Search
Close this search box.
Carta Convite para Espanha: como e onde solicitar

Carta Convite para Espanha: como e onde solicitar

Confira quais são os passos para emitir uma carta convite para entrar na Espanha. Todos os detalhes pra você solicitar ao seu anfitrião.

Uma das dúvidas recorrentes dos turistas em viagem é sobre a carta convite, para entrar na Espanha, documento que serve como comprovação de hospedagem na casa de familiares ou amigos. Alguns países possuem um processo oficial para a emissão do documento e nesse artigo vamos ver como fazer a carta convite para Espanha.

Carta Convite para a Espanha: como funciona

A Carta Convite para entrar na Espanha ou simplesmente carta de invitacion é um documento que comprova onde você ficará hospedada durante a sua estadia em determinado país. Ela serve como substituta para aquelas pessoas que não vão ficar em estabelecimentos de hospedagem, como hotéis, resorts, pousadas, hostel, etc.

A carta convite é aceita em diversos países, porém alguns possuem procedimentos oficiais a serem cumpridos, como é o caso da Espanha ou França.

Ela pode ser usada tanto pra solicitação de visto em alguns países, como para passar na imigração e mostrar ao agente de fronteira onde você ficará hospedada na Espanha.

Quem deve solicitar a Carta Convite para entrar na Espanha

A carta convite para a Espanha deve ser solicitada por pessoas que não ficarão hospedadas em hotel / hostel.

É recomendada para as pessoas que vão se hospedar na casa de amigos e /ou familiares na Espanha e que não possuem um comprovante de reserva de hotel tradicional.

Leia também

Carta Convite para viagem: como funciona e modelo

Requisitos para Entrada de Brasileiros na Espanha

Carta Schengen o que é e como emitir gratuitamente

Quem deve assinar e providenciar a carta

Quem deve providenciar e assinar a carta convite é o seu anfitrião, residente na Espanha. É a pessoa que irá hospedar você durante a sua viagem.

Se o seu anfitrião é estrangeiro, ou seja, não é um cidadão espanhol, deverá estar com a documentação de residência em dia.

Como solicitar a carta convite Espanha

O anfitrião deverá encaminhar a solicitação da carta convite na Comisaría de Policía do local de residência, preenchendo o formulário abaixo e anexando os documentos solicitados.

Para cada convidado deverá ser preenchido um formulário diferente.

Formulário de solicitação carta convite espanha

Depois de dar entrada, o anfitrião deverá aguardar a resposta. No site do Governo da Espanha não há informações em relação ao prazo de resposta.

Informações pra preencher o Formulário de Solicitação

  • Dados do Anfitrião: Nome completo, local e data de nascimento, nacionalidade, número do documento de identidade ou passaporte (ou carteira de identidade de estrangeiro, quando não possuam nacionalidade espanhola) e endereço completo de residência.
  • Manifestação expressa da disponibilidade em acolher o convidado na sua residência no endereço acima informado, assim como informar o tipo de relacionamento ou vínculo com o hóspede.
  • Documento do Imóvel: o anfitrião deverá fornecer documentação que comprove a disponibilidade da residência (casa, apartamento, etc) que poderá ser a escritura pública ou título de propriedade, ou ainda o contrato de locação, por exemplo.
  • Dados do Convidado / Hóspede: nome completo, local e data de nascimento, nacionalidade, local de residência ou domicílio específico e número do passaporte do hóspede.
  • Datas: especificar o período durante o qual o hóspede permanecerá hospedado.

Quanto custa a carta convite

O valor para solicitação da carta convite para a Espanha é de € 6,47.

Também é cobrada uma taxa de 1,09 para a compilação e verificação de cada documento apresentado.

Se a carta convite for aprovada, é necessário o pagamento da taxa de € 75,05 para a expedição.

Valores Referência em Janeiro 2022

Para verificar as taxas na época da sua viagem, acessar o site do Gobierno de España.

Lembrando que a carta convite não substitui qualquer outro documento solicitado para a entrada no país.

Picture of Denise Tonin

Denise Tonin

Para mim o que realmente importa não é a quantidade de países que visitei, mas o quanto consegui me conectar com cada lugar e com as pessoas que cruzei pelo mundo. E o mais incrível de viajar sozinha é o quanto consegui me conectar comigo mesma! Busque por conexão, se entregue e verá a mágica acontecer. Suas viagens, além de incríveis, serão transformadoras!

Também pode interessar...

Rolar para cima
Success message!
Warning message!
Error message!