Se o Chile está em seus sonhos é hora de ficar contente a se manter atualizada, pois o país abriu parcialmente suas fronteiras em Outubro e a partir de 01/12/21 novas regras entram em vigor. Vamos ver quais os requisitos para entrada de Brasileiros no Chile?
É importante lembrar que O Viajante Solo apenas divulga as informações coletadas nos sites oficiais e lembra que você DEVE consultar os sites das representações consulares, assim como o site das companhias aéreas ANTES DA SUA VIAGEM! As regras e requisitos necessários para a entrada de brasileiros no Chile poderão sofrer alterações e nem sempre conseguirei manter o conteúdo atualizado a tempo da sua viagem.
Neste post vou falar apenas sobre as condições e documentos exigidos para a entrada de brasileiros no Chile como turistas. Outros casos especiais ou exceções deverão ser checados nos sites das representações consulares do Chile.
Leia também
Viajar Sozinha para Santiago: dicas para sua viagem
Viña Cousiño Macul: um passeio de bike pelos vinhedos
Fronteiras abertas no Chile, por onde entrar
São 4 os aeroportos habilitados para entrada no país no momento:
- Aeropuerto Arturo Merino Benítez
- Aeropuerto Iquique
- Aeropuerto Antofagasta
- Aeropuerto Punta Arenas
A partir de 01/12 as fronteiras terrestres também estarão abertas a estrangeiros não residentes no país. As possibilidades são:
- Chacalluta – Região de Arica e Parinacota
- Colchane – Região de Tarapacá
- Pino Hachado – Região de la Araucanía
A partir de Janeiro, será liberada a entrada por
- Los Libertadores – Valparaíso
- Cardenal Samoré – Los Lagos
- Rio don Guilhermo – Magallanes
Requisitos para Entrada Brasileiros no Chile Documentos
Visto
Para a entrada de brasileiros no Chile não há a necessidade de visto, sendo que o período máximo de permanência é de até 90 dias.
Passaporte
O passaporte deverá estar dentro da validade até a data do seu retorno.
Passagens
Tenha em mãos uma cópia impressa da sua passagem de ida e volta ao Chile, além dos detalhes da viagem: datas de ida e volta, horários, empresa de transporte, etc.
Comprovante de Recursos Financeiros
Chamada de Solvencia Economica em espanhol, o turista deverá apresentar documentos que comprovem recursos financeiros suficientes para se manter durante toda a estadia no país.
Por exemplo: extrato do cartão de crédito pré-pago (VTM), comprovação dos limites dos cartões de crédito e extratos, informar a quantia em cash que você está levando, extratos conta corrente, etc.
Comprovante de Hospedagem
Apresentação de um documento que comprove o seu local de hospedagem. Poderá ser a reserva de hotel ou uma carta convite.
Seguro Viagem
Exigido um seguro viagem que cubra quaisquer despesas médicas, cuidados hospitalares causadas pela Covid-19, assim como despesas de repatriamento. A cobertura mínima exigida para despesas de saúde é de US$ 30.000 dólares.
Requisitos para Entrada de Brasileiros no Chile em função da Covid
Atualização em 01/02/2022
De acordo com o Plan Fronteras Protegidas, a entrada de brasileiros no Chile está permitida desde outubro e a partir de 01/12/2021, novas regras, entram em vigor conforme divulgação da SERNATUR – CHILE.
- Apresentação de exame PCR negativo, realizado com pelo menos 72 horas de antecedência da sua viagem, independente de nacionalidade. No caso de voos com escala é considerado o tempo desde o último embarque. No caso de entrada por via terrestre, você não poderá ter um período superior a 72 horas desde a coleta para o teste. O PCR é requerido a partir de 2 anos.
- Preenchimento da Declaração Juramentada de Viajantes (Declaración Jurada de Viajeros), até 48hs antes da viagem. Este formulário será exigido pela companhia aérea e também no Controle Sanitário de Fronteira. Você receberá um código QR como validação.
- Certificado Nacional de Vacinação Covid em espanhol, emitido pelo ConecteSus, comprovando o ciclo vacinal completo.
- Solicitação do Passe de Mobilidade, expedido pelo Ministério da Saúde do Chile. O documento poderá ser solicitado em mevacuno.gob.cl. O governo promete mais agilidade na emissão do Passe nos próximos meses e informa que no momento da solicitação você já receberá o prazo em que a homologação será entregue a você. Pode levar até 30 dias corridos.
- Teste PCR na chegada ao país no ponto de entrada e cumprir quarentena até que seja obtido o resultado negativo. O teste é gratuito aos turistas.
- Maiores de 6 anos que não tenham suas vacinas validadas devem realizar PCR no aeroporto e quarentena por 7 dias, mesmo com resultado PCR negativo.
Para pessoas com ciclo vacinal completo e que não tiveram as suas vacinas validadas, ou seja, não receberam seu Passe Mobilidade, deverão fazer um teste RT-PCR ou na chegada e aguardar em isolamento por 7 dias, mesmo que seu resultado tenha sido negativo. O isolamento temporário deve ser no endereço declarado no formulário de entrada no país.
Em geral, os resultados dos exames saem após 1 ou 2 dias. Depois da confirmação negativa, o turista vacinado e com o passe de mobilidade está liberado para viajar pelo país.
Além da quarentena, é necessário cumprir o processo de rastreamento, caso necessário, e que exige o envio de e-mails com um relato sobre seu estado de saúde, a sua localização e durante esse processo poderá ser exigido novos testes.
Esse controle acontecerá durante 10 dias. Você será informado caso tenha necessidade de acompanhamento.
Plano de Fronteiras Protegidas
Vacinas Aprovadas no Chile
O Chile aceita como comprovação de vacinação todas as vacinas aprovadas pelo Instituto de Saúde Pública do Chile, assim como pela Organização Mundial de Saúde, FDA dos Estados Unidos e Agência Europeia de Medicamentos.
Até o momento são as seguintes vacinas:
- Moderna;
- Pfizer/BioNTech;
- Janssen (Johnson&Johnson);
- Oxford/AstraZeneca,
- Sinopharm;
- Sinovac;
- CanSino;
- Generium (Sputnik-V).
Sites Oficiais para Informações Atualizadas
Como informado no início desse artigo, é importante que você sempre verifique as informações atualizadas nos sites das embaixadas e consulados oficiais do destino para o qual você está viajando.
Abaixo alguns sites que podem te ajudar na atualização de informações.
- Chile Travel
- Ministério de Salud
- Consulado General de Chile en Sao Paulo
- Ministerio de Relaciones Exteriores
- Consulado Geral do Brasil em Santiago
- Embaixada do Brasil em Santiago
Outros países com fronteiras abertas pra brasileiros
- Requisitos para Entrada de Brasileiros na França
- Requisitos para Entrada de Brasileiros no Marrocos
- Requisitos para Entrada de Brasileiros na Espanha
- Requisitos para entrada de Brasileiros em Portugal
- Requisitos para Entrada de Brasileiros na Argentina
- Requisitos para Entrada de Brasileiros no Uruguai
- Requisitos para Entrada de Brasileiros na Bélgica
- Requisitos para Entrada de Brasileiros na Espanha
- Requisitos para Entrada de Brasileiros na Holanda