Das ruelas aos pontos turísticos mais procurados, a terra do tango reserva inúmeras surpresas para seus turistas. Aliás, a viagem pode ficar ainda melhor se você aproveitar o tax free na Argentina para, além de conhecer muitos lugares, fazer compras e ter parte do seu dinheiro de volta.
Buenos Aires, Misiones, Tigre… Há muitos destinos para quem pretende viajar para a Argentina. E, normalmente, em todas essas cidades muito visitadas por turistas têm lojas que aderiram ao programa tax free. Continue lendo que eu vou te explicar nos mínimos detalhes o que é isso e como ele funciona nas compras feitas dentro da Argentina.
Leia também
Requisitos para Entrada de Brasileiros na Argentina 2022
Sobre o tax free na Argentina
O tax free é um programa no qual as lojas locais podem aderir para oferecer aos turistas o estorno do valor dos impostos cobrados no país. Esse imposto, conhecido como IVA (Imposto sobre Valor Acrescentado), geralmente está incluso em todos os produtos comercializados no país.
No caso da Argentina, o valor do IVA a ser reembolsado para o turista pode chegar até 21%, o que, num montante de compras, pode acabar fazendo muita diferença.
Como funciona o Tax Free na Argentina
Apesar de reembolsar uma porcentagem considerável, não são todos os produtos ou lojas que oferecem essa opção aos clientes.
Geralmente, as lojas que aderiram ao programa exibem em suas vitrines um adesivo que informa sobre o tax free. Geralmente o adesivo que você identifica nas lojas é da Global Blue.
Mas fique atenta: além de identificar as lojas participantes do programa tax free na Argentina, saiba que somente os produtos fabricados no país é que concedem esse reembolso ao cliente.
Portanto, vários produtos ficam disponíveis nas lojas, mas muitos são originários de outros países, detalhe que os exclui do programa.
Quem pode receber o tax free na Argentina
- Quem fez compras de produtos argentinos acima de 70 Pesos;
- Pessoas que não residem na Argentina e vão consumir os produtos em outros países.
Como e onde receber o reembolso
Primeiramente, encontre as lojas que aderiram ao sistema de tax free na Argentina. Escolha os seus produtos e, ao realizar o pagamento, peça ao caixa o comprovante da compra (fatura tipo B) e também o cheque de reembolso.
Após a compra, o pedido de reembolso pode ser feito em até noventa dias. Portanto, ao sair do país, apresente nas cabines de tax free no aeroporto ou para a própria Alfândega os produtos e as faturas e comprovantes das compras. Junto com eles, apresente:
- Passaporte ou Documento de Identidade;
- Fatura original tipo B ou talão de fatura tipo B;
- Cheque de reembolso com o valor do reembolso;
- Cartão ou vale emitido pela Direção Nacional de Migrações;
- Formulário preenchido com o número do RG ou passaporte.
Em Buenos Aires, por exemplo, há cabines de tax free no Aeroparque Jorge Newbery, no Aeroporto Internacional de Ezeiza e também na estação do Buquebus.
Por fim, o valor estornado pode ser recebido em dinheiro, cartão de crédito ou cheque bancário em até sete dias após a solicitação.
Importante você chegar com bastante antecedência ao aeroporto para evitar ficar agarrada nas filas.
Tax free na Argentina: detalhes importantes
Além de tudo o que já te contei até aqui, alguns detalhes não podem passar despercebidos e, portanto, é válido reforçar:
- O tax free só é válido para produtos argentinos com valor igual ou superior a 70 Pesos;
- A devolução do IVA pode chegar até 21%, mas isso não é regra para todas as compras e, portanto, essa porcentagem pode variar;
- Não esqueça dos comprovantes, dos documentos e de preencher os formulários corretamente;
- A solicitação de reembolso deve ser feita em até noventa dias após a compra dos produtos.
Por fim, saiba que viajar sozinha para a Argentina é algo mágico. Há sempre algum lugar novo para conhecer e para visitar. Aproveite as vantagens do tax free na Argentina para trazer e guardar boas lembranças da sua viagem.