Search
Close this search box.
Viajar sozinha para Canela: guia pra quem vai sozinha

Viajar sozinha para Canela: guia pra quem vai sozinha

Reuni em um só lugar tudo o que você precisa saber para viajar sozinha para Canela. Planeje-se agora mesmo para aproveitar ao máximo a viagem.

O sul do Brasil tem destinos incríveis, ainda mais para quem gosta dos passeios que envolvem a natureza. Além disso, há várias atrações que deixam a viagem ainda mais gostosa e, pensando nisso, vim te contar tudo sobre viajar sozinha para Canela, um dos destinos mais procurados nesta região.

Em primeiro lugar, saiba que a cidade é muito charmosa e aconchegante, além de oferecer muitas belezas naturais, com montanhas, rios e cachoeiras. Também chama atenção pela gastronomia, com excelentes restaurante e pratos típicos da serra gaúcha que são uma delícia.

Continue a leitura, pois preparei um guia completo para você viajar sozinha para Canela e se planejar para essa viagem fantástica.

Como chegar 

Avião

Se você estiver em outra região do Brasil ou em outro país, pode chegar em Porto Alegre de avião. O Aeroporto Internacional Salgado Filho é onde chegam a maioria dos voos. 

Além disso, o Aeroporto Regional Hugo Cantergiani em Caxias do Sul é outra opção para chegar até lá, porém com menos opções de voos.

Os dois aeroportos têm a mesma distância até a cidade, aproximadamente 120 quilômetros. Então, ao viajar sozinha para Canela de avião, já se programe para usar um transfer ou carro.

Ônibus

As empresas Brocker Turismo (que também oferece passeios) e a Citral são as principais empresas que fazem o transfer do aeroporto até Gramado e Canela. A viagem dura aproximadamente 2h30 e você pode escolher o ponto em Canela que fica mais próximo ao hotel que reservou.

Em ambas as empresas, você pode fazer a reserva online e já garantir seu lugar nos ônibus que são bem confortáveis.

Carro

Se optar viajar sozinha para Canela e ir do aeroporto até o hotel de carro, há duas rotas diferentes para chegar até Canela. Uma pela BR-116 + RS-235, chamada de Rota Romântica por causa de suas paisagens. Já a outra passa pela BR-116 + BR-239 + RS-115. É uma rota mais rápida que, inclusive, é mais usada pelas empresas de transfer.

Há um pedágio na ERS-235 de R$7,10 para carro de passeio (abr2023), o que garante (ou deveria garantir) que a estrada está em boas condições pelos 102 quilômetros até Canela, cerca de 2h de viagem.

Além do pedágio, pode ser necessário pagar estacionamento. Então, verifique com antecedência se há estacionamento no hotel para que você já se programe.

Leia também

Viajar Sozinha para a Serra Gaúcha: destinos e dicas

Viajar Sozinha para Gramado: guia pra quem vai solo

Viajar Sozinha para Canela: guia para quem vai solo

Estratégias para encontrar passagens aéreas baratas
Alugar um carro viajando sozinha: dúvidas respondidas

Quando ir para Canela

Primeiramente, saiba que as melhores épocas do ano para viajar sozinha para Canela dependem dos seus interesses e preferências. 

No inverno, entre julho e agosto, a cidade fica bem fria, com temperaturas que podem chegar a 0°C. Assim, essa é a temporada perfeita para curtir o friozinho da Serra Gaúcha e desfrutar de fondues, os excelentes vinhos brasileiros e outras delícias típicas desta época do ano. 

Agora, na primavera, que acontece entre setembro e novembro, a cidade tem temperaturas amenas e agradáveis, o que é uma ótima opção para quem gosta de passeios ao ar livre e contato com a natureza.

Já no verão, entre dezembro e março, a cidade fica com temperaturas mais elevadas, uma ótima opção para aproveitar as belezas naturais da região, como a Cascata do Caracol, que fica ainda mais impressionante nessa época do ano.

Os festivais em Canela, como o Sonho de Natal, o Festival de Teatro de Bonecos de Canela e a Páscoa em Canela acontecem todos os anos e, é claro, atrai gente de todo o canto. Assim, para conhecer alguns desses eventos, vale pesquisar com antecedência as datas de casa atração e curtir viagem para Canela.

Quantos dias ficar

Isso vai depender muito do que você quer fazer por lá, mas acredito que 4 a 5 dias é o suficiente para visitar as atrações da cidade e ainda explorar Gramado que está do ladinho.

Canela é uma cidade cara?

Os preços das atrações turísticas, dos hotéis e até restaurantes em Canela podem variar de acordo com a época do ano, o tipo de atividade turística e, até mesmo, o seu estilo de vida. Mas sim, considero Canela, assim como Gramado, um destino relativamente caro.

Então, ao viajar sozinha para Canela durante os períodos de alta temporada, especialmente em feriados prolongados e nos meses de verão e inverno, saiba que os preços podem aumentar um pouco devido à grande procura.

Sendo assim, recomendo que você pesquise as atrações gratuitas, procure saber os valores dos lugares que quer conhecer e, pra não passar nenhum tipo de “apuros”, não faça a viagem com orçamento apertado. Melhor evitar os perrengues, né?!

Ideias para cortar despesas e viajar mais
16 dicas para economizar na viagem sozinha

É seguro viajar sozinha para Canela?

Sim, totalmente seguro, assim como Gramado. Canela é uma cidade bastante segura para se viajar sozinha, assim como grande parte do interior do Rio Grande do Sul.

No entanto, ao viajar sozinha para Canela, assim como em qualquer lugar do mundo, é importante tomar as precauções básicas de segurança de sempre.

Onde ficar

Como Canela é um destino muito procurado por gente de todo lugar, o que não falta sopção de hospedagem. Então, pesquise bem para encontrar um local que atenda às suas necessidades e, é claro, ao bolso.

Laghetto Viverone

Laghetto Viverone

O Laghetto Viverone é um hotel que recomendo fortemente se você for viajar sozinha para Canela. O hotel tem um ambiente muito moderno e aconchegante e fica super bem localizado. Da rodoviária dá pra ir até o hotel andando tranquilamente.

Além de ter ambientes confortáveis e amplos, um café da manhã variado e caprichado, piscina aquecida, academia e spa, toda a equipe é muito atenciosa, o que deixa a gente ainda mais à vontade.

Leia sobre a minha experiência no Laghetto Viverone Canela

Monã

Se você quer outro tipo de experiência, mais imersa em meio a natureza, Monã pode ser uma opção muito interessante. Ainda não experimentei, mas vale dar uma conferida pra ver se faz seu estilo.

É uma pousada em uma propriedade rural, que fica no meio do campo, onde se pode curtir a paz e a leveza da natureza, enquanto saboreia a deliciosa gastronomia do sul, desde o café da manhã até o almoço, com direito a churrasco e música ao vivo.

A vivência em meio à natureza e a hospitalidade do local é o que diferencia a Monã de qualquer outra experiência.

Endereço: Rodovia Arnaldo Oppitz Roteiro Canela Rural Linha, R. São João
Horário: De 09:30h às 17:40h

Como se locomover

Carro 

Desde já, vou avisando que há vários lugares para conhecer ao viajar sozinha para Canela. Assim, se você optar por alugar um carro, já se prepare para arcar com os custos de estacionamento. Uma boa opção para manter o conforto do carro e economizar, é usar os apps de mobilidade urbana, como Uber, 99 e até mesmo os táxis.

A pé

Se escolher um hotel próximo ao Centrinho de Canela, há algumas atrações, como a Catedral de Pedra, Estação Canella, restaurantes e muitos cantinhos para descobrir andando e explorando a cidade. 

Bustour

O Bustour é o ônibus turismo que atende as cidades de Canela e Gramado. O ponto 1 é bem pertinho da Catedral de Pedra e você pode começar seu passeio ali. Ponto final do passeio é na Estação Campos de Canella.

Usar o bus tem vários pontos positivos: é mais barato que alugar carro, prático e faz paradas em vários pontos turísticos que, com certeza, você irá visitar em Canela e em Gramado. Ao comprar o ticket você pode ir aos pontos que achar interessante e descer e embarcar no bus quantas vezes quiser ao longo do dia.

Onde comer

Otto Bistrot

O Otto Bistrot é um restaurante à la carte que fica em frente à Catedral de Pedra de Canela. Eles oferecem uma experiência gastronômica sofisticada, com opções de carnes, peixes, massas e saladas, preparados com ingredientes frescos e de alta qualidade.

Além disso, há no restaurante uma carta de vinhos selecionada, com opções nacionais e internacionais. Você vai amar conhecer o Otto Bistrot enquanto aprecia a beleza da cidade.

Endereço: R. Borges de Medeiros, 706 – loja 02 – Centro
Horário: 11:45h às 22:00h

Magnólia

O restaurante Magnólia é um dos mais famosos e renomados de Canela. Ele fica num casarão antigo de 1950, de estilo colonial e, além de ser um restaurante, é também bar e cinema. Assim, oferece uma experiência gastronômica única e sofisticada.

Em seu bar estão os mais variados tipos de drinks, chopp e petiscos e de terça a quinta-feira o Cine Ideal exibe os filmes mais aclamados e premiados do cinema. Uma experiência bem completa, não é mesmo?

Endereço: Rua Dona Carlinda, 255 – Centro

Empório Canela

No Empório Canela tem de tudo um pouco: bistrô, livros, vinis, cervejas e muito mais. É um espaço encantador que oferece diversas opções de gastronomia local e artesanato. Em outras palavras, é um lugar que faz os turistas se sentirem em casa, onde, ao viajar sozinha para Canela, além de desfrutar da culinária deliciosa do sul, você pode também encontrar lembranças e presentes para amigos e familiares. Tudo em um ambiente gostoso e muito acolhedor.

Endereço: Rua Felisberto Soares, 258 – Centro
Horário: Das 11:30h às 22h – fechado nas terças-feiras

Casa da Velha Bruxa

É impossível falar da Casa da Velha Bruxa sem citar sua decoração, que é incrível. Com peças de arte e objetos temáticos de bruxaria espalhados por todo o lugar, esses detalhes fazem você se sentir em um ambiente realmente mágico. 

O cardápio é muito variado, com sanduíches, pizzas, crepe, e croissant; sobremesas de dar água na boca, como waffle, fondue e sorvetes; além dos chocolates quentes, cafés, cervejas artesanais e vinhos.

Endereço: Largo Da Fama, 77 – loja 1 – Centro 
Horário: 14h às 22h

Casa Francesa

Visitar a Panni Canela é uma experiência deliciosa. Ao entrar, somos recebidos pelo aroma delicioso de pães recém-saídos do forno. 

A charmosa cafeteria francesa encanta pela variedade de pães, doces e salgados que oferece, entre croissant, panqueca, brunch, brioche, cafés deliciosos e pratos, com frango grelhado e kafta, além das sobremesas de dar água na boca.

Não é à toa que é um lugar muito querido… Então, definitivamente, vale a pena incluir a Panni Canela quando você for viajar sozinha para Canela.

Endereço: Av. José Luiz Correa Pinto, 299 – 4 – São José
Horário: Seg à sáb: 09h às 19h (exceto terça); Dom: 09 às 15h

Leia também

Viajar Sozinha para a Serra Gaúcha: destinos e dicas

Viajar Sozinha para Gramado: guia pra quem vai solo

Cannelé Bistrot

O restaurante Cannelé Bistrot oferece uma experiência deliciosa e aconchegante em Canela, com um ambiente intimista muito charmoso. O destaque vai para o menu, já que eles servem pratos e receitas tradicionais da França, como coq au vin, foie gras e pato.

Então, ao viajar sozinha para Canela, fique sabendo que no Cannelé Bistrot você vive uma verdadeira viagem sensorial pela culinária francesa, em um ambiente gostoso, cheio de charme e elegância.

Endereço: R. Danton Corrêa da Silva, 307 – Q.ta da Serra
Horário: Qui e sex: 19:30h à 00h; Sab: 12h às 16h e 19:30h à 00h; Dom: 12h às 16h

Chez Lys Blanc

O Chez Lys Blanc é um restaurante a la carte muito elegante, com uma decoração requintada, de estilo francês. Lá você vai experimentar um dos melhores fondue de Canela e, além dos pratos principais, as sobremesas também são deliciosas. É uma experiência gastronômica única que vale a pena conhecer ao viajar sozinha para Canela.

Endereço: Av. Osvaldo Aranha, 437 – Centro
Horário: Ter a dom: 18:30h às 23h

Containner Bistrot

Pense em um lugar para sentar e apreciar a comida, o ambiente… Assim é o Containner Bistrot. Das entradas, aos lanches e pratos principais, os pratos são apresentados de forma criativa e com um toque de sofisticação. Enfim, com uma variada opção de pratos a la carte e combinações de pratos típicos da região, massas e carnes, é impossível não se encantar com o Containner Bistrot.

Endereço: Rua Borges de Medeiros, 580 – Centro
Horário: Seg a sáb: 11h às 22h; dom: 11h às 17h. Fechado na quarta-feira.

Viajar Sozinha para Gramado: guia pra quem vai solo

O que fazer em Canela

Que tal aproveitar que vai viajar sozinha para Canela e já dar um pulo em Gramado? Então, deixo aqui as principais atrações dessa duas cidade que estão praticamente unidas, então, é muito fácil transitar entre uma e outra.

Catedral de PedraParque do CaracolBondinhos Aéreos
Museu EgípcioMundo a VaporMuseu do Automóvel
Estação Campos de CanellaSkyglass CanelaCastelinho do Caracol
Alpen ParkPé da Cascata ExplorerCervejaria Kraustin
Passeio de QuadricicloParque Mundo GeladoVinícola Jolimont

Catedral de Pedra

Catedral de Pedra, também conhecida como Catedral de Nossa Senhora de Lourdes, é um dos pontos turísticos mais famosos de Canela, devido à sua beleza.

Por dentro, além de uma arquitetura magnífica, a igreja abriga o museu “Os Sinos da Catedral”, que conta a história da construção do templo. Ainda, é possível visitar a torre que tem 65 metros de altura e proporciona uma vista panorâmica incrível da cidade e das paisagens ao redor.

Endereço: Rua Borges de Medeiros – Centro
Horário: 8h às 19h

Estação Campos de Canella

A Estação Campos de Canella é um local que abriga diversas opções de alimentação, lojinhas, cafés e está bem no centrinho de Canela. É impossível não se encantar com o local, projetado para lembrar uma antiga estação ferroviária.

Logo ao lado da Estação está a Feira de Artesanato de Canela com as suas casinhas coloridas. Por lá, você encontrará muitas lembrancinhas para levar de presente. Cada casinha tem sua proposta. Você encontra bonecos de pano, panos de prato, toalhas, latinhas decoradas, muitas coisas fofas pra sua casa.
Endereço: Largo Benito Urbani – Centro
Horário: 10h às 20h

Alpen Park

Se você gosta de aventura, o Alpen Park é cheio de atrações e atividades que combinam diversão e contato com a natureza. Por lá tem cinema, arvorismo, tirolesa, lojas temáticas e, claro, atrações que todo bom parque tem, como montanha russa, torre com vista para a Serra Gaúcha, trenó, entre outros. É um ótimo lugar para se desligar de tudo, curtir o contato com a natureza e relaxar.

Endereço: Rodovia Arnaldo Opptiz, 901 – São João
Horário: 9h às 17:20h

Parque do Caracol

O Parque Estadual do Caracol é muito popular em Canela, muito conhecido pela Cascata do Caracol, uma das cachoeiras mais famosas do Brasil.

Além da cascata, há no parque também o Observatório Ecológico, Mirante, Centro histórico e as trilhas e escadas que adentram as áreas naturais do Parque e que são um verdadeiro show da natureza.

Endereço: Rodovia RS 466, km 0, s/n – Caracol
Horário: 9h às 17:30h 
Bilhete: R$75,00 (mai/23)

Skyglass Canela

O Skyglass Canela é uma das maiores superfícies de vidro do mundo e a maior do Brasil que dá vista de uma forma sem igual para a Serra. A plataforma fica a aproximadamente 360 metros de altura acima de um imenso vale de área verde, com uma vista panorâmica simplesmente maravilhosa.

Além do Skyglass, o Parque oferece atrações, como o teleférico panorâmico,  trilhas ecológicas, restaurantes e lojas.

Endereço: Estr. Municipal CNL 350, 9800
Horário: 9h às 18h
Bilhete: R$110,00 (mai/23)

Pé da Cascata Explorer

Que tal pegar uma trilha até o pé da Cascata do Caracol? O Pé da Cascata Explorer te leva para essa pequena aventura, onde, além de chegar bem pertinho da cascata, você pode conhecer muito mais da paisagem natural e das belezas da Serra Gaúcha.

Não se preocupe, pois a trilha é toda demarcada, na sua maior parte plana e tem – se não me engano – umas três subidinhas tranquilas. Tem até corrimão pra apoio! É bem tranquilo de fazer e garanto que vale cada minutinho

O trajeto que fizemos foi o mesmo dos primeiros imigrantes alemães que chegaram na região. Conhecemos a história de Guilherme e Bárbara Wasem, que chegaram ao Brasil em 1847, vindos de Dörrebach, Alemanha. ⁣

A vista da Cascata do Caracol é realmente linda! Tem uma parada com tempo suficiente pra você curtir a paisagem, tirar muitas fotos e descansar! Tem até balanço pra fazer aqueles vídeos incríveis!⁣

Viajar Sozinha para Canela Guia pra quem vai solo

⁣Acabou? Que nada. Ainda tem uma paradinha na @casadavoivonne, casarão centenário todo reformado, onde uma mesa linda está te esperando. Melhor suco de uva que tomei nos últimos tempos e muitas delícias de vó pra você saborear! A casa vai ter outro post separado porque merece, viu?⁣

Informações: @pedacascataexplorer
Horário: De qui a dom, somente com reserva
Bilhete: R$259 (mai/23)

Bondinhos Aéreos

O Parques da Serra Bondinhos Aéreos é um lugar sem igual. De lá se tem uma vista incrível da Cascata Caracol e, claro, de boa parte da Serra Gaúcha. Ao todo, os bondinhos aéreos percorrem uma extensão de aproximadamente 840 metros e levam os visitantes a uma altura de cerca de 400 metros acima do nível do solo, de onde se tem uma vista lindíssima, entre montanhas, vales, florestas e cachoeiras.

E vai além: ao longo do trajeto há diversas estações de parada onde você pode desembarcar e explorar as áreas ao redor. Algumas dessas estações possuem trilhas ecológicas que permitem aos visitantes caminhar e descobrir mais sobre a fauna e a flora da região.

Endereço: Rua Constante Felix Orsolin, 699
Horário: De 09h às 17h
Bilhete: R$80 (mai/23)
Site: https://parquesdaserra.com.br/

Castelinho do Caracol

O Castelinho Caracol foi residência dos Franzen, uma família de descendentes de alemães, que fez a construção da casa no início do século XX. Hoje, rodeado por um parque natural encantador, o Castelinho Caracol funciona como um museu, onde você pode conhecer a história da colonização alemã na região, bem como o dia a dia da família Franzen. 

O interior do Castelinho é preservado em seu estado original, com móveis, utensílios domésticos e objetos que retratam a época em que a família viveu ali. E também há um café no local, onde você poderá saborear comidas típicas do sul.

Endereço: RS – 466, Estrada Parque dos Pinheiros, s/n – Km 03
Horário: De 09:30h às 17:40h
Bilhete: R$16 (mai/23)

Vinícola Jolimont

Se você aprecia vinho e não terá tempo de ir para o Vale dos Vinhedos, poderá conhecer a Vinícola Jolimont. Fundada pelo francês Jacques Brière em 1948, a Jolimont se dedica à produção de vinhos finos e já foi premiada dentro e fora do país. Por lá, além de conhecer toda a história da vinícola, você tem várias opções para degustação e experiências, como a Pisa da Uva em época de vindima.

Endereço: Estrada Morro Calçado, 1420 – Morro Calçado
Horário: De 09h às 16:45h
Bilhete: R$85 (mai/23)

Museu Egípcio

Desde 2019, o Museu Egípcio recebe milhares de visitas, onde o espaço conta com réplicas de artes e esculturas que remetem ao antigo Egito, levando a uma verdadeira viagem no tempo.

Aliás, é o Museu Egípcio que possui o maior acervo de toda América Latina, composto por mais de 500 réplicas entre objetos funerários, bustos, esculturas, múmias e papiros espalhados em diversos ambientes que contam toda a história do antigo Egito.

Endereço: RDV RS, 466, 5201, Caracol
Horário: todos os dias, 9h às 18h
Bilhete: R$60,00 (mai/23)

Mundo a Vapor

O Mundo a Vapor é um parque temático que ainda não conheci e acredito mais interessantes para os pequenos, mas não quis deixar de colocar por aqui. O local apresenta réplicas em movimento de máquinas a vapor e locomotivas, ou seja, uma verdadeira imersão na história da revolução industrial, já que mostra o funcionamento de cada uma das máquinas.

Entre réplicas, objetos antigos e maquetes, o Mundo a Vapor é o lugar ideal para quem ama história. Além disso, o parque possui um simulador que permite que os visitantes experimentem a sensação de pilotar uma locomotiva a vapor.

Endereço: Av. Don Luiz Guanella, 1247 – Carniel
Horário: 9h às 17h
Bilhete: R$80,00 (mai/23)

Museu do Automóvel

No Museu do Automóvel de Canela estão os maiores ícones do mundo automobilístico da história. Desde o primeiro carro montado no Brasil, lá em 1924, até os carros que viraram símbolos nas décadas de 70 e 80, há uma infinidade de modelos antigos em pleno funcionamento. Além dos carros, há dentro do museu um bar e uma loja de souvenir com réplicas de vários modelos.

Endereço: Praça das Nações, 281, São José
Horário: De 09:30h às 18h
Bilhete: R$33 (mai/23)

Parque Mundo Gelado

Se você ama frio e neve, o Parque Mundo Gelado em Canela é o lugar perfeito para você. Por lá a temperatura é mantida abaixo do 20° e tudo dentro do parque, como mesas, cadeiras e várias outras esculturas, é feito de gelo.

Além disso, outra atração interessante é o Ice Bar, um bar totalmente feito de gelo onde os visitantes podem desfrutar de bebidas servidas em copos de gelo. É uma experiência única de imersão no ambiente gelado!

Endereço: Rodovia RS-466, 3915, Bairro Caracol
Horário: De 09h às 18h
Bilhete: R$59 (mai/23)

Cervejaria Kraustin

De fabricação artesanal, visitar a Cervejaria Kraustin em Canela é mais uma atividade deliciosa pra quem gosta de cerveja. No dia em que estive lá fui recebida por dois sócios que de forma breve e objetiva explicaram sobre todo o processo de fabricação da cerveja.

De cara já gostei da hashtag #BebaMenosBebaMelhor E é o que você fará por ali. As cervejas são excelentes e, pra meu gosto, a RED estava maravilhosa. Vou te falar que gostei de todas as cervejas da degustação!

Pena que não dá pra beber fora da dali. Por enquanto, a produção é pequena e para consumo no pub mesmo. A qualidade é indiscutível! Então, se você curte cerveja, vale dar uma passadinha por lá pra conhecer o lugar e degustar. Acompanhando a degustação você pode provar os petiscos: linguicinha Jack Daniels, tábua de frios, iscas de filé, Kraustin Wings, entre outros.

Endereço: Rua Dona Carlinda, 174 – Centro – @kraustinbier

Passeio de Quadriciclo

Ainda para quem gosta de ter experiências diferentes, há na região empresas que oferecem o passeio de quadriciclo pelas áreas rurais da Serra Gaúcha. Este é um passeio que ainda quero fazer, mas não tive oportunidade. Entre percursos fáceis e desafiadores, os instrutores ensinam como pilotar o quadriciclo para que você possa adentrar em meio às belezas naturais.

Durante o passeio de quadriciclo, você terá a oportunidade de percorrer trilhas e estradas rurais, atravessar riachos, subir colinas e desfrutar de vistas panorâmicas deslumbrantes. Essa é uma experiência emocionante e uma ótima maneira de explorar as belezas naturais da região. Uma das empresas que oferecem vários passeios é a Apoema que me parece ter bastante experiência.

Canela combina com…

Outras opções de passeios em Gramado e Canela

Picture of Denise Tonin

Denise Tonin

Para mim o que realmente importa não é a quantidade de países que visitei, mas o quanto consegui me conectar com cada lugar e com as pessoas que cruzei pelo mundo. E o mais incrível de viajar sozinha é o quanto consegui me conectar comigo mesma! Busque por conexão, se entregue e verá a mágica acontecer. Suas viagens, além de incríveis, serão transformadoras!

Também pode interessar...

Rolar para cima
Success message!
Warning message!
Error message!