Carta Convite para viagem o que é, como funciona e quando usar | Viajante Solo

Muitas pessoas me perguntam o que é e pra que serve uma carta convite para viagem. Pois bem, a carta convite é um documento que informa que, durante a sua viagem, você ficará hospedada na residência de uma pessoa e não em uma hospedagem tradicional, como o caso de um hotel. A pessoa em questão pode ser um amigo, um parente, uma pessoa que lhe dará abrigo, via Couchsurfing, ou até mesmo se você estiver usando o sistema de House Sitting (cuidando da casa de alguém em troca de hospedagem). Ela vai servir como substituta de uma reserva tradicional de hotel ou hostel, quando você recebe um voucher ou um e-mail de confirmação da sua reserva.

Abaixo listei algumas perguntas frequentes que tenho recebido por e-mail e espero que elas ajudem a esclarecer as principais dúvidas.

Quando usar a Carta Convite?

Você poderá usar a carta convite na solicitação de um visto para alguns destinos. Os Estados Unidos, por exemplo, não a consideram um documento oficial. Então, para o visto de entrada nos EUA, nem adianta você fazer. Convém você pesquisar certinho nas representações dos países no Brasil, quais os documentos são aceitos.

Por outro lado, quando você estiver passando na imigração para entrada em algum destino, ela é, normalmente, aceita como uma substituta da reserva tradicional de hotel (voucher), como já falado no início do texto. Se você estiver se hospedando na casa de um parente ou amigo, a carta servirá para informar ao agente de fronteira, onde você estará hospedada.

Na maioria das vezes, ela não é solicitada oficialmente, porém é super recomendado tê-la em caso de ter que comprovar onde você vai se hospedar.

Quem deve fazer a Carta Convite?

A pessoa que irá lhe hospedar e ela deverá ser nativa ou se tiver outra nacionalidade diferente do destino em questão, estar residindo legalmente no país. Isso quer dizer estar com toda a documentação organizada e em dia.

Você pode mandar o modelo da carta convite todo preenchido com os dados para adiantar o processo, mas o seu anfitrião é que deverá assiná-la e registrá-la, quando necessário.

É interessante, mas não obrigatório, ter junto com a carta, uma cópia do passaporte ou algum documento de identidade do anfitrião.

Se você estiver recebendo em sua casa no Brasil algum estrangeiro, poderá também ser o anfitrião e fazer a carta convite em Português.

Quais informações devem constar na carta?

  • Dados do anfitrião (Nome, documento de identidade, nacionalidade, profissão e endereço completo da residência);
  • Dados do visitante (Nome, passaporte, nacionalidade, profissão e endereço de residência);
  • Motivo da viagem;
  • Vínculo / Relacionamento entre as partes;
  • Período da viagem (data de chegada e retorno)
  • Termo de responsabilidade financeira, se for o caso.

O termo de responsabilidade financeira é quando o anfitrião informa que será o responsável por todas as suas despesas durante o período da sua estadia em sua residência.

Leia >> Documentos exigidos para entrar na Europa

Precisa registrá-la?

Caso você esteja recebendo a carta convite, não adianta registrar no cartório brasileiro, pois o registro não será válido em outro país.

O registro da carta deverá ser feito no país de destino e em órgão oficial indicado. Alguns destinos tem as regras claras e um processo definido para o registro desse tipo de documento, como na França, por exemplo.

Você deve pesquisar a necessidade de registro ou não, lendo as orientações e exigências para a entrada de brasileiros. Essas informações você encontra nos sites das embaixadas ou consulados do país no Brasil.

Se você é o anfitrião e está recebendo um estrangeiro em sua residência no Brasil, o Portal Consular Itamaraty diz o seguinte:

Essa carta deve ser autenticada em cartório brasileiro e o documento original enviado ao interessado, para que possa apresentá-la à autoridade consular, no momento da solicitação do visto.

Qual o idioma usar na carta?

De preferência a carta deverá ser redigida no idioma do destino que você está visitando, principalmente se o país em questão exige que esse documento seja registrado em algum órgão oficial.

Como precaução, você poderá também ter uma cópia da carta em inglês, língua falada em qualquer posto de imigração do mundo.

Uma carta em português só servirá em Portugal, no Brasil (caso você esteja recebendo alguém) e nos PALOPS (Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa).

Preciso apresentar a carta original?

De preferência, peça ao seu anfitrião para enviar a carta original pelo correio e você terá o documento original em mão na hora de cruzar a fronteira. Mas fique tranquila, pois a maioria dos países costuma aceitar a carta escaneada e enviada por e-mail. E também as impressões coloridas ficam muito próximas a carta original.

Precisa ser uma carta redigida de próprio punho?

Não, a melhor alternativa é uma carta redigida no computador a fim de facilitar a leitura pelo oficial da imigração.

Leia também >> Como se comportar na imigração viajando sozinha

Posso usar a mesma carta duas vezes?

Somente se, por exemplo, você sair do destino em questão para visitar outro país e retornar passando pela imigração novamente, dentro do período já mencionado na carta.

Caso tenha voltado ao Brasil e vá novamente para o mesmo destino, ficando no mesmo local, será necessária a emissão de nova carta convite com as novas datas de viagem.

Já tenho visto para o destino, preciso apresentar uma carta convite?

Somente ter um visto não é garantia de entrada em um país. O oficial de imigração é soberano nessa decisão e, se você não vai ficar em hotel ou outra acomodação que tenha um comprovante de reserva “oficial”, é totalmente recomendado levar uma carta convite.

Lembre-se que os oficiais de imigração, por vezes, são bastante chatos e podem implicar pelo simples fato de você não ter a comprovação de hospedagem.

BAIXAR MODELO DE CARTA CONVITE PARA EDITAR

Passo a Passo para Viajar Sozinha

38 COMENTÁRIOS

  1. Boa noite Denise! Me tira uma dúvida… A carta convite me isenta de pagar os 40 euros exigidos por dia para uma viagem para Portugal, que é o caso?

    • Olá Thiene, tudo bem ? A carta convite, como disse no post, não é considerada um documento oficial (como passaporte ou um visto). Ela apenas indica onde você vai se hospedar durante a viagem, caso não tenha uma reserva de hotel. Desconheço ter que pagar 40 euros por dia para uma viagem a Portugal. Abs

  2. Olá, Denise!

    Eu estou indo pela primeira vez para Orlando, um amigo meu tem casa lá para veraneio e vou ficar hospedada lá, mas ele não vai estar, vou levar a carta convite, mesmo ele sendo brasileiro que possui casa em Orlando, mas não mora lá. Vai dar algum problema? Ou o que você recomenda?

    • Outra coisa a carta precisa ser reconhecida firma da assinatura mesmo ele não morando nos EUA?

    • Olá Horranecele , tudo bem ? Como digo no texto, a carta convite não é considerada, em muitos países, inclusive EUA, um documento oficial. Mas ela ajuda muito para comprovar aos oficiais da imigração, onde você estará hospedada durante a sua estadia no país. A carta convite deve ser emitida pelo seu anfitrião e, no seu caso, como não é americano, precisa estar em situação legal no país de destino (mesmo não estando lá no momento da sua hospedagem). Quanto a reconhecer firma ou não, você deve pesquisar no Consulado Americano e ver se há alguma menção ou instrução em relação a carta convite. As regras mudam constantemente. Abs

  3. Ola Denise vou para casa da minha cunhada em portugal e ela vai me mandar a carta convite, mesmo assim é necessario eu fazer o seguro viagem?
    Contando que ela vai colocar na carta que assume todos os meus custos e meu cunhado é medico e tem uma clinica em portugal.

    • Olá Aline, tudo bem? É necessário sim, pois é uma das exigências para entrada nos países do acordo Schengen. O seguro precisa ter uma cobertura mínima de 30 mil euros. Eles podem – ou não – solicitar na imigração. Abs

    • Ana, tudo bem ? Não tem muito como saber, pois isso depende do agente de fronteira, já que a carta convite não é um documento oficial (assim como o passaporte, por exemplo). A carta convite pode substituir o voucher de hotel (que é um documento digital) na maioria dos casos. Então, na minha opinião, não há nenhum problema em levar uma cópia. Mas o que recomendo sempre é consultar o consulado. Beijos e boa viagem

  4. Boa noite Denise! Muito obrigado pelo poste e pelo modelo da carta. Confesso que me salvou alguns $$. rsrssrs.
    Muito obrigado mesmo é Deus abençoe sua vida !

  5. Olá Denise, tudo bem? Li alguns comentários acima e tenho uma duvida e uma colocação. Estive na Espanha ano passado, em julho, fiquei uma semana em Guernika na casa de uns amigos espanhois, que foram me esperar em Bilbao, porém fiquei retida na imigração em Madrid, e passei muito nervoso pois não tinha conhecimento da tal carta de invitacion, Como depois iria viajar pela Espanha e Portugal, e tendo varias reservas em hoteis,não achei que isso fosse relevante. Foi muito stresse, perdi 3 conexoes para Bilbao, mas enfim cheguei ao destino , mas foi bastante assustador. Agora vou receber em minha casa os mesmos Espanhois que me hospedaram em Guernika, Eles chegam em SP dia 03/10 e minha amiga espanhola me pediu a carta pois lembrou do perrengue que eu passei. Eles vem em 2 casais, em SP irão se hospedar por 3 noites num hotel que eu fiz a reserva, e depois trago eles para Santos onde moro e viajo com eles pelo litoral norte. Vc acha interessante fazer a carta mesmo eles tendo as reservas de chegada? Como esta em cima da hora temo não dar tempo de colocar no correio. Posso mandar por email para eles?
    Obrigada
    Luciene

    • Olá Luciene, tudo bem ? Nossa! Sinto muito pelo que te aconteceu. Teve uma época em que a Espanha estava bem complicada mesmo. Normalmente, as reservas de hotéis servem, então, eles pegaram no seu pé mesmo! Sobre a carta para seus amigos, eles aconselham que seja registrada em cartório, mas já fiz outras vezes sem o registro e foi tudo bem com meus amigos. Mande a carta escaneada por e-mail, pois é melhor do que não ter nada. Caso haja algum problema na imigração, tendo a sua carta, provavelmente eles ligarão pra você. Mas, sinceramente, não acredito em nenhum problema, pois o Brasil parece ser mais relax nestas questões. Beijos e depois me conta se deu tudo certo 😉

  6. Olá Denise! Adorei seu post! Gostaria de uma ajuda. Vou com meu marido e minha mãe para os EUA e ficaremos na casa de uma amiga. A viagem será dia 04/10. Qual data deve a minha anfitriã colocar no cabeçalho da carta, precisa ser com quanto tempo mais ou menos a antecedência? Posso levar apenas 1 carta com o nome de nós três? Grata.

    • Olá Tacyana, tudo bem? A data do cabeçalho é a data em que a carta foi escrita. O mais inportante são as datas de viagem, da sua permanência nos EUA. Se você fizer uma carta só, todos terão que passar na imigracao juntos. Bjos

  7. É verdade que preciso pagar para eu ter essa carta-convite em mãos?? A pessoa que está prestes a me enviar disse que mais ou menos 200 dolares..ou seja pra eu retirar a carta teria que pagar uns 600 reais..procede a informação??

    • Natasha, tudo bem ? Como está descrito no post, a carta convite é emitida pelo anfitrião e para cada país existem regras distintas a respeito de como a carta deve ser registrada e se deve ser registrada. Alguns países não exigem nada e outros, como é o caso do Brasil, pedem para que a carta seja autenticada em cartório. Nesse processo é que pode haver custos. Verifique a informação junto ao consulado ou país de destino. Abs

  8. No caso de o comprovante de residência estar no nome da minha mãe preciso de cópia do documento dela também para registrar no cartório daqui para eu receber uma pessoa de nacionalidade chilena?
    Posso fazer o registro da carta convite em cartório e após isso enviar por e-mail para a pessoa convidada mostrar na alfândega brasileira?

    • Vladimir, tudo bem ? Não precisa de comprovante de residência, mas caso o cartório exija, você pode fazer a carta convite com a sua mãe como anfitriã. O ideal é enviar a carta convite original para o seu convidado. Abs

  9. Meu primo tem dupla cidadania espanhola com essa carta é a legalidade dele no país eu só preciso do seguro e passaporte ? E qual o limite de tempo posso ficar na Espanha se o motivo for turismo e qual o custo do seguro em reais? Obrigado.

  10. Vou viajar a Itália mas faço a imigração em Lisboa
    Minha irmã que já tem nacionalidade Italiana fez minha carta
    Minha dúvida é o sobrenome dela do meio está apenas com uma letra diferente da minha (Barreta/Barreto)mas o último está igual
    Posso ter problemas na imigração ou é bobagem ?

    • Olá João, tudo bem? Não tenho como te responder, pois isso depende exclusivamente do oficial de imigração. O ideal é que os documentos estejam sempre certos, mas pode ser que nem te peçam o comprovante de hospedagem e, se pedirem, nem percebam o detalhe. abs

  11. Olá, boa tarde a todos!
    1ª viagem ao exterior.
    Estou com uma grande dúvida.
    Estarei indo para os Estados Unidos em Setembro onde tenho um primo que conseguiu seu green card a poucos meses, e ficarei na casa dele. Minha dúvida é se ele pode fazer uma carta convite para mim? Ou é melhor ir sem esta carta convite ou reservas?

    Outro detalhe, meu destino final é NY e farei escala em Atlanta onde será feito a imigração.

    Como é minha primeira viagem ao exterior, e não falo nada em inglês, terei muitas dificuldades?

    Obs: estarei indo com minha noite e um amigo.

    • Glória, tudo bem? A carta convite é apenas um documento que mostra onde vc estará hospedada, no caso de não se ficar em um hotel. Para entrar nos Estados Unidos é necessário obter um visto junto ao consulado americano. bjod

  12. Boa noite Denise ,estou em um relacionamento afetivo com um egípcio a 1 ano queria saber como faço essa carta convite para que ele venha no Brasil!! Vamos nos casar pelo islã aqui. Depois de casar ficaremos pouco tempo aqui !! Pensamos em voltar para o Egito juntos. Você pode me ajudar como fazer essa carta ? Preciso de dicas , desde já agradeço !! Bjs

    • Olá Patrícia, tudo bem ? Este artigo explica exatamente como fazer, quais os dados que devem constar na carta e ainda traz um modelo em inglês que você pode baixar e passar para o português. Se tiver mais alguma dúvida é só falar. Abs

  13. BOM DIA!, No caso de brasileiros que já possuem o visto permanente em Portugal possui alguma quantidade de cartas a serem emitidas para os amigos visitantes?

  14. Bom dia Denise, Você sabe me informar se o anfitrião pode se responsabilizar por todas minhas despesas, inclusive financeira e médica? Isso me isenta de adquirir o seguro viagem?

    • Rodrigo, tudo bem? No meu entendimento se o país exige o Seguro, uma carta convite não será considerada como substituto, até porque ela não tem validade legal em alguns países. O que te recomendo fazer é questionar diretamente o consulado do país em questão para não ter nenhum problema na fronteira. abs

DEIXE UM COMENTÁRIO! VOU ADORAR!

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.