Viña del Mar Quinta Vergara e seus jardins encantadores | Viajante Solo

A Quinta Vergara é hoje um parque municipal com entrada gratuita e possui lindos jardins, além do belo Palácio Vergara, declarado Monumento Nacional, e o moderno anfiteatro de Viña del Mar.

Na época colonial fazia parte da Fazenda Sete Irmãs – Hacienda Siete Hermanas – de propriedade da família Carrera. No ano de 1840, Francisco Alvarez adquiriu a propriedade e construiu a sua casa. Sua mulher, Dolorez Perez, adorava plantas exóticas e começou a cultivá-las.

Vina del Mar Jardins Quinta Vergara | Viajante Solo

Ao morrer, seu filho Salvador continua o legado da mãe, trazendo de suas viagens como marinheiro, plantas dos quatro cantos do mundo. Muitas delas você pode ver até hoje em seus jardins encantadores.

Palmeiras Jardim Parque Vergara | Viajante Solo

Vale a pena uma visita com calma ao Parque para usufruir dos jardins e cantinhos convidativos ao relax e a contemplação. Este aqui não é perfeito? Me lembrou o Jardim Botânico do Rio.

Parque Vergara Vina del Mar | Viajante Solo

Nos jardins você encontra algumas esculturas, sendo duas delas homenagem aos agraciados com o Prêmio Nobel de Literatura, Gabriela Mistral (1889-1957) e Pablo Neruda (1904-1973).

Parque Vergara Esculturas | Viajante Solo

Palácio Vergara

Em 1910, a construção do Palácio Vergara, em estilo gótico veneziano, foi finalizada. Era então propriedade do fundador de Viña del Mar, José Francisco Vergara e serviu para substituir a residência da família que havia sido destruída no grande terremoto de 1906.

Infelizmente, não pudemos entrar para visitar o Palácio, pois ele está interditado em função dos estragos do terremoto de fevereiro de 2010. O projeto de restauração já está aprovado e, em breve, devem começar as obras de restauração.

Fachada Palacio Vergara Vina del Mar | Viajante Solo

Em 1941, a prefeitura da cidade comprou o Parque, que passou a ser domínio público, e designou o Palácio como Museo e Escuela de Bellas Artes. Nesta aquisição, 60 obras de artistas europeus, pertencentes a coleção de Blanca Vergara, deram início ao museu.

Entre os trabalhos que se encontram expostos atualmente, destacam-se:  escuela veneciana do século XVII com pinturas de Jacobo Rubusti il Tintoretto, barroco europeu com pinturas de Pedro Pablo Rubens y Guido Reni e também algumas pinturas impressionistas de Joquín Sorolla.

Se estiver indo a Viña del Mar, vale consultar as condições atualizadas do Museu no site oficial de turismo.

Anfiteatro da Quinta Vergara

Ao caminhar por uma linda alameda de palmeiras, você d^q de cara com esta obra gigantesca: o Anfiteatro. Confesso que não estava esperando por isso e acho que destoa um pouco do lugar, mas…

Anfiteatro de Vina del Mar | Viajante Solo

O Anfiteatro foi construîdo em 1963, projetado pelo arquiteto Hernando Lopez. Sua estrutura era de madeira e possuía também uma concha acústica. Era lá que acontecia o famoso Festival de la Cancion de Viña del Mar. As pessoas sentavam se nos morros e árvores em volta para assistir aos espetáculos.

Anfiteatro de Vina del Mar Primeira Construção | Viajante Solo

Em 2002 foi remodelado pelo arquiteto Borja Garcia-Huidobro que construiu a concha acústica de concreto, simulando um coliseu, e que hoje comporta mais de 15.000 pessoas.

Informações Práticas

Parque Quinta Vergara

  • Rua Errázuriz 563-596
  • Horarios: Terça a Domingo de 07:00 a 18:00
  • Valor: Gratuito

Museo Bellas Artes | Palácio Vergara

  • Tel: +56 (32) 2680618
  • Horários: Terça a Domingo 10:00 às 14:00 e 15:00 às 18:00
  • Valor: CLP 300 Adultos / CLP 100 Crianças

 

4 COMENTÁRIOS

  1. Fiz um passeio para Vina e Valparaiso agora em Abril, por uma conhecida empresa chileno/brasileira de Santiago e o motorista da van nos disse que o parque estava fechado pois iria passar por uma reforma, aumento do Anfiteatro, É verdade isso? Alias, paguei por um passeio muito meia boca que não recomendo para ninguem.

    • Olá Mario, tudo bem ? Que pena que seu passeio não foi legal. Sobre a reforma do anfiteatro elas já comentavam isso na época em que eu fui, então, realmente, não sei informar se e verdade ou não. Abs

DEIXE UM COMENTÁRIO! VOU ADORAR!

Please enter your comment!
Please enter your name here

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.