, pode ser feita uma carta convite, mas o propósito do convite muda. Daí seria para o visto, provavelmente, e não para servir como comprovante de hospedagem. Pra comprovar a hospedagem ele pode usar a reserva de hotel. Tem que ver o que o consulado brasileiro está exigindo. Abs

  28. carlos oliveira

    Olá Denise, tudo bem? Primeiramente parabéns pela ajuda prestada aqui no seu site.

    Minha dúvida:
    Dentro do Espaço Schengen passamos na imigração no primeiro país. Então se meu voo saindo do Brasil com destino à Madrid tiver escala em Amsterdam, por exemplo, eu farei imigração em Amsterdam.

    (Eu tenho direito tanto a carta convite da espanha quanto a holandesa)

    Nesse caso, eu mostro a carta convite espanhola na imigração neerlandesa?? E quanto ao valor que eu tenho que declarar, qual a métrica? (Porque Espanha e Países Baixos tem valores diferentes quanto à diária, 90 espanha e 55 na holanda).

    Obrigado desde já.

    1. Carlos, tudo bem ? Primeiro de tudo, a cia aérea pode confirmar onde será a imigração. Se é uma escala, o avião para, mas vc não desce, então não há imigração. Se for uma conexão, o avião para e vc faz a troca de aeronave, podendo, então, passar pela imigração. O que eu entendo é que se você apenas fez uma conexão e não vai permanecer em Amsterdam, pode mostrar a carta da Espanha e o mesmo em relação ao dinheiro. Se o agente pedir essa documentação, porque nem sempre é solicitada, ele vai olhar tbm passagem aérea de ida e volta e verá que sua permanência é na Espanha. De qualquer forma, sempre recomendo entrar em contato com o consulado e com a cia aérea que poderão de orientar pra confirmar as informações. Boa viagem! Denise

  29. José Roberto Hernando da Silva

    Bom dia Denise. Vou à Portugal em outubro próximo, visitar meu filho que mora em Coimbra. Farei escalas em outros países, tanto na ida quanto na volta. É necessário Carta Convite?
    Grato

    1. José Roberto, tudo bem? A carta convite serve para mostrar ao agente de fronteira, quando você passar na imigração, entrando no destino, onde você ficará hospedado. Se é escala, vc não desce do avião, portando, não há imigração. Mas em Portugal podem pedir um comprovante de hospedagem. Abs

  30. Boa tarde Denise , não quero perguntar nada rsrsrsrssrs apenas quero te elogiar por ajudar tantas pessoas de forma tão gentil e generosa , quem dera o mundo tivesse muito mais pessoas como você . Parabéns e que Deus à abençoe onde estiver . Gabriela !!

    1. ahhhhh que lindo! Nossa fico muito feliz em ler isso! Você nem imagina como! Muito obrigada pelo seu tempo em escrever! Faço com muito prazer, porque quero ver a mulherada viajando por aí e se descobrindo cada vez mais! beijo grande

  31. Elaine Santos

    Ola só Elaine eu quero convi meu amigo que mora no país do iran e quer me conhecer .. só que eu não sei onde fica a enbaxada para mim ir lá já fis pesquisa e não encosto ele está esperando minha resposta se você puder me ajuda e enviar no meu

    1. Olá Elaine, tudo bem ? Não há nada que você deva fazer na embaixada. Quem precisa fazer é o seu amigo que quer vir ao Brasil. Ele deve ir ao consulado brasileiro em Teera pra solicitar um visto pra entrar no Brasil. Abs

  32. Eu gostei tudo e quando você esclareceu nesta informação. Só tenho que perguntar uma coisa:
    Eu quero fazer um convite, pra um amigo lá em Cuba. O quê é que eu tenho que fazer né? Todo vai ficar pagado por mim, então, eu estou precisando saber tudo o que eu posso fazer, pra que ele possa viajar sem nenhum inconveniente tá. Por favor, me diga, pra não cometer algum erro tá. Muito obrigado por tudo.
    ‍♂️‍♂️‍♂️

      1. Sidimar Negrini da Silva

        boa tarde. Sou de Sananduva, cidade do Rio Grande do Sul. Tenho varios amigos cubanos que chegaram ilegalmente aqui, estou ajudando eles. No momento estão todos com a documentação em dia etc. Preciso fazer uma carta convite para a mãe de um deles. Tenho o modelo da carta convite, porém o que faço agora: devo reconhecer algo em cartório? Algum deles me falou que preciso ir a Porto Alegre no Gabinete de Relações Internacionais carimbar. Procede isso? Grato pela ajuda!

  33. Com a carta convite para florença na Itália, posso visitar outras cidades Ou sou obrigada a ficar os 30 dias em florença?

    1. Jurema, tudo bem ? A carta convite é apenas pra ser apresentada – se solicitada – quando você for passar pela imigração. A imigração é sempre feita no país de entrada, no seu caso Itália. Depois disso vc poderá viajar pra onde quiser, desde que esteja dentro do período permitido aos brasileiros que é de 90 dias a cada 180 dias 😉 Beijos e boa viagem

  34. Vivian Coelho ceppa

    Fiz a entrevista dia 28de abril com meu esposo ,só pediu o passaporte e nada mas é perguntou quem era tal pessoa disse minha irmã mesmo com a carta convite fomos negados ,ela é casada com americano é cidadã americana e é legalizada, não deixaram eu perguntar nada simplesmente negaram nosso visto de turismo

    1. Olá Vivian, tudo bem ? Puxa, que pena 🙁 Uma situação pra lá de desagradável, né? Infelizmente, isso acontece e a gente fica sem saber o que deu errado. Agora é esperar e tentar novamente. Abs

  35. Silvia Thomaz

    Olá Denise, Tdo bem?
    O Termo de Responsabilidade tem o mesmo efeito da Carta Convite?
    Posso levar apenas um ou outro?
    No caso a viagem é pra Portugal e o termo de responsabilidade ja estará sendo preenchido e enviado por email breve e o mesmo irá custear toda a minha viagem.
    Outra questão é sobre o teste PCR, minha viagem é no domingo a noite(saída do Brasil), para ficar pronto em tempo devo fazer na sexta feira mas ai chegando em Portugal na segunda terá expirado o prazo de 72 hrs. O que vc sugere?
    Gratidão

    1. Olá Silvia, tudo bem? O termo de responsabilidade é a mesma coisa que a carta convite, só tem o nome diferente 😉 Pra casos específicos, como a sua pergunta sobre o PCR, eu teria que pesquisar pra ver outras alternativas e tbm precisaria de mais informações suas. Se tiver interesse, faço consultoria online, basta você mandar e-mail para denise@viajantesolo.com.br beijos

    1. Oi Claudia, tudo bem ? No meu entendimento, não, já que vc não está viajando e sim recebendo um estrangeiro na sua casa no Brasil. portanto, acredito que baste informar seu documento de identidade (RG ou CNH) e CPF, mais todos os outros dados. Abs

  36. Olá! Boa tarde!
    Tenho um amigo da Coreia do Sul que vem visitar-me em breve, porém irá se hospedar em um hotel pousada. Preciso fazer a carta convite para ele mesmo ele tendo o comprovante de hospedagem?

    Desde já obrigado!

  37. Marcos Nascimento

    O texto foi maravilhoso,todo escrito em português,aí no final coloca um modelo de carta escrito em língua estrangeira…não resolveu nada,para quem vai receber visita no Brasil e só fala português,essa carta ai não ajudou,sugiro um modelo em português.

    1. Olá Marcos, tudo bem ? Em português vc mesmo pode fazer, não? Afinal, você fala o idioma e explico exatamente o que precisa ter no documento. Repare que este conteúdo é gratuito, bem completo e já ajudou muitas pessoas. Se você quiser um modelo específico pra sua viagem, posso fazer sem problema, e você paga pelo serviço. Que tal?

  38. Guilherme Taffarel Bergamin

    Boa tarde, Denise. Tudo bem?

    Estou recebendo uma amiga estrangeira de uma país que não precisa de visto para permanecer no Brasil por até 90 dias. No site do governo diz que a carta deve ser feita e registrada em cartório para ser apresentada no momento em que se pede o visto. Porém como ela não precisará de visto ainda é necessário que a carta seja registrada em cartório?

    Seguindo a regra de reciprocidade, imagino que bastaria seguir a mesma lógica de quando eu fui visitá-la em seu país, em que só precisei de uma foto da carta assinada por ela. O documento não possuía qualquer carimbo ou identificação oficial do país dela

    Obrigado

    1. Guilherme, tudo bem ? Quando vamos a Europa, alguns países tem seus processos oficiais pra carta convite e outros não, algumas cartas oficiais são pagas e outras não. Alguns destinos nem pedem a carta e em outros pode-se usar um modelo “caseiro”. Isso acontece, apesar de não precisarmos de visto e o ideal é seguir a orientação de cada país. Entre em contato com o governo brasileiro e explique seu caso específico, mas diga a qual país se refere, assim eles podem te dar uma orientação mais certeira. Abs

        1. Fernanda Rocha

          Boa noite meu namorado mora na nirgeria ele precisa de uma carta de convite, pra ter um vísto,como faço ele já faz faculdade aqui online mas a faculdade não manda o a carta de convite pra ele vim,eu posso fazer essa carta pra ele ter o visto, me ajude por favor

  39. Bom dia Denise, um amigo me fez uma carta convite para visitá-lo em Portugal, porém, não deu tempo de enviar a original, será que com a cópia e com a original em PDF é tranquilo passar?

    1. Oi Clau, tudo bem ? Acredito que sim, mas não tenho como te dar certeza. Sempre depende exclusivamente do agente de imigração. Tem muitas vezes que eles nem pedem nada. Boa viagem! bjos

  40. Eleni Ferreira de Britto

    Olá Denise, tudo bem?
    Pode me tirar uma dúvida? Existe alguma consequência para quem emite carta convite para um estrangeiro vir ao Brasil?
    Esse turista pode viajar pelo Brasil sem minha presença?
    Agradeço muito se me responder.

    1. Olá Eleni, tudo bem ? A carta convite é para mostrar ao governo onde o estrangeiro estará hospedado durante a permanência no país. Não sei dizer exatamente as consequências, mas penso que a carta não deixa de ser uma espécie de “responsabilidade” por esta pessoa. Um advogado poderá te responder melhor se existe ou não consequências. O turista pode sim viajar sem você. Se você não está segura em dar a carta pra pessoa X, ela poderá fazer uma reserva em hotel. Bjos

  41. Néria Medeir0s

    Bom dia! Estou indo visitar o meu irmão. Ele é residente regularizado em Portugal e namora uma portuguesa. É melhor a carta convite ser no nome dele ou no nome da namorada dele (já que ela é portuguesa mesmo)? Outra dúvida, meu voo faz conexão na França. É necessário que ele faça duas cartas? Uma no idioma francês e uma em português?

    1. Néria, tudo bem? Se seu irmão está em situação regular, ele mesmo poderá fazer a carta. Se você não vai permanecer na França, a carta não será necessária. aba

  42. Bom dia,
    Consigo essa carta para USA – Florida para conhecer a família do meu namorado?
    Ele é americano e os pais brasileiros.
    Quanto tempo consigo ficar no país?

    1. Carina, tudo bem ? O tempo de permanência nos EUA, caso você obtenha um visto de turista, é de até 6 meses. Existem outros tipos de visto. Seu namorado pode fazer uma carta convite, porém ela não te isenta de apresentar toda a documentação complementar pra obtenção do visto e pra entrada no pais. Os detalhes você acha no Consulado Americano. bjo

  43. Boa noite Denise, agora em março estou indo para a Bélgica, você sabe me disser se lá é aceito esse tipo de modelo de carta convite sem ser registrado em cartório, ou órgão oficial?

    1. Oi Karina, tudo bem ? Desconheço que eles tenham um modelo próprio de carta convite, mas só quem pode dar a informação correta e oficial e o Consulado ou Embaixada da Bélgica no Brasil. Dá uma olhadinha no site ou escreve pra eles. Bjos

  44. Ola eu sou brasileira, meu visitante e da turquia, posso fazer uma carta convite em ingles ? Confio na pessoa, mais qual o perigos da carta convite ?
    Obrigado
    Attenciosamente

    1. Olá Vivian, tudo bem? Sim, você pode fazer uma carta convite e pode ser em português, pois ele vai apresentá-la para a imigração brasileira. O “perigo” de fazer uma carta convite é que você fica responsável por seu hóspede durante a permanência no país. Para saber que outras implicações legais a carta convite pode te trazer, o recomendado é consultar um advogado. Att

  45. Alex De Lara

    “Os Estados Unidos, por exemplo, não a consideram um documento oficial.”
    Correto, POREM…… os consulados USA, pelo menos em Sao Paulo, em 2021, estao pedindo uma carta dessas MAIS o comprovante de residencia do familiar visitado, portanto nao deixe pra ultima hora porque tem essa carta e o comprovante terao que ir via correio….. ok, qualquer servico de entrega de documentos tambem funciona mas confira os prazaos… Peca a tal carta e o comprovante com pelo menos 1 mes de antecedencia a visita ao consulado.

    1. Oi Alex, tudo bem ? Obrigada por compartilhar essa informação. Quando falo em “oficial”, me refiro a ter um processo padronizado estipulado pelo governo como, por exemplo, é na França. Vou pesquisar pra ver se já tem algum modelo oficial dos Estados Unidos! Abraços e obrigada!

  46. Kalebe Memento

    Denise, bom dia. Temos uma amiga que tem residência oficial em Portugal, mas é uma casa de veraneio. Ela mora aqui no Brasil e estará no Brasil na data da nossa viagem. Ela vai nos “emprestar” a casa pra viajarmos, mas ela (anfitriã) não vai viajar à Portugal conosco. A carta convite serve nesse caso? Nosso voo terá conexão na Espanha, mas o destino final é Lisboa, preciso da carta em espanhol ou inglês? Muito obrigado!!!

    1. Ola Kalebe, tudo bem? Pelo que entendi a sua imigração será em Lisboa, então a carta pode ser em Português. Sendo a carta em inglês, servirá pra qualquer imigração. Você precisa verificar nos orgãos oficiais do país de destino se existe algum modelo específico ou se pode ser um modelo “caseiro”. A dona da casa não precisa estar com você. A carta convite é apenas uma comprovação de onde vc estará hospedado durante a sua estadia no país. abs e boa viagem

  47. Oi bom dia, estou indo para a França com carta convite mas minha imigração eé em Milão, não dá tempo de me mandarem a carta pelos correios pode ser por e-mail? E pode me dizer o que estão pedindo na imigração

    1. Olá Elle, tudo bem? Se você não tem a carta convite original leve a que você tem. Muitas vezes eles nem pedem pra ver. Geralmente o que podem solicitar na imigração é: comprovante de hospedagem, seguro viagem com cobertura de 30 mil euros, passagem ida e volta, comprovante financeiro. Pra saber certinho o que pedem na imigração do país que você irá, consulte o site do consulado. Boa viagem! Abs

  48. Olá Denise. Estarei indo pra Madrid dia 31, chegando dia 1. A carta convite precisa ser reconhecida em cartório? Minha amiga irá assinar, e levarei com foto do passaporte dela em maos, mas na dúvida se precisa ser reconhecida em cartório.

    1. Olá Larissa, tudo bem ? A carta convite pra entrada na Espanha deve ser feita pela sua amiga na Comisaría de Policía do lugar onde ela mora. Depois de pronta ela deve ser enviada a você e não tem necessidade de ser reconhecida em cartório no Brasil. bjos Denise

  49. Boa noite, Denise! Tenho uma dúvida: vou viajar no dia 03/02/22 e minha sogra vai fazer a carta convite pra mim, mas tenho medo do voo ser cancelado e eu ter que mudar a data para alguns dias antes. Tem problema, caso ela já tenha me enviado o documento com a data original e, após isso, a data trocar? Obrigada 😀

    1. Oi Laura, tudo bem ? Tá fogo viajar nessa época, né? O que vc pode fazer é guardar as comprovações do cancelamento do voo e, caso o agente de imigração implique, você tem como mostrar o que aconteceu. Outra coisa é pedir que a sua sogra mande uma carta com as datas corretas por e-mail. É o que me ocorre no momento 😉 Mas vamos pensar que não vai ter cancelamento algum! beijos e boa viagem

  50. Fernando Jorge

    Muito obrigado pelas informações, ,eu pretendo passar 20 dias em Moscow em Janeiro de 2023, sei que brasileiros não precisa do visto, o que vai me ajudar bastante, apenas tenho que ter o passaporte com validade mínima de 6 meses, passagem de volta, mas eu vou ficar na casa da minha amiga Russa, , ela pode me mandar a carta por e-mail ou apenas pelo correio, ??? Obrigado

    1. Olá Fernando, tudo bem ? Vc deve checar as informações no Consulado pra ver se por lá eles aceitam a carta convite. O melhor é ela enviar pelo correio e vc ter a original 😉 Mas já vi pessoas viajando com cópias digitais tbm. Sempre recomendo checar os procedimentos nos sites dos consulados e embaixadas pra não ter nenhum problema. Abs

  51. Matheus Torrez

    Oi Denise! Irei para Portugal, ficar na casa de um amigo meu. Porém em seguida irei para outros países da União Europeia (na qual, já tenho todas as passagens e hospedagem compradas), mas ficarei apenas 4 dias na casa desse meu amigo em Portugal. Gostaria de saber se na carta convite eu coloco o período inteiro da minha viagem, ou apenas esses 4 dias que de fato ficarei na casa dele.

  52. Olá bom dia uma divida recebi a carta convite modelo do sef. No meu e-meil só que não dá prazo de enviar pelo correio estou com a original no e-mail e vou tirar uma xerox pra levar na imigração se pedirem a original motor o meu e-meil. Só a carta não foe registrada no cartório será que vale a a mesma coisa

    1. Olá Álvaro, tudo bem ? Não sei exatamente o que é modelo sef e vc tbm não disse pra onde está indo, portanto não dá pra saber se precisa ser ou não registrada. O que eu faria: levaria a carta que recebi no email e se o agente de fronteira pedir a original informaria que não houve tempo. Abs

      1. Kalebe Memento

        Denise, bom dia. Modelo SEF é a carta convite padrão oficial de Portugal. Ela fica disponível para download diretamente pelo portal de Serviço de Estrangeiros e Fronteiras.

  53. Denise, tudo bem?É o seguinte, no próximo mês estarei viajando com a minha esposa, a carta convite será escrita pela minha amiga, pode ser uma só pra nós? Ou teria que ter uma pra cada?

    1. Saulo, tudo bem ? Não existe uma regra, depende do país e das regras de lá. Checar no consulado seria o mais apropriado. Caso façam junto, sugiro que cada um tenha uma cópia em mãos. Vamos supor uma coisa improvável: vai que vc perde seu voo e a sua esposa não. Daí ela tem uma comprovação com ela para passar na imigração. Abs, Denise

  54. Bruno Alcântara

    Olá, Denise, tudo bem?
    Estou indo para a França ficar na casa de uma amiga, porém ela não tem como ir na prefeitura a tempo de registrar a carta convite antes da minha viagem por motivos de saúde dela. Posso fazer um carta convite parecida com a original e levar mesmo não sendo registrada e levando todos os documentos e contato dela? Um grande abraço!

  55. Olá,
    A Itália recentemente (26 out) alterou suas políticas de entrada de brasileiros, passamos para o grupo E e na nova Portaria consta:
    “…a possibilidade de entrada na Itália, a partir do Brasil, também está confirmada para pessoas que tenham uma relação afetiva comprovada e estável (mesmo que não coabitando) com cidadãos italianos/UE/Schengen ou com pessoas físicas que residam legalmente na Itália (residentes de longa duração), que devem chegar à casa/domicílio/residência de parceiro/a (na Itália)”

    O meu namorado é Italiano e vou visitá-lo no próximo mês. Pensei dele escrever uma carta convite, dada a situação atípica, para comprovar nosso relacionamento e o local que cumprirei a quarentena de 10 dias. Tem algum conselho de como posso redigir essa carta? Obrigada

  56. Carlos Silva

    Boa noite , vc saberia dizer se a pessoa que vem a Portugal a passeio com dois filhos de menor na carta convite precisa constar os dados dos filhos também ou somente da mãe .

    1. Carlos, tudo bem ? Eu colocaria os dados dos filhos – se menores de idade – na mesma carta da mãe, assim ficaria tudo certinho para todos. Mas isso é apenas uma opinião. Vc pode escrever ao consulado português pra ver o que eles informam 😉 Abs

  57. Boa tarde
    Se eu tiver com a carta convite expedida por um cidadão português será necessário passagem de ida e volta ?

    1. Olá José, tudo bem ? Se você é brasileiro pode permanecer em Portugal por 90 dias em um período de 180 dias. Portanto, sim vc precisa apresentar passagem de ida e volta, um dos requisitos de entrada no Espaço Schengen. A carta convite serve apenas pra mostrar a imigração onde você irá se hospedar. Não substitui nenhum outro documento solicitado. Abs

  58. elza souza almeida

    Bom, dia! Moro em Salvador, Ba / Brasil, e irei hospedar em minha residência, 03 pessoas que virão da Espanha.
    Como devo fazer a carta convite para eles?

      1. Maria Aparecida candida

        Boa tarde Denise, me tire uma dúvida e me dê uma explicação por gentileza,estou querendo fazer uma carta convite para um amigo que reside na Argélia qual o procedimento? Tem Que enviar para ele ? essa carta tem custo ?qual documentos precisam?

        1. Denise Tonin

          Olá Maria Aparecida, tudo bem ? Se você ler o post, aqui acima do seu comentário, tem todas as respostas as suas perguntas. Até modelo da carta tem. abs

  59. ana carolinne

    Olá Denise, tudo bem ?
    voce tem informações sobre a carta convite da Dinamarca? Tem que ser feito na prefeitura local ou pode ser usado algum modelo de computador

    1. Olá Ana, tudo bem? Que eu saiba a Dinamarca não possui um modelo como a França, por exemplo, que deve ser feito em um órgão oficial. Portanto, é possível que o modelo deste post sirva pra você. Para saber a informação certinha, sugiro escrever para a representação consular. abs

  60. quero ir para los angeles na casa do meu namorado, ele não sabe fazer carta convite , vale carta convite por email?

  61. Oi denise, tudo bem? estou indo para Portugal conhecer os pais da minha namorada e vou ficar na casa dela, ela veio conhecer os meus e agora estamos indo juntos para que eu possa conhecer os dela, preciso da carta convite mesmo ela estando junto comigo durante toda a viagem? (ela é portuguesa)

    1. Olá Brendon, tudo bem? Na minha opinião, o fato dela ser portuguesa e estar a seu lado não é garantia alguma da sua entrada no país, assim como não comprova onde você vai se hospedar. O que é solicitado na entrada do Espaço Schengen é uma reserva de hotel ou a carta convite como comprovação de hospedagem. Bom, isso é apenas uma opinião minha em função da minha experiência, já que somente as representações consulares podem dar uma informação oficial. Pra ser bem honesta, nunca me pediram a carta convite, mas sempre viajo com a documentação solicitada por cada país. Se puder, recomendo fazer a carta 😉 Abs e boa viagem

  62. Oi Denise, pretendo ficar 15 dias na casa de minha irmã em New Jersey, é necessário uma carta convite? Mesmo ela sendo minha irmã? obrigado!!

    1. Olá João Vitor, tudo bem ? A carta convite serve apenas para informar ao agente de fronteira – ou na solicitação do visto -, onde você ficará hospedado, independente de grau de parentesco. Inclusive na carta geralmente se informa o tipo de relação com o anfitrião que pode ser de parentesco ou apenas amizade. Abs e boa viagem

  63. Boa Tarde Denise,

    Posso ficar nos EUA mais de 6 meses com a carta convite?
    Caso a resposta seja Não.
    Qual o procedimento para retornar?

  64. quero convidar um casal com flho para vir ao brasil eels sao cubanos querias saber o necessito alem da carta convite que ja me informei , existe algum outro lugar para depois da carta comvite falaram do itamaraty

    1. Olá Vanderson, o Itamaraty é o órgão do Governo brasileiro responsável pela concessão de vistos para entrada no Brasil, o que ocorre por meio das Embaixadas e Consulados. Vistos brasileiros jamais serão concedidos no território nacional, portanto seus amigos cubanos devem procurar as informações e fazer a solicitação do visto no consulado / embaixada do Brasil em Cuba. abs

  65. Suzimar Araujo Fernandes

    Meu namorado e do Egito ele vai precisar ter um contia em dinheiro no banco para poder vim ao brasil mesmo eu mandado a carta convite ?
    E eu posso emitir o visto para ele ou ele que precisa fazer isso ?

    1. Suzimar, tudo bem ? A carta convite não tem nada a ver com visto ou dinheiro. Ela apenas mostra onde a pessoa pretende se hospedar durante a viagem. Você pode até colocar na carta convite que você vai pagar as despesas do seu namorado, enquanto ele estiver te visitando, mas isso não quer dizer que ele não tenha que provar ter dinheiro quando passar na imigração. Abs

  66. Aline Cristina Firmino dos santos

    oi vou viajar pra Portugal pra casa de um amigo estou preucupada sobre essa carta quem fais ela, se é eu ou ele lá em Portugal é como ele deve fazer onde deve ir.
    se é uma coisa segura pra que eu não tenha problemas na entrada
    pois ele se responsabilizara por tudo comigo durante os três meses que ficarei lá.
    não sera preciso ter que apresentar cartão com dinheiro, nem hospedagem de hotel nem nada né, como pode me ajudar estou muito preucupada com isso.
    obrigada

    1. Olá Aline, tudo bem ? Primeiro, fique calma, vai dar tudo certo 🙂 Segundo, te peço a gentileza de ler novamente o artigo com calma, pois as suas perguntas estão respondidas nele. beijos

  67. Bom dia! Viajarei com meu namorado, para visitarmos a irmã dele no México. Ela pode fazer uma só carta convidando o casal? Desde já, agradeço mto.

    1. Olá Adriana, tudo bem ? Não vejo qualquer problema de ter apenas uma carta, mas talvez eu fizesse separada. Pode acontecer de vocês se separarem por algum motivo e somente uma pessoa terá a carta convite original. Não que isso esteja escrito em qualquer lugar, só me passou pela cabeça, agora! hahahah beijos

  68. Fábio Alves

    Se um amigo meu que mora na Itália me envia uma carta convite preciso apresentar a quantia de dinheiro que normalmente é exigido para comprovar meio de sobrevivência no país? Pois, sei que para Portugal não tem necessidade apresentar caso entre com carta convite, mais não sei se isso é valido para todos os países da Europa.

    1. Olá Fábio, tudo bem ? Existe uma frase que pode ser colocada na carta, onde seu anfitrião assume a responsabilidade por custear a sua estadia enquanto estiver no país. Desta forma, pode ser que não seja exigida a apresentação de nenhum comprovante financeiro. Porém, não posso garantir absolutamente nada. Tente achar essa informação nos sites oficiais do consulado ou embaixada, lembrando que a decisão final é sempre do oficial de imigração. abs e boa viagem

  69. Vera Lúcia Durante

    Essa Carta é valida para eu que sou brasileira ir visitar um amigo Portugues agora em Dezembro 2020 que mora lá ,nascido la em Portugal ,será que tambem poderei entrar na fronteira,sendo que sou brasileira ,fica mais fácil tambem juntamente com o exame de Covid19 negativo,para eu viajar?Voce entendeu?

    1. Bom dia, Vera. Sim é válida, mas não garante a sua entrada no país. Só quem define se você vai entrar ou não é o agente de fronteira. O que recomendo sempre é levar todos os documentos solicitados pelo consulado do país, assim como documentos que comprovem seus vínculos com o Brasil. Nesse momento de pandemia é importante ver as regras de entrada pra não ter nenhum problema de não entrar. Boa sorte! abs

      1. Denise Boa noite! Sou brasileira e gostaria de saber se o prazo de 90 dias que um estrangeiro pode ficar no Brasil pode ser estendido e se nesse tempo o estrangeiro (cubano) se casar ele pode pedir algum tipo de visto? Sendo que ele vira através da carta convite e o anfitrião é prejudicado por isso?

  70. Estou indo pro texas um nativo vaie mandar a carta convite e o visto de lá ,e passaport tbm com a passagem ele disse que nao vou ter nenhum problema para embarcar com os documentos na mao e estara lá no aeroporto me esperando ,como vc analisa isso?

    1. Ednomar, tudo bem ? A única coisa que o “nativo” pode te enviar é uma carta convite e a passagem. Ele não pode te mandar um visto ou um passaporte, que são documentos que você deve tirar aqui no Brasil. O passaporte é feito na Polícia Federal e o visto no consulado dos Estados Unidos. Abs.

      1. Bom Dia! Denise, a carta convite não serve como visto? terei ainda que passar pelo consulado naquela entrevista chata?

        1. Irei para o Phoeniix , Arizona. meu namorado e nativo e irar me encaminhar a carta convite, ainda assim terei de ter o visto? terei de ir ate o consulado para aquela entrevista ?quanto tempo levar pra essa carta ficar pronta? toda documentação voce sabe me informar? Abs.

          1. Oi Juscilena, como disse no outro comentário, sim, você precisa de um visto de entrada pra os Estados Unidos. A carta convite é apenas para informar onde vc ficará hospedada, caso não fique em um hotel. A documentação para o visto e todo o procedimento vc encontra no site do Consulado / Embaixada dos Estados Unidos. A carta convite deverá ser feita pelo seu namorado, então demora o tempo que ele demorar pra fazê-la e te enviar. Abs

        2. Olá Juscilene, tudo bem? A carta convite é apenas para informar onde você ficará hospedada, caso não fique em um hotel. Não é um visto de entrada e em alguns países nem é considerada um documento. abs oficial.

  71. Oi! Pretendo ficar os dois primeiros dias em um hotel e os outros 8 dias na casa de uma amiga. Preciso da carta mesmo assim ?

  72. Olá Denise,tudo bem?

    Estou preparando minha viagem para a França e passarei de 6 meses a 1 ano na França, um dos documentos requisitados pelo o consulado é LETTER DE MOTIVATION, o visto é LONG SEJOUR VISITEUR.
    você conhece algum modelo dessa carta?
    Muito obrigada

    1. Olá Maria de Nazaré, tudo bem ? Como a carta convite não é considerada oficial em todos os países, não há regras muito específicas ou definidas. Acredito que o melhor é ser individual, já que as entrevistas na imigração são, geralmente, individuais (a não ser que estejam em família). Abs

  73. Olá Denise, estou viajando agora no final de ano para Europa ( França) , minha namorada não conseguiu enviar a carta convite a tempo , ela sugeriu escanear e mandar pelo e-mail para imprimir , queria saber se existe algum problema quando chegar a imigração , seja ou em Paris ou em Portugal por ex.

    1. Olá Alan, tudo bem ? O melhor é ter o original, claro. Mas, recentemente, meu amigo viajou para Paris e levou o scam impresso. Não pediram nada a ele. Pra mim também nunca pediram. Melhor ter um scam do que não ter nada, não é mesmo? Pra Portugal essa carta não teria validade, já que a imigração de lá, se pedir algo a você, quer saber onde você ficará em Portugal e não na França. Boa viagem!

    1. Olá Nagila, tudo bem ? Como disse no texto, a carta convite não é um documento oficial em alguns países, como os EUA, por exemplo. Ela apenas ajuda a comprovar onde você ficará hospedada, quando estará na companhia de amigos e familiares e não em um hotel. Portanto, desconheço que haja um número limite para a emissão de carta-convite. Bjos

  74. Denise,
    Tentei visto americano e foi negado, meu primo foi morar lá esse mês, ele fazendo uma carta para que eu possa ir a turismo nada vai mudar na minha tentativa de visto novamente né?

    1. Olá Vanessa, tudo bem ? Realmente não tenho como responder. Depende muito do porquê seu visto foi negado e só o consulado sabe as razões. Eles te deram alguma razão ? O que te recomendo é levar, na próxima tentativa, o máximo de documentos que comprovem o seu vínculo com o Brasil e que demonstre que sua viagem é apenas a turismo. Boa sorte! beijos

    2. Magdala Guerra de Farias Cabral

      Se eu enviar (sou brasileira),uma carta convite para um afegão (Afeganistão),a passagem de avião dele sairá de graça?

  75. Gilberto Maestre

    Olá Denise , depois de eu fazer a carta , onde tenho que apresenta Lá ?
    Eu estou convidando uma amiga da Cuba

  76. Everaldo Muniz da Silva

    Boa noite Denise !
    A carta convite da Alemanha demora quantos dias para ficar pronta ?
    Ou fica pronta na hora ?
    Meu amigo Alemão está me convidando !
    Obrigado !

    1. Olá Everaldo, tudo bem ? Como está explicado no artigo, a carta convite é emitida pela pessoa que vai te receber e, para cada destino, é necessário verificar junto aos consulados e embaixadas, se: 1. é válida como documento oficial 2. se é necessário validar em algum lugar. Abs

  77. Maria Cristina Alves Guimarães

    Boa noite Denise, estou com uma dúvida:: Irei fazer uma viagem co meu marido dia 01/06/2019 á 30/06/2019
    Nosso voo sairá de Recife com conexão em Madri e destino final Paris. Vamos para a casa de nossa filha que é casada com cidadão francês, iremos permanecer lá até dia 12 de junho e em seguida vamos para Vila Real em Portugal para casa de outra filha que é casada com cidadão português. Pergunto: Devo pedir as nossas filhas que nos enviem cartas convites com as respectivas datas citadas? mesmo assim precisaremos de seguro viagem? Nossa viagem de regresso será de Porto Portugal com conexão em Madri e destino final Recife.

    1. Olá Maria Cristina, tudo bem? Primeiro de tudo: carta convite não tem nada a ver com seguro viagem. Sim, precisa fazer o seguro. A regra é fazer com cobertura de 30 mil euros. Sobre a carta convite, vc faz imigração uma só vez na chegada e é na imigração que podem ou não pedir a carta convive. Para vc saber se precisa ou nao a carta convite, minha recomendação é sempre consultar o consulado ou embaixada do país de destino. Se for fácil para você, faça uma carta para cada país. Bjos

  78. Boa tarde…trabalho numa multinacional e quero conhecer a outra loja em california.essa carta convite pode me ajudar a conseguir o visto americano.?visto de turista né…vc teria exemplos de como faser essa carta.?

    1. Olá Janaína, tudo bem? A carta convite não é um documento oficial e é usada para fins de imigração como está no artigo. O modelo da carta para baixar tbm está no artigo. Para o visto você deve verificar junto ao consulado quais os documentos aceitos. Abs

  79. Olá Denise, tenho uma viagem para ir à Itália em julho/2019. Minha irmã mora em Lombardia. A mesma decidiu me dar a carta convite. Porém ela me disse que só posso me movimentar pra TUDO, na cidade se for com ela, outra coisa, tenho amigos em Bologna e Trento e nesse período de 1 mês gostaria de visita-los, mas ela me disse que a carta convite é limitada e eu não posso sair para lugar nenhum, somente com ela ao meu lado. Isso é sério mesmo?

    1. Olá Simone, tudo bem? Desconheço essa informação e não faz o menor sentido, na minha opinião. A carta apenas informa o local da sua hospedagem e serve como uma substituta NÃO OFICIAL de uma reserva de hotel. Pergunte para a sua irmã de onde ela tirou está informação. Consulte a embaixada italiana e busque por informação oficial. Abs

  80. Boa noite Denise! Me tira uma dúvida… A carta convite me isenta de pagar os 40 euros exigidos por dia para uma viagem para Portugal, que é o caso?

    1. Olá Thiene, tudo bem ? A carta convite, como disse no post, não é considerada um documento oficial (como passaporte ou um visto). Ela apenas indica onde você vai se hospedar durante a viagem, caso não tenha uma reserva de hotel. Desconheço ter que pagar 40 euros por dia para uma viagem a Portugal. Abs

  81. Horranecele Lidian Silva de Barros

    Olá, Denise!

    Eu estou indo pela primeira vez para Orlando, um amigo meu tem casa lá para veraneio e vou ficar hospedada lá, mas ele não vai estar, vou levar a carta convite, mesmo ele sendo brasileiro que possui casa em Orlando, mas não mora lá. Vai dar algum problema? Ou o que você recomenda?

    1. Horranecele Lidian Silva de Barros

      Outra coisa a carta precisa ser reconhecida firma da assinatura mesmo ele não morando nos EUA?

    2. Olá Horranecele , tudo bem ? Como digo no texto, a carta convite não é considerada, em muitos países, inclusive EUA, um documento oficial. Mas ela ajuda muito para comprovar aos oficiais da imigração, onde você estará hospedada durante a sua estadia no país. A carta convite deve ser emitida pelo seu anfitrião e, no seu caso, como não é americano, precisa estar em situação legal no país de destino (mesmo não estando lá no momento da sua hospedagem). Quanto a reconhecer firma ou não, você deve pesquisar no Consulado Americano e ver se há alguma menção ou instrução em relação a carta convite. As regras mudam constantemente. Abs

  82. Aline Collet

    Ola Denise vou para casa da minha cunhada em portugal e ela vai me mandar a carta convite, mesmo assim é necessario eu fazer o seguro viagem?
    Contando que ela vai colocar na carta que assume todos os meus custos e meu cunhado é medico e tem uma clinica em portugal.

    1. Olá Aline, tudo bem? É necessário sim, pois é uma das exigências para entrada nos países do acordo Schengen. O seguro precisa ter uma cobertura mínima de 30 mil euros. Eles podem – ou não – solicitar na imigração. Abs

      1. Meu irmão vai fazer uma carta convite ao amigo dele que mora em cuba para vim para o Brasil com todos os custos pago pelo meu irmão é necessário fazer um seguro viagem?

        1. Olá Patrícia, tudo bem ? A carta convite não substitui outros requisitos que os países possam exigir de um estrangeiro. Tem que ver o que o Brasil exige de um cidadão cubano e ele deve cumprir todos os requisitos para não ter problemas na chegada A carta convite, como escrevi, é apenas pra informar onde e pessoa estará durante a sua estadia no país e, se alguma pessoa estará responsável, pelos custos. Abs

    1. Ana, tudo bem ? Não tem muito como saber, pois isso depende do agente de fronteira, já que a carta convite não é um documento oficial (assim como o passaporte, por exemplo). A carta convite pode substituir o voucher de hotel (que é um documento digital) na maioria dos casos. Então, na minha opinião, não há nenhum problema em levar uma cópia. Mas o que recomendo sempre é consultar o consulado. Beijos e boa viagem

  83. Boa noite Denise! Muito obrigado pelo poste e pelo modelo da carta. Confesso que me salvou alguns $$. rsrssrs.
    Muito obrigado mesmo é Deus abençoe sua vida !

  84. Luciene Duarte Prats

    Olá Denise, tudo bem? Li alguns comentários acima e tenho uma duvida e uma colocação. Estive na Espanha ano passado, em julho, fiquei uma semana em Guernika na casa de uns amigos espanhois, que foram me esperar em Bilbao, porém fiquei retida na imigração em Madrid, e passei muito nervoso pois não tinha conhecimento da tal carta de invitacion, Como depois iria viajar pela Espanha e Portugal, e tendo varias reservas em hoteis,não achei que isso fosse relevante. Foi muito stresse, perdi 3 conexoes para Bilbao, mas enfim cheguei ao destino , mas foi bastante assustador. Agora vou receber em minha casa os mesmos Espanhois que me hospedaram em Guernika, Eles chegam em SP dia 03/10 e minha amiga espanhola me pediu a carta pois lembrou do perrengue que eu passei. Eles vem em 2 casais, em SP irão se hospedar por 3 noites num hotel que eu fiz a reserva, e depois trago eles para Santos onde moro e viajo com eles pelo litoral norte. Vc acha interessante fazer a carta mesmo eles tendo as reservas de chegada? Como esta em cima da hora temo não dar tempo de colocar no correio. Posso mandar por email para eles?
    Obrigada
    Luciene

    1. Olá Luciene, tudo bem ? Nossa! Sinto muito pelo que te aconteceu. Teve uma época em que a Espanha estava bem complicada mesmo. Normalmente, as reservas de hotéis servem, então, eles pegaram no seu pé mesmo! Sobre a carta para seus amigos, eles aconselham que seja registrada em cartório, mas já fiz outras vezes sem o registro e foi tudo bem com meus amigos. Mande a carta escaneada por e-mail, pois é melhor do que não ter nada. Caso haja algum problema na imigração, tendo a sua carta, provavelmente eles ligarão pra você. Mas, sinceramente, não acredito em nenhum problema, pois o Brasil parece ser mais relax nestas questões. Beijos e depois me conta se deu tudo certo 😉

  85. Tacyana Fonseca

    Olá Denise! Adorei seu post! Gostaria de uma ajuda. Vou com meu marido e minha mãe para os EUA e ficaremos na casa de uma amiga. A viagem será dia 04/10. Qual data deve a minha anfitriã colocar no cabeçalho da carta, precisa ser com quanto tempo mais ou menos a antecedência? Posso levar apenas 1 carta com o nome de nós três? Grata.

    1. Olá Tacyana, tudo bem? A data do cabeçalho é a data em que a carta foi escrita. O mais inportante são as datas de viagem, da sua permanência nos EUA. Se você fizer uma carta só, todos terão que passar na imigracao juntos. Bjos

  86. É verdade que preciso pagar para eu ter essa carta-convite em mãos?? A pessoa que está prestes a me enviar disse que mais ou menos 200 dolares..ou seja pra eu retirar a carta teria que pagar uns 600 reais..procede a informação??

    1. Natasha, tudo bem ? Como está descrito no post, a carta convite é emitida pelo anfitrião e para cada país existem regras distintas a respeito de como a carta deve ser registrada e se deve ser registrada. Alguns países não exigem nada e outros, como é o caso do Brasil, pedem para que a carta seja autenticada em cartório. Nesse processo é que pode haver custos. Verifique a informação junto ao consulado ou país de destino. Abs

  87. No caso de o comprovante de residência estar no nome da minha mãe preciso de cópia do documento dela também para registrar no cartório daqui para eu receber uma pessoa de nacionalidade chilena?
    Posso fazer o registro da carta convite em cartório e após isso enviar por e-mail para a pessoa convidada mostrar na alfândega brasileira?

    1. Vladimir, tudo bem ? Não precisa de comprovante de residência, mas caso o cartório exija, você pode fazer a carta convite com a sua mãe como anfitriã. O ideal é enviar a carta convite original para o seu convidado. Abs

  88. Meu primo tem dupla cidadania espanhola com essa carta é a legalidade dele no país eu só preciso do seguro e passaporte ? E qual o limite de tempo posso ficar na Espanha se o motivo for turismo e qual o custo do seguro em reais? Obrigado.

    1. Olá Newton, tudo bem ? Independente da dupla cidadania do seu primo, para entrar na Espanha você não precisa de visto e poderá permanecer até 90 dias. Os documentos que podem ser pedidos na imigração, você pode ver aqui > https://viajantesolo.com.br/documentos/documentos-para-entrar-na-europa Sempre recomendo checar no site do Consulado do Destino se há algum outro documento complementar, pois as coisas mudam de tempos em tempos. Quanto ao seguro, para saber o preço, depende de quantos dias você vai permanecer. Para ver os preços uso 2 sites >> http://bit.ly/vs-realseguros ou aqui http://bit.ly/vs-segurospromo Abs

  89. Vou viajar a Itália mas faço a imigração em Lisboa
    Minha irmã que já tem nacionalidade Italiana fez minha carta
    Minha dúvida é o sobrenome dela do meio está apenas com uma letra diferente da minha (Barreta/Barreto)mas o último está igual
    Posso ter problemas na imigração ou é bobagem ?

    1. Olá João, tudo bem? Não tenho como te responder, pois isso depende exclusivamente do oficial de imigração. O ideal é que os documentos estejam sempre certos, mas pode ser que nem te peçam o comprovante de hospedagem e, se pedirem, nem percebam o detalhe. abs

  90. TALLES HENRIQUE OLIVEIRA

    Olá, boa tarde a todos!
    1ª viagem ao exterior.
    Estou com uma grande dúvida.
    Estarei indo para os Estados Unidos em Setembro onde tenho um primo que conseguiu seu green card a poucos meses, e ficarei na casa dele. Minha dúvida é se ele pode fazer uma carta convite para mim? Ou é melhor ir sem esta carta convite ou reservas?

    Outro detalhe, meu destino final é NY e farei escala em Atlanta onde será feito a imigração.

    Como é minha primeira viagem ao exterior, e não falo nada em inglês, terei muitas dificuldades?

    Obs: estarei indo com minha noite e um amigo.

    1. Olá Talles, tudo bem ? Se seu amigo está legal nos Estados Unidos como você disse, ele pode sim fazer a carta convite, apesar de que ela não é um documento oficial em todos os países. Serve apenas para facilitar e informar o seu local de estadia. Quanto a imigração, caso você não entenda nada do que for perguntado, é possível solicitar um tradutor. Tenho 1 post sobre imigração que pode te ajudar >> https://viajantesolo.com.br/planejamento/perguntas-frequentes-na-imigracao Abs e boa viagem!

      1. TALLES HENRIQUE OLIVEIRA

        Denise, obrigado pelo retorno.
        Na verdade é meu primo.
        Ele mora em Nova Jersey, vou fazer uma escala em Atlanta e sigo para o JFK. Como é a primeira vez que estarei indo, sempre gera aquela insegurança.

    1. Glória, tudo bem? A carta convite é apenas um documento que mostra onde vc estará hospedada, no caso de não se ficar em um hotel. Para entrar nos Estados Unidos é necessário obter um visto junto ao consulado americano. bjod

    1. Olá Gabriel, Tudo bem? Não sei responder a sua pergunta. É um caso bastante específico e o melhor é você pesquisar nos órgãos oficiais do país do seu anfitrião. abs

  91. Patricia de Souza pinto

    Boa noite Denise ,estou em um relacionamento afetivo com um egípcio a 1 ano queria saber como faço essa carta convite para que ele venha no Brasil!! Vamos nos casar pelo islã aqui. Depois de casar ficaremos pouco tempo aqui !! Pensamos em voltar para o Egito juntos. Você pode me ajudar como fazer essa carta ? Preciso de dicas , desde já agradeço !! Bjs

    1. Olá Patrícia, tudo bem ? Este artigo explica exatamente como fazer, quais os dados que devem constar na carta e ainda traz um modelo em inglês que você pode baixar e passar para o português. Se tiver mais alguma dúvida é só falar. Abs

  92. Kamila Ferreira

    BOM DIA!, No caso de brasileiros que já possuem o visto permanente em Portugal possui alguma quantidade de cartas a serem emitidas para os amigos visitantes?

  93. Bom dia Denise, Você sabe me informar se o anfitrião pode se responsabilizar por todas minhas despesas, inclusive financeira e médica? Isso me isenta de adquirir o seguro viagem?

    1. Rodrigo, tudo bem? No meu entendimento se o país exige o Seguro, uma carta convite não será considerada como substituto, até porque ela não tem validade legal em alguns países. O que te recomendo fazer é questionar diretamente o consulado do país em questão para não ter nenhum problema na fronteira. abs

    2. Olá Denise, boa noite! Estou indo para Barcelona e ficarei hospedada na casa de um espanhol que eu conheci aqui no Brasil. Ainda não oficializamos nada, mas estamos namorando. Você acha adequado dizer na imigração que somos namorados, com uma carta convite dizendo que ele está custeando a viagem ? Eu estou na dúvida sobre o que fazer. Me ajude por gentileza, vc que entende melhor sobre o assunto. Desde já , agradeço.

      1. Olá Luh, tudo bem ? Difícil responder… Sempre recomendo a verdade, pois acho que os oficiais de fronteira são treinados pra pegar “mentiras” e/ou “omissões” e, como não estou fazendo nada de errado, sempre falo a verdade. Por outro lado, eles podem achar que você está indo pra ficar, o que você, então, precisará comprovar que não é o caso. Caso opte em dizer a verdade, vá bem documentada com vínculos no Brasil que mostrem que você vai voltar ao fim dos 90 dias 😉 Não sei se ajudei ou atrapalhei mais! kkkkk beijos e boa sorte

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Rolar para cima
Success message!
Warning message!
Error message!