Requisitos para Entrada de Brasileiros na Argentina

Requisitos para Entrada de Brasileiros na Argentina

Veja quais são os requisitos para entrada de brasileiros na Argentina. Confira a lista de documentos necessários para viajar ao país, assim como os requisitos em relação à Covid-19.

Pensando em dançar um tango argentino? Ahh a Argentina, amo de paixão e adoro perambular por lá na minha própria companhia. Com o turismo reaquecido os brasileiros tem buscado muitos destinos na América do Sul. Entre eles, a Argentina desponta como destaque pra conhecer sozinha. Vamos ver, então, quais são os requisitos para entrada de brasileiros na Argentina.

Vou abordar por aqui apenas sobre as condições e documentos exigidos para a entrada de brasileiros na Argentina como turistas. Outros casos especiais ou exceções deverão ser checados nos sites das representações consulares da Argentina.

Leia também

Viajar Sozinha para Buenos Aires: guia prático pra mulheres

Como ir de Ezeiza para o Centro

O que fazer em Buenos Aires com chuva

Onde se hospedar em Buenos Aires

Tax Free na Argentina

Todos os posts sobre a Argentina

O que é necessário para a entrada de brasileiros na Argentina para turismo

Visto

Para a entrada de brasileiros na Argentina não há a necessidade de visto, sendo que o período máximo de permanência é de até 90 dias, prorrogável pelo mesmo período por meio de solicitação. 

A solicitação de prorrogação de visto deverá ser feita na Direção Nacional de Migração, das 8h00 às 14h00, edifício 4, setor de extensão, ou nas delegacias e escritórios de imigração no interior do país.

Passaporte ou Documento de Identidade

Para a entrada na Argentina, brasileiros podem apresentar o passaporte ou a cédula de identidade expedida pelo seu estado.

Lembre-se que levar uma carteira de identidade antiga que não esteja em bom estado, pode te causar problemas na imigração. Apesar de não haver uma validade oficial, o ideal é que seu RG tenha sido feito nos últimos 10 anos e que sua foto esteja bem fiel a sua aparência atual.

Conforme o Acordo sobre Documentos de Viagem do Mercosul, caso a foto do seu documento gere dúvidas sobre a sua identidade, o agente migratório poderá solicitar outro documento oficial.

No caso de entrada com a Carteira de Identidade, você receberá um comprovante de ingresso no país que deverá ser apresentado as autoridades migratórias na saída. Caso você o perca estará sujeito ao pagamento de multa, a chamada Habilitación de Salida.

Passagens

Tenha em mãos uma cópia impressa da sua passagem de ida e volta, além dos detalhes da viagem: datas de ida e volta, horários, empresa de transporte, etc.

Acesse todos os posts sobre a Argentina

Comprovante de Recursos Financeiros

O turista deverá apresentar, se solicitado pelo agente de imigração, documentos que comprovem meios financeiros suficientes para se manter durante toda a estadia no país.

Por exemplo: extrato do cartão de crédito pré-pago (VTM), comprovação dos limites dos cartões de crédito e extratos, informar a quantia em cash que você está levando, extratos conta corrente, etc.

Comprovante de Hospedagem

Apesar de não estar mencionado na relação de documentos exigidos para entrada de brasileiros na Argentina, recomendo levar uma comprovação do seu local de hospedagem. Você poderá usar a reserva de hotel ou uma carta convite.

Na minha recente entrada na Argentina (nov 2022) o agende solicitou o endereço da minha estadia e apresentei a reserva do AirBnb.

Seguro Viagem

O seguro viagem não foi solicitado em minha última viagem a Argentina, porém é totalmente recomendável a contratação de um que cubra quaisquer despesas médicas, inclusive cuidados hospitalares causados pela Covid-19, assim como despesas de repatriamento.

Se você observar bem é um custo relativamente barato pra que você tenha toda a assistência em qualquer imprevisto.

Veja no vídeo abaixo como encontrar os planos e seguradoras que oferecem este tipo de seguro viagem.

Viagem de Carro Próprio ou Alugado

Para quem ingresse na Argentina de carro próprio ou alugado, há a necessidade de portar o seguro Carta Verde, além de

  • Documento de identidade.
  • Carteira de habilitação.
  • Documento que ateste sua condição de turista, emitido por autoridade migratória.
  • No caso de veículo alugado, a autorização para Circulação no MERCOSUL (ACM), documento emitido pela locadora de veículos. A vigência da ACM não poderá ultrapassar os 90 dias contados a partir de sua data de emissão.
  • No caso de veículo próprio, documento oficial comprovando a propriedade do veículo.

Documento de Saída

Para a saída do país é necessário apresentar algum dos documentos abaixo:

  • Tarjeta de Entrada / Saida (TES) ou
  • Tarjeta Única Migratoria (TUM)
  • Selo de Ingresso estampado no passaporte
  • Documento de prorrogação de permanência no país autorizada pelo governo argentino.
Documento de Saída da Argentina

Tenha atenção ao documento entregue a você na entrada, caso use o RG como documento de viagem, ele deverá ser apresentado na saída para comprovar a data de seu ingresso.

Se você exceder o prazo de permanência estipulado pela agente de imigração ou se não puder comprovar a data de seu ingresso poderá pagar uma multa. Leia mais sobre a multa habilitación de salida.

Importante: A autoridade migratória argentina controla a saída de menores residentes na Argentina, ainda que de nacionalidade estrangeira. A residência pode ser precária, temporária ou permanente, ou, ainda, mesmo no caso de menores que não tenham residência regular, mas que se encontrem em território argentino há um ano ou mais.

Informação completa sobre as regras de entrada e saída de menores na Argentina encontra-se disponível na página da Dirección Nacional de Migraciones.

Requisitos para Entrada de Brasileiros na Argentina em função da Covid

Acabo de voltar da Argentina (Nov 2022) e não foi solicitado o preenchimento de declaração jurada, teste PCR e nem mesmo a comprovação de vacinação.

Sites Oficiais para Informações Atualizadas

Como informado no início desse artigo, é importante que você sempre verifique as informações atualizadas nos sites das embaixadas e consulados oficiais do destino para o qual você está viajando, pois podem ocorrer modificações nas exigências.

Abaixo alguns sites que podem te ajudar na atualização de informações.

Requisitos de entrada em outros países

Picture of Denise Tonin

Denise Tonin

Para mim o que realmente importa não é a quantidade de países que visitei, mas o quanto consegui me conectar com cada lugar e com as pessoas que cruzei pelo mundo. E o mais incrível de viajar sozinha é o quanto consegui me conectar comigo mesma! Busque por conexão, se entregue e verá a mágica acontecer. Suas viagens, além de incríveis, serão transformadoras!

Também pode interessar...

Rolar para cima
Success message!
Warning message!
Error message!