Buenos Aires é famosa por sua cultura, incluindo tango, teatro, música e museus. Aliás, uma das atrações turísticas mais amadas da cidade é o Museu de Arte Latino-Americana de Buenos Aires, o famoso Malba.
Dedicado à promoção e difusão da arte latino-americana, o Malba é um dos museus mais importantes da América Latina e é um destino popular para os amantes da arte.
Além disso, o edifício que abriga o Malba é uma das obras mais importantes da arquitetura contemporânea na Argentina.
A primeira vez que entrei no Malba foi em 2014 e jamais me esqueci, pois havia uma exposição interativa com vários atores em diversas salas. Nunca mais me esqueci e visitar o Malba em Buenos Aires virou aquela atividade de “bater o ponto” cada vez que chego a capital portenha.
Breve história do Malba
Antes de tudo, na década de 1990, Eduardo Constantini, fundador do Malba, já apresentava seu acervo para diversas exposições dentro e fora da Argentina. Somente no final do ano de 1998 o empresário decidiu investir em um terreno onde ficaria o museu que abriga uma coleção permanente de arte latino-americana, com ênfase na arte moderna e contemporânea.
Assim, ele encomendou um estudo de viabilidade para determinar o melhor local para o museu e escolheu um terreno em Palermo, bairro onde está o Malba atualmente. O edifício foi projetado para ser dinâmico e moderno, mas também em harmonia com a arquitetura histórica e cultural de Buenos Aires.
Não deixe de contratar o seguro viagem, pois é imprescindível quando viajamos sozinhas! Compare os planos e as seguradoras e obtenha desconto na hora de escolher o melhor plano para sua viagem solo.
O Malba teve sua inauguração em 21 de setembro de 2001 e, desde então, se tornou uma das principais atrações culturais de Buenos Aires. Até hoje o Malba abriga uma das coleções mais importantes de arte latino-americana no mundo e continua a promover e difundir a cultura da região através de exposições, programas educacionais e eventos culturais.
Viajar Sozinha para Buenos Aires: guia pra quem vai solo
Onde ficar em Buenos Aires viajando sozinha
Passagem Aérea e Seguro Viagem: dicas importantes pra sua viagem
Quais obras você verá no Malba
Na década de 1980, Eduardo Constantini começou a se interessar pela arte contemporânea e latino-americana e, então, iniciou sua coleção pessoal de obras de artistas renomados. Sendo assim, o Malba abriga o seu acervo colecionado durante todos esses anos, totalizando uma vasta coleção de arte moderna e contemporânea da América Latina.
Entre as obras, estão artes notórias de artistas como Frida Kahlo, Joaquín Torres-García, Fernando Botero, Antonio Berni, entre outros. Atualmente, a coleção conta com mais de 600 obras de arte, incluindo pinturas, esculturas, fotografias, instalações e vídeos.
Algumas obras que gostei muito dessa última vez.
Dentre as obras mais importantes do Malba está a nossa Tarsila do Amaral com a obra o Abaporu, 1928, com a técnica óleo sobre tela que foi uma doação de Eduardo F. Costantini, em 2001.
Além das exposições permanentes, o Malba apresenta uma programação variada de exposições temporárias, eventos culturais, palestras e programas educacionais para adultos e crianças.
Nessa última visita, vimos uma expo temporária de Frida Kahlo. Era apenas um pequeno corredor com muitas fotografias e, confesso, ficamos até um pouco decepcionadas. Mas valeu! Arte sempre vale, não?
Já reservou a sua hospedagem? Encontre aqui a hospedagem ideal para a sua viagem solo. Preços justos e diversas opções de hospedagem com cancelamento gratuito.
Visita guiada no Malba
O Malba oferece algumas visitas guiadas especiais e você pode checar no site oficial do museu a programação e os horários. Tem até uma visita guiada em Português, chamada Tupi or not tupi: trajetos brasileiros na arte latino-americana. Sempre nas segundas, às 16:00.
As visitas guiadas no Malba seguem uma programação que fica disponível no site. Ao comprar o bilhete para conhecer o museu, é possível fazer uma visita guiada sem agendamento prévio. Porém, há um número limite para essas visitas e, portanto, o ideal é se planejar.
Requisitos para Entrada de Brasileiros na Argentina 2023
Tax Free na Argentina: como solicitar reembolso de impostos
Cinema do Malba
A saber, o Malba também tem um cinema equipado com tecnologia de última geração. Sua programação é diversificada e inclui uma mistura de filmes clássicos e contemporâneos, de diferentes gêneros e países, com destaque para os filmes latino-americanos.
Loja
Não deixe de passar na loja do Malba. Além de linda, tem itens maravilhosos. Comprei um colar lindo e minhas amigas também fizeram compras.
Restaurante Ninina
Logo ao lado do museu está o Restaurante Ninina. Estava bem cheio e foi um pouco difícil conseguir mesa.
Fui almoçar com duas amigas queridas. Depois que conseguimos a mesa, começou o problema: ser atendido. Por conta de estar muito cheio o atendimento deixou muito a desejar.
A comida estava saborosa, porém a demora vai deixando a gente desconfortável e, no meu caso, bastante irritada! E a gente não gosta de ficar perdendo tempo assim nas viagens, né?
O restaurante funciona de segunda a domingo de 9h às 19h. Tem área interna e externa.
Informações Práticas sobre o Malba
Como chegar: linhas 10, 37, 38, 41, 59, 60, 67, 92, 93, 95, 102, 108, 110, 118, 124, 128 e 130.
Ingresso: $1100 pesos; nas quartas-feiras, o bilhete geral é $550 pesos (mar/23).
Horários: Qui a Seg, das 12h às 20h; Quartas, das 11h às 20h