fbpx

Planner Viajante Solo

HomeViajar SozinhaDocumentosCarta Convite para Espanha: como e onde solicitar

Carta Convite para Espanha: como e onde solicitar

Confira quais são os passos e custos para emitir uma carta convite para entrar na Espanha. Veja todos os detalhes pra que seu anfitrião possa providenciá-la para você.

Planner Viajante Solo

Uma das dúvidas recorrentes dos turistas em viagem é sobre a carta convite, para entrar na Espanha, documento que serve como comprovação de hospedagem na casa de familiares ou amigos. Alguns países possuem um processo oficial para a emissão do documento e nesse artigo vamos ver como fazer a carta convite para Espanha.

Carta Convite para a Espanha: como funciona

A Carta Convite para entrar na Espanha ou simplesmente carta de invitacion é um documento que comprova onde você ficará hospedada durante a sua estadia em determinado país. Ela serve como substituta para aquelas pessoas que não vão ficar em estabelecimentos de hospedagem, como hotéis, resorts, pousadas, hostel, etc.

A carta convite é aceita em diversos países, porém alguns possuem procedimentos oficiais a serem cumpridos, como é o caso da Espanha ou França.

Ela pode ser usada tanto pra solicitação de visto em alguns países, como para passar na imigração e mostrar ao agente de fronteira onde você ficará hospedada na Espanha.

Quem deve solicitar a Carta Convite para entrar na Espanha

A carta convite para a Espanha deve ser solicitada por pessoas que não ficarão hospedadas em hotel / hostel.

É recomendada para as pessoas que vão se hospedar na casa de amigos e /ou familiares na Espanha e que não possuem um comprovante de reserva de hotel tradicional.

Leia também

Carta Convite para viagem: como funciona e modelo

Requisitos para Entrada de Brasileiros na Espanha

Carta Schengen o que é e como emitir gratuitamente

Quem deve assinar e providenciar a carta

Quem deve providenciar e assinar a carta convite é o seu anfitrião, residente na Espanha. É a pessoa que irá hospedar você durante a sua viagem.

Planner Viajante Solo

Se o seu anfitrião é estrangeiro, ou seja, não é um cidadão espanhol, deverá estar com a documentação de residência em dia.

Como solicitar a carta convite

O anfitrião deverá encaminhar a solicitação da carta convite na Comisaría de Policía do local de residência, preenchendo o formulário abaixo e anexando os documentos solicitados.

Para cada convidado deverá ser preenchido um formulário diferente.

Depois de dar entrada, o anfitrião deverá aguardar a resposta. No site do Governo da Espanha não há informações em relação ao prazo de resposta.

Informações pra preencher o Formulário de Solicitação

  • Dados do Anfitrião: Nome completo, local e data de nascimento, nacionalidade, número do documento de identidade ou passaporte (ou carteira de identidade de estrangeiro, quando não possuam nacionalidade espanhola) e endereço completo de residência.
  • Manifestação expressa da disponibilidade em acolher o convidado na sua residência no endereço acima informado, assim como informar o tipo de relacionamento ou vínculo com o hóspede.
  • Documento do Imóvel: o anfitrião deverá fornecer documentação que comprove a disponibilidade da residência (casa, apartamento, etc) que poderá ser a escritura pública ou título de propriedade, ou ainda o contrato de locação, por exemplo.
  • Dados do Convidado / Hóspede: nome completo, local e data de nascimento, nacionalidade, local de residência ou domicílio específico e número do passaporte do hóspede.
  • Datas: especificar o período durante o qual o hóspede permanecerá hospedado.

Quanto custa a carta convite

O valor para solicitação da carta convite para a Espanha é de € 6,47.

Também é cobrada uma taxa de 1,09 para a compilação e verificação de cada documento apresentado.

Se a carta convite for aprovada, é necessário o pagamento da taxa de € 75,05 para a expedição.

Valores Referência em Janeiro 2022

Para verificar as taxas na época da sua viagem, acessar o site do Gobierno de España.

Lembrando que a carta convite não substitui qualquer outro documento solicitado para a entrada no país.

Salvo algumas exceções devidamente sinalizadas, todas as viagens e experiências do Viajante Solo são custeadas com recursos próprios da autora. Por isso, se você achou esse conteúdo útil para a sua viagem, poderá contribuir para a manutenção do blog com uma doação de qualquer valor ou ainda adquirir os produtos oferecidos, como o Planner de Viagem ou a Mentoria para Viajar Sozinha. Ficarei muito feliz e grata pelo seu apoio!

Planner Viajante Solo

Planner Viajante Solo

Planner Viajante Solo