fbpx
HomeGréciaViajar Sozinha para Atenas: guia completo para sua viagem solo

Viajar Sozinha para Atenas: guia completo para sua viagem solo

Confira aqui as informações essenciais para você planejar a sua viagem sozinha para Atenas e ter uma experiência muito especial!

-

Atenas tem seu nome herdado da deusa protetora Ateneia, que nasceu da cabeça de Zeus. Imagine só, se não é uma excelente imersão histórica, perfeita para conhecer monumentos que inspiraram muitas outras culturas, durante muito tempo? Era um sonho meu viajar sozinha para Atenas, mas acabei, na verdade, levando um grupo no meu projeto Viagem para Mulheres (inativo).

Leia também

Viajar Sozinha para a Grécia

Viajar Sozinha para Mykonos

Filmes para inspirar a Viajar Sozinha

Como economizar viajando sozinha

Em sua história, a capital da Grécia já foi um grande centro cultural de arte, além de ter peso político em várias civilizações. Atenas já passou por várias monarquias, que se desenvolveram até a democracia que conhecemos hoje. Inclusive, já pensou como deve ser o lugar onde viveu Sócrates?

Assim como muitas cidades europeias, Atenas também sofreu danos de guerras. Mas muitos monumentos estão ali, muito bem preservados e hoje compondo a lista de patrimônios da UNESCO. 

Neste post, você verá como embarcar em uma viagem sozinha para Atenas. Tenho certeza que essa será uma história pra lá de inspiradora. 

Moeda

A moeda utilizada na Grécia é o euro e devido a alta ultimamente, o melhor a se fazer é levar dinheiro em diferentes meios de pagamento. 

Leia também

Como levar dinheiro nas viagens internacionais viajando sozinha

Calcule cerca de 60 euros por dia para alimentação, transporte, ingressos e algumas comprinhas. Atenas não é uma cidade super cara. 

A gorjeta é de 10% nos restaurantes e, geralmente, já vem inclusa no valor total.

Você já conhece a conta global multimoedas da Wise? É a forma mais barata e segura de levar seu dinheiro viajando sozinha pelo mundo. Apenas uma conta para receber e enviar dinheiro em 40 moedas diferentes e funciona em mais de 150 países. Compra de moeda com taxa de câmbio comercial, tudo feito online e com apenas 1,1% de IOF. Abrir conta agora!

Visto & Documentos

Você não vai precisar de visto para conhecer Atenas, já que a Grécia faz parte do Tratado de Schengen. Mesmo assim, você precisa apresentar alguns documentos na hora que entrar no continente europeu. 

Tenha sempre tudo em mãos e evite ter que ficar procurando algum documento na hora da entrevista de imigração. Os documentos essenciais que você deve ter são:

  • Passaporte com data de validade para ao menos três meses depois do retorno;
  • Comprovante de hospedagem (reservas de hotel ou carta-convite);
  • Comprovante de recursos financeiros;
  • Seguro viagem;
  • Passagem de volta. 

Durante a entrevista, seja sempre sincera e mantenha a calma. Os agentes de imigração são sempre sérios e não são nem um pouco abertos a brincadeiras.

Não deixe de contratar o seguro viagem, pois é imprescindível quando viajamos sozinhas! Compare os planos e as seguradoras e obtenha desconto de 15% na hora de escolher o melhor plano para sua viagem solo.

Quando ir

Atenas tem clima mediterrâneo. Isso quer dizer que os invernos são amenos e os verões são muito quentes e secos. Além disso, a aridez da cidade é explicada pelas montanhas que a cercam. Elas barram muito o vento e também as chuvas.

Com isso, os melhores meses para viajar sozinha em Atenas são abril, maio e junho e setembro, outubro e novembro, respectivamente, primavera e outono.

Estive lá em Setembro e, confesso, estava super calor a ponto de eu comprar um chapéu pra amenizar o sol na cabeça. Então, procure checar as temperaturas antes de embarcar para estar com todos os acessórios de viagem em dia! 

Quantos dias ficar

Quando for em Atenas, tente ficar pelo menos três dias, sem contar os dias de chegada e partida. Mas se puder, fique ao menos cinco. Afinal, será um mergulho de cabeça em uma cultura muito rica e muito diferente. 

Com três dias, você consegue conhecer os pontos turísticos principais da cidade. Já com cinco, além desses, poderá fazer passeios diferentes e com mais calma, como percorrer os arredores da cidade e explorar algumas praias também.

Onde ficar em Atenas

Na hora de escolher onde se hospedar em Atenas, vale muito a pena analisar o uso de transporte. Em alguns bairros, você pode até achar lugares baratos, mas vai gastar bastante com transporte até as atrações. Logo, vamos buscar um equilíbrio onde você possa aproveitar bastante o seu tempo sozinha em Atenas. 

  • Plaka: o bairro mais turístico da cidade, mas também o com preços mais altos em função da alta procura. Além disso, é ali que fica a principal linha de metrô. Se encontrar alternativas por ali, acho válido.
  • Syntagma: foi onde fiquei,perto da praça onde acontece a troca da guarda. É outra região bem próxima de pontos turísticos e muito movimentada. Não deixe de buscar opções por ali também porque vai ficar bem localizada.

Sozinha em Atenas: como é a segurança

Em geral, Atenas é uma cidade segura. Os golpes e perigos dali são os mesmos que em outras cidades européias. Por sermos turistas e mulheres viajando sozinhas, é melhor tomar alguns cuidados especiais. 

Atenas é uma cidade onde acontecem muitos protestos, principalmente nos últimos anos. Caso se sinta em perigo, procure algum policial ou guarda para pedir informações. 

Os pickpockets, ladrões especialistas em furtos, ficam geralmente em áreas turísticas e estações de metrô. Para evitá-los, não se distraia e nem deixe seus pertences desprotegidos. 

Ao voltar sozinha durante a noite, é melhor chamar um transporte por aplicativo ou pegar um táxi de cooperativas indicadas pela sua hospedagem.

Fora isso, tome os cuidados que tomaria em qualquer outro lugar: de olho na bolsa, atenção dobrada quando for caminhar nas ruas e não aceitar bebidas de estranhos, são todas boas medidas, em qualquer lugar.

Como se locomover em Atenas

Ficando no centro da cidade, você vai acabar usando muito pouco o transporte público de Atenas. Essa é uma daquelas cidades perfeitas para se conhecer caminhando. Além disso, a maioria das atrações estão bem próximas umas das outras, o que ajuda na hora das caminhadas. Leve sapatinhos confortáveis.

Metrô,  bus e bondes

Embora a cidade seja bonita para caminhadas, você pode precisar do transporte, principalmente para ir até o aeroporto. Por isso, conte com o metrô, ônibus e bondes que circulam pela cidade. 

A rede de metrô de Atenas é pequena, mas atende muito bem. Ela liga o centro da cidade ao aeroporto, por exemplo, o que facilita muito na hora de chegar e partir. São apenas 3 linhas, divididas por cores e com mapa bem simples. Algumas estações de metrô são pequenos museus, com exposições arqueológicas muito interessantes.

Mapa Metro de Atenas Viajante Solo
Mapa Metrô de Atenas

Os ônibus também são boas opções de transporte, sobretudo para lugares mais distantes, mas acho que você não vai precisar. Eu nem cheguei a usar. Mas se precisar pesquisar trajeto, pode acessar esse a OASA e tem todas as informações que você precisa em inglês. 

Já os trams ou bondes podem ser ótimos passeios de você tem mais tempo na cidade para conhecer as áreas costeiras da cidade, como Faliro, Voula e Piraeus. Para ir, por exemplo, da Praça Syntagma até as paradas finais à beira-mar em Voula ou Piraeus, você gastará 1h. São duas linhas: T6 que conecta Syntagma com Faliro (estação Pikrodafni) e T7 conecta Voula (estação Asklipeio Voulas) com Piraeus (estação Agia Triada).

Os bilhetes são comprados em máquinas automáticas e guichês e devem ser sempre validados no transporte. Por durarem um certo tempo, você pode usar o mesmo bilhete para trocar de transporte, quantas vezes for necessário. 

Transporte por aplicativo e táxi

Os táxis são boas opções para quem está sozinha em Atenas e precisa carregar malas até o aeroporto. Mas, claro, as taxas são maiores, assim como em todos os lugares. Tome cuidado para chamar apenas táxis credenciados e oficiais, assim você evita golpes. 

O Uber funciona por l[a, mas como um táxi e você pode usar o seu aplicatico. Tem outra opção chamada Beats, mas não posso opinar se funciona bem, porque não usei nenhum dos dois.

Sempre sugiro confirmar essas informações assim que você chega na sua hospedagem sabendo assim qual a maneira que os locais utilizam como meio de transporte.

Hop on Hop Off

Sempre recomendo os ônibus de dois andares como primeiro passeio pela cidade, pois dá uma visão geral das principais atrações. Usei o bus por lá e gostei bastante.

Se você nunca usou, os ônibus hop on hop off circulam parando perto dos pontos turísticos e você pode descer e subir o quando quiser, dentro do intervalo do seu ingresso. 

Além de conhecer a cidade, você terá uma ideia da distância entre um lugar e outro. Dessa forma, pode se programar para os outros dias com uma ideia melhor de distância. Os ônibus oferecem audioguia em vários idiomas, inclusive em Português. 

Acesso à Internet em Atenas

Para não ficar desconectada do mundo, o melhor a se fazer é adquirir um chip pré-pago em Atenas. Sendo assim, a operadora mais utilizada por ali é a Vodafone. Você certamente verá lojas no aeroporto, em estações e espalhadas pela cidade. 

Mas se você não quer perder tempo com isso e tem receio de não conseguir se comunicar para escolher o melhor plano e operadora por lá, poderá escolher um plano e usar um e-sim (chip virtual), super prático e fácil de configurar. Se não souber como funciona, clique aqui que explico os detalhes.

O que fazer em Atenas viajando sozinha

Neste tópico quero apenas dar uma ideia dos principais e imperdíveis pontos turísticos que você pode visitar em Atenas viajando sozinha. Na medida em que eu for escrevendo sobre os passeios que fiz na cidade colocarei os links aqui.

Templo de HefestoMuseu da AcrópoleTemplo de Zeus Olímpico
Praça Sintagma Ágora de AtenasÁgora Romana
Bairro MonastriakiBairro PlakaJardim Nacional de Atenas
Pôr do Sol no Monte LicabetoJardim Nacional de AtenasTeatro Dionísio
Odeão de Herodes ÁticoArco de AdrianoMuseu Benaki
Museu da Arte CicládicaLiceu de AristótelesIgreja Panaghia Kapnikarea
Torre dos VentoCatedral MetropolitanaAntigo Templo de Atenas
Acrópole e o Parthenon Arco de AdrianoBiblioteca de Adriano
Estádio PanatenaicoPraça MonastirakiMuseu Arqueológico Nacional de Atenas

Bom, chegamos ao fim e espero que você tenha gostado dessas dicas essenciais para quem vai viajar sozinha para Atenas. Espero que as informações ajudem no planejamento de uma viagem segura e incrível sozinha em Atenas.

E se quiser contar com a minha ajuda para a elaboração de uma viagem mais do que especial para a Grécia, conheça a consultoria de viagem, onde tiro todas as suas dúvidas para que você viaje sozinha em segurança e monte um roteiro maravilhoso como você merece.

Denise Tonin
Denise Tonin
Sou viajante solo por opção e paixão! Viajei muito mais do que escrevi por aqui, mas vale dizer que o que realmente importa não é a quantidade de países que visitei, mas o quanto consegui me conectar com cada lugar e com as pessoas que cruzei nas viagens. O mais importante ainda é o quanto consegui me conectar comigo mesma! Busque por conexão e se entregue e verá a mágica acontecer. Suas viagens, além de incríveis, serão transformadoras!
Salvo exceções devidamente sinalizadas, todas as viagens e experiências trazidas ao Viajante Solo são custeadas com recursos próprios. Por isso, se você achou esse conteúdo útil e ajudou na sua viagem de alguma forma, poderá apoiar o trabalho ao adquirir os produtos, como os Guias Viajante Solo®, ou ainda, contratar a Consultoria de ViagemFicarei muito feliz e grata pelo seu apoio e continuarei trazendo conteúdos originais e experiências testadas para ajudar nas suas viagens solo pelo mundo!

 

DEIXE UM COMENTÁRIO!

Please enter your comment!
Insira seu nome

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Success message!
Warning message!
Error message!