stopover-2-destinos-pelo-preco-de-1

Você quer usufruir ao máximo da sua passagem aérea? Coleciona carimbos no seu passaporte? Adora conhecer novos destinos? Então, precisa entender como funciona o stopover e como você pode conhecer dois destinos pelo preço de um.

O que é stopover

O stopover quer dizer uma conexão voluntária, quando o passageiro decide ficar alguns dias a mais naquela cidade que está no meio do caminho do seu destino final e que, normalmente, a companhia aérea faz conexão. Entendeu? Vou te dar um exemplo prático:

Meu destino final é Paris e procuro as opções de vôos nos buscadores no trecho RIO – PARIS:

stopover-tap

Nesta opção com a TAP, companhia aérea portuguesa, há uma conexão em Lisboa e eu posso ficar na cidade antes de seguir para Paris. O preço da passagem, neste caso, seria o mesmo e eu iria ao meu destino final, Paris, mas ainda conheceria Lisboa, sem nenhum acréscimo no valor do bilhete. Dois destinos pelo preço de um. Maravilhoso, não?

Vantagens do Stopover

Além de conhecer um destino a mais pelo preço de um, você pode tornar uma longa viagem mais confortável.

Imagine que você está indo para Dakar, no Senegal, que foi a viagem que fiz com stopover pela primeira vez. Contando com horas de vôos, conexão e fuso horário é uma viagem bastante cansativa, podendo chegar a mais de 30 horas.

stopover-iberia-min

Na época, fiz com a companhia espanhola Iberia, que oferecia o stopover em Madri com tudo pago. O que estava incluso: transfer do aeroporto ao hotel, jantar com show de flamenco, hospedagem de 1 noite em hotel 3 estrelas, 1 ingresso para o Museu do Padro e transfer de volta para o aeroporto. Cheguei em Madri cedo pela manhã e tive como aproveitar o dia todo. A noite jantei e descansei da viagem e no dia seguinte ainda tive bastante tempo para passear pela cidade antes de retornar ao aeroporto.

Quebrei a quantidade de horas de voo e de aeroporto, fiquei bem mais disposta e descansada para a chegada em Dakar e ainda dei umas voltinhas em Madri. Muito bom 🙂

Desvantagens do Stopover

A parada em si não tem nenhuma desvantagem. É sempre muito bom conhecer dois destinos pelo preço de um. Mas como nada na vida tem um lado só…

Os preços das passagens são dinâmicos e dependem da oferta e procura. Isso quer dizer que mudam a toda hora (para o bem e para o mal). Por isso, você terá que se munir de muita paciência e dedicar um bom tempo fazendo as pesquisas em diversos sites buscadores, pois eles apresentam opções diferentes a toda hora.

Feito isso, deve comparar também no site oficial da companhia aérea e, por último, se achou uma opção interessante, entrar em contato com a companhia aérea para ver as regras aplicadas ao bilhete que você escolheu. Na maioria dos sites não há explicações sobre stopover fáceis de achar.

Trabalhoso, não? Mas pode valer muito a pena se você quer economizar, tem tempo e disposição!

Como pesquisar sua passagem com stopover

Vamos usar de novo o exemplo RIO – PARIS – RIO.

  1. Pesquise no buscador de sua preferência o trecho ida e volta (round trip). Nesta pesquisa estou usando o Zupper, mas você pode usar o buscador da sua preferência.
  2. Se você quer as opções mais em conta, desmarque a opção vôos diretos e escolha datas flexíveis para ver se mudando o dia da viagem, vai haver alguma diferença de preços. Escolhi a ida e a volta em uma terça-feira que, teoricamente, é um dia de semana que apresenta voos mais baratos.

stopover-busca-por-datas-flexiveisA passagem mais em conta nesta busca foi com a Royal Air Maroc, com conexão em Casablanca, Marrocos pelo preço de R$ 1.497,53, sem as taxas. Se quero a tarifa mais em conta, minha opção é usar este stopover em Casablanca. Veja o preço final com taxas.

royal-air-maroc-preco-final-round-trip-min

3. Agora, sabendo a tarifa da ida e volta e com os dados dos voos em mãos, faça nova busca em Múltiplos Destinos ou Várias Cidades, inserindo as mesmas datas de ida e volta e os mesmos vôos, porém quebrando os trechos e definindo quantos dias quer ficar na parada voluntária. Ou seja:

  • 15/11 – 1º Trecho: Rio / Casablanca
  • 19/11 – 2º Trecho: Casablanca / Paris
  • 29/11 – 3º Trecho: Paris / Rio.

4. Verifique a tarifa final.  O valor é o mesmo da round trip? Bingo! Você tem quase certo seu stopover pelo mesmo preço que se tivesse comprado uma ida e volta. Além disso, pode conhecer mais um destino e não terá tantas horas de voo e aeroporto.

5. Agora, antes de sair comemorando e clicar em comprar, não esqueça de entrar em contato com a companhia aérea para ver todas as regrinhas destas tarifas para não ter nenhuma surpresa. Se o preço for muito maior, você precisa reavaliar o trajeto e fazer novas buscas.

Outro exemplo

Quado a gente faz a busca, vai receber nos resultados todos os voos possíveis, conexões e companhias aéreas que fazem o trecho Rio / Paris / Rio. Você pode optar pelo preço mais barato, como no exemplo acima, ou já definir onde gostaria de parar.

Nesse outro exemplo, quero fazer a parada em Lisboa e, neste caso, a companhia aérea que me permite isso é a TAP. E o melhor e mais fácil: ela já tem um programa de stopover com as regras claras. Em seus vôos para a Europa você pode fazer 1 stopover em Lisboa ou Porto por 3 dias.

Como quero fazer o stopover na ida, escolhi o voo com maior tempo de conexão e na volta o de menor tempo, pois já terei conhecido Lisboa na ida 🙂

Considerações muito importantes

  • faça as pesquisas em mais de um site buscador, pois aparecem opções diferentes.
  • tenha paciência porque não é fácil montar o quebra-cabeças
  • nem todas as companhias aéreas permitem o stopover
  • na maioria dos casos, você só poderá fazer 1 stopover, sendo na ida ou na volta.
  • cada companhia aérea tem as suas políticas e regras, podendo cobrar um acréscimo no valor final do ticket com stopover.
  • não é muito fácil encontrar as informações detalhadas nos sites e, neste caso, minha recomendação é ligar para a Central de Reservas da companhia aérea e confirmar todas as condições do bilhete escolhido, antes de comprar.
  • o mais aconselhável é comprar seu bilhete diretamente com a companhia aérea, pois pode acontecer de bilhetes comprados em sites como Decolar e Submarino, estarem sujeitos a outras regras.
  • Outra coisa bastante importante é ficar atento a questão da bagagem. Algumas companhias aéreas enviam a sua bagagem diretamente ao destino final. Portando, verifique como é feito o processo para que você possa preparar melhor a sua bagagem de mão.

Resumindo:

Não compre nada até certificar-se DIRETAMENTE com a companhia aérea quais são as regras aplicáveis, além de checar sobre a bagagem.

Passo a Passo para Viajar Sozinha

5 COMENTÁRIOS

  1. Oi Denise.

    Gostaria de fazer exatamente este stopover: em Madri e ver um show de flamenco! Mas não entendi como você conseguiu todos os benefícios. Neste caso, você ligou para a cia para confirmar? Não achei nada no site da Iberia. Se você puder me passar o caminho, fico muito grata.

  2. Bom dia, Denise.

    Estamos com um vôo de volta Roma – Brasil com stopover de 4 dias em Lisboa.
    A ideia inicial era dar uma esticada até Madrid em 2 destes 4 dias (os horários são favoráveis).

    Só me bateu uma dúvida: eu posso sair de Portugal para a Espanha durante o stopover? Ou há alguma limitação quanto a isso? Obs.: dependendo das condições, aéreo seria vantagem.

    Obrigado!!

    • Olá Bruno, tudo bem ? No meu entendimento não há problema algum em você sair, desde que esteja de volta na hora dos seus voos. Como não sei com qual cia aérea vc fechou e não tenho detalhes das condições do stopover, o ideal e recomendado é que você tire esta dúvida diretamente com a cia aérea ou leia as condições da sua tarifa e do stopover que você deve ter recebido na hora de fechar o voo. Abs Denise

DEIXE UM COMENTÁRIO! VOU ADORAR!

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.