Search
Close this search box.
Documentos exigidos para entrar na Europa

Documentos exigidos para entrar na Europa

Confira aqui todos os documentos exigidos para entrar na Europa. Não deixe que um simples detalhe estrague a sua viagem.

Viagem solo agendada e destino europeu escolhido? Hora de separar e organizar os documentos exigidos para entrar na Europa. Como você vai ver, não tem muito mistério, mas é bom prestar atenção para não esquecer de nada e evitar ter qualquer problema na imigração.

Por vezes, você passará na imigração e eles não pedirão nenhum documento, mas , de qualquer forma, você precisa estar preparada com todos os documentos exigidos para entrar na Europa.

Eu costumo organizar tudo em uma pasta para ficar fácil na hora de passar na imigração.

Documentos exigidos para entrar na Europa

Passaporte

Uma coisa que sempre fiz foi ter meu passaporte em dia, mesmo antes de programar uma viagem. Não dá trabalho e você já está pronta para qualquer viagem internacional. Se você ainda não tem um passaporte é hora de providenciar junto a Polícia Federal. Veja como tirar o passaporte em 6 passos bem simples.

Não esqueça de contratar o seguro viagem, imprescindível quando viajamos sozinhas! . Compare os planos e as seguradoras e escolha o melhor seguro viagem para você

Agora, se você já tem seu passaporte é necessário verificar a validade do mesmo. A regra para entrada na Europa e também em vários outros países pelo mundo, é que seu passaporte tenha, no mínimo, 90 dias de validade após o fim da sua viagem. Se, por exemplo, você chegou dia 03/10/2016 e vai ficar 1 mês em Paris, é necessário que seu passaporte seja válido até 03 de Fevereiro de 2017.

Levando em consideração que estas regras podem mudar a qualquer momento e que outros países fora da Europa possuem regras diferentes, sempre procuro refazer o passaporte mais ou menos 6 meses antes da expiração.

Leia também >> 8 países para viajar sozinha e sem passaporte

Passe Sanitário – Covid-19

Desde o dia 9 de agosto de 2021, a França vem exigindo o Passe ou Passaporte Sanitário pra livre circulação em bares, restaurantes, museus, shoppings, etc. Ele não precisa ser apresentado na imigração, mas sim na entrada dos locais.

Para obtê-lo é necessário ser maior de 18 anos e estar vacinada com as duas doses das vacinas aprovadas pela

Leia também >> Como obter o passaporte sanitário francês

O Passe Sanitário também tem validade em outros países da União Europeia, porém recomendo que você verifique junto ao Itamaraty, assim como nos sites oficiais do destino (Embaixadas e Consulados) para se certificar de que as regras são as mesmas.

Visto

Não é exigido visto aos brasileiros pelos países que fazem parte do Tratado de Schengen. O Espaço Schengen abrange 26 países europeus (22 dos quais são Estados‑Membros da União Europeia). São eles:

Alemanha, Áustria, Bélgica, Dinamarca, Eslováquia, Eslovênia, Espanha, Estônia, Finlândia, França, Grécia, Holanda, Hungria, Islândia, Itália, Letônia, Lituânia, Luxemburgo, Malta, Noruega, Polônia, Portugal, República Tcheca, Suécia e Suíça. Liechtenstein, Bulgária, Romênia e Chipre ainda estão em fase de implementação.

Confira os planos e compre um chip com internet 4G ilimitada para ficar conectada durante toda a viagem

A Irlanda e o Reino Unido não fazem parte do tratado Schengen, mas possuem um acordo de livre circulação entre eles, chamado Common Travel Area (CTA). Para entrar nestes dois países também não é exigido visto dos brasileiros.

Leia também >> Como saber quais países exigem visto de brasileiros

Tempo de Permanência

Você pode ficar até 90 dias circulando por vários países do Espaço Schengen ou em apenas um deles. É importante ressaltar que estes 3 meses são válidos a cada 180 dias (6 meses). 

Caso você fique, por exemplo, 15 dias em Paris e depois vá para a Irlanda ou para qualquer outro país que não pertença ao tratado, quando retornar ainda terá mais 65 dias dentro do Espaço Shengen.

Já reservou hotel para sua viagem? Confira as melhores tarifas para sua estadia

Nem sempre é solicitado, mas é imprescindível que você tenha uma maneira de comprovar onde ficará hospedado. Este comprovante de hospedagem pode ser uma reserva em um hotel ou hostel.

Quando você faz a sua reserva no Booking ou outra empresa de hospedagem, por exemplo, você tem como imprimir o detalhamento da sua reserva e servirá para a imigração.

Caso tenha feito por agência ou diretamente com o hotel, solicite o comprovante da reserva (voucher de hospedagem).

Comprovante de Hospedagem

reserva hotel

No caso de você se hospedar na casa de algum residente europeu (legalizado, hein?), uma carta convite com todos os detalhes da viagem, poderá servir como comprovação.

Leia também > Carta Convite para viagem: o que é, como funciona, quando usar e modelo

Por exemplo, em Paris, se chama Attestation de Accueil (Atestado de acolhimento) e minha amiga foi até a Prefeitura para que a carta fosse carimbada e autenticada. Na França é possível solicitar a Attestation pela internet. Para ver um modelo clique aqui.

Pensando em alugar um carro? Compare os melhores preços em mais de 100 locadoras

Comprovante Financeiro

Entre os documentos exigidos para entrar na Europa está a comprovação de condições financeiras para se manter no destino durante a sua permanência no país.

O que pode valer como comprovante:

  • extrato do seu cartão de crédito pré-pago (VTM),
  • comprovação dos limites dos seus cartões de crédito,
  • informar a quantia em cash que você está levando,
  • extratos bancários, etc.
  • Imposto de Renda

Passagens

Tenha em mãos uma cópia impressa da sua passagem de ida e volta com todos os detalhes da viagem: datas de ida e volta, horários, empresa de transporte, etc.

Isso comprova que você não tem intenção de permanecer por lá além do prazo permitido. Pode ser o e-ticket da companhia aérea ou a passagem de trem ou ônibus. Imprima e coloque na sua pasta de documentos para apresentar na imigração, se necessário.

Encontre o menor preço para sua passagem aérea

Seguro Viagem

Para sua entrada nos países que fazem parte do acordo de Schengen é exigido um seguro viagem com cobertura no valor mínimo de € 30 mil euros, que cubra assistência médica em caso de acidente ou doença. Leve a sua apólice e ela servirá de comprovação.

Se você comprou a sua passagem aérea com cartão de crédito, verifique junto a sua operadora, se eles não oferecem seguro viagem. Caso negativo, você terá que adquirir um seguro viagem dentro das condições exigidas.

Você pode fazer uma cotação de seguro viagem e analisar diversas seguradoras e coberturas para que você possa escolher a mais adequada ao seu orçamento e ao seu estilo de viagem.

Caso efetue a compra do seguro pelo link do Viajante Solo, eu recebo uma pequena comissão que não aumentará o valor para você.

Leia também >> Como contratar um seguro viagem internacional? e Seguro Viagem para quem viaja sozinha

Tendo os documentos exigidos para entrar na Europa organizados e à mão, dificilmente você terá qualquer problema na imigração. Tudo dará certo e sua a viagem será maravilhosa.

Picture of Denise Tonin

Denise Tonin

Para mim o que realmente importa não é a quantidade de países que visitei, mas o quanto consegui me conectar com cada lugar e com as pessoas que cruzei pelo mundo. E o mais incrível de viajar sozinha é o quanto consegui me conectar comigo mesma! Busque por conexão, se entregue e verá a mágica acontecer. Suas viagens, além de incríveis, serão transformadoras!

Também pode interessar...

10 comentários em “Documentos exigidos para entrar na Europa”

  1. Olá Denise. Vou viajar para Lisboa junto com minha filha que é europeia. Vamos ficar na casa da amiga dela. Vou precisar da carta convite mesmo viajando com minha filha ?

    1. Olá Elizabeth, tudo bem ? A carta convite mostra onde você vai ficar durante a sua estadia. Na minha opinião, o fato de estar viajando com a sua filha não comprova onde você vai ficar hospedada. Mas pra você ter certeza, o melhor é sempre entrar em contato com o consulado português. Abs

  2. Olá, gostaria de saber se eu fiquei 120 dias na Europa, e retornei ao Brasil e recebi uma carta convite. Posso na Europa?

    1. Olá Sil, tudo bem ? Você pode permanecer no Espaço Shengen (leia o post aqui no blog) por 90 dias em um período de 180 dias. Então, vc não pode permanecer 120 dias, a não ser que tenha algum tipo de visto específico. A carta convite não tem nada a ver com o tempo de permanência ou visto. Ela apenas mostra as autoridades de imigração, onde você estará hospedada durante a estadia no país. Abs

  3. Val Oliveira

    Meu namorado vai me enviar a carta convite e eu vou levar minha filha será q ele tem q colocar o nome dela tambem ou só o meu

  4. Olá Denise, boa noite!
    Vou ir morar com o meu namorado em Portugal, ele já é residente de lá, e vai me enviar uma carta-convite, ele explicando que vou morar com ele e o msm vai ser responsável pelas minhas despesas, eu vou precisar de alguma comprovação financeira? E se eu tiver uma carta convite eu preciso ter o visto tbm?

    1. Olá Rafaele, tudo bem ? Como conversamos no Instagram, a carta convite não serve para este propósito. para moradia vc deve ter um visto e deve consultar diretamente no site do Consulado. Bjos

  5. Olá, Denise! Parabéns pelo blog! Tenho uma dúvida…
    Meu namorado é Belga, estamos planejando minha viagem pra lá com permanência de 2 meses.
    Ele me enviará uma carta-convite, gostaria de saber se ele pode colocar na carta que arcará com as minhas despesas nesse período? Se sim, fico isenta de comprovação financeira? E qual seria o modelo da carta então com essa informação? Para Bélgica, vc sabe se precisaria de alguma autenticação oficial (ou redigida em computador, assinada e scanneada já é sufuciente?).

    Desde já agradeço,
    Juliana

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Rolar para cima
Success message!
Warning message!
Error message!