Quem vai a Santiago não tem como não visitar as casas de Pablo Neruda, poeta, diplota, político e prêmio Nobel de literatura. São três casas: uma em Isla Negra na beira da praia; uma em Valparaíso, chamada Sebastiana, e a que está na capital chilena, La Chascona.
Neruda começou a construir La Chascona em 1953 para seu, então secreto amor, Matilde Urrutia. O nome La Chascona, que quer dizer “a descabelada“, se deve aos cabelos revoltos de sua amada.
Já reservou hotel para sua próxima viagem? Confira as melhores tarifas para sua estadia
La Chascona fica no Bairro Bella Vista, bem pertinho do Cerro San Cristobal e você pode aproveitar para passar o dia por lá curtindo as atrações e depois aproveitar para almoçar ou jantar no Patio Bella Vista, onde tem diversos restaurantes legais.
Leia também
Requisito para Entrada de Brasileiros no Chile
A casa, encomendada ao arquiteto Germán Rodríguez Arias lembra um navio e tem um jardim encantador. Foi construída aos poucos, primeiro o living e um quarto, onde Matilde morava e depois gradativamente outras peças foram sendo acrescidas. O poeta participou ativamente da construção trazendo madeiras e outros materiais especiais, além de palpitar nos mínimos detalhes.
No dia 23 de setembro de 1973, poucos dias depois do golpe militar que derrubou o Presidente Salvador Allende, morre Pablo Neruda.
La Chascona foi vítima de atos de vandalismo, mas por insistência de Matilde, o corpo do poeta foi velado no que sobrou do living entre poucos amigos e vidros quebrados.
Matilde, aos poucos, foi recuperando cada cômodo da casa e seguiu vivendo nela até a sua morte em 1985. Hoje em dia a visita te proporciona ver todos os cômodos e encontrar móveis e objetos da época. Não tem como não viajar no tempo e sentir forte emoção.
Entre os destaques da visita, o Retrato de Matilde Urrutia, de Diego Rivera, onde ela aparece com duas cabeças. No lado direito da pintura, em meio aos seus cabelos ruivos revoltos é possível ver o perfil de Neruda.
Não esqueça de contratar o seguro viagem, imprescindível quando viajamos sozinhas! . Compare os planos e as seguradoras e escolha o melhor seguro viagem para você
No jardim, você encontra flores plantadas pela própria Matilde e recantos super inspiradores.
Não esqueça de pegar seu audioguia, disponível em português, para descobrir todos os segredos e detalhes de La Chascona! Vale cada segundo!
Informações Práticas
Casa Museo La Chascona
Endereço: Fernando Márquez de la Plata 0192, Providência
Horários: qua a sábados, 10 às 18h – Ingressos por ordem de chegada
Valores: Adultos: $7.000 por pessoa – Obrigatório apresentação de Passe Mobilidade
Atualização Fevereiro 2022. Antes da sua visita, não esqueça de acessar o site da Fundação Neruda ou o Instagram para checar as atualizações de preços, horários e protocolos de entrada.
4 comentários em “La Chascona, visita à casa de Pablo Neruda”
Bom dia. Estou pesquisando o que tem de MaravMaravilhoso em Santiago, pois já já estarei aí.
Manda mais novidades por favor
Adriana, tudo bem ? As dicas que tenho estão todas no blog 🙂 Se tiver alguma dúvida específica é só falar 🙂 Obrigada pela visitinha beijos
Oi, Dê!
To devorando aqui suas dicas de Santiago! Vou só em novembro, mas sabe como é ansiedade de viajante! ahaha
beijo.
Dani Queridaaaaaa, que bom receber a sua visitinha! Obrigaduuu! Ainda não escrevi todas as dicas ainda, acredita? Me fala se precisar de algo!!! Super beijos