Viajar sozinha para Buenos Aires poderá ser uma experiência fascinante! A cidade é pulsante e sempre com muitas atividades legais pra você conhecer. Neste artigo reuni as informações mais importantes para que você possa iniciar o planejamento da sua viagem solo pela capital argentina.
Se preferir você poderá ir direto ao tema de seu interesse, clicando no menu abaixo.
Conteúdos por Temas
- Como Chegar em Buenos Aires
- Qual melhor época pra conhecer Buenos Aires
- Quantos dias ficar em Buenos Aires
- Documentos para Entrada na Argentina
- Seguro Viagem
- Onde se hospedar em Buenos Aires
- Como se locomover em Buenos Aires
- Energia em Buenos Aires
- É seguro viajar sozinha pra Buenos Aires?
- Bate e volta a partir de Buenos Aires
Como Chegar em Buenos Aires
Avião
Existem várias opções de companhias aéreas e voos diretos do Brasil: Gol, LATAM, Aerolineas Argentinas, Turkish e Emirates são algumas delas, apontadas pelo Skyscanner.
Usei a Gol na minha viagem de 2014 e agora fui de Buquebus a partir de Montevideo. A Gol acaba oferecendo mais opções de horário.
A maioria dos voos que saem do Brasil pousam no Aeroporto Internacional de Ezeiza,, que fica a mais ou menos 45 min do centro da cidade. Mas também há a opção de pousar no aeroporto do centro da cidade, chamado de Aeroparque Jorge Newbery (AEP).
Carro
Apesar dos caminhos serem longos há quem prefira fazer road trips e alugar um carro, o que te dá uma liberdade incrível. Fiz muito com meus pais quando era criança. Para cálculos apurados, inclusive litros de gasolina e valores de pedágio, você pode consultar o site Ruta0. Abaixo as infos básicas do Google Maps pra você ter uma ideia de tempo e KM.
- Saindo do Rio de Janeiro – 32 horas – 2.660,7 km
- Saindo de São Paulo – 26 h – 2.222,7 km
- Saindo de Curitiba – 21 h 36 min
- Saindo de Floripa – 20 h 28 min – 1.741,6 km
- Saindo de Porto Alegre – 14 h 23 min – 1.305,0 km
Ônibus
Também é possível chegar até lá de ônibus. As companhias Pluma e Crucero del Norte oferecem este trajeto.
Cruzeiros
Existem vários cruzeiros que vão até Buenos Aires. Algumas empresas são a MSC e Costa Cruzeiros.
Qual melhor época pra conhecer Buenos Aires
Você pode ir a Buenos Aires em qualquer época do ano. Vai depender se você gosta mais de frio ou de calor. Tem para os dois gostos. Eu sempre prefiro as temperaturas amenas e fui em Abril e fizeram dias lindos de sol e estava fresco. Muito bom.
Desta vez, sem pensar direito, cheguei por lá no meio de Novembro e vou te falar que o calor já estava incomodando bastante pra quem gosta de caminhar bastante.
Para consultar as temperatura, acesse o site Serviço Meteorológico da Argentina.
Quantos dias ficar em Buenos Aires
Sempre acho difícil de responder esta pergunta, pois depende do seu estilo de viagem, de quanto tem de tempo disponível para isso, se você faz o estilo ver tudo rapidinho ou aproveitar tudo bem devagar, que é o meu caso.
Então, vamos ao que pode ser o mínimo: 4 dias inteiros, sem contar o dia da chegada e da volta. Acho que assim você consegue fazer muitas coisas legais.
Documentos para Entrada na Argentina
Não há necessidade de visto para brasileiros viajarem para a Argentina. Você pode viajar com seu passaporte ou com seu RG, desde que esteja em bom estado. Para ver toda a documentação em detalhes, acesse o post abaixo.
Seguro Viagem
Não é obrigatório, mas TOTALMENTE recomendado contratar um seguro viagem que contenha assistência médica e repatriação, conforme orientação do Consulado Geral do Brasil em Buenos Aires.
Não deixe de contratar o seguro viagem, pois é imprescindível quando viajamos sozinhas! Compare os planos e as seguradoras e obtenha desconto na hora de escolher o melhor plano para sua viagem solo.
Onde se hospedar em Buenos Aires
Recoleta e Palermo
Os bairros mais recomendados por viajantes em Buenos Aires são Recoleta e Palermo Soho. Recoleta é mais residencial e tradicional. Já Palermo Soho é o queridinho e onde o bafão acontece com inúmeros bares e restaurantes.
Palermo Hollywood
Nesta minha última viagem por conta dos preços super altos de hotéis, acabei escolhendo alugar um apartamento e foi bem legal a experiência. O bairro escolhido foi Palermo Hollywood (coledo em Palermo Soho) e vou te falar que foi uma excelente escolha. Também é repleto de restaurantes e bares, além de ruas lindas e tranquilas.
Villa Crespo
Na primeira vez em que estive em Buenos Aires optei em ficar na Villa Crespo, um bairro residencial, mais alternativo e mais barato na época, com ótimos restaurantes, pertinho de Palermo Soho e onde ficam muitos Outlets.
O hotel em que fiquei, infelizmente fechou suas portas, mas você poderá checar algumas opções no mesmo bairro, clicando no link abaixo. Acho que vale dar uma olhada nas opções e preços por lá.
Centro
Há quem goste de se hospedar no Centro, já que facilita o deslocamento pela cidade e também por oferecer preços mais em conta. Sinceramente, viajar sozinha pra Buenos Aires e ficar no Centro não me parece uma boa opção, porque:
- qualquer “centro” de qualquer cidade fica completamente vazio à noite;
- de dia é super tumultuado e muito barulho;
- os hoteis próximos ao Obelisco já não são mais tão novinhos;
- acho zero charme ficar no centro de Buenos Aires.
De qualquer forma, você encontra excelentes redes de hotéis no Centro. Eu mesma já fiquei no NH e tem até Ibis Styles que não decepciona nunca. Dá uma olhadinha no post abaixo pra ver algumas sugestões de hospedagem que podem te ajudar na pesquisa.
Já reservou a sua hospedagem? Encontre aqui a hospedagem ideal para a sua viagem solo. Preços justos e diversas opções de hospedagem com cancelamento gratuito.
Qual moeda levar para Buenos Aires
A moeda na Argentina é o peso argentino e não vale a pena comprar no Brasil. Desista dessa ideia, pois com o atual cenário da economia argentina, as taxas comprando por aqui serão péssimas.
Levar reais pode ser uma opção, pois a maioria dos locais aceita. Porém o dólar é mais vantagem.
A Argentina trabalha com o câmbio paralelo chamado Dólar Blue que praticamente dobra a cotação se comparada ao câmbio oficial praticado no país. Para fazer a troca e ganhar no câmbio paralelo você precisa ir até as cuevas (cavernas).
O problema que vejo aqui pra nós mulheres viajando sozinhas é encontrar uma cueva confiável. O problema do câmbio no Dólar Blue é que você ainda corre o risco de ganhar notas falsas.
Pra você entender direitinho sobre o Dólar Blue e quais os riscos, sugiro a leitura desse post do InfoMoney.
Nesse momento (Out 2022), não tem sido vantagem usar cartões de crédito: nem os internacionais e nem os pré-pagos como a conta e o cartão multimoedas da Wise , que venho utilizando em praticamente todas as minhas viagens internacionais. De qualquer forma, acho que vale você fazer o cartão pra outras viagens, porque é muito prático!
Você já conhece a conta global multimoedas da Wise? É a forma mais barata e segura de levar seu dinheiro viajando sozinha pelo mundo. Apenas uma conta para receber e enviar dinheiro em 40 moedas diferentes e funciona em mais de 150 países. Compra de moeda com taxa de câmbio comercial, tudo feito online e com apenas 1,1% de IOF. Abrir conta agora!
Também recomendo que você evite trocar seu dinheiro na rua, até mesmo na Calle Florida, onde se encontram a maioria das casas de câmbio e também as cuevas.
Atualmente a melhor maneira de trocar reais por pesos argentinos é enviar dinheiro via Western Union, já que ela paga a cotação do câmbio Blue. O problema aqui é que você precisa ir em uma loja pra sacar o dinheiro.
Pode acontecer de você chegar em uma das lojas da Western Union e, por ter muitos turistas na cidade fazendo o câmbio, não ter papel moeda disponível. Daí pode trocar de loja ou voltar no dia seguinte. A operação é segura, porém pode acontecer isso.
Eu optei por fazer o câmbio com Alejandro Canedo. Você perde um pouco na cotação comparada a Western Union, porém ele é de confiança e entrega o dinheiro na sua hospedagem. Confortável, seguro e prático. Ele faz transfer e passeios também.
Também indico os serviços do Nicolas que oferece transfer e passeios pela cidade, além de fazer câmbio. Ele é colombiano e fala português, já que é casado com uma brasileira. Uma simpatia de pessoa.
O quanto levar de dinheiro vai depender muito do seu estilo de viagem e, por isso, é difícil dar esta dica precisamente. Posso te adiantar que troquei R$ 1500 e gastei tudo em 8 dias usando pra todas as despesas de transporte, passeios e alimentação. (out 2022)
Como se locomover em Buenos Aires
Durante a minha viagem, fora do meu normal, peguei muito táxi. Mas se você está com o orçamento apertado, Buenos Aires tem metrô e os ônibus são 24 horas, o que já ajuda bastante para você economizar.
Em relação aos táxis, peguei na rua sem muitos problemas, mas é recomendável você escolher os táxis de cooperativas (você vê o nome na luminária dos veículos ou nas portas).
Para ter uma ideia de preços de corridas, pode dar uma olhada nesse site Viajo en Taxi.
Para usar o transporte compre a Tarjeta SUBE e seja feliz. Elas servem para o metrô, trens e ônibus e você pode comprar em bancas de jornal e também em máquinas automáticas nas estações de metrô. Ela custa $126 (pesos) e aqui você pode ver os pontos para compra da tarjeta e para carga.
- Para baixar o mapa do metrô em pdf clique aqui.
- Para ver o mapa da cidade e como chegar aos locais, clique aqui
- Para ver trajetos e as linhas dos ônibus, cliquei aqui
Energia em Buenos Aires
220 volts e 50hz e você precisará de um adaptador para seus equipamentos, normalmente encontrados nos mercadinhos. Paguei $400 por cada (Dez 2022).
É seguro viajar sozinha pra Buenos Aires?
Em termos gerais, não tive nenhum problema em Buenos Aires e também não me senti insegura. Pequenos golpes são normais na cidade, principalmente, na troca de notas nos táxis. Então, procure ficar atenta na hora de pegar o seu troco.
Locais que recomendo atenção: El Caminito. Por lá, não convém você desbravar ruas que não estejam muito movimentadas. Só prestar atenção que você vai entender o que estou falando. Ali é o reino dos pequenos golpes em turistas.
No bairro Retiro, nos arredores da estação de trem não é nada seguro também. Centro da cidade é sempre bom prestar atenção, mas não me senti insegura em momento algum.
Na primeira vez em que estive em BsAs, saí várias vezes à noite para shows de tango e sempre utilizei táxis de cooperativas e não tive problema algum. Você também poderá usar o Uber, que foi o meio de transporte que mais usei agora em novembro na cidade. Tive zero problema com motoristas.
Internet em Buenos Aires
Comprei o chip local da Personal e funcionou super bem. Fiz as cargas e recargas pelo aplicativo e foi tudo super prático. A conexão era rápida também.
O que fazer em Buenos Aires sozinha
Além dos diversos blogs de viagem que existem falando de Buenos Aires, você pode consultar o Site Oficial de Buenos Aires que vai te dar boas dicas do que fazer e também o calendário de eventos na época da sua viagem.
Veja abaixo as principais coisas pra fazer em Buenos Aires sozinha:
Plaza de Mayo | Cemitério da Recoleta | Malba |
Museu Evita | Fundação Proa | El Caminito |
Casa Rosada | Feira de San Telmo | Zanjon de Granados |
Mafalda | Casa Minima | Livraria El Ateneo |
Museo Del Humor | Porto Madero | Teatro Colon |
Café Tortoni | Catedral Metropolitana | Calle Florida |
Galerias Pacífico | Museo Nacional de Bellas Artes | Obelisco |
Palácio Barolo | Palermo Soho | Show de Tango |
Ponte da Mulher | Av. 9 de Julio | Jardim Japonês |
Museo Nacional de Arte Decorativa | Plaza Dorrego | El Rosedal |
Museo Histórico Nacional | Parque Lezama | Plaza Francia |
Centro Cultural Borges | Museo Casa Carlos Gardel | Museo de la Pasión Boquense |
Confeitaria La Ideal | Palácio Paz | Salón 1923 |
Palácio San Martin | Passeio de Barco Rio da Prata |
Roteiro Buenos Aires Sozinha – 9 dias
Este foi o roteiro que fiz em Buenos Aires em 2014. Já já chega um roteiro mais completinho que acabei de fazer na cidade.
- Dia 1 – Rio / Buenos Aires – Bater perna na Villa Crespo, onde me hospedei.
- Dia 2 – Feira de San Telmo, Almoço Brasserie Petanque, Visita ao Zanjon de Granados, Casa Minima, El Caminito e Fundação Proa.
- Dia 3 – Passeio San Isidro e Tigre
- Dia 4 – Free Walking Tour, Cemitério da Recoleta, Livraria El Ateneo
- Dia 5 – Museo Del Humor, caminhar por Porto Madero, Museu Evita e MALBA
- Dia 6 – Bate e volta a Colonia del Sacramento de Barco
- Dia 7 – Bater perna pela cidade sem roteiro, Palermo e a noite show de tango El Querandi
- Dia 8 – Teatro Colon, Almoço Café Tortoni, Casa Rosada, Plaza de Mayo, Catedral Metropolitana de Buenos Aires, Calle Florida, Galerias Pacífico, Ônibus Hop On Hop Off
- Dia 9 – Ultimas comprinhas e Buenos Aires / Rio de Janeiro
Leia também
Bate e volta a partir de Buenos Aires
Se você quiser aproveitar mais ainda a sua viagem sozinha para Buenos Aires, pdoerá reservar alguns dias para fazer bate e volta. Veja algumas opções:
- San Isidro – 27,7 km – 33 min
- Tigre – 32,6 km – 36 min
- Colônia del Sacramento, Uruguai – Trajeto de barco
- La Plata – 73,7 km – 1h14
- Quilmes – 21,3km – 32 min
Espero que você tenha gostado das dicas para viajar sozinha para Buenos Aires e que elas te ajudem a planejar a sua viagem solo de forma prática e rápida. Se tiver alguma dica ou dúvida é só deixar nos comentários.
15 comentários em “Viajar Sozinha para Buenos Aires: guia pra quem vai solo”
Olá! Adorei suas dicas!
Vou pra Buenos Aires dia 31 de outubro desse ano e passo 5 dias lá sozinha.
Minha maior dúvida era sobre o dinheiro, mas já percebi que é mais fácil levar real ou fazer um pix para a western e sacar lá mesmo, certo?
Vou ficar hospedada em Recoleta e acho que fiz uma boa escolha, né? Devo chegar lá por volta das 13h e já pretendo dar uma explorada pelo bairro nesse mesmo dia, para não perder.
Oi Suellen, tudo bem? Vc entendeu certinho, leve reais que poderão ser trocados lá e pode também usar a WU. Recoleta é excelente! Vai ficar super bem e aproveitar bastante. Uma excelente viagem pra você! Depois me conta como foi 🙂
Irei para Buenos Aires, sozinha, em setembro deste ano (2024).
Tenho uma dúvida, devo trocar todo o dinheiro que usarei aqui no Brasil ou levo apenas um pouco para não chegar lá sem nada e passar aperto?
Ola Luisa, tudo bem ? Pode trocar la mesmo e leve reais. Se trocar aqui no Brasil as taxas sao pessimas. beijos
Legal….gostei das dicas, pretendo passar um final de semana em Buenos Aires em julho e vou sozinho, aprendi muito com as dicas.
Adelfio, tudo bem ? Que bom! Fico contente! Que você tenha uma ótima viagem! Abs
Olá!
Farei minha primeira viagem sozinha no final de outubro, e escolhi Buenos Aires para começar essa aventura.
Na verdade, ano passado tirei férias sozinha pela primeira vez, e adorei! Mas era na praia, em lugar já bem conhecido e distante só duas horas de casa… por isso, estou considerando a viagem para Buenos Aires a primeira.
Estou nervosa e ansiosa, pois vou completamente sozinha e porque, apesar de não ser muito longe, é outro país.
Estou pegando um hotel no centro, para poder ir na maioria dos lugares a pé. Tenho dúvida sobre quanto eu preciso levar em dinheiro para alimentação e transporte?
Liana S.
RS, Brasil.
Liana, tudo bem ? Sua apreensão é natural, mas assim que chegar por lá passa, ela vai sumir 🙂 Vai adorar a cidade, tem muitas coisas pra fazer e é uma delícia. Fica difícil te dizer o que levar em dinheiro, pois minha ida foi em 2014 e acabei não anotando os valores e também porque isso depende muito de como é seu estilo de viagem (econômico? luxo? vai andar de táxi?). Minha sugestão é que você pesquise os preços dos passeios que deseja fazer, consulte o valor do metrô / táxi, etc e faça as contas baseada no seu estilo de viagem, sempre deixando uma margem para imprevistos. Para uma viagem econômica, andando de transporte público, pode calcular uns 250 reais por dia para alimentação, transporte público e entradas museus. Você também pode consultar o site Quanto custa viajar que pode te dar uma ideia de valores. Espero ter ajudado um pouquinho 🙂 Beijos e obrigada pela visitinha
Liana, bom dia! Tudo bem?
Vou viajar sozinho também, porem em março de 2018. Já pesquisei em diversos sites e blogues, informação nunca é demais. Se puder compartilhar sua experiencia eu agradeço.
Grande Abraço!
Perfeito! Excelentes dicas! Amei!
Oi Carina, tudo bem ? Muito obrigada! Fico feliz que tenha gostado 🙂 beijokas
M.Adelaide 02/04/2017.
Olá, adorei seu roteiro para Buenos Aires. O show de tango, realmente o melhor, em minha opinião é o do El Querandi, depois o Madero Tango. Valeu. Abraços
Oi Maria Adelaide, que bom que gostou! Fico muito contente! O El Querandi é muito bom, né? Louca para voltar a Buenos Aires <3 beijos e obrigada pela visitinha
Oi, Denise! Adorei as dicas, to planejando ir pra Buenos Aires e acho que vou sem companhia mesmo, já vou deixar tudo anotado e conferir os outros posts 🙂
Oi Alyssa, que bom! Se tiver outra dúvida é só falar que te ajudo 🙂 beijão