Santiago uma visita ao Museo Chileno de Arte Precolombino | Viajante Solo

Na década de 70, o arquiteto chileno Sergio Larraín García-Moreno deu-se conta da importância de sua coleção particular e resolve doá-la a fim de que pudesse ser compartilhada e também para que as obras recebessem uma manutenção adequada. Cria a Fundación Familia Larraín Echenique que, juntamente com a Prefeitura de Santiago, abre as portas do Museo Chileno de Arte Precolombino em 1981.

O prédio do museu é em estilo neoclássico e foi construído em 1805 para abrigar o Palacio Real Aduana. É uma das construções mais importantes da época colonial e fica pertinho da Plaza de Armas.

Museo Chileno de Arte Precolombino Fachada | Viajante Solo

O museu conta com mais de duas mil peças do período pré-colombiano. Você consegue imaginar ver peças que foram feitas 4.500 anos antes da chegada dos espanhóis ao continente? Incrível! A coleção do museu está dividida de acordo com regiões: Mesoamericana (México, Guatemala, Honduras, El Salvador e parte da Nicarágua), Intermédia (Equador e Colômbia), Caribenha (Caribe e Antilhas), Amazonas, Andes Centrale (Perú e Bolívia), Surandina ( Argentina) e Chile.

Clicando nos links de cada região acima, você será direcionado ao site do museu onde poderá conhecer melhor cada uma das culturas em seus aspectos como história, economia, arte, organização social e também poderá acessar as peças das coleções associadas a ela. Pra quem ama história e museus estará super bem servido!

Museo Chileno de Arte Precolombino Prato Tripode | Viajante Solo
Prato trípode com representação pictórica em cerâmica – Maya – 300 – 900 dc

O site é bem completo e vale a visita antecipada. Tem muita informação interessante e, se você não tem muito tempo, pode definir quais áreas vai visitar. Além disso, você pode baixar para o seu celular os áudio guias em português! Não é maravilhoso? Isso facilita muito o entendimento de cada obra e sua região.

Museo Chileno de Arte Precolombino Xama Chaman | Viajante Solo

Na foto acima, umq escultura em pedra chamada Xama-Chaman. Confira o áudio sobre ela.

 

Eu achei esta possibilidade de baixar os áudios super legal. Se você quiser organizar a sua visita antecipadamente, acesse o link abaixo.

Baixar os áudioguias em Português

O museu não é grande então, provavelmente, você terá tempo para visitar tudinho e se deliciar com a beleza das peças.

Museo Chileno de Arte Precolombino Obras | Viajante Solo

Não deixe de visitar a Sala Têxtil. É super moderna e foi projetada com iluminação especial e adequada para realçar os detalhes dos tecidos. Não é permitido fotografar no interior. Você verá uma valiosa coleção de tecidos andinos precolombinos.

Informações Práticas

Museu Chileno de Arte Precolombino
Endereço: Calle Banderas, 361 – Metrô: Plaza de Armas, Linha 5 Verde
Horários: Seg a Sex de 8h30 às 19h, Sábados e Domingos de 10h às 18 h.
Valores: Adultos: $6.000 | Domingos: Entrada liberada no primeiro domingo de cada mês

Atualização Abril de 2018. Antes da sua visita, não esqueça de acessar o site do Museu Pre Colombino para checar as atualizações de preços e horários.

DEIXE UM COMENTÁRIO! VOU ADORAR!

Please enter your comment!
Please enter your name here

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.