Search
Close this search box.
Viajar Sozinha para Santiago, guia pra mulher que vai solo

Viajar Sozinha para Santiago, guia pra mulher que vai solo

Viajar sozinha para Santiago: confira dicas e recomendações para aproveitar a cidade com tranquilidade e segurança.

Santiago do Chile considero como o primeiro destino que fiz já com o blog no ar, portanto foi em 2014. Depois que estive lá, muitas amigas perguntavam se viajar sozinha para Santiago é tranquilo. Minha resposta é sim, vá que você vai curtir bastante. Inclusive, recomendo como destino pra primeira viagem internacional sozinha.

A cidade de Santigo é segura, se comparada as grandes cidades do Brasil, por exemplo. Há muitos passeios legais para se fazer e a infraestrutura turística da cidade está muito bem preparada pra receber os brazucas. Há muitas agências que oferecem passeios super bacanas pra que é marinheira de primeira viagem.

Mas, como qualquer cidade grande, também tem seus problemas de segurança e está cheia de pequenos golpes, como veremos mais adiante.

Adorei minha experiência sozinha em Santiago Chile e sempre recomendo como um destino muito interessante pra viajar sozinha pela sua diversidade de regiões e de atividades.

No Chile, você tem não só atividades de aventura, mas também enoturismo, muita cultura, neve e deserto. São infinitas as possibilidades e acaba agradando a todos os estilos de viajantes.

A cidade de Santiago tem mais de 5 milhões de habitantes, é bastante organizada, limpa e plana, o que é excelente para explorar a pé ou de bicicleta.

Como planejar a primeira viagem sozinha

7 fatos importante sobre viajar sozinha (pra saber antes de viajar)

Ao contrário do que algumas pessoas pensam, há muito o que fazer na cidade e há muita história interessante para quem gosta de se aprofundar mais nos destinos de viagem.

Viajar sozinha para Santiago foi umas das minhas melhores escolhas de destino dos últimos anos e pretendo voltar para fazer outras regiões do país.

Quer entender um pouco mais sobre o Chile ? Dá uma olhadinha nesses filmes:

No, de Pablo Larrain | Machuca, filme de Andres Wood | Salvador Allende, de Patricio Guzman

Viajar Sozinha para Santiago – Conteúdos por Tema

Escrevi dicas práticas que podem te ajudar se você pretende viajar sozinha para Santiago. Como o texto é bem completo, caso você queira poderá pular diretamente para o assunto do seu interesse, clicando nos itens abaixo.

Requisitos de Entrada no Chile

Brasileiros não precisam de visto para entrar no Chile. Basta entrar com seu RG com menos de 10 anos de emissão ou seu passaporte.

Você poderá permanecer até 90 dias e poderá pedir prorrogação. Pra isso é necessário dar entrada em uma solicitação e pagar uma taxa.

No post Requisitos para Entrada de Brasileiros no Chile você encontra todos os detalhes para entrar no país, além das exigências em relação à Covid.

Como Chegar

Avião

As principais companhias aéreas que fazem a rota até Santiago, saindo do Rio de Janeiro ou São Paulo são: LATAM, Gol e Sky.

Não esqueça de sentar do lado esquerdo do avião de quem olha pra cabine do Comandante para que possa avistar a belíssima Cordilheira dos Andes, com seus picos cheios de neve. Pra mim foi uma emoção enorme!

Ônibus

Você levará de 52 a 56 horas, dependendo da rota, se optar em ir de ônibus. Saindo de São Paulo são 54hs, de Curitiba 46hs e de Porto Alegre, 36 hs. Quem já fez a viagem de ônibus até o Chile comenta que tem vistas lindíssimas das Cordilheiras.

As companhias de ônibus mais conhecidas para você pesquisar são: Pluma, Chile Bus e Crucero Del Norte.

Minha sugestão é que você ligue para estas empresas, pois as partidas não acontecem todos os dias, há restrições em relação a Covid-19 e muitas informações desencontradas.

A empresa JBL Turismo oferecia saídas de São Paulo, mas parece que estava suspendendo o trecho por conta da pandemia.

Palácio La Moneda

Quando ir 

Santiago é uma cidade que pode ser visitada o ano todo, mas sempre depende do seu objetivo. Eu acabei indo em Outubro, por questões de férias e preços.

As estações no Chile correspondem as estações Brasil, portanto:

  • Primavera vai de 22 de setembro a 21 de dezembro.
  • Verão vai de 21 de dezembro a 20 de março.
  • Outono vai de 20 de março a 20 de junho.
  • Inverno vai de 20 de junho a 22 de setembro.

Por isso, para não haver decepção, você precisa saber qual é seu desejo maios quando for ao Chile.

Neve

A temporada inicia por volta de 23 de junho e vai até 22 de setembro (sempre verifique, pois pode haver variação). É possível fazer um bate e volta ao Valle Nevado ou outras estações de esqui próximas a cidade, como Farellones, El Colorado e La Parva.

Como fui em outubro, não foi interessante visitar as estações de esqui. Quem foi me falou que ainda tinha um pouco de neve, mas já estava virando um lamaçal só.

Lembre-se que a cada ano a temporada pode ter variações e sempre depende do clima e da quantidade de neve. Tem que ficar monitorando.

Estações de Ski

As estações de ski mais próximas de Santiago são:

Praia

Quer pegar uma praia em Viña del Mar ou Valparaíso, então é melhor escolher a primavera ou verão. Já aviso que a água é bem gelada, então, talvez na primavera ainda seja um pouco cedo para banhos de mar.

Isla Negra

Vinicolas & Vindima

Para ver as plantações de uvas em todo seu esplendor, a melhor época é de dezembro a março, quando você verá os parreirais cheios de uvas. Entre março e abril acontece a colheita das uvas e os diversos eventos da Vindima são nessa época.

Fui em outubro, consegui visitar as vinícolas, porém não as vi repletas de uvas. De qualquer forma me diverti bastante, principalmente na Cousiño Macul que fizemos a degustação no meio do parreiral e de bike!

Regiões e Vinícolas pra visitar

Para as suas pesquisas de vínicolas leve em consideração as regiões

  • Pirque e Valle del Maipo: Fica nos arredores de Santiago e o Cabernet Sauvignon é o destaque da região. Entre as vinicolas mais conhecidas estão a Concha y Toro, Undurraga e Cousiño Macul. Estive nessas três e posso dizer que a Undurraga foi a visita mais legal, a Macul foi a mais diferente por ser de bike pelos vinhedos e a Concha y Toro a mais comercial e a mais cheia. Gostei de todas!

Outras vinícolas que você poderá conhecer na região: Santa Rita, Viña Haras de Pirque, Viña de Martino, Aquitania, Viña Miraflores, Viña Huelquén, Almaviva, El Principal, Viña Chocalán, Pérez Cruz, Odfjell Vineyard, Vinã La Montaña e Vinã Tarapacá.

Viña Cousiño Macul Degustação |Viajante Solo
  • Valle de Casablanca: Localizado entre a cordilheira da costa e o Oceano Pacífico, na zona central do Chile. Aqui a predominância é dos vinhos brancos, Chardonnay e Sauvignon Blanc.

As vinícolas que você poderá conhecer em Casablanca são: Viña Mar, Viña Emiliana, Viña Indómita, Viña House Casa del Vino, Viña Catrala, Viña Veramonte, Viña Casas del Bosque, Viña Matetic, Viña William Cole, Viña Loma Larga, Viña Quintay, Viña Kingstone e Viña El Cuadro.

  • Valle de Colchagua e Santa Cruz: fica na região central e é reconhecida internacionalmente como ícone da produção de vinhos. Daqui, dizem, saem os melhores vinhos do país. Pra desbravar as vinícolas dessa região, o melhor é se hospedar na cidade de Santa Cruz pra aproveitar melhor os passeios.

Dentre as vinícolas mais visitadas desta região, está a Viña Santa Cruz, que possui o teleférico que sobe ao morro Chamán. Como destaque em relação aos vinhos, Viña Clos Apalta e Viña Viu Manent. Ainda outras pra conhecer são a Viña Casa Silva, Viña Los Vascos, Viña Montgras, Viña Vik, Viña Las Niñas, e Viña Montgras.

  • Valle del Aconcagua: fica nos vales da zona central do país e é onde você encontra os vinhos chamados de mais maduros e encorpados.

Por aqui você poderá conhecer as vinícolas Viña San Esteban, Viña Mendoza e Viña Errázuriz.

Não deixe de contratar o seguro viagem, pois é imprescindível quando viajamos sozinhas! Compare os planos e as seguradoras e obtenha desconto na hora de escolher o melhor plano para sua viagem solo.

Quantos dias ficar

A resposta é sempre relativa, pois depende do que você gosta de fazer e qual o seu ritmo de viagem. Fiquei 10 dias e fiz 4 passeios bate e volta, porque as cordilheiras estavam com pouca neve e acabei desistindo de visitar as estações de esqui.

Fiz quase todas as atividades mais conhecidas e recomendadas na cidade de Santiago e tudo em um ritmo bem relaxado, slow travel, que é como gosto e costumo viajar. 

Se você tem pouco tempo, 4 ou 5 dias inteiros na cidade será o suficiente para conhecer os principais pontos de interesse e ainda dá para fazer algum bate e volta nos arredores de Santiago.

Como ir do aeroporto ao centro

O Aeroporto Internacional Comodoro Arturo Merino Benítez (SCL) é por onde você provavelmente chegará em Santiago. Ele está ganhando um novo terminal internacional e está super moderno e completo com muitas lojas e restaurantes.

Existem várias opções para você sair do aeroporto internacional e chegar ao seu hotel: táxi, Uber, transfer privado, ônibus.

Como eu chegaria por volta de meia noite, preferi usar um transporte privativo, já agendado previamente e online,  pois me hospedei no centro da cidade. Se optar por táxi, tenha o cuidado de somente pegar o táxi oficial indicado pelo próprio aeroporto.

Para ver todas as opções de transporte saindo do aeroporto, acesse o artigo:

Como ir do aeroporto ao centro da cidade

Você já conhece a conta global multimoedas da Wise? É a forma mais barata e segura de levar seu dinheiro viajando sozinha pelo mundo. Apenas uma conta para receber e enviar dinheiro em 40 moedas diferentes e funciona em mais de 150 países. Compra de moeda com taxa de câmbio comercial, tudo feito online e com apenas 1,1% de IOF. Abrir conta agora!

Como se locomover em Santiago do Chile

O Metrô de Santiago é super eficiente e o melhor meio para se locomover na cidade. Conta com 6 linhas, mais de 100 estações e você chegará tranquilamente aos principais pontos turísticos, evitando o trânsito intenso da cidade. Você pode Baixar Mapa do Metrô pra entender melhor as linhas e estações.

Metrô em Santiago do Chile tudo o que você precisa saber | Viajante Solo

No artigo abaixo eu te explico tudo o que você precisa saber sobre o metrô em Santiago.

A Tarjeta bip é o meio oficial de pagamento do transporte público em Santiago, válida para o metrô e também para o ônibus.

Tarjeta BIP: seu passe de transporte público em Santiago

Onde se hospedar em Santiago

A recomendação da maioria dos viajantes e blogs de viagem é ficar hospedada no bairro da Providência ou Las Condes, mas já aviso que os preços nessas áreas são um pouco mais altos.

Veja opções de hotéis da Providência

Fiquei no Centro da cidade, bem próxima do bairro Lastarria e Bellavista, onde me hospedaria também, pois são locais muito charmosos e com bastante movimento, além de transporte na porta.

Veja opções de hotéis em Lastarria

Veja opções de hotéis em Bellavista

Internet no Chile – SIM Card e Homologação

Viajar sozinha para Santiago e não estar conectada não é uma opção, não é mesmo? E para estar sempre online durante a sua viagem, você pode comprar um e-sim chip ainda no Brasil.

No caso de você comprar um chip chileno e for permanecer no país por um período superior a 30 dias é necessário fazer a homologação. do seu aparelho celular.

Veja abaixo como é o processo.

Você não precisa homologar se:

  • Usar somente o wifi durante a sua viagem;
  • Usar o pacote de roaming da sua operadora de celular brasileira;
  • Ficar no país com um sim card chileno por menos de 30 dias.

A homologação é online e gratuita para 1 pessoa por ano, porém leva mais de uma semana para que seu celular esteja apto. Você precisará dos seguintes documentos pra homologação:

  • Cópia Carteida de Identidade ou;
  • Cópia passaporte
  • Cópia de passagem de ingresso no país;
  • Foto IMEI (Identificação Internacional de Equipamento Móvel) do aparelho.

Cuidado com o “jeitinho chileno”: eles ativam seu chip com um aparelho e documento chileno, você sai da loja com ele “funcionando” e, no dia seguinte, não funciona mais e seu dinheiro já era. Vale o stress? Acho que não.

Por essas e outras situações, minha recomendação é: fazer a homologação da forma correta antes de viajar ou comprar um chip no Brasil ou ainda usar o seu próprio celular pagando o roaming. Veja com sua operadora os valores pra saber se vale mesmo a pena.

Acesse aqui todas as informações para homologar seu aparelho.

É seguro viajar sozinha para Santiago?

Será que estar sozinha em Santigo é perigoso? Como em qualquer cidade grande, você sempre precisa ficar atenta. Tive duas experiências em Santiago que, se você lesse, sem saber onde aconteceu, poderia dizer que foi no Brasil.

Existem problemas conhecidos em Santiago como os táxis piratas no aeroporto de Santiago e nos Cerros San Cristóbal e Santa Lucia, lugares abarrotados de turistas. Aqui vale saber que você nunca deve aceitar um táxi – ou qualquer outra coisa – de alguém que você não conhece e que veio ao seu encontro te oferecer, certo?

contratou sua internet para a viagem? Para quem viaja sozinha, ficar conectada durante a viagem é super importante não só pela parte prática, mas também por segurança. E nada melhor do que usar um e-sim, um chip virtual que pode ser contratado online e de fácil ativação. Veja aqui os planos e coberturas para a sua viagem!

Notas falsas também circulam pela cidade, principalmente, dadas a você pelos táxis. Bom, já viu que táxi que não é uma boa Santiago, não é mesmo? Evite, se puder.

Também já ouvi histórias muitas histórias de “encontrões” no Aeroporto de Santiago. Você acaba sendo furtada sem nem perceber. Então, ao chegar, tenha muito cuidado. O melhor mesmo é já deixar seu transfer agendado com uma empresa de confiança pra evitar ficar perambulando pelo aeroporto com cara de quem acabou de chegar!

Bairro Patronato

O bairro Patronato é conhecido como ponto de compras de roupas e acessórios super baratos e foi fundado há muitos anos por comerciantes árabes. É um pouco parecido com o Saara no Rio ou a 25 Março de São Paulo.

Bem próximo da estação de metrô Patronato encontra-se o mercado La Vega Central um dos pontos visitados pelos turistas.

Fui até lá para fazer uma free tour com a Spicy Chile (fechou) que passaria pelos mercados da cidade. Ao chegar, conversando com o guia Daniel, encontramos uma pessoa que trabalha no bairro, um senhor muito simpático.

Ele começou a narrar os últimos acontecimentos daquela área: uma senhora teve seu cordão arrancado, um senhor estava saindo do banco e estava sendo seguido por um cara pronto para assaltá-lo e por aí vai. Contou vários episódios dos últimos dias. Nada diferente do que vivemos por aqui, certo?

Depois que ele foi embora desejando sorte para nós (ui….) conversei com Daniel e perguntei se eu poderia tirar fotos. A menina que estava com ele disse: ahhhh você deixa a máquina dentro da bolsa e quando achar alguma coisa que queira fotografar, tira a foto rapidinho e guarda a máquina.

Banquinhos em El Golf, Santiago

Na boa, andar por um lugar com esta tensão e com uma Canon e uma Go Pro na bolsa, não seria uma coisa divertida. Situação bastante parecida com meu dia a dia no Rio de Janeiro. E, afinal, eu estava de férias! Essa tensão eu já vivia no Rio todos os dias.

Meu “espírito de orelha” disse: vai arriscar se incomodar e perder suas câmeras para fotografar frutas e verduras? Não, né? Peguei o metrô de volta para explorar outro lugar onde eu me sentisse realmente confortável e tranquila.

A gente precisa ouvir nosso insisto e avaliar como quer se sentir. Eu, sempre escolho estar segura e relaxada. Afinal, a gente não viaja pra se incomodar.

Taxímetro Adulterado em frente ao Costanera Center

Um episódio desagradável e que me deixou muito irritada mesmo! Aconteceu na saída do Shopping Costanera Center. Estava muito cansada, pois havia percorrido quilômetros a pé pela cidade e resolvi pegar um táxi, pois teria que andar até o metro, estava cansada e queria fazer mais coisas à noite. Fiz a besteira de pegar o táxi em frente ao shopping.

O motorista não quis me dizer o valor da corrida até o apartamento onde estava hospedada, dizendo que eu não precisava me preocupar, pois era taxímetro e tal. Confesso que não havia lido nada de ruim sobre os táxis em Santiago e o cansaço estava embaçando as ideias.

Sentei no carro e o banco da minha frente tinha aquele encosto de cabeça que tapava o taxímetro. O motorista não parava de falar um minuto, muito alegre e simpático.

Quando olhei o taxímetro, já estava em 30.000 CLP, o equivalente a 150,00 reais (em 2014). Pedi delicadamente para ele parar o táxi, pois eu não tinha dinheiro. Olhei para o lado procurando os carabineiros, mas não achei nenhum. Abri a porta do táxi e joguei 10.000 CLP no banco (era a única nota em pesos que eu tinha) e saí voada.

Conversando depois com outros brasileiros que encontrei pela cidade (aliás muitos brasileiros pela cidade toda), ouvi vários casos parecidos.

Vista do Cerro San Cristobal

Também me falaram sobre o golpe da troca de notas que acontece muito na Argentina. Na hora de te dar o troco, eles trocam as notas e, como o dinheiro tem muitos zeros, a gente acaba se confundindo. Você diz que está errado e eles te mostram outra nota e não a que você deu… enfim, os golpes que já são conhecidos e que precisamos ficar atentas.

Porém, que fique claro uma coisa: viajar sozinha para Santiago ou acompanhada, requer sempre atenção e cuidado. Ouça sempre seus instintos e, dificilmente, terá problemas.

Mesmo com estes dois episódios, ainda considero o Chile um destino seguro e penso você pode perfeitamente viajar sozinha para Santiago e ter uma excelente experiência na cidade.

Realmente se hospedar no Centro pode ser um pouco complicado por conta de à noite ficar bem vazio e mais perigoso. Mas exatamente neste ponto em que eu estava, há uma quadra do apartamento já havia muito bares e bastante movimento.

De qualquer forma, não sou uma pessoa que saio muito à noite. Se você optar em se hospedar no Centro, ficará bem localizada, mas deve ficar atenta à noite e, de preferência usar táxi ou aplicativo se for voltar mais tarde.

O que fazer em Santiago Viajando Sozinha

São muitas as atividades para se fazer em Santiago. Abaixo, alguns dos passeios que fiz e recomendo. Na medida em que for terminando de escrever, os links serão acrescentados.

Museo Chileno de Arte PrecolombinoLa ChasconaMercado Central
Viña Concha Y ToroViña Cousino MaculViña Undurraga
Cerro San CristobalCerro Santa LuciaBairro Las Condes
Patio BellavistaCentro Artesanal Pueblito Los DominicosPaseo Ahumada
Plaza de ArmasCatedral MetropolitanaMuseu Nacional de História Natural
Palácio de La MonedaMuseu Histórico NacionalParque de las Esculturas
Shopping Costanera CenterIgreja de São FranciscoMuseu da Memória e dos Direitos Humanos
Museu Nacional de Belas ArtesSky CostaneraMetro Arte Santiago
Free Walking Tour Centro Gabriela MistralPlaza Baquedano
Museu Violeta ParraBairro Paris-LondresPaseo Ahumada
Parque FlorestalParque BicentenarioParque Quinta Normal
Viña Santa RitaViña Aquitania

Bate e Volta a partir de Santiago

Você tem muitas opções de bate e volta a partir de Santiago, portanto, na hora de planejar quantos dias ficar por lá, leve em consideração as cidades próximas e os belos passeios que poderá fazer.

Valparaíso, Chile
  • Isla Negra – Casa Pablo Neruda – 108 km
  • Pomaire – 50km
  • Viña del Mar – 122 km
  • Valparaiso – 115 km
  • Valle Nevado – 67 km
  • Cajon Del Maipo – 63 km
  • Embase El Yeso – 67 km
  • Termas Del Plomo – 116 km
  • Baños Morales – 92 km
  • Baños Colina – 104 km

Viajar sozinha para Santiago, com certeza, será uma experiência maravilhosa. É uma cidade de muitos contrastes e com muitas atividades para fazer. Tenho certeza que vai acabar faltando tempo na sua viagem, como aconteceu comigo, e será um destino para voltar em breve.

Picture of Denise Tonin

Denise Tonin

Para mim o que realmente importa não é a quantidade de países que visitei, mas o quanto consegui me conectar com cada lugar e com as pessoas que cruzei pelo mundo. E o mais incrível de viajar sozinha é o quanto consegui me conectar comigo mesma! Busque por conexão, se entregue e verá a mágica acontecer. Suas viagens, além de incríveis, serão transformadoras!

Também pode interessar...

68 comentários em “Viajar Sozinha para Santiago, guia pra mulher que vai solo”

  1. Paula Filippini

    Oi Denise vou em outubro agora sozinha para o Chile, vc descreve o seu roteiro em algum lugar do seu blog? Obrigada pelas dicas!

    1. Denise Tonin

      Oi Psuls, tudo bem? Não, porque meu roteiro acaba sendo mais de trabalho e nem sempre tem uma ordem lógica. bjos

  2. Bom dia, Denise.

    Pretendo ir ao Chile no mês de agosto, ficar 5 dias e irei sozinha. Sonho em conhecer a neve no Valle Nevado, alguma vinícola e outros passeios que vale a pena fazer.
    Qual o valor da consultoria para me auxiliar com as dicas de hospedagem, passeios e contratação, dinheiro, transporte privativo e as roupas para levar. Quero evitar qualquer tipo de perrengue.

  3. No aeroporto tem casa de câmbio ? Minha maior dúvida é como fazer a troca da moeda .
    Obrigada pelas dicas !

    1. Denise Tonin

      Oi Natália, tudo bem ? todo aeroporto tem, mas precisa ver se estará aberta na hora da sua chegada. Outro ponto importante é não trocar muito no aeroporto porque as cotações não são boas. Troque apenas o necessário pra pequenas despesas e depois troque na Agustinas. TRoquei na Afex. bjos

  4. Olá, bom dia! Adorei as dicas!
    Irei para Santiago à trabalho em maio/2020 e terei as noites e 1 dia inteiro livre. Gostaria de fazer um um bate-volta em Cajón del Miapo e Embalse el Yeso no dia livre. Você já foi e recomenda? Como seria essa experiência estando sozinha? Quais agências você indica para fechar o passeio com segurança?
    Obrigada!

    1. Denise Tonin

      Olá Jessica, tudo bem ? Não fiz esse passeio, mas conheço muitas pessoas que amaram. Então, seria bom você buscar dicas com quem fez o passeio para te dar mais detalhes! Uma ótima viagem pra vc bjos

  5. Olá Denise.
    Amei muito suas dicas.
    Pretendo ir ao Chile em Junho/2020, mais ando meio receosa pois irei sozinha e por ser fora do país fico um pouco com medo,ainda mais por eles falarem em espanhol, e eu entendo muito pouco,pois eles conversam muito rápido.
    Nessa época que pretendo ir, você considera caro?
    E referente ao chip, você acha necessário ter um chip para usar lá?
    Beijo

    1. Denise Tonin

      Olá Dayane, tudo bem ? Ter receio é normal, porque é uma coisa nova pra você e um lugar diferente, mas pense nas coisas legais que você vai ver e conhecer 🙂 Eles falam rápido mesmo, mas sabe de uma coisa ? Eles estão muiiitooo acostumados com brasileiros e muitos falam portunhol perfeitamente. Quando não entender, diga que não entendeu. Eles vão repetir e se vc não entender de novo, lembre-se que temos outras capacidades para se comunicar além da fala. Tenho certeza que vc vai dar um jeito e depois vai rir da situação 🙂 Para saber se é caro ou não, tem que pesquisar e ver os preços. O Chile é grande e não sei para onde vc vai. Atacama, por exemplo, é sempre mais caro. O que posso dizer é que na temporada de esqui, o Chile lota e as coisas ficam mais caras e também que por lá as coisas são mais caras que no Peru e Buenos Aires. Você precisa pesquisar o que vai fazer, onde vai se hospedar e montar sua planilha de gastos. Também pode ir no site Quanto custa Viajar e ter uma ideia bem geral dos custos por lá 🙂 Tenho certeza que vc vai adorar o Chile! beijos

  6. Oi Denise! Amei suas dicas. Eu estou querendo muito em fazer minha primeira viagem internacional e já escolhi o Chile como destino certo há tempos. Como não tenho companhias disponíveis para ir comigo, vou sozinha mesmo. Estou acostumada a viajar sozinha, mas somente pelo Brasil. Para fora do Brasil nunca viajei, estou meio receosa, mas a vontade é muito grande.
    Gostaria de sua opinião sobre o período que pretendo ir, em março de 2020. Você acha que sairia muito mais caro? Eu não sou muito fã do frio, então eu quero ir num período de sol. Mas queria saber se em Março eu pagaria mais caro que em meses mais pro meio do ano? Me dê sua opinião. bjs

    1. Oi Cinthia, tudo bem? Que bom que gostou! Fique tranquila que o Chile é um ótimo destino e vai dar tudo certo! Só que você não disse pra onde vai no Chile. De qualquer forma, Março não é alta temporada, então, não acredito que os preços estejam mais altos. beijos

  7. Adorei suas dicas. Comecei com viagem solo no Brasil e percebi que nunca estamos sós, claro que pesquisei muito e contratei tudo antes da viagem, detalhe sou deficiente auditiva e fui sempre muito bem atendida pelos guias..
    A ideia de contratar antes tudo é ter a tranquilidade para curtir cada passeio e belíssimas paisagens com segurança. Agora resolvi fazer um solo internacional para Santiago e Atacama e li suas dicas e fiquei bem animada. Não dá para ficar esperando companhia, a vida passa e não fazemos nada assim, concorda?
    Você teria dica de agências de turismo em Santiago e Atacama? Vou em dezembro

    1. Olá Raquel, tudo bem? Que bom que gostou das dicas. No Atacama recomendo a Ayllu ou Flavia Bia Expediciones. Em Santiago as que eu usei não existem mais e não saberei te dizer as atuais. Bjos

    1. Olá Mayara, tudo bem ? Vai dar tudo certo, fique tranquila. E pode apostar que você não precisa de ninguém pra te ajudar. Tenho certeza que você é super capaz e que vai ser uma viagem linda! bjos

    2. Dângella Alves Moreira

      Quero fazer uma viagem mas estou com receio de passar apuros, pretendo em ir ou abril ou agosto. Qual a melhor época e alguém vai nessa data?

      1. Denise Tonin

        Olá Dangella, tudo bem ? No post, no parágrafo quando ir, falo sobre a melhor época de acordo com seu objetivo em Santiago. Se vc quer esquiar, visitar as vinícolas na melhor época, etc. Sobre passar apuros, não entendi exatamente o que você quer dizer, mas o que posso falar pela minha experiência é que Santiago é uma cidade muito bacana e tranquila. beijos

  8. Ola Denise, tudo bem?? Estou programando ir pro Chile em julho. Minha primeira viagem sozinha. Tenho um pouco de receio por ser mulher e viajar sozinha. Alguma dica de segurança??

  9. Douglas Brito

    Olá Denise. Estou organizando uma viagem solo para Santiago englobando o natal e ano novo, vc tem alguma dica para este período?

    1. Olá Douglas, tudo bem ? Desculpe a demora em responder, mas estava em viagem e ficou difícil. Não viajei nesse época e não me ocorre nada que possa te recomendar. Quem sabe vc acha mais dicas no blog Nos no Chile 😉 Abs

  10. Olá Boa noite!!
    kkkkkkkkk você é a melhor!!! Adorei a história do taxi!!! kkkkkkkk rindo até 2050!!! kkkkkk
    Muito bom o blog!! Está de parabéns!!!
    Eu tb AMO viajar sozinha!! Viajar sozinha é vida!!!
    bjo grande!!

  11. Olá! Estou com viagem marcado para o final de julho/18. Em princípio eu ia acompanhada, porém, algumas mudanças rolaram. Mas não deixarei de viajar por conta disso. Porém, a verdade é q estou ainda com aquela adrenalina dos preparativos, tentando me imaginar sozinha por lá.
    Minha maior questão era o tempo de duração da viagem, pois, quando organizei a viagem acompanhada, planejei passar 3 dias no Valle Nevado. Assim, o período total de viagem seriam 8 dias. Mas com mudança de planos, resolvi desistir de me hospedar no Valle Nevado (principalmente porque isso estava encarecendo demais) e fazer apenas um bate e volta na montanha, fazendo minha “base” em Santiago.
    Ainda estou preocupada pensando q talvez eu não consiga me ocupar todos os dias, com medo de me entediar por tanto tempo lá. Vejo algumas pessoas afirmarem q é muito tempo pra ficar por Santiago.
    Mas depois q li sua opinião sobre ter ficado 10 dias e ainda não ter visto tudo, fiquei mais animada.
    Fechei alguns passeios com uma agência, cuja guia é brasileira, e pretendo ocupar bem o meu tempo e me sentir segura.
    Você fez esses passeios de agência? Achou cansativo?
    A moça da agência vai me ajudar com o chip. Ela vai me entrega quando eu chegar lá.
    Minha outra dúvida é sobre o deslocamento por lá. Eu pretendo andar de uber. Vc acha caro?
    Metrô também é uma opção para o dia, mas tenho muito medo de me perder.
    Vc acredita ser tranquila a comunicação lá no portunhol? ahahahah! Só falo português!
    Desculpa o interrogatório! Mas ficarei muito feliz e agradecida se puder responder.

    Bjs

    1. Olá Vivian, tudo bem? Vamos pó partes.

      Santiago tem muitas coisas para fazer. Quem fala que não tem são pessoas que gostam de ver o básico de uma cidade, tirar fotos e voltar pra casa. E não tem nenhum problema quanto a isso. É só uma maneira de viajar.

      Não fazer nada em uma cidade nova, sentar num parque, bater perna sem ir a lugar algum também é muito bom e acabamos encontrando várias coisas no meio do caminho. Eu gosto de realmente conhecer as cidades e fazer as coisas com calma Então, depende muito do seu jeito de viajar.

      Fiz passeios com agência pra Valparaiso, para islã Negra e vinícolas. Pra mim não teve nada de cansativo, normal.

      Não tenho como saber se o Uber é caro. Uber em qualquer lugar do mundo é mais barato do que taxi. Vc pode ver os valores de estimativa de tarifas no site da Uber. Se deslocar de metrô é a melhor maneira e nao tem como se perder. É bem tranquilo.

      Sobre se comunicar: eles não sentem português como.nos entendemos o espanhol. entao, fale devagar. É tbm peça a eles para falarem devagar. É isso!

      Boa viagem ! bjoe

  12. Pretendo ir pra Santiago sozinha no final de Junho. Amei as dicas… Se alguém quiser ir! Bora turistar.
    Uma pergunta, posso usar meu chip do Brasil la… apenas para Internet? sem precisar comprar um de la???

    beijos e tudo de Bom!

    1. Olá Quelria, Tudo bem? poder vc pode, mas saira bem mais caro. Consulte a sua operadora para ver os valores. Mais fácil comprar um chip local em Santiago, mas antes tera que validar o seu aparelho. Procure no Viaje na Viagem que tem tudo explicadinho. beijos

  13. Beatriz Ferreira

    Olá,

    Nossa, adorei a matéria. Estava com muitas duvidas referente a Hostel, Dinheiro e Passeio.
    Estou me programando para ir sozinha entre Junho a Setembro, gostaria ate de alguma companhia se caso alguem esteja procurando alguem. haha

    1. Olá Beatriz tudo bem estou pensando em ir em Agosto pretendo ficar uns 4 dias e estou vendo pra fechar direto com uma agência a estadia , vôo , os passeios mais irei só . Pretende ficar quantos dias

  14. Olá, no artigo você diz para não comprar dólar, mas andei pesquisando e vi que existe um imposto para turistas “IVA”, se não pagar a acomodação em dólar ou cartão, você paga 19% de imposto, é verdade isso ?

    1. Olá Nicole,Tudo bem? Existe sim a devolução do IVA mas para isso o hotel precisa estar inscrito no SSI.Nem todos estao. Neste caso até pode valer a pena vc levar dólar, mas apenas pra isso. Vc pode ligar antes para o hotel e se informar se eles fazem a devolução do imposto. Para gastos do dia a dia ainda é mais vantajoso levar reais. bjos

  15. Oi Denise.
    Quero fazer uma viagem sozinha, e quero ver neve..rs e2 claro economizar o possivel.
    Pode me ajudar?
    Destino Santiago.

  16. Vale a pena levar uma câmera profissional e uma lente para fotografar minha filha?
    Tenho receio que atrapalhe os passeios carregar uma dslr, mas gostaria de ter fotos maravilhosas dela na neve.
    Como foram seus passeios com sua canon?

    1. Oi Ste, Tudo bem? Claro, leve sim, pois realmente vai conseguir fotos incríveis por lá. Minha Canon e semi profissional,então e bem leve e tranquilo de levar boa VIAGEM! Bjos

  17. Rosana Flores

    Oi querida obrigada pelas dicas. Meu amigo desistiu e tenho passagem para sábado 03 março agora, estou aflita não sei se conseguirei ir… bjs

  18. Olá Denise! Pretendo ir ao Chile até fim deste mês de janeiro , e lendo os comentário aqui um deles da Luana , gostaria de perguntar a ela se quer manter contato comigo pois estou indo sozinha pela primeira vez e seria bom ter uma companhia de vez em quando pra se sentir mais segura nos passeios. Se concordar darei meu cel para falarmos no wattz .

  19. Maria Aparecida

    Oi querida ! Amei as suas dicas. Vou no carnaval sozinha . Vc tem alguma dica sobre o uso de internet lá. Na Europa usualmente compro o chip para turista e fico muito bem servida e conectadas all time . Gosto de estar conectada para utilizar o Google maps e dicas, como as suas .
    Você tem como informar qual é a melhor maneira para ficar conectada em Santiago?
    Um beijo no seu coração e muito obrigada!

    1. Oi Maria Aparecida, tudo bem ? Obrigada. Acabo de atualizar o post. Para usar um chip chileno você precisa homologar com bastante antecedência da sua viagem. Dá uma lidinha acima que tem as informações. Uma ótima viagem! Bjos

  20. Olá, Denise!
    Escolhi Santiago para minha primeira viagem sozinha e estou muito ansiosa hahaha queria saber se realmente é seguro para andar nos locais? Estou pensando em ficar em hostel em Providencia, teria alguma indicação? Quanto aos passeios, estarei indo em maio. Recomenda que Valle Nevado? E por último, vc tem alguma indicação de agência para fazer esses passeios?
    Muito obrigada pelo relato nesse post, já deu uma boa luz!!!
    beijos

    1. Oi Ludmila, tudo bem ? Não precisa ficar ansiosa, Santiago é tudo de bom e vc vai adorar. Sim é seguro, mas temos que estar sempre atentas. Faça tudo o que vc faz por aqui para se proteger 🙂 Sobre Valle Nevado, você está indo fora da temporada, então é provável que não tenha neve. Você pode dar uma olhada no próprio site do Valle Nevado para ver se está bonito, ao menos com um pouco de neve. Providência é ótimo para se hospedar, mas os valores mais altos. Como indicação de hostel, as meninas da minha Comunidade no Face falam muito do Che Lagarto, mas é no centro. Dá uma olhada, pois é super bem avaliado https://booki.ng/2AbHFds Sobre agência a que fiz alguns passeios fechou. Você pode dar uma olhada na Turistik, mas a maioria dos passeios você poderá fazer por conta própra 🙂 Beijos e uma linda viagem

  21. Luana Maria da Silva

    Olá Denise, adorei sua matéria.
    Me ajudou muito.
    Vou agora em janeiro para Santiago, vou ficar 5 dias.
    E estou pensando em andar de metrô de dia e a noite pegar Uber.
    Você acha que Uber é mais confiável do que os táxis?
    E outra támbem vou sozinha.
    E não quero levar cartão para não pagar IOF.
    Quanto devo levar Em dinheiro para 5 dias?

    1. Olá Luana, tudo bem ? Quando eu fui não tinha Uber, mas sempre considero melhor do que pegar um táxi na rua 🙂 Se optar por táxi, escolha chamar uma cooperativa de lá. Mesmo que você não use o cartão, é recomendável que leve um para algum imprevisto. Sobre quanto levar, depende muito do seu estilo de viagem, quais passeios vai fazer, etc. Posso dizer que, no mínimo, 150 reais por dia. Boa viagem! beijos

    2. Olá Luana! Também estou indo sozinha Santiago, fico um pouco insegura, se quizeres podemos fazer companhia uma a outra em certos passeios. Posso passar meu watzz pra combinar -mos.Vou dia 30/12/18.

  22. Oi Denise,
    Amei a materia, estou pensando em ir em Janeiro/2018, falo poucas coisas em Espanhol, será que consigo me virar la tranquilamente? Como penso em ir sozinha fico preocupada com isso.

    1. Paloma, tudo bem ? Vai tranquila. Se você não estiver entendendo peça pra eles falarem devagar e você conseguirá. Aprenda palavras básicas em espanhole está tudo certo. Há muitas pessoas em Santiago que estão super acostumadas com brasileiros e vão te entender. Uma viagem maravilhosa pra vc! Aproveite muito! beijos

  23. Geeente, que maravilhosa!! Adorei suas dicas!!
    Irei fazer minha primeira viagem sozinha em fevereiro, e escolhi Santiago 🙂
    Me fala uma coisa, essas viagens bate e volta vc chegou a fazer?
    Tem dicas pra dar de como ir para esses lugares? Vou ficar apenas 5 dias.
    Bjoo

    1. Oi Manoela, tudo bem ? Que bom que você gostou, tenho certeza que vai amar a sua viagem 🙂 Eu fiz os bate e volta com agencia, mas é possível fazer sozinha. Pode ir a Valpo de bus e depois pegar o metro que liga as duas cidades. Os onibus saem da estação Alameda (de metrô Universidad de Santiago) e da Estação Pajaritos. Normalmente, o ônibus sai da Alameda e dá uma paradinha na Pajaritos. Você pode comprar pela internet na Turbus. Pode comprar o trajeto Santiago / Valpo / Vina / Santiago. E faz o trajeto de Valpo para Vina de metro 🙂 Espero ter ajudado um pouquinho. Beijokas

  24. Maurizia Moura

    Estou indo pra Santiago neste final de semana pela segunda vez e planejando meus dias por lá, achei você!rs
    Adorei seu site! Será minha primeira viagem para a gringa sozinha… Boa sorte pra mim! rs

  25. Primeiro: você é muito linda, cara!
    Segundo: Apesar de eu ter feito meus calculos marotos para ficar cinco fucking dias em Santiagueira, diga-me, quanto em média você gastou, incluindo tudo possível? Meu orçamento tá muito apertadinho, por conta das outras viagens que estou planejando.

    Enfim, parabéns pelo projeto, e pelas viagens, adorei!

    1. Oi Patricia, tudo bem ? Obrigada pela visitinha 🙂 Fico feliz que tenha gostado das dicas. Agora vc me pegou mesmo, porque esta viagem foi em 2014 e não lembro mais quanto gastei. Mas aluguei apê e saiu bem mais em conta do que hotel, com certeza. Foz tudo de metrô e fui em várias atrações gratuitas. Procure o site Quanto custa viajar que poderá te dar uma ideia, mas lembre-se que lá os preços são um pouco maiores do que se vc comprar lá e diretamente nas agências e sites das atrações. Beijos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Rolar para cima
Success message!
Warning message!
Error message!