Para quem gosta de tranquilidade e uma breve desligada da correria de uma viagem, tem como opção de passeio, a visita ao Templo Budista de Foz, Chen Tien. Você poderá poderá ir por conta própria ou utilizando o City Tour de Foz.
O Templo Budista de Foz, Chen Tien, é considerado o segundo maior templo na América Latina, construído em 96 pela comunidade chinesa da região. Está ligado a linha budista Mahayana que possui grande presença na China, Japão e em outros países da Ásia.
Leia também: Viajar Sozinha para Foz do Iguaçu
Como chegar
Tour
A visita ao Templo Budista de Foz está inclusa no passeio City Tour Foz, oferecido pelas principais agências de turismo: Loumar e Combo Iguazu. Com as agências você explora o templo em mais ou menos 30 minutos. Fica um pouco corrido para o meu gosto, mas é sificiente para ver tudo.
Ônibus
Se optar em conhecer o templo de transporte público, vá até o Terminal de Transporte Urbano (TTU) que fica na Av. JK, 1385, Centro de Foz. Chegando lá, informe-se de onde sai a linha 103 em direção ao Jardim Califórnia. Peça para descer no Templo, que tem o ponto a poucos metros da entrada.
Carro
Para chegar de carro ao Templo Budista de Chen Tien, pegue a Avenida Tancredo Neves (BR-600), que está super bem conservada e sinalizada. Ela liga o Centro de Foz a Hidrelétrica de Itaipu. Fique atento as placas e rapidinho você chegará ao templo.
Que tal alugar um carro ? Compare os melhores preços em mais de 100 locadoras!
Templo Budista de Foz: como é a visita
O Templo Budista de Foz fica no alto da cidade e de lá você consegue ter uma visão de parte da Ciudad del Este, no Paraguai e também do Centro de Foz do Iguaçu.
Veja os melhores preços de passagens aéreas para Foz
Os jardins são muito bonitos e bem cuidados e você poderá pisar na grama e chegar pertinho das estátuas. São mais de 200 espalhadas pelos jardins e poderá fotografar à vontade do lado de fora. Dentro do templo não é permitido.
Procure ir em um dia bonito, pois a parte que você gastará mais tempo é o jardim. Você pode cacular 1h a 1h30 para ver tudo com calma e usufruir da tranquilidade do lugar. Mas isso só pra quem vai por conta própria. Como já disse, no City Tour você fica de 20 a 30 minutinhos só.
Três monges moram no templo, mas apenas um fala português. Eles vivem em uma casinha amarela separada do templo e, obviamente, não está aberta a visitação.
Já reservou seu hotel com cancelamento gratuito?
Próximo ao templo você vai ver 108 estátuas, alinhadas em direção ao pôr do sol, que representam os Amitabhas, espécie de sacerdotes que deixaram suas vidas para trás para ensinar o caminho correto as pessoas. Os gestos das mãos simbolizam a meditação e as boas-vindas e boa energia aos visitantes. As estátuas possuem identificações com os nomes das diferentes famílias que fizeram doações para a construção do templo.
Também há estátuas que representam os Bodhisattvas, seres iluminados. Eles não são budas, e representam as coisas corretas que devemos fazer durante a nossa vida.

Bodhisattvas, qualquer pessoa que, movida por grande compaixão, gerou bodhicitta, que é o desejo espontâneo de atingir o mesmo status de Buda para o benefício de todos os seres (Fonte: Wikipedia)

- Samantabhadra: a bondade
- Manjushri: a sabedoria
- Ksitigarbha: a salvação de todos os seres
- Avalokiteshvara: a compaixão

Os Leões de Buda, Rui Shi em chinês, também chamados de Leões Foo são os guardiões do templo que espantam as más energias. Sempre aparecem em pares, com a fêmea posicionada à esquerda e o macho à direita. Sob a pata do fêmea há um filhote que representa a Flor da Vida e no macho uma bola, representando o Ciclo da Vida.
Não esqueça de contratar o seguro viagem para sua viagem solo. Faça uma cotação nas melhores seguradoras e escolha o plano ideal para você e para o seu estilo de viagem.
Há as estátuas que representam Siddhartha Gautama, o príncipe iluminado. A estátua principal é a que está no centro dos jardins.

Aqui o nosso alegre e sorridente Mi La Pu-San no alto dos seus 7 metros de altura! Ele virá no final dos tempos para trazer felicidade (por isso, tão sorridente e simpático) e prosperidade. Também é chamado Buda da riqueza e da fortuna e as pessoas que o tem em casa, colocam dinheiro para que ele traga também a prosperidade financeira.

Amitaba, o Buda Celestial é a mais recente aquisição do templo e veio da China. Foi montada em Foz no ano de 2014. Com 10 metros de altura é uma das maiores representações de Buda na América do Sul.

Aproveite a tranquilidade e a beleza do lugar para respirar e desacelerar. Garanto que te fará um bem enorme e você sairá de lá com um largo sorriso no rosto e com a serenidade a seu lado.
Confira os planos para comprar o chip com internet 4G ilimitada e ficar conectada durante toda a viagem
O Ticket Loko apoiou o projeto Foz do Iguaçu Solo e ofereceu como cortesia a Denise Tonin os passeios Macuco Safari, Jantar Noite Italiana, City Tour Foz, City Tour Ciudad del Leste e City Tour Puerto Iguazu.
Informações Práticas
Templo Budista de Foz (Chen Tien)
Horários: Visitas: Ter à Dom, 9h30 às 16h30, Cultos: Domingo, 9h às 11h30
Ingresso: Gratuito
Endereço: Rua Dr. Josivalter Vilanova, 99 – Jardim Califórnia
Telefone: 3524-5566 / ordembudista@gmail.com