Viña del Mar Quinta Vergara e seus jardins encantadores | Viajante Solo

A Quinta Vergara é hoje um parque municipal com entrada gratuita e possui lindos jardins, além do belo Palácio Vergara, declarado Monumento Nacional, e o moderno anfiteatro de Viña del Mar.

Na época colonial fazia parte da Fazenda Sete Irmãs – Hacienda Siete Hermanas – de propriedade da família Carrera. No ano de 1840, Francisco Alvarez adquiriu a propriedade e construiu a sua casa. Sua mulher, Dolorez Perez, adorava plantas exóticas e começou a cultivá-las.

Vina del Mar Jardins Quinta Vergara | Viajante Solo

Ao morrer, seu filho Salvador continua o legado da mãe, trazendo de suas viagens como marinheiro, plantas dos quatro cantos do mundo. Muitas delas você pode ver até hoje em seus jardins encantadores.

Palmeiras Jardim Parque Vergara | Viajante Solo

Vale a pena uma visita com calma ao Parque para usufruir dos jardins e cantinhos convidativos ao relax e a contemplação. Este aqui não é perfeito? Me lembrou o Jardim Botânico do Rio.

Parque Vergara Vina del Mar | Viajante Solo

Nos jardins você encontra algumas esculturas, sendo duas delas homenagem aos agraciados com o Prêmio Nobel de Literatura, Gabriela Mistral (1889-1957) e Pablo Neruda (1904-1973).

Parque Vergara Esculturas | Viajante Solo

Palácio Vergara

Em 1910, a construção do Palácio Vergara, em estilo gótico veneziano, foi finalizada. Era então propriedade do fundador de Viña del Mar, José Francisco Vergara e serviu para substituir a residência da família que havia sido destruída no grande terremoto de 1906.

Infelizmente, não pudemos entrar para visitar o Palácio, pois ele está interditado em função dos estragos do terremoto de fevereiro de 2010. O projeto de restauração já está aprovado e, em breve, devem começar as obras de restauração.

Fachada Palacio Vergara Vina del Mar | Viajante Solo

Em 1941, a prefeitura da cidade comprou o Parque, que passou a ser domínio público, e designou o Palácio como Museo e Escuela de Bellas Artes. Nesta aquisição, 60 obras de artistas europeus, pertencentes a coleção de Blanca Vergara, deram início ao museu.

Entre os trabalhos que se encontram expostos atualmente, destacam-se:  escuela veneciana do século XVII com pinturas de Jacobo Rubusti il Tintoretto, barroco europeu com pinturas de Pedro Pablo Rubens y Guido Reni e também algumas pinturas impressionistas de Joquín Sorolla.

Se estiver indo a Viña del Mar, vale consultar as condições atualizadas do Museu no site oficial de turismo.

Anfiteatro da Quinta Vergara

Ao caminhar por uma linda alameda de palmeiras, você d^q de cara com esta obra gigantesca: o Anfiteatro. Confesso que não estava esperando por isso e acho que destoa um pouco do lugar, mas…

Anfiteatro de Vina del Mar | Viajante Solo

O Anfiteatro foi construîdo em 1963, projetado pelo arquiteto Hernando Lopez. Sua estrutura era de madeira e possuía também uma concha acústica. Era lá que acontecia o famoso Festival de la Cancion de Viña del Mar. As pessoas sentavam se nos morros e árvores em volta para assistir aos espetáculos.

Anfiteatro de Vina del Mar Primeira Construção | Viajante Solo

Em 2002 foi remodelado pelo arquiteto Borja Garcia-Huidobro que construiu a concha acústica de concreto, simulando um coliseu, e que hoje comporta mais de 15.000 pessoas.

Informações Práticas

Parque Quinta Vergara

  • Rua Errázuriz 563-596
  • Horarios: Terça a Domingo de 07:00 a 18:00
  • Valor: Gratuito

Museo Bellas Artes | Palácio Vergara

  • Tel: +56 (32) 2680618
  • Horários: Terça a Domingo 10:00 às 14:00 e 15:00 às 18:00
  • Valor: CLP 300 Adultos / CLP 100 Crianças

 

4 COMENTÁRIOS

  1. Fiz um passeio para Vina e Valparaiso agora em Abril, por uma conhecida empresa chileno/brasileira de Santiago e o motorista da van nos disse que o parque estava fechado pois iria passar por uma reforma, aumento do Anfiteatro, É verdade isso? Alias, paguei por um passeio muito meia boca que não recomendo para ninguem.

    • Olá Mario, tudo bem ? Que pena que seu passeio não foi legal. Sobre a reforma do anfiteatro elas já comentavam isso na época em que eu fui, então, realmente, não sei informar se e verdade ou não. Abs

DEIXE UM COMENTÁRIO! VOU ADORAR!

Please enter your comment!
Please enter your name here