Search
Close this search box.
Como economizar viajando sozinha

Como economizar viajando sozinha

Quer economizar na viagem sozinha? Veja aqui algumas estratégias pra você economizar viajando sozinha. Tem muitas opções, vem ler!

A pergunta que ouço sempre: viajar sozinha é mais caro? Dá pra economizar na viagem sozinha? Por mais que eu seja apaixonada por viajar sozinha, isso não quer dizer que tudo é um mar de rosas e que não há desvantagens. Sim, pagamos mais caro. Mas tem como economizar viajando sozinha, sim!

Gastamos mais nas viagens solo, pra começar, porque não dividimos as despesas com ninguém. Segundo, porque existe a tal taxa extra, chamada de single supplement, que já expliquei nesse post e dei dicas de como evitar a cobrança. Mas é claro que existem maneiras de economizar na viagem sozinha e é sobre isso que vamos neste artigo.

Leia também

Quanto custa viajar sozinha?

Como economizar viajando Sozinha

Viajar Sozinha em Segurança

Como contratar um seguro viagem internacional

Dicas para economizar na viagem sozinha

Planeje com antecedência

Uma coisa que não faço nunca é viajar de última hora. Pode ser muito legal sair de repente e cair na estrada, mas é muito mais caro também. Não há tempo para pesquisar as melhores opções de passagens aéreas, hospedagem e ver as promoções que estão rolando.

Daí já viu, vai sair mais caro mesmo. Se você fizer com antecedência, pode fazer um planejamento financeiro e ter a exata noção do que vai gastar e até mesmo determinar um orçamento diários de gastos pra não estourar o nosso amado cartão de crédito.

Escolha a baixa temporada

O período da sua viagem, de acordo com o destino, é um fator que pode encarecer muito a sua viagem. Viajar na baixa temporada pode ser uma benção econômica e uma tranquilidade. Como você estará viajando sozinha, tem mais flexibilidade de escolher as datas da sua viagem.

Na alta temporada, a cidade está mais agitada, com mais visitantes, portanto custos como refeição, hospedagem e locomoção estão mais altos. Evitar estas épocas pode reduzir em 50% os custos da sua viagem. Portanto, se organize para que suas férias coincidam com a baixa temporada.

Consultoria de Viagem com Denise Tonin

Evite períodos com grandes eventos na cidade

Ás vezes, a gente faz tudo certinho: escolhe a baixa temporada, marca a passagem e descobre que os hotéis estão lotados ou super caros, porque há um grande evento na cidade que a gente não sabia! As cidades costumam trazer grande eventos na baixa temporada justamente para atrair mais turistas e movimentar o mercado. Um exemplo? A fashion week em Paris ou Milão ou as Olimpíadas no Rio de Janeiro. Aliás, desde a Copa do Mundo que temos preços Olímpicos na cidade e não vejo sinal de voltar ao normal 🙁

leia também

Estratégias para encontrar passagens aéreas baratas

Como se comportar na imigração viajando sozinha

Saúde ao viajar sozinha, quais os cuidados devemos ter

Escolha viajar durante a semana

Reza a lenda que viajar no meio da semana é mais barato e, como você vai viajar sozinha, tem mais flexibilidade para determinar a data da sua viagem. Eu já consegui muitos descontos em passagens aéreas mudando a data em um ou dois dias.  

A diferença de tarifas entre os dias, você consegue ver ao pesquisar nos sites das companhias aéreas, pois a maioria dos buscadores mostra essa variação de preços.

Também já peguei desconto na compra de passagens de trem na França. Às vezes, viajar em uma segunda, ao invés de domingo, altera bastante o valor da passagem. Fique atenta e verá que pode diminuir seu custo de transporte.

Escolha destinos internacionais onde o real é forte

Tá bem, estamos bem restritos no quesito real como moeda forte. Mas temos alguns destinos na América do Sul, como Argentina, Peru e Colômbia, por exemplo, onde o real é mais forte. Na Ásia e na África você encontra países que não são tão caros como na Europa. Pesquise e faça uma lista dos países mais em conta e que você tem interesse em conhecer. Depois é acompanhar as promoções de passagens.

Como economizar na viagem sozinha

Use o cartão de crédito certo em viagens internacionais

Outra forma de economizar na viagem sozinha é evitar usar o cartão de crédito internacional nas viagens, pois você pagará IOF de 5,38%.

Ao optar pelos cartões globais e multimoedas, que oferecem câmbio com dólar turismo e IOF de apenas 1,1%, você fará uma bela economia.

Você já conhece a conta global multimoedas da Wise? É a forma mais barata e segura de levar seu dinheiro viajando sozinha pelo mundo. Apenas uma conta para receber e enviar dinheiro em 40 moedas diferentes e funciona em mais de 150 países. Compra de moeda com taxa de câmbio comercial, tudo feito online e com apenas 1,1% de IOF. Abrir conta agora!

Experimente outros tipos de hospedagem

Hoje em dia existem inúmeras alternativas de hospedagem, além do velho e bom hotel. Dependendo do seu estilo de viagem, você pode experimentar o Couchsurfing, que nada mais é, do que se hospedar gratuitamente no sofá de alguém.

Também tem a possibilidade de alugar um apartamento inteiro ou o quarto na casa de alguém. E isso você encontra no AirBnb. Dependendo de quanto tempo você vai ficar no seu destino, pode encontrar preços bem mais em conta do que em um hotel, além de você ter uma cozinha completa e poder fazer as refeições por lá.

Aluguei um apartamento recentemente quando estive em Buenos Aires e também quando estive em Santiago do Chile. fiz uma grande economia comparado aos preços de hoteis na época da minha viagem, além de economizar também nas refeições.

Outra alternativa para economizar na viagem sozinha é se hospedar em quartos compartilhados em hostels, que são cobrados por cama. Mas aí diga adeus a sua privacidade. Não podemos ter tudo, né? Se você não se incomoda é uma excelente alternativa. Muitos hostels tem o preço bem mais em conta do que as hospedagens tradicionais. Se usar essa opção, recomendo escolher os quartos femininos e com menos pessoas.

Use o sistema de Home Exchange ou Housesitting

Você já ouviu falar de Work Exchange ou House Sitting? Também é uma alternativa para você economizar na viagem sozinha.

No Work Exchange você pode trocar trabalho por hospedagem, alimentação e até ajuda de custo. Já no sistema de House Sitting você cuida da casa de alguém em troca de hospedagem. Acesse os posts específicos onde explico em detalhes sobre as duas modalidades.

Não deixe de contratar o seguro viagem, pois é imprescindível quando viajamos sozinhas! Compare os planos e as seguradoras e obtenha desconto na hora de escolher o melhor plano para sua viagem solo.

Vá ao supermercado

Não sei vocês, mas quando estou fora do Brasil um dos primeiro locais que gosto de visitar é o supermercado. A D O R O! Gosto de ver os produtos diferentes, o que eles consomem, comprar uma coisa estranha pra experimentar e por aí vai.

E fazendo isso, passei a economizar viajando sozinha, meio que sem querer, porque aproveitava e comprava água, cerveja ou vinho para levar para o hotel, além de pequenos lanchinhos para os passeios.

Bem mais barato do que consumir os produtos do frigobar de um hotel ou comprar durante os passeios nos lugares turísticos.

Também passei a viajar sempre com a minha garrafinha de água, saindo do hotel com ela cheia e depois recarregava em bebedores ou acabava comprando menos água. Barrinhas, nuts ou frutas também são uma boa para lanchinhos durante os passeios.

Use transporte público ou aplicativos

Quando escolho a minha hospedagem posso até pagar um pouquinho mais caro, mas opto em ficar bem localizada e com várias opções de transporte público. Gosto de explorar as cidades a pé ou de metrô / ônibus / tram (tipo VLT), o que ajuda muito na hora de economizar na viagem sozinha.

Táxis? Somente à noite e, se a cidade tiver transporte por aplicativo é a minha preferência, pois a diferença de preço ajuda a economizar viajando sozinha. Mas informe-se bem antes: se optar pelo Uber, verifique se está regularizado e se funciona bem. Se for usar alguma empresa de táxi veja a que seu hotel / hostel ou amigo local recomenda. Escolher com cuidado nunca é demais!

Metrô em Santiago do Chile tudo o que você precisa saber | Viajante Solo

Fique mais tempo em cada cidade

Quando fazemos roteiros corridos, com muitas cidades e atividades, acabamos gastando mais com os deslocamentos. Também nos cansamos mais e acabamos pegando um táxi ou aplicativo.

Por outro lado, quando viajamos mais devagar (slow travel) acabamos usando mais o transporte público ou até mesmo caminhando, pois temos mais tempo. E nesse caminhar, acabamos entendendo melhor os atalhos e como os locais costumam fazer as coisas e até onde compram e comem.

Seguro Viagem também é economia

Eu não me canso de falar sobre esse assunto: nossa saúde e segurança vem sempre em primeiro lugar, principalmente se estamos viajando sozinhas e só podemos contar com nós mesmas. Não temos controle sobre o que pode nos acontecer, mas podemos nos prevenir contratando um seguro para termo o atendimento básico.

Além disso, fazer um seguro viagem te ajuda a economizar caso aconteça algum imprevisto, como aconteceu comigo em Roma. Tive uma alergia fortíssima nas pernas e precisei procurar um médico. Me encaminharam pra uma clínica e lá precisei fazer um doppler venoso pra descartar a possibilidade de trombose ou algo do tipo, já que ia voar dali a dois dias. O exame custava €200 (aproximadamente R$ 1000), fora a consulta medica e os remédios.

Alugue uma bicicleta e/ou caminhe

Se você gosta de explorar a cidade e ainda fazer exercício, alugar uma bicicleta é uma ótima opção em diversas cidades pelo mundo, além de ser mais barato que transporte público.

Nas grandes cidades você vai encontrar isso fácil, fácil. Em Paris, tem a Velib; em Amsterdam, a Yellow Bike, em Londres a Santander Cycles e por aí vai. Basta você procurar  no Google que vai encontrar muitas opções. Além de barato, alugar uma bicicleta viajando sozinha é saudável.

No Brasil também temos vários destinos e, geralmente, o sistema de locação oferecido pelas prefeituras das cidades, é bem fácil e você faz na hora com o seu cartão de crédito.

Usufrua das atrações turísticas gratuitas

Nas grandes cidades, sempre há um dia em que algumas atrações, como museus por exemplo, são gratuitas. No Louvre, em Paris, por exemplo, de outubro a março, você pode acessar as coleções permanentes gratuitamente no primeiro domingo de cada mês. Monte seu roteiro tirando vantagem destes dias e faça o que não tem gratuidade nos outros dias. Talvez as atrações estejam mais cheias, mas é uma alternativa pra economizar.

Compre ingressos online

Algumas atrações possuem descontos na venda antecipada pela internet. Já que estamos pesquisando toda a nossa viagem, não custa dar uma olhadinha nas promoções e condições das atrações mais caras e até comprar antecipado. Só que pra isso valer a pena, você precisa comprar somente quando estiver com tudo certo para a sua viagem e também organizar bem seu roteiro para não perder o ingresso.

Evite restaurantes nas áreas turísticas

Essa dica todo mundo sabe, né? É claro que os restaurantes e bares localizados nas áreas turísticas das cidades tem os preço mais salgados. Às vezes, só saindo da rua principal já há diferença nos preços. Então, dê uma circulada, observe os preços no cardápio antes de entrar. Não tenha vergonha de fazer isso, pois economizando nesta refeição sobra mais dindin para a próxima viagem. Pense nisso!

Se você tiver algum amigo ou conhecido na cidade, pergunte pra eles lugares legais para almoçar ou jantar. Com certeza,  terão dicas de restaurantes e bares com ótimo custo e excelente qualidade.

Faça passeios por conta própria

Nada contra as agência, quero deixar claro. Eu as uso sempre para um ou outro passeio, pois vamos em grupo e há a possibilidade de conhecermos outras pessoas e tal. Também pelo fato de alguns deles serem longe e mais complicados de ir sozinha. Mas você não precisa fazer todos os passeios com agências. Muitos deles são totalmente possíveis de fazer por conta própria gastando menos. Vale aqui uma boa pesquisa e uma análise do que pode ser feito com as suas próprias perninhas.

Estabeleça um orçamento diário

Durante o seu planejamento de viagem já vai dar pra ter uma noção de quanto você vai gastar para se locomover, com os ingressos e com alimentação. Então, estabeleça um orçamento diário para você ter controle do seu dinheiro. Anote as suas despesas diárias. Não quero que você vire escravo disso, afinal você está viajando pra relaxar e curtir. Mas, se por ventura você extrapolar um dia, saberá o porquê e pode pegar mais leve no dia seguinte, né? Ninguém quer voltar pra casa com o cartão de crédito estourado e dívidas para pagar por um ano.

Sobre compras, eu estabeleço um orçamento total separado das despesas diárias. Se tem algo que eu já saiba que quero comprar naquele destino, já pesquiso antes e chego na cidade sabendo exatamente onde e o que vou comprar. Economiza tempo e dinheiro.

Compre um chip local e aproveite o WiFi

Nas viagens internacionais, sempre procuro comprar um chip local, que acho a opção mais em conta e com melhor conexão. Mas hoje em dia, dependendo do destino, também há outras possibilidades como os planos das operadoras brasileiras e também a possibilidade de contratarmos um e-sim (chip virtual). Faça as contas pra ver qual é a melhor opção para a sua viagem internacional.

Não esqueça de usar e abusar das redes wifi disponibilizadas em muitas cidades nos pontos turísticos, assim como nas hospedagens. Assim você economiza na hora de recarregar, se estiver usando um sim card local.

Se controle nas compras e pechince

Sabe aqueles lembrancinhas que você tem que trazer pra família toda? Pois é, sempre tem isso, né? Mas eu cortei a metade e compro bem poucas coisas. De qualquer forma, se você não cortar este item por completo, na hora de comprar, não custa você perguntar se pode ter um desconto ou se existe alguma promoção. Não há vergonha alguma nisso.

Viaje com mala de mão

Hoje em dia com os preços abusivos de passagens e bagagem cobrada, uma boa ideia é viajar com mala de mão. É super prático e viajar leve tem inúmeras vantagens.

Seja flexível nas suas escolhas

Temos que ser um pouquinho flexíveis em nossas escolhas, afinal não pra conseguir economizar podemos ter tudo do bom e melhor, se quisermos economizar. Faça uma análise do que é mais importante para você, gaste mais nisso e economize em outras coisas que não são tão imprescindíveis.

Isso depende do estilo de viagem de cada um. Não tem certo ou errado. A viagem é sua e tem que ter o seu jeito, afinal você vai viajar para relaxar, curtir a sua companhia e conhecer um lugar novo. Então, tenha em mente que você precisa estar confortável e feliz. Isso é o mais importante!

Bom, espero que estas dicas te ajudem a economizar viajando sozinha, porque depois que a gente começa, não quer mais parar.  Bon voyage! 🙂

Imagem de Capa: Depositphotos
Picture of Denise Tonin

Denise Tonin

Para mim o que realmente importa não é a quantidade de países que visitei, mas o quanto consegui me conectar com cada lugar e com as pessoas que cruzei pelo mundo. E o mais incrível de viajar sozinha é o quanto consegui me conectar comigo mesma! Busque por conexão, se entregue e verá a mágica acontecer. Suas viagens, além de incríveis, serão transformadoras!

Também pode interessar...

2 comentários em “Como economizar viajando sozinha”

  1. Gosto de me deslocar de uma cidade para outra nas viagens que faço, e gostaria de saber como economizar em hotéis estando sozinha?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Rolar para cima
Success message!
Warning message!
Error message!