O Cerro San Cristobal, uma das atrações mais conhecidas da cidade de Santiago por sua bela e panorâmica vista da cidade, fica dentro do Parque Metropolitano. O parque possui 722 hectares de natureza e é o maior parque urbano do Chile. Uma imensidão! Dentro dele, além do Cerro San Cristobal, há o Zoológico, Jardim Botânico, Jardim Japonês, Bosque Santiago, duas piscinas e uma variedade de caminhos e recantos para explorar.
Metrô de Santiago do Chile: tudo o que você precisa saber
Viajar Sozinha para Santiago, guia pra mulher que vai solo
Metrô de Santiago: arte, literatura e expressões da cultura urbana
O Cerro, na época da Colônia, era visto como ponto de orientação aos viajantes e oferecia uma vista completa do vale. Era chamado de Tupahue, que na língua quechua significa centinela. Mais tarde, com a fundação de Santiago foi rebatizado como San Cristobal em homenagem ao santo protetor dos viajantes.
Para acessar o Parque existem várias opções, sendo a principal para acesso ao Cerro e Zoológico, a entrada da Pio Nono. Neste caso, a estação de metrô mais próxima e a Baquedano. Uma caminhada de, mais ou menos, 5 quadras longas. Mas o passeio é legal, pois você vai curtindo vários bares e restaurantes e pode aproveitar para dar uma entradinha no Patio Bellavista.
Confira as melhores ofertas de passagens aéreas para sua próxima viagem
Logo na chegada você encontra um quiosque de Informações Turísticas onde poderá pegar o mapa do Parque, caso queira desbravar mais do que o Cerro.
Para os não atletas e desprovidos de carro, o Funicular é a melhor opção. A estação Pio Nono, ponto de partida do ascensor, foi inaugurada em 1925 e fica a 560 metros do nível do mar. Em estilo mediaval, o castelinho foi desenhado pelo arquiteto Luciano Kulczewski.
O funicular percorre 484 metros em um plano inclinado de mais ou menos 45 graus – com parada opcional no Zoológico – até chegar a Estação Cumbre. Eu fui no domingo, final da tarde, porque a minha ideia era pegar o pôr do sol. A estação estava bem cheia e fiquei na fila por uns 20 minutinhos.
Já reservou hotel para sua próxima viagem? Confira as melhores tarifas para sua estadia
Chegando na Terraza Bellavista, vários barzinhos e lojinhas e lá você pode experimentar o famoso drink Mote con Huesillos. Eu passei esta degustação, pois tinha acabado de comer, então fico devendo a fotinho.
Mais uns passos e Santiago está a seus pés.
Já contratou sua internet para a viagem? Para quem viaja sozinha, ficar conectada durante a viagem é super importante não só pela parte prática, mas também por segurança. E nada melhor do que usar um e-sim, um chip virtual que pode ser contratado online e de fácil ativação. Veja aqui os planos e coberturas para a sua viagem!
Para chegar ao santuário, onde está a Virgem Imaculada Conceição, vai enfrentar uma boa caminhadinha com muitas escadas. Fazendo aos poucos e com calma, você nem sente. A estátua tem 14 metros de altura, foi projetada pelo arquiteto Luigi Poletti e é uma obra de Giuseppe Obici.
De longe você consegue sentir a imponência da obra e imaginar o trabalho que deu! Muito bonita! Por 30 segundos pensei em não subir, pois estava exausta dos passeios anteriores. Mudei de ideia rapidamente e o esforço compensa com a bela vista. Na base da Santa tem uma capelinha, mas acabei não fotografando.
Subir ao Cerro San Cristobal não pode faltar no seu roteiro. Me arrependo de não ter chegado mais cedo e ter explorado os outros pontos.
Não deixe de contratar o seguro viagem, pois é imprescindível quando viajamos sozinhas! Compare os planos e as seguradoras e obtenha desconto na hora de escolher o melhor plano para sua viagem solo.
Para você planejar a sua visita, ver preços e horários do Funicular, acesse o site do Parque Metropolitano. Lá tem todas as informações que você precisa e sempre atualizadas.
E atenção com uma coisa muito importante:
Em Outubro, horário de verão por lá também, o último Funicular desce às 19:45. Quando perguntei no Quiosque de Informações Turísticas a que horas fechava o Parque, me disseram 20 horas, mas não me alertaram que o último Funicular saía 15 minutos antes. O que aconteceu? Perdi!
Fiquei em desespero e comecei a descer caminhando. São mais de 6 km a pé e eu estava exausta, como disse antes. Além do mais, estava escurecendo e eu tinha marcado com uma nova amiga, Roberta, no Pátio Bella Vista que fica bem pertinho.
Você já conhece a conta global multimoedas da Wise? É a forma mais barata e segura de levar seu dinheiro viajando sozinha pelo mundo. Apenas uma conta para receber e enviar dinheiro em 40 moedas diferentes e funciona em mais de 150 países. Compra de moeda com taxa de câmbio comercial, tudo feito online e com apenas 1,1% de IOF. Abrir conta agora!
No início do caminho, encontrei um guardinha do Parque e pedi um táxi, mas quando ele estava tentando arranjar algum, avistei um carro da Turistik, empresa que administra o funicular e oferece várias tours em Santiago, e me atirei na frente… rs Pedi carona e acabei conhecendo o maquinista do Funicular que trabalha no Parque há mais de 30 anos! Esqueci o nome dele, mas sou grata pela gentileza até o último dos meus dias. Quanto mais o carro descia em intermináveis curvas, mais grata eu ficava. Muchas Gracias Sr. Maquinista Turistik!
12 comentários em “Descubra a beleza panorâmica do Cerro San Cristobal”
Vc sabe qual o nome da Santa que fica lá nos alto do cerro SAN Cristobal?
Essa sua história do funicular, de descer andando, aconteceu comigo e duas amigas tbm, quem nos salvou foi um taxista. Rsrsrs
Virgen de la Inmaculada Concepción sufoco total ficar presa lá em cima!
Que fotos lindas!!! Esse parque deve ser enorme mesmo: Zoológico, Jardim Botânico, Jardim Japonês e mais um pouco… E que emocionante ter Santiago aos meus pés. Esse é um dos lugares da minha wishlist 2016.
É enormeeeeee !!! Não esquece de ver a hora do último funicular! rs rs beijokas
Bateu uma saudade grande de Santiago agora.
Preciso levar a Amanda lá, né?
Tem tanto restaurante estrelado que a Amanda vai pirar!!!! beijokas
hahaha que aventura no final!!! rs ainda bem que deu td certo e conseguiu carona! Pq mesmo sendo descida, é uma bela de uma caminhada… Fui aí na minha 1a vez em Santiago, mas acho que logo cedo. Legal esse visual ao pôr do sol!
Fer, o por do sol tava lindo, mas não sei se valeu o sufoco de depois! hahahahah beijão
De, eu tô amando cada post seu de Santiago!
Com a proximidade da viagem, suas dicas estão me ajudando bastante!
Beijos
Que bom Polis!!! Se ficou com alguma dúvida, é só falar. Como até hoje não terminei de escrever de lá, pode me perguntar outras coisa também! hahaha beijos
Santiago é uma destino ótimo de se visitar! Minha visita ao Cerro foi de van, pois estava com os meus pais e valeu muito ver tudo o que se organiza por lá. Lembro de ter visto até aula de spinning em uma área especial e muita gente subindo o cerro de bike também… haja fôlego! bjss
Oi Gabi, vi algumas pessoas de vans também e muita gente subindo a pé e de bike. Mas é longe pra caramba! hehe Beijo grande e obrigada pela visitinha