HomeViajar SozinhaDinheiroTax free em Portugal: como funciona e como solicitar

Tax free em Portugal: como funciona e como solicitar

Nas suas compras em Portugal é possível reaver impostos. Entenda como e quando você poderá usufruir da devolução de impostos.

-

Concordemos que é ótimo poder fazer aquelas comprinhas na viagem solo para Portugal e, de quebra, ter a devolução de impostos. E Portugal é um dos tantos destinos da Europa que dão aos turistas essa opção. Mas como funciona o tax free em Portugal? O que é preciso? Essas e várias outras dúvidas estão esclarecidas aqui neste artigo.

Mas antes de seguir quero lembrar que Portugal é um destino excelente para mulheres que desejam fazer a primeira viagem sozinhas, pois a segurança, a infraestrutura e o transporte no país são excelentes.

Por ser um país relativamente pequeno, você poderá conhecer muitos cidades pitorescas, além de museus, castelos, palácios, praias e, é claro, fazer muitas compras. Então, vamos ao que interessa!

Não esqueça de contratar o seguro viagem, exigido para entrada na Europa. Faça a cotação nas melhores seguradoras e escolha o plano ideal para você e para o seu estilo de viagem!

O que é tax free?

Tax free é, na tradução, “livre de impostos”. Isso significa que os produtos adquiridos em Portugal poderão ser isentos do valor de impostos cobrados no país, já que vamos usufruir desses produtos em outro lugar.

Dessa forma, ao adquirir algum produto numa viagem a Portugal, você terá um recibo onde estará a informação sobre o valor do IVA (Imposto sobre Valor Agregado) que será reembolsado.

Vale ressaltar que o tax free não reembolsa o IVA na contratação de serviços, como guia turístico ou restaurantes, por exemplo, e também nos produtos com valor abaixo de € 50. Portanto, fique atento a esses detalhes.

Como funciona o tax free em Portugal?

É preciso comprovar algumas coisas para obter a devolução de impostos pelo tax free. Em síntese, você precisa comprovar que não reside dentro da União Europeia. Também deve sair de Portugal com os produtos em sua bagagem pessoal até três meses após ter realizado a compra do produto.

Assim, para conseguir o tax free em Portugal, procure saber se a loja aderiu ao programa. Solicite ao vendedor a documentação Tax Free e apresente o seu passaporte ao vendedor. Provavelmente ele vai solicitar alguns dados pessoais. Ao final da compra, ele entrega a você um comprovante com o código de registro.

Leia mais

Requisitos para entrada de brasileiros em Portugal 2022

Como receber o reembolso

O reembolso pelo tax free em Portugal não é feito no ato da compra. Quando você estiver saindo do país, deverá realizar fazer o processo no aeroporto.

Ao chegar procure pelos terminais eletrônicos e siga as orientações na tela. Passe o passaporte leitor de infravermelho. Em seguida, passe o Cartão de Embarque.

A seguir, o terminal mostrará os formulários tax free aptos de validação. Se algum documento não estiver apto para a validação eletrônica, o quiosque indicará que você deve dirigir-se ao balcão.

O código verde indica que a sua certificação foi bem sucedida. Você pode fazer seu check in e despachar a bagagem e depois se dirigir ao balcão do operador de tax free para receber o reembolso. Você poderá escolher se deseja receber a devolução dos impostos em dinheiro (cash) ou se deseja recebê-lo posteriormente, por reembolso no cartão de crédito.

O código vermelho indica que as suas condições de isenção precisam ser verificadas. Neste caso, você pode ir até à Alfândega para que o seu caso seja analisado. Eles podem solicitar a verificação das mercadorias.

Encontre a hospedagem ideal para sua viagem solo. Preços especiais e cancelamento gratuito.

Atente-se a esses detalhes

• Para receber o reembolso do tax free em Portugal, você precisa sair da União Europeia por Portugal. Se você for para outro país do Espaço Schengen, veja quais são as regras do tax free no último país da sua viagem.

• Lembre-se que você tem direito ao tax free somente até três meses após a compra dos produtos.

• Programe-se para chegar ao aeroporto com muita antecedência. Esses processos podem ser demorados e as filas podem ser grandes. Dessa forma, você poderá fazer tudo com calma.

• Não há um valor específico a ser reembolsado. O tax free geralmente reembolsa entre 16% de 25% do valor.

• Há no aeroporto quatro operadores de tax free que farão a devolução dos impostos: Premier Tax Free, Travel Tax Free, Innova Tax Free e Global Blue. No comprovante entregue pelo vendedor da loja estará especificado em qual delas você deverá se dirigir para resgatar o reembolso.

No mais, desfrute de tudo o que Portugal tem a oferecer. Esse belo destino é, sem sombra de dúvidas, uma das viagens internacionais mais tranquilas para se fazer sozinha.

Pesquise bastante a respeito dos locais que você pretende visitar, programe a sua viagem com antecedência e se prepare para viver uma das experiências mais marcantes de sua vida!

Denise Tonin
Denise Tonin
Sou viajante solo por opção e paixão! Viajei muito mais do que escrevi por aqui, mas vale dizer que o que realmente importa não é a quantidade de países que visitei, mas o quanto consegui me conectar com cada lugar e com as pessoas que cruzei nas viagens. O mais importante ainda é o quanto consegui me conectar comigo mesma! Busque por conexão e se entregue e verá a mágica acontecer. Suas viagens, além de incríveis, serão transformadoras!
Success message!
Warning message!
Error message!