Seguro Viagem para quem viaja sozinha | Viajante Solo
Marrocos para Mulheres 2019

O seguro viagem para quem viaja sozinha é item imprescindível! Não tem como viajar sem. Por favor, não venha me dizer que quer economizar, porque o seguro é um dos INVESTIMENTOS que você precisa fazer e que menos afetará seu orçamento, além de evitar sérios problemas financeiros, caso você tenha algum problema de saúde durante a viagem. Não podemos esquecer que, em uma viagem solo, somos as únicas responsáveis por exatamente TUDO e, inclusive, a nossa saúde e bem estar.

Recebo muitas dúvidas sobre seguro viagem e trouxe aqui as perguntas mais frequentes e as respostas que vão ajudar a esclarecer alguns pontos, por vezes, mal entendidos.

O que é o seguro viagem?

O seguro viagem é uma assistência que cobre despesas com imprevistos que podem acontecer durante a viagem. Dependendo do plano escolhido, você terá cobertura para custos médicos, bagagem, assistência para cancelamentos de voos, entre outras opções.

Você encontra planos que cobrem viagens internacionais e também nacionais. Os internacionais são válidos em todo o mundo, com exceção do Brasil e Europa. Para estar coberta no Brasil, você precisa contratar um plano nacional. Já para viagem à Europa é necessário um plano que atenda ao tratado de Schengen.

Leia também >> Documentos exigidos para entrar na Europa

Qual a diferença entre seguro saúde e seguro viagem?

O seguro saúde ou mais comumente chamado de plano de saúde, oferece apenas a cobertura médica, como consultas, exames, internações e, dependendo do plano, só cobre estes custos na sua cidade. Já o seguro viagem possui, além das coberturas médicas, outras
coberturas como já mencionei: extravio e localização de bagagem, indenização em caso de morte, fiança, auxílio financeiro; sempre dependendo do plano escolhido na hora da contratação do seguro viagem.

Leia também >> Como contratar um seguro viagem internacional?

Posso usar o seguro viagem do meu Cartão de Crédito?

Pode, mas isso vai depender do tipo de cartão de crédito que você tem e quais as coberturas que ele oferece. A maioria das operadoras exige que você tenha comprado a passagem aérea com o cartão de crédito.

O cartão que utilizo, Itaú Mastercard Black, oferece os seguintes benefícios: concierge para recomendações e reservas de restaurantes, shows e eventos, no Brasil e no exterior; Certificado de Schengen; acesso a sala Vip no Aeroporto de Guarulhos; proteção por inconveniência de viagem; cobertura de atraso de viagem, seguro bagagem, proteção de compras, proteção contra roubo e assaltos nos caixas eletrônicos, seguro gratuito para veículos alugados, seguro viagem no valor de US$ 1 milhão no caso de morte ou invalidez, serviços de assistências de viagens, assistência com despesas médicas. Este seguro cobre até 60 dias de viagem e não há a necessidade de desembolso de dinheiro antecipadamente.

Por isso, é muito importante você verificar quais são as condições do seguro oferecido pela sua operadora de cartão de crédito. Em alguns casos, é necessário que você desembolse todas as despesas médicas antecipadamente – o que requer um limite considerável – para somente depois, mediante a apresentação de vários documentos comprobatórios do sinistro, receber o reembolso das despesas.

Como contratar o seguro?

Se você for utilizar o seguro do seu cartão de crédito, deverá informar ao banco a data e destino da sua viagem, assim como imprimir e ler com atenção as condições gerais do seguro.

Caso você opte em contratar o seguro com empresas especializadas, minha recomendação é a utilização de um buscador e o que utilizo atualmente e que me dá as melhores condições, seguradoras e preços é a Seguros Promo.

banner seguros promo

A Seguros Promo é um comparador de planos de seguros e apresentará a você várias opções de seguradoras e coberturas para a viagem. Dentre as principais seguradores, estão a Assist Card (a que normalmente contrato), GTA, April Coris, Travel Ace, Affinity, entre outras. Você escolhe as coberturas que julgar mais importantes e de acordo com a sua disponibilidade financeira.

Toda a contratação é feita online, em poucos passos e de forma segura. O pagamento pode ser feito com cartão de crédito, em até 12 vezes; ou ainda, poderá pagar via boleto bancário com 5% de desconto. Após a confirmação do pagamento – pagamento em boleto leva até 2 dias úteis – você receberá em seu e-mail toda a documentação do seu seguro.

Qual o dia que devo colocar como data de partida e retorno?

A data de partida é o dia em que você está deixando o país e não a data de chegada no destino, caso contrário você não poderá usar a cobertura no caso de extravio de bagagem. Para o retorno a data deverá ser a data em que você chegará ao Brasil.

Já estou no exterior, posso contratar o seguro?

Se, por algum motivo, você viajou e se esqueceu de contratar o seguro viagem, poderá fazê-lo de onde estiver. Porém, algumas seguradoras exigem uma autorização prévia para a emissão do seguro. Neste caso, para garantir que o seu seguro seja válido, o ideal é você entrar em contato com a equipe de atendimento, informando a situação e todos os dados, e desta forma ela poderá proceder com a contratação.

Os dados que normalmente você deverá enviar por e-mail são: país de destino, nome completo, data de nascimento, CPF e data de retorno.

Vou continuar no exterior preciso estender o seguro?

Se você resolveu estender a duração da sua viagem, o ideal é que você estenda também o seu seguro viagem para que fique coberta e protegida até voltar de viagem.

Preferencialmente, você deve solicitar esta renovação com uma semana de antecedência ao término da vigência do seu seguro. Algumas seguradoras levam um tempo para analisar a sua solicitação e não é bom você ficar descoberta. Vai que… Assim que você definir a sua alteração de viagem, já solicite a extensão da duração do seu seguro.

Como aciono o seguro em caso de passar mal? 

Se for possível, você deve ligar ANTES de qualquer atendimento para o número indicado pela seguradora (que chegará no seu e-mail com os demais documentos do seguro). O atendimento será em português e isentará você de ter que pagar qualquer despesa antecipadamente.

A seguradora vai lhe informar qual será o estabelecimento conveniado ideal para a sua necessidade, além de indicar um lugar onde o custo do tratamento seja mais baixo e o risco do atendimento extrapolar a cobertura seja menor. Em alguns casos, podem até mandar um médico até você – caso não seja um caso mais grave.

O valor da cobertura também é válido para as pessoas que se dirigem direto para o hospital, sem ligar antes. Porém, neste caso, todo o processo será complicado, pois o segurado deverá fazer o desembolso de dinheiro para o pagamento das despesas e somente depois solicitar o reembolso, mediante a apresentação de uma série de documentos. Além disso, o reembolso pode demorar para chegar em suas mãos.

Quais são as coberturas de um seguro viagem?

As coberturas dependem, exclusivamente, do plano escolhido. Mas, abaixo, coloco as mais comuns contratadas pelos viajantes:

Assistência Médica

Cobertura em caso de acidentes, doenças, doenças pré existentes, etc.

Assistência Farmacêutica

A assistência farmacêutica funciona pelo sistema de reembolso e cobre as despesas com medicamentos receitados pelo médico, em atendimento previamente autorizado pela seguradora. É necessário guardar todos os recibos de pagamento para a solicitação do reembolso.

Práticas Esportivas

É uma cobertura específica para pessoas que praticam esportes durante a viagem. Existem planos para esportistas amadores e para os profissionais. A cobertura está direcionada aos acidentes decorrentes durante as práticas esportivas e não cobre todos os esportes. Para saber os detalhes é necessário ler as condições do plano escolhido.

Regresso antecipado em caso de urgência

Esta cobertura é para o caso em que você tenha alguma situação de urgência – morte de familiares de primeiro grau –  e precise retornar ao Brasil imediatamente. Também pode ser acionada no caso de regresso solicitado por médico credenciado em função de uma doença ou acidente.

Regresso antecipado em caso de sinistros

Cobertura para o regresso do titular em situações de catástrofes em seu local de domicílio, como casos de incêndio, queda de raio, explosão, alagamento, e queda de aeronaves.

Cancelamento e atraso de voos

Esta cobertura serve para repor despesas que você tenha tido em função de atrasos ou cancelamentos do seu voo por parte da companhia aérea. Pode ser despesas com alimentação, hospedagem ou transporte.

Rastreamento de bagagem

A seguradora dará assistência e acompanhará o processo de rastreamento da bagagem junto a companhia aérea.

Atraso ou extravio de bagagem

Em caso de atraso na chegada da sua bagagem, a seguradora cobre as despesas com itens de primeira necessidade que você tenha comprado. Já no caso de perda ou extravio, a cobertura complementa o total indenizado pela companhia aérea.

Outras coberturas

Transmissão de mensagens urgente, assistência em caso de roubo ou extravio de documentos, despesas jurídicas em viagem, despesas com fiança.

Importante: Leia as Condições Gerais

É muito importante que, antes de contratar qualquer tipo de plano de seguro viagem, você leia as condições gerais, que são equivalentes a um contrato entre você e a seguradora. Neste documento estarão todas as condições dos serviços oferecidos pela seguradora, assim como as suas obrigações e direitos.

Leia >> Como contratar um seguro viagem internacional?

Não esqueça que a sua segurança e seu bem estar vem sempre em primeiro lugar, por isso, a contratação de um seguro viagem para quem viaja sozinha é imprescindível e fará você viajar tranquila e sua preocupação será só a de curtir sua experiência e o destino.

Se ficou com alguma dúvida, deixe seu comentário que terei prazer em responder e não esquece de utilizar o meu cupom de desconto na hora de contratar o seu seguro.

 

DEIXE UM COMENTÁRIO! VOU ADORAR!

Please enter your comment!
Please enter your name here

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.