Viajar é bom demais! E viajar em segurança é muito melhor! Tranquilidade é o que precisamos durante a nossa viagem! Por isso, a gente não pode esquecer de um item super importante: o . Mas precisamos também saber como contratar um seguro viagem internacional e cada detalhe que isso envolve.
Tá bem, ninguém quer pensar em coisas ruins, mas, infelizmente, em qualquer lugar que estejamos no mundo, estamos sujeitas a imprevistos. E por que não se garantir? Não venha me dizer que a grana está curta, porque o não custa tanto assim – menos de 1% da sua viagem – e evita uma “falência” futura, caso tenha que pagar contas estratosféricas de médicos ou hospitais durante a viagem.
Leia também
Defina o perfil da sua viagem
É importante que você saiba que existem vários tipos de seguro e de seguradoras e, por isso, é importante você saber exatamente qual o perfil da sua viagem. Seguros mais comuns e, consequentemente mais baratos, não cobrem, por exemplo, acidentes em esportes radicais. Se você tem a intenção de fazer bungee jump ou algum outro esporte mais ousado durante a sua viagem, o ideal é pesquisar por seguradoras especializadas nesse segmento e que já tem a manha para o atendimento nestes casos.
Confira as melhores ofertas de passagens aéreas para sua próxima viagem
Pesquise as regras do seu destino
Viajantes a caminho de países do Espaço Schengen, por exemplo, precisam ter um seguro específico que assegure 30 mil euros no caso de algum problema médico. Nas minhas viagens nunca precisei comprovar, mas pode ser solicitado na imigração. Você não quer estragar as suas férias por causa disso, não é mesmo? Pesquise bem seu destino e veja quais as exigências para não ser pego de surpresa. Você obtém estas informações nos órgãos consulares do seu destino.
Entenda o que deve ter no seguro
Imagine que você tenha alguma complicação de saúde durante a sua viagem (toc toc toc na madeira) e precise de uma consulta médica, exame ou até mesmo de internação. Já pensou pagar estas despesas em dólares ou euros? Não saber exatamente onde ir nestes casos? Países como Estados Unidos, Islândia, Noruega e Dinamarca tem um dos custos mais altos com saúde no mundo (Fonte: MyTravelCost) e você pode ficar realmente em apuros financeiros, perdido, além de estar passando mal. Já pensou?
Então, o item primordial pra você observar no seu seguro viagem é a cobertura médico-hospitalar: exames, consultas, internação, cirurgia, remoção (resgate e transporte do local do acidente), acidentes pessoais, repatriação médica ou funerária e acompanhamento familiar (ticket aéreo e hospedagem). Este último item é super importante para as viajantes solo! Fique de olho!
Uma dica é dar uma pesquisada no seu destino e ver a infraestrutura de saúde. Por exemplo, no Deserto do Atacama, na minha última pesquisa, não havia hospital na cidade, apenas atendimento ambulatorial e o local mais próximo com atendimento hospitalar é na cidade de Calama, a 1h de viagem. Neste caso, vale pensar em uma cobertura mais ampla.
A outra pesquisa que deve ser feita é a respeito de doenças preexistentes. A maioria dos seguros tradicionais não as cobre. Mas é possível adicionar, dependendo da seguradora.
Não esqueça de contratar o seguro viagem, imprescindível quando viajamos sozinhas! . Compare os planos e as seguradoras e escolha o melhor seguro viagem para você
Existem outras coberturas que você pode contratar também, caso seu orçamento permita como por exemplo, extravio e atraso de bagagem, cancelamento da viagem, assistência jurídica em caso de acidente de trânsito, etc.
Já reservou hotel para sua próxima viagem? Confira as melhores tarifas para sua estadia
Pesquise preços e compare as coberturas
Agora que você já sabe qual estilo da sua viagem, o que o seu destino exige e o que você deve priorizar em termos de cobertura, é hora de pesquisar e comparar para que você ache o seguro ideal para você.
Recomendo a Real Seguros, parceira do Viajante Solo e que oferece um comparador muito bom para você obter o plano que melhor se adéqua a sua viagem e as suas necessidades. Veja como a busca se torna mais fácil:
A Real não é a empresa seguradora. Ela apenas ajuda você a buscar a melhor empresa / seguro. Mas ela acompanha todo o processo e garante que você receba a sua apólice na hora da compra por e-mail, além do reembolso em até 48 horas antes da sua viagem. Caso aconteça algum imprevisto durante a viagem, a Real te dá todo o suporte necessário com atendimento especializado.
Pesquisando e comprando o seu seguro pelo nosso link, eu ganho uma pequena comissão da Real, sem ficar mais caro para você, o que me permite trazer conteúdos cada vez mais legais para o blog!
Pensando em alugar um carro? Compare os melhores preços em mais de 100 locadoras
Achou o seguro ideal? Antes de clicar em comprar:
- Olhe atentamente cada item da cobertura
- Cheque se há possibilidade de cancelamento e reembolso
- Pesquise no Google a empresa escolhida e veja a sua reputação. Com certeza, se ela deixou alguém na mão, você saberá rapidinho. Pode olhar no Reclame aqui também.
- Ainda tem dúvidas? Ligue para eles e pergunte!
- Entenda qual o procedimento em caso de ativação do seguro
Confira os planos para comprar um chip com internet e ficar conectada durante toda a viagem
Comprou? E depois? Peraí que tem mais!
- Tenha seu voucher impresso junto com você durante a viagem
- Tenha uma cópia digital do seu voucher no Dropbox, E-Mail ou Google Drive, caso você o perca durante a viagem.
- Tenha a mão – grave no seu celular – os números para onde deve ligar, caso precise ativá-lo. Normalmente estão na apólice que você receberá.
- E em último, mas não menos importante, garanta que você tenha meios de ligar para o seguro. Pode parecer idiota, mas de nada adianta se você não tiver como acioná-lo. Eu procuro ter chips locais nas minhas viagens ou estar com meu celular com o roaming ativado para uma emergência como essa.
Assista ao vídeo sobre Seguro Viagem
Pronto! Agora é só relaxar e curtir a viagem!
E você? Tem alguma dica que não falei e gostaria de complementar e ajudar outros viajantes? Coloca aqui nos comentários. Vou adorar aprender mais com você!
16 comentários em “Como contratar um seguro viagem internacional”
Casualmente estou pesquisando um seguro para minha próxima viagem. Valeu pelas dicas preciosas!!
Que bom! Espero que te ajude! Qualquer ajuda que precisar é só falar! Beijos e obrigada pela visitinha
Excelente post! Tudo mastigadinho e bem explicado, acho seguro uma boa ideia pq quando a gente precisa é que percebemos que não é nem tão caro assim.
Tem que ter e vc tem toda razão, acaba que dentro dos custos de viagem fica bem barato! Beijokas
Só dicas ótimas hein!! Já sei o post que vou consultar na minha próxima viagem.
Obrigada Amanda! 🙂 beijokas
Que post mais mastigadinho excelente para quem vai viajar <3
Adorei, acho primordial mesmo seguro de saúde!
Beijos
Obrigaduuuuuuu beijokas
Seguro é uma das coisas mais importantes de uma viagem. Não dá pra arriscar mesmo. Gostei muito do post e das dicas. Engraçado que eu sempre digo para as pessoas buscarem informações no Reclame Aqui e pra registrarem em vários lugares o telefone de contato da seguradora. 😉
Verdade, Pam! Boas dicas! Thanks beijos
Realmente ninguém gosta de pensar em precisar usar um seguro em viagem. Eu super recomendo sempre e conheço quem já precisou usar. E não foi só uma pessoa! Ótimo o post, não deixa nenhuma dúvida! bj
Eu nunca usei, mas não quero precisar e não ter…rs Economia burra! Beijokas
Nossa, não passa pela minha cabeça viajar sem seguro… De jeito nenhum!!! E olha que nunca precisei dele… mesmo assim, viajo sempre com seguro! Certeza que o dia que não tiver, alguma coisa vai acontecer, do jeito que sou azarada… hahahaha
hahahahah Fer! Eu nunca arrisquei viajar sem! Beijão
Excelente dica Dê! 🙂
Obrigada Elo!!!! Beijos