fbpx
HomeArgentinaBuenos AiresVisita ao Teatro Colón em Buenos Aires

Visita ao Teatro Colón em Buenos Aires

O Teatro Colon é um dos passeios imperdíveis quando você visitar a capital portenha. Veja como é a visita e as informações essenciais.

-

Viajar para Buenos Aires é sempre cativante, pois a cidade do Tango abriga uma energia sem igual e, claro, tem lugares incríveis para descobrir. Um dos mais icônicos pontos turísticos da cidade é o Teatro Colón, o mais importante da Argentina e até do mundo.

Teatro Colon Fachada Buenos Aires, Argentina

Deslumbrante em cada detalhe, o Teatro Colón encanta por sua arquitetura imponente e pelas atrações incríveis que apresenta aos visitantes. Continue a leitura que aqui te conto tudo sobre o teatro.

História do Teatro Colón

Por volta da década de 1850 a cidade de Buenos Aires já recebia inúmeras apresentações de ópera. Foi isso que despertou a necessidade de construir um teatro para receber as turnês de grandes artistas. Assim, o Teatro Colón abriu suas portas em 1857 e, com a crescente procura de visitantes assistindo às apresentações, em 1888 ele fechou as portas para a construção de uma nova sala.

O objetivo era modernizar e expandir o teatro, com instalação de novos equipamentos de iluminação e som, bem como a construção de uma nova ala para abrigar os figurinos e adereços das produções.

No entanto, por causa de uma sequência de contratempos, a reforma do Teatro Colón durou vinte anos. O projeto inicial feito pelo arquiteto Francesco Tamburini previa sua inauguração para 1892, quando se comemoraria o quarto centenário da descoberta da América. Contudo, sua morte trouxe algumas modificações para o projeto, que foi feito pelo seu sócio Víctor Meano. 

Teatro Colon  Buenos Aires no Viajante Solo

Em seguida, Buenos Aires entrou em uma crise financeira em 1894 e, assim, as obras se estagnaram. Enfim, em 1904, após a morte de Meano, o arquiteto belga Jules Dormalum é nomeado para finalizar a reforma, que durou até 1908, o ano da inauguração.

A primeira apresentação no Teatro Colóon após esse longo período de reforma foi a ópera Aida de Giuseppe Verdi. De lá para cá, grandes artistas, entre cantores, atores, dançarinos e orquestras já se apresentaram no local, como Anna Pavlova, Maria Callas, Plácido Domingo, Luciano Pavarotti, Enrico Caruso, Arturo Toscanini, entre outros.

Se tiver a oportunidade de assistir a um espetáculo, super recomendo.

Não deixe de contratar o seguro viagem, pois é imprescindível quando viajamos sozinhas! Compare os planos e as seguradoras e obtenha desconto de 15% na hora de escolher o melhor plano para sua viagem solo.

O Teatro Colón nos dias atuais

Hoje, o Teatro Colón é considerado um dos teatros mais importantes do mundo e um dos mais significativos edifícios históricos da cidade, declarado, aliás, como Monumento Histórico Nacional.

Teatro Colon, Foyer, Buenos Aires, Argentina

Com a capacidade total para receber até 3.000 espectadores, além da arquitetura imponente, o Teatro Colón é muito conhecido pela qualidade de sua acústica. Ainda, o teatro investiu na elaboração de ferramentas para criar elementos cênicos, como o palco articulado que possui um sistema hidráulico e que permite a criação de lagos, o que enriquece mais a experiência.

Viajar Sozinha para Buenos Aires: guia pra quem vai solo
Onde ficar em Buenos Aires viajando sozinha
Requisitos para Entrada de Brasileiros na Argentina 2023

Como é a visita guiada no Teatro Colón

Embora os espetáculos sejam as atrações de maior apreço por parte dos visitantes, é possível fazer uma visita guiada no Teatro Colón e conhecer toda sua extensão.

Pela visita guiada você pode conhecer o Foyer Principal, a Galeria do Busto, a Sala Dourada e o Salão Principal, uma visita que dura cerca de 50 minutos.

O valor da visita guiada no Teatro Colón é de $6000 pesos argentinos (fev/23), que podem ser pago em dinheiro, cartões de crédito e débito. Não aceitam reais ou qualquer outra moeda estrangeira.

O ingresso pode ser comprado na bilheteria do Teatro ou pelo site, neste caso terá que usar o cartão de crédito e não será vantajoso por conta do câmbio oficial. Não há necessidade de comprar o bilhete antecipado. Eu comprei na hora e minha visita aconteceu meia hora depois. Fiquei no café ao lado da bilheteria que é uma delícia e tem wifi.

As visitas acontecem todo os dias entre 11h e 16h45. As saídas acontecem a cada 15 minutos. Dias em que a visita não funciona: 1/05, 24, 25 e 31/12 e também 01/01.

Se você achar imprescindível fazer a visita em português, o horário é às 13 horas, mas te garanto que em espanhol você conseguirá entender perfeitamente.

Já reservou a sua hospedagem? Encontre aqui a hospedagem ideal para a sua viagem solo. Preços justos e diversas opções de hospedagem com cancelamento gratuito.

Como chegar

O Teatro Colón fica na Rua Cerrito, 628. Há várias formas de chegar até o teatro por transporte público, algo realmente prático para quem viaja sozinha. De metrô, você tem acesso ao teatro se descer na estação Tribunales da linha D (verde).

Bem como, de ônibus é possível usar as linhas 17A, 45A, 45B, 45C, 59A, 59B, 59C, 59D, 70A, 70B, 100A, 100B, 100C.

Para comprar o seu ingresso e ingressar na visita guiada, entre pela rua lateral Tucumán 1171 (olhando o Teatro de Frente, rua à esquerda).

Teatro Colon  Buenos Aires no Viajante Solo

Como assistir os espetáculos no Cólon

Entre as apresentações no Teatro Colón acontecem balé, teatro, ópera e recitais. Assistir a alguma dessas apresentações em um dos locais mais simbólicos do mundo, com certeza será uma experiência pra lá de especial.

Confira no site do Teatro Colón quais são as apresentações que acontecem durante a sua viagem para Buenos Aires e aproveite!

Tax Free na Argentina: como solicitar reembolso de impostos
Primeira viagem internacional sozinha: por onde começar
O que fazer em Buenos Aires com chuva

Enfim, acredito que viajar sozinha pra Buenos Aires e, de quebra, poder apreciar o que há de mais rico no mundo artístico torna esse momento ainda mais marcante. Uma oportunidade e tanto para descobrir e desfrutar de toda a magia de Buenos Aires.

Denise Tonin
Denise Tonin
Sou viajante solo por opção e paixão! Viajei muito mais do que escrevi por aqui, mas vale dizer que o que realmente importa não é a quantidade de países que visitei, mas o quanto consegui me conectar com cada lugar e com as pessoas que cruzei nas viagens. O mais importante ainda é o quanto consegui me conectar comigo mesma! Busque por conexão e se entregue e verá a mágica acontecer. Suas viagens, além de incríveis, serão transformadoras!
Salvo exceções devidamente sinalizadas, todas as viagens e experiências trazidas ao Viajante Solo são custeadas com recursos próprios. Por isso, se você achou esse conteúdo útil e ajudou na sua viagem de alguma forma, poderá apoiar o trabalho ao adquirir os produtos, como os Guias Viajante Solo®, ou ainda, contratar a Consultoria de ViagemFicarei muito feliz e grata pelo seu apoio e continuarei trazendo conteúdos originais e experiências testadas para ajudar nas suas viagens solo pelo mundo!

 

Success message!
Warning message!
Error message!