Para quem gosta de tranquilidade e uma breve desligada da correria de uma viagem, tem como opção de passeio, a visita ao Templo Budista de Foz, Chen Tien. Você poderá poderá ir por conta própria ou utilizando o City Tour de Foz.
O Templo Budista de Foz, Chen Tien, é considerado o segundo maior templo na América Latina, construído em 96 pela comunidade chinesa da região. Está ligado a linha budista Mahayana que possui grande presença na China, Japão e em outros países da Ásia.
Viajar sozinha para Foz do Iguaçu: guia pra mulher que vai solo
Como chegar
Tour
A visita ao Templo Budista de Foz está inclusa no passeio City Tour Foz, oferecido pelas principais agências de turismo: Loumar e Combo Iguazu. Com as agências você explora o templo em mais ou menos 30 minutos. Fica um pouco corrido para o meu gosto, mas é sificiente para ver tudo.
Ônibus
Se optar em conhecer o templo de transporte público, vá até o Terminal de Transporte Urbano (TTU) que fica na Av. JK, 1385, Centro de Foz. Chegando lá, informe-se de onde sai a linha 103 em direção ao Jardim Califórnia. Peça para descer no Templo, que tem o ponto a poucos metros da entrada.
Carro
Para chegar de carro ao Templo Budista de Chen Tien, pegue a Avenida Tancredo Neves (BR-600), que está super bem conservada e sinalizada. Ela liga o Centro de Foz a Hidrelétrica de Itaipu. Fique atento as placas e rapidinho você chegará ao templo.
Já reservou a sua hospedagem? Encontre aqui a hospedagem ideal para a sua viagem solo. Preços justos e diversas opções de hospedagem com cancelamento gratuito.
Templo Budista de Foz: como é a visita
O Templo Budista de Foz fica no alto da cidade e de lá você consegue ter uma visão de parte da Ciudad del Este, no Paraguai e também do Centro de Foz do Iguaçu.
Os jardins são muito bonitos e bem cuidados e você poderá pisar na grama e chegar pertinho das estátuas. São mais de 200 espalhadas pelos jardins e poderá fotografar à vontade do lado de fora. Dentro do templo não é permitido.
Procure ir em um dia bonito, pois a parte que você gastará mais tempo é o jardim. Você pode cacular 1h a 1h30 para ver tudo com calma e usufruir da tranquilidade do lugar. Mas isso só pra quem vai por conta própria. Como já disse, no City Tour você fica de 20 a 30 minutinhos só.
Três monges moram no templo, mas apenas um fala português. Eles vivem em uma casinha amarela separada do templo e, obviamente, não está aberta a visitação.
Próximo ao templo você vai ver 108 estátuas, alinhadas em direção ao pôr do sol, que representam os Amitabhas, espécie de sacerdotes que deixaram suas vidas para trás para ensinar o caminho correto as pessoas. Os gestos das mãos simbolizam a meditação e as boas-vindas e boa energia aos visitantes. As estátuas possuem identificações com os nomes das diferentes famílias que fizeram doações para a construção do templo.
Também há estátuas que representam os Bodhisattvas, seres iluminados. Eles não são budas, e representam as coisas corretas que devemos fazer durante a nossa vida.
Bodhisattvas, qualquer pessoa que, movida por grande compaixão, gerou bodhicitta, que é o desejo espontâneo de atingir o mesmo status de Buda para o benefício de todos os seres (Fonte: Wikipedia)
- Samantabhadra: a bondade
- Manjushri: a sabedoria
- Ksitigarbha: a salvação de todos os seres
- Avalokiteshvara: a compaixão
Os Leões de Buda, Rui Shi em chinês, também chamados de Leões Foo são os guardiões do templo que espantam as más energias. Sempre aparecem em pares, com a fêmea posicionada à esquerda e o macho à direita. Sob a pata do fêmea há um filhote que representa a Flor da Vida e no macho uma bola, representando o Ciclo da Vida.
Não deixe de contratar o seguro viagem, pois é imprescindível quando viajamos sozinhas! Compare os planos e as seguradoras e obtenha desconto na hora de escolher o melhor plano para sua viagem solo.
Há as estátuas que representam Siddhartha Gautama, o príncipe iluminado. A estátua principal é a que está no centro dos jardins.
Aqui o nosso alegre e sorridente Mi La Pu-San no alto dos seus 7 metros de altura! Ele virá no final dos tempos para trazer felicidade (por isso, tão sorridente e simpático) e prosperidade. Também é chamado Buda da riqueza e da fortuna e as pessoas que o tem em casa, colocam dinheiro para que ele traga também a prosperidade financeira.
Amitaba, o Buda Celestial é a mais recente aquisição do templo e veio da China. Foi montada em Foz no ano de 2014. Com 10 metros de altura é uma das maiores representações de Buda na América do Sul.
Aproveite a tranquilidade e a beleza do lugar para respirar e desacelerar. Garanto que te fará um bem enorme e você sairá de lá com um largo sorriso no rosto e com a serenidade a seu lado.
O Ticket Loko apoiou o projeto Foz do Iguaçu Solo e ofereceu como cortesia a Denise Tonin os passeios Macuco Safari, Jantar Noite Italiana, City Tour Foz, City Tour Ciudad del Leste e City Tour Puerto Iguazu.
Informações Práticas
Templo Budista de Foz (Chen Tien)
Horários: Visitas: Ter à Dom, 9h30 às 16h30, Cultos: Domingo, 9h às 11h30
Ingresso: Gratuito
Endereço: Rua Dr. Josivalter Vilanova, 99 – Jardim Califórnia
Telefone: 3524-5566 / ordembudista@gmail.com