Manaus o exuberante Teatro Amazonas da Belle Époque | Viajante Solo
Marrocos para Mulheres 2019

Quantas vezes já fui a Manaus? Que eu me lembre, pelo menos 6, com destino à Parintins, ilha sede do famoso Festival Folclórico onde disputam em um belo espetáculo, os bois Garantido e Caprichoso. Quantas vezes fiz passeios em Manaus? Uma…. desta vez. Minhas viagens quase sempre são a trabalho e acaba que a gente nunca tem tempo de curtir um pouquinho a cidade.

Em Março, meu vôo para Parintins – PIN para os íntimos – era apenas às 13:30 então, dava tempo de dar um rolé rápido e escolhi fazer a visita guiada pelo Teatro Amazonas, um dos ícones da cidade.

O teatro fica localizado na Zona Central de Manaus. mais precisamente no largo São Sebastião e para mim é um dos mais lindos teatros que temos no Brasil. Mesmo o Theatro Municipal, do Rio de Janeiro ou o São Pedro, em Porto Alegre, não me parecem tão bem conservados como o Amazonas.

Teatro Amazonas Fachada | Viajante Solo

As visitas guiadas são oferecidas em português e inglês com horários predeterminados e acontecem de 9h às 17h. Eu acabei chegando no horário da visita em inglês e achei excelente o guia Samir. Um ótimo inglês e conteúdo de qualidade! O ingressou custou R$ 20,00 (Março 2015) e  é sempre bom dar uma checadinha no preço antes da sua visita!

Teatro Amazonas Porta | Viajante Solo

O teatro iniciou sua construção em 1891, quando a cidade vivia seu apogeu com o Ciclo da Borracha. O látex, extraído da seringueira, era super valorizado no mercado externo e fez de Manaus uma das cidades mais prósperas da época. Nada mais justo do que ter um espaço a altura, onde as ricas famílias pudessem ver, serem vistas e se divertir, não é mesmo?

Mas as obras aconteceram bem lentamente e só começaram a andar, de fato, no governo de Eduardo Ribeiro que acabou trazendo arquitetos, pintores e escultores da Europa para trabalharem na construção do teatro e ainda fez várias outras melhorias na cidade. A inauguração aconteceu somente em 1896 com a Ópera Gioconda, que também batiza o pequeno café do teatro.

O projeto de arquitetura foi do Gabinete Português de Engenharia e Architetura de Lisboa e a decoração ficou por conta de Crispim do Amaral.

Salão Nobre

O Salão Nobre é realmente deslumbrante e considerado o espaço mais luxuoso do teatro. Lá o high society amazonense se encontrava durante os intervalos das apresentações e havia uma orquestra tocando que ficava escondidinha lá em cima.

Teatro Amazonas Salão Nobre Orquestra | Viajante Solo

O salão foi projetado pelo artista italiano Domênico de Angelis e nas paredes podem ser apreciados 9 painéis do artista com desenhos representando a fauna e flora brasileiras. O destaque fica para a pintura de Peri e Ceci, da ópera de Carlos Gomes, inspirada no livro O Guarani de José de Alencar.

Teatro Amazonas Salão Nobre Pintura Peri e Ceci | Viajante Solo

No teto, você pode admirar a pintura A Glorificação das Bellas Artes na Amazônia que data de 1899 e também é de autoria de Domênico de Angelis.

Teatro Amazonas Pintura Salão Nobre | Viajante Solo

Sala de Espetáculos

Quando entramos na sala de espetáculos – que pode abrigar 685 pessoas, entre platéia e camarotes – tivemos o privilégio de assistir um pouquinho ao ensaio da Orquestra Amazonas Filarmônica. Dá uma olhadinha no vídeo bem curtinho. Lindo demais! Fiquei louca para assistir a um concerto por lá e fiquei me imaginando com aqueles vestidos da época… rs rs

Antigamente, o teatro não era para pobres mortais, apenas para pessoas com alto poder aquisitivo e extremanete importantes socialmente. Inclusive, os lugares eram ocupados obedecendo este critério: na platéia os mais pobrinhos e, na medida em que iam subindo os andares, sentavam-se os mais abastados.

Teatro Amazonas Camarote Governo | Viajante Solo

Como o negócio era ser visto e não necessariamente ver o que estava acontecendo no palco, os mais ricos sentavam-se nos balcões laterais, hoje considerados péssimos assentos para ver espetáculos. Vai entender!

Teatro Amazonas Balcões Laterais | Viajante Solo

O pano de boca tem uma pintura de Crispim do Amaral em homenagem ao Encontro das Águas e, logo acima, a data de construção e o nome de Eduardo Ribeiro, governador na época.

Teatro Amazonas Pano de Boca | Viajante Solo

O mais deslumbrante sem dúvida é o teto que te dá a impressão de estar embaio da Torre Eiffel com seu belo lustre vindo da França.

Teatro Amazonas Teto Sala Espetaculos | Viajante Solo

O mais legal de tudo é que o teatro se mantém vivo, super bem cuidado e com ótimos concertos para você apreciar e, quem sabe, voltar um pouquinho no tempo e se sentir na Belle Époque.

Serviço:

Confira todos os posts sobre Manaus

Viajante Solo Siga no Instagram

8 COMENTÁRIOS

  1. Já te contei que morei em Manaus quando era bem baby?? rs Não lembro de nada e morro de vontade de conhecer a cidade! E o que eu mais quero ver é esse teatro maravilhoso!! Adorei o vídeo e vou visitar o teatro no mínimo na visita guiada, mas se der certo de ver alguma coisa lá, melhor ainda!

  2. Fiquei deslumbrado com o Teatro Amazonas. Quanta dedicação, quanto bom gosto, quanto amor as artes. Este teatro representa não somente a força econômica de uma sociedade, mas sobretudo, a sensibilidade de um povo ao construir e preservar uma das mais belas casas de espetáculos do Brasil.
    Tive o prazer de fazer parte de uma turma de visitantes a qual teve como guia o jovem e eloquente Samir. Uma simpatia de pessoa. Quero deixar registrado todo o meu apreço ao povo amazonense.

    • Uauuuuu que legal Ionas! Que bom que você gostou, realmente o Teatro Amazonas é lindíssimo e super bem cuidado. Fico contente que tenha conseguido fazer a visita com o Samir. Ele é excelente mesmo! Depois acabei contratando ele para um evento que organizei e foi muito bacana! Obrigada pelo seu comentário. É muito bom saber que você gostou! Abraços e volte sempre

DEIXE UM COMENTÁRIO! VOU ADORAR!

Please enter your comment!
Please enter your name here

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.