Filme Machuca: um retrato sensível da história do Chile

Filme Machuca: um retrato sensível da história do Chile

Descubra o filme Machuca e conheça mais sobre a história do Chile durante o governo de Salvador Allende e o golpe militar de Pinochet.

Para quem está de malas prontas – como eu – ou que quer conhecer um pouquinho mais a respeito do Chile, uma dica do guia Matraqueando, O Barato de Santiago é o filme Machuca, de Andrés Wood.

Viajar Sozinha para Santiago: guia completo para sua viagem solo

O filme “Machuca”, dirigido por Andrés Wood e lançado em 2004, é uma obra cinematográfica que oferece um retrato íntimo e sensível de um período turbulento e significativo na história recente do Chile. Ambientado em 1973, durante o governo de Salvador Allende e o subsequente golpe militar liderado por Augusto Pinochet, “Machuca” apresenta a complexidade das divisões sociais através dos olhos de crianças de mundos distintos.

Machuca Sinopse

A história se passa no ano de 73, então governo de Salvador Allende. O país vive uma situação bastante conturbada com passeatas e falta de alimentos.

Dois garotos tornam-se amigos, quando o padre McEnroe (Ernesto Malbran), inspirado no governo Allende, decide dar uma oportunidade para que meninos pobres possam estudar no renomado Colégio Saint Patrick, o melhor da capital.

É lá que Gonçalo (Matías Quer), menino da classe média alta, e Pedro Machuca (Ariel Mateluna), menino pobre da periferia, tornam-se amigos e vivem suas aventuras entre dois mundos distintos.

Filme No: O Plebiscito Nacional que mudou a história do Chile

Salvador Allende, documentário de Patricio Guzman

Wood utiliza a inocência e a visão pura da infância para abordar temas como desigualdade social, injustiça e a perda da inocência. A relação entre Gonzalo e Pedro espelha as divisões políticas do país, ao mesmo tempo que revela a possibilidade de amizade e compreensão além das barreiras socioeconômicas. As atuações convincentes dos jovens protagonistas, junto com uma direção que equilibra ternura e crueza, fazem de “Machuca” um filme profundamente impactante.

Além de sua narrativa envolvente, “Machuca” é uma importante ferramenta educativa, oferecendo aos espectadores uma perspectiva valiosa sobre o passado chileno e as cicatrizes deixadas por um período de intensa violência e opressão. Com sua abordagem honesta e humana, o filme convida à reflexão sobre as consequências de divisões sociais e políticas, sendo não apenas uma história sobre o Chile, mas uma narrativa universal sobre o poder da amizade em tempos de conflito.

“Machuca” continua a ressoar fortemente com o público global, lembrando-nos da importância de empatia e entendimento em um mundo frequentemente dividido.

Assista ao trailer do filme Machuca

Nos artigos do blog você encontrará links de afiliados. Se você os utilizou para fazer as reservas da sua viagem, obrigada! É por meio dessas pequenas comissões – que não aumentam em nada o preço pra você – que mantenho o blog funcionando e atualizado! Continue colaborando com o Viajante Solo.

Picture of Denise Tonin

Denise Tonin

Para mim o que realmente importa não é a quantidade de países que visitei, mas o quanto consegui me conectar com cada lugar e com as pessoas que cruzei pelo mundo. E o mais incrível de viajar sozinha é o quanto consegui me conectar comigo mesma! Busque por conexão, se entregue e verá a mágica acontecer. Suas viagens, além de incríveis, serão transformadoras!

Também pode interessar...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Rolar para cima
Success message!
Warning message!
Error message!